Início Questões de Concursos Concepções de Mundo Resolva questões de Concepções de Mundo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Concepções de Mundo Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q57273 | Pedagogia, Concepções de MundoSobre os fundamentos filosóficos da educação, é correto afirmar: ✂️ a) A filosofia toma como referência lugares, épocas, povos, sociedades e indivíduos e os modos como foram organizadas e desenvolvidas as atividades humanas voltadas à ação de educar. ✂️ b) Cabe à filosofia, entre outras coisas, examinar a concepção de homem que orienta a ação pedagógica, para que não se eduque a partir da noção abstrata de ‘criança em si’, de ‘homem em si’. ✂️ c) Como ciência, tem sua origem vinculada a acontecimentos que marcaram o século XIX, mais especificamente a Revolução Industrial, que instaura novas formas de organização da vida social a partir da constituição da sociedade capitalista. ✂️ d) Contribui para que as problemáticas educacionais sejam analisadas a partir de uma reflexão que se apresenta como conjuntural, de modo que sejam buscadas ideias prontas, fixas, determinadas por antecedência. ✂️ e) Pode ser pensada como a área da educação que buscam analisar as relações entre escola e sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q57277 | Pedagogia, Concepções de MundoAo longo da história a educação vem sendo permeada por diferentes correntes filosóficas que influenciam o modo de pensar e da ação pedagógica. Dentre os pensadores que contribuíram para o desenvolvimento dessas correntes temos: ✂️ a) Rousseau, que propõe uma educação para a liberdade como exercício da autonomia do educando. ✂️ b) John Dewey, propondo uma educação em que o professor, enquanto detentor do saber deve transmitir os conhecimentos de forma enciclopédica. ✂️ c) Paulo Freire, cujo centro de sua pedagogia encontra-se na educação bancária. ✂️ d) Gramsci, ao propor a retomada da perspectiva tradicional de ensino. ✂️ e) Florestan Fernandes, defensor da educação tecnicista e doutrinal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q57269 | Pedagogia, Concepções de MundoConforme Rios (2001), a filosofia ao refletir sobre a educação e ao problematizar seus fundamentos e os valores presentes no comportamento humano em sociedade, reveste-se de uma feição peculiar, pois considera a educação sob a perspectiva: ✂️ a) Política. ✂️ b) Ética. ✂️ c) Crítica. ✂️ d) Técnica. ✂️ e) Utópica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q57184 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPENo que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente. Pode-se afirmar que a educação situa-se na categoria de trabalho material, que compreende a produção de ideias, conceitos, valores, hábitos, atitudes e habilidades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q57186 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPEA respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente. A institucionalização das pedagogias progressistas tem sido facilitada pelo processo de globalização da economia capitalista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q57268 | Pedagogia, Concepções de MundoQueiroz e Moita (2007) discorrem sobre os fundamentos sociofilosóficos da educação, a importância dos seus estudos na formação docente e explicam que Fundamentos são os princípios básicos, o alicerce para o entendimento das outras disciplinas. Conforme as autoras, para a prática pedagógica, esses estudos representam ✂️ a) o desenvolvimento intelectual para compreender e identificar as possibilidades de estabelecer relações entre as diferentes disciplinas. ✂️ b) o conhecimento da história antiga para saber a origem das ciências e do conhecimento científico e ministrar os conteúdos com segurança. ✂️ c) o reconhecimento das semelhanças e diferenças históricas existentes entre o pensamento dos filósofos do ocidente e do oriente. ✂️ d) a indagação e o olhar crítico sobre a realidade, buscando respostas sobre os porquês dos fenômenos relacionados à educação. ✂️ e) a identificação da razão da supremacia do pensamento de determinados pensadores ao longo da história da humanidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q57276 | Pedagogia, Concepções de MundoNa tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o): ✂️ a) unidade na multiplicidade dos seres . ✂️ b) natureza mutável do homem. ✂️ c) adequação da metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza. ✂️ d) fortalecimento das relações humanas. ✂️ e) processo e a contradição. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q57272 | Pedagogia, Concepções de MundoO direito à educação na infância e na adolescência é hoje defendida pela maioria da população. Nos dias atuais é inaceitável que uma criança esteja fora da escola na chamada idade escolar. Uma mãe analfabeta, com baixa escolaridade, vai brigar pelo direito do filho a ter uma vaga na escola. Mas, provavelmente, não brigará pelo dela. Ela não se vê como alguém que tem direito à educação. Diante disso, é correto afirmar que ✂️ a) respeitar as diversas formas do aluno ler e escrever, independentemente de estar certo ou errado, desde que se comuniquem com os professores, pode ser o caminho para mantê-los na escola por mais tempo. ✂️ b) o problema de baixo rendimento escolar na educação de jovens e adultos deve-se, primordialmente, a uma questão cultural, tendo em vista que os educandos têm pouca cultura e suas famílias são de origem humilde. ✂️ c) assegurar o direito à educação para jovens e adultos implica manter as exigências pedagógicas a todos os alunos que frequentam uma mesma escola, pois a educação, constitucionalmente, é direito de todos. ✂️ d) a reposição de uma escolarização perdida, por meio do reforço escolar e recuperação paralela, pode minimizar as dificuldades cognitivas que essa modalidade de ensino traz aos jovens e adultos, o que fundamenta a utilização da educação a distância. ✂️ e) ainda não construímos uma cultura do direito à educação ao longo da vida àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q57180 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPEA organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue. A educação integral do ser humano vai além do conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q57185 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPEA respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente. A conversão do ato de educar exclusivamente em técnicas de reproduzir conhecimentos, hábitos e atitudes nos educandos coloca no mesmo plano não humanista educadores como Burrhus Frederic Skinner e Célestin Freinet, uma vez que ambos adotam uma abordagem individualizada do ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q57274 | Pedagogia, Concepções de MundoPara Libâneo, a organização e os processos de gestão assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos. Situássemos as concepções em uma linha contínua, teríamos em um extremo a concepção técnico-científica e no outro a sociocrítica. Coloque 1 para as afirmativas que se referem à concepção técnico-científica e 2 para as que se referem à concepção sociocrítica. ( ) Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola. ( ) A direção é centralizada em uma pessoa. ( ) A organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas. ( ) A organização escolar é considerada construção social levada a efeito por professores, alunos, pais e por integrantes da comunidade. ( ) A organização escolar é tomada como uma realidade que funciona racionalmente. ( ) As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional. ( ) O processo de tomada de decisão dá-se coletivamente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ✂️ a) 1, 1, 2, 2, 1, 1, 2. ✂️ b) 2, 1, 2, 1, 1, 1, 1. ✂️ c) 1, 1, 2, 2, 2, 1, 2. ✂️ d) 2, 2, 1, 1, 2, 1, 2. ✂️ e) 1, 1, 1, 2, 1, 2, 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q57182 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPENo que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente. A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim, compreender a natureza da educação é compreender a natureza humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo homem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q57183 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPENo que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente. Segundo Anísio Teixeira, aprender é um processo ativo de agir e reagir à situação real da vida, em que a reconstrução da experiência compõe o fenômeno educativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q57271 | Pedagogia, Concepções de MundoQuando se menciona sobre as relações interpessoais, fazem-se necessário compreender melhor os outros, pois em algumas situações os sujeitos costumam afirmar que: é muito difícil compreender outra pessoa a partir de planos mágicos como a astrologia, leitura de cartas do baralho ou consultando uma quiromante. A partir dessa premissa o ser humano começa entender as barreiras e defesas que limitam o relacionamento que ele estabelece com o outro, contudo, para romper com tais barreiras acaba sendo necessário definir algumas metas pessoais que envolvem a ideia em: ✂️ a) compreender melhor como eu sou para depois compreender os outros. ✂️ b) compreender melhor porque eu sou agressivo para depois eu me tornar uma pessoa mais assertiva. ✂️ c) compreender melhor meus familiares para depois compreender os meus vizinhos. ✂️ d) compreender meus amigos para depois me compreender como ser humano. ✂️ e) compreender a sociedade para depois compreender a mim e meus amigos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q57179 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPEA organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue. Educação integral implica compreender o sujeito como ser complexo, com toda sua capacidade humana formada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q57187 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPETendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item que se segue. Durante a Segunda República, basicamente três correntes pedagógicas dominaram o cenário político-pedagógico: a pedagogia tradicional, ligada às oligarquias dirigentes e à Igreja; a pedagogia nova, associada à burguesia e à classe média; e a pedagogia histórico-crítica, vinculada a intelectuais associados aos movimentos sociais populares. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q57270 | Pedagogia, Concepções de MundoPara organizar as ações em instituições educativas, é possível localizar as contribuições sistematizados por Barros e Pequeno (2018). Os autores argumentam sobre o papel da educação no desenvolvimento humano. Compreender esse papel envolve refletir sobre a cultura. De acordo com os estudiosos: I- Todas as pessoas são seres culturais que, no decurso da vida, se apropriam da cultura socialmente acumulada ao longo da história e também produzem cultura. II- Não é possível entender cultura desvinculada dos aspectos da vida em sua totalidade. III- As vivências com outras pessoas possibilitam nossa humanização e sobrevivência no mundo. ✂️ a) Apenas a afirmativa I está correta. ✂️ b) As afirmativas II e III são incorretas. ✂️ c) As afirmativas I, II e III são corretas. ✂️ d) Todas as afirmativas são incorretas. ✂️ e) Unicamente a afirmativa III é correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q57181 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPEA organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue. Educação integral implica compreender o sujeito como ser complexo, com toda sua capacidade humana formada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q57178 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPEA organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue. A educação integral do ser humano vai além do conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q908963 | Pedagogia, Concepções de mundo, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024Sobre os três tipos de conhecimento, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O conhecimento físico é aquele estruturado a partir da abstração refletida. ✂️ b) O conhecimento social é aquele estruturado a partir da abstração empírica. ✂️ c) O conhecimento lógico-matemático é aquele adquirido a partir das informações fornecidas pelas pessoas. ✂️ d) O conhecimento social é aquele adquirido a partir da experiência direta sobre os objetos. ✂️ e) O conhecimento lógico-matemático é aquele adquirido a partir da abstração reflexionante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q57273 | Pedagogia, Concepções de MundoSobre os fundamentos filosóficos da educação, é correto afirmar: ✂️ a) A filosofia toma como referência lugares, épocas, povos, sociedades e indivíduos e os modos como foram organizadas e desenvolvidas as atividades humanas voltadas à ação de educar. ✂️ b) Cabe à filosofia, entre outras coisas, examinar a concepção de homem que orienta a ação pedagógica, para que não se eduque a partir da noção abstrata de ‘criança em si’, de ‘homem em si’. ✂️ c) Como ciência, tem sua origem vinculada a acontecimentos que marcaram o século XIX, mais especificamente a Revolução Industrial, que instaura novas formas de organização da vida social a partir da constituição da sociedade capitalista. ✂️ d) Contribui para que as problemáticas educacionais sejam analisadas a partir de uma reflexão que se apresenta como conjuntural, de modo que sejam buscadas ideias prontas, fixas, determinadas por antecedência. ✂️ e) Pode ser pensada como a área da educação que buscam analisar as relações entre escola e sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q57277 | Pedagogia, Concepções de MundoAo longo da história a educação vem sendo permeada por diferentes correntes filosóficas que influenciam o modo de pensar e da ação pedagógica. Dentre os pensadores que contribuíram para o desenvolvimento dessas correntes temos: ✂️ a) Rousseau, que propõe uma educação para a liberdade como exercício da autonomia do educando. ✂️ b) John Dewey, propondo uma educação em que o professor, enquanto detentor do saber deve transmitir os conhecimentos de forma enciclopédica. ✂️ c) Paulo Freire, cujo centro de sua pedagogia encontra-se na educação bancária. ✂️ d) Gramsci, ao propor a retomada da perspectiva tradicional de ensino. ✂️ e) Florestan Fernandes, defensor da educação tecnicista e doutrinal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q57269 | Pedagogia, Concepções de MundoConforme Rios (2001), a filosofia ao refletir sobre a educação e ao problematizar seus fundamentos e os valores presentes no comportamento humano em sociedade, reveste-se de uma feição peculiar, pois considera a educação sob a perspectiva: ✂️ a) Política. ✂️ b) Ética. ✂️ c) Crítica. ✂️ d) Técnica. ✂️ e) Utópica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q57184 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPENo que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente. Pode-se afirmar que a educação situa-se na categoria de trabalho material, que compreende a produção de ideias, conceitos, valores, hábitos, atitudes e habilidades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q57186 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPEA respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente. A institucionalização das pedagogias progressistas tem sido facilitada pelo processo de globalização da economia capitalista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q57268 | Pedagogia, Concepções de MundoQueiroz e Moita (2007) discorrem sobre os fundamentos sociofilosóficos da educação, a importância dos seus estudos na formação docente e explicam que Fundamentos são os princípios básicos, o alicerce para o entendimento das outras disciplinas. Conforme as autoras, para a prática pedagógica, esses estudos representam ✂️ a) o desenvolvimento intelectual para compreender e identificar as possibilidades de estabelecer relações entre as diferentes disciplinas. ✂️ b) o conhecimento da história antiga para saber a origem das ciências e do conhecimento científico e ministrar os conteúdos com segurança. ✂️ c) o reconhecimento das semelhanças e diferenças históricas existentes entre o pensamento dos filósofos do ocidente e do oriente. ✂️ d) a indagação e o olhar crítico sobre a realidade, buscando respostas sobre os porquês dos fenômenos relacionados à educação. ✂️ e) a identificação da razão da supremacia do pensamento de determinados pensadores ao longo da história da humanidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q57276 | Pedagogia, Concepções de MundoNa tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o): ✂️ a) unidade na multiplicidade dos seres . ✂️ b) natureza mutável do homem. ✂️ c) adequação da metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza. ✂️ d) fortalecimento das relações humanas. ✂️ e) processo e a contradição. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q57272 | Pedagogia, Concepções de MundoO direito à educação na infância e na adolescência é hoje defendida pela maioria da população. Nos dias atuais é inaceitável que uma criança esteja fora da escola na chamada idade escolar. Uma mãe analfabeta, com baixa escolaridade, vai brigar pelo direito do filho a ter uma vaga na escola. Mas, provavelmente, não brigará pelo dela. Ela não se vê como alguém que tem direito à educação. Diante disso, é correto afirmar que ✂️ a) respeitar as diversas formas do aluno ler e escrever, independentemente de estar certo ou errado, desde que se comuniquem com os professores, pode ser o caminho para mantê-los na escola por mais tempo. ✂️ b) o problema de baixo rendimento escolar na educação de jovens e adultos deve-se, primordialmente, a uma questão cultural, tendo em vista que os educandos têm pouca cultura e suas famílias são de origem humilde. ✂️ c) assegurar o direito à educação para jovens e adultos implica manter as exigências pedagógicas a todos os alunos que frequentam uma mesma escola, pois a educação, constitucionalmente, é direito de todos. ✂️ d) a reposição de uma escolarização perdida, por meio do reforço escolar e recuperação paralela, pode minimizar as dificuldades cognitivas que essa modalidade de ensino traz aos jovens e adultos, o que fundamenta a utilização da educação a distância. ✂️ e) ainda não construímos uma cultura do direito à educação ao longo da vida àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q57180 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPEA organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue. A educação integral do ser humano vai além do conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q57185 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPEA respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente. A conversão do ato de educar exclusivamente em técnicas de reproduzir conhecimentos, hábitos e atitudes nos educandos coloca no mesmo plano não humanista educadores como Burrhus Frederic Skinner e Célestin Freinet, uma vez que ambos adotam uma abordagem individualizada do ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q57274 | Pedagogia, Concepções de MundoPara Libâneo, a organização e os processos de gestão assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos. Situássemos as concepções em uma linha contínua, teríamos em um extremo a concepção técnico-científica e no outro a sociocrítica. Coloque 1 para as afirmativas que se referem à concepção técnico-científica e 2 para as que se referem à concepção sociocrítica. ( ) Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola. ( ) A direção é centralizada em uma pessoa. ( ) A organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas. ( ) A organização escolar é considerada construção social levada a efeito por professores, alunos, pais e por integrantes da comunidade. ( ) A organização escolar é tomada como uma realidade que funciona racionalmente. ( ) As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional. ( ) O processo de tomada de decisão dá-se coletivamente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ✂️ a) 1, 1, 2, 2, 1, 1, 2. ✂️ b) 2, 1, 2, 1, 1, 1, 1. ✂️ c) 1, 1, 2, 2, 2, 1, 2. ✂️ d) 2, 2, 1, 1, 2, 1, 2. ✂️ e) 1, 1, 1, 2, 1, 2, 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q57182 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPENo que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente. A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim, compreender a natureza da educação é compreender a natureza humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo homem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q57183 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPENo que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente. Segundo Anísio Teixeira, aprender é um processo ativo de agir e reagir à situação real da vida, em que a reconstrução da experiência compõe o fenômeno educativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q57271 | Pedagogia, Concepções de MundoQuando se menciona sobre as relações interpessoais, fazem-se necessário compreender melhor os outros, pois em algumas situações os sujeitos costumam afirmar que: é muito difícil compreender outra pessoa a partir de planos mágicos como a astrologia, leitura de cartas do baralho ou consultando uma quiromante. A partir dessa premissa o ser humano começa entender as barreiras e defesas que limitam o relacionamento que ele estabelece com o outro, contudo, para romper com tais barreiras acaba sendo necessário definir algumas metas pessoais que envolvem a ideia em: ✂️ a) compreender melhor como eu sou para depois compreender os outros. ✂️ b) compreender melhor porque eu sou agressivo para depois eu me tornar uma pessoa mais assertiva. ✂️ c) compreender melhor meus familiares para depois compreender os meus vizinhos. ✂️ d) compreender meus amigos para depois me compreender como ser humano. ✂️ e) compreender a sociedade para depois compreender a mim e meus amigos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q57179 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPEA organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue. Educação integral implica compreender o sujeito como ser complexo, com toda sua capacidade humana formada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q57187 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPETendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item que se segue. Durante a Segunda República, basicamente três correntes pedagógicas dominaram o cenário político-pedagógico: a pedagogia tradicional, ligada às oligarquias dirigentes e à Igreja; a pedagogia nova, associada à burguesia e à classe média; e a pedagogia histórico-crítica, vinculada a intelectuais associados aos movimentos sociais populares. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q57270 | Pedagogia, Concepções de MundoPara organizar as ações em instituições educativas, é possível localizar as contribuições sistematizados por Barros e Pequeno (2018). Os autores argumentam sobre o papel da educação no desenvolvimento humano. Compreender esse papel envolve refletir sobre a cultura. De acordo com os estudiosos: I- Todas as pessoas são seres culturais que, no decurso da vida, se apropriam da cultura socialmente acumulada ao longo da história e também produzem cultura. II- Não é possível entender cultura desvinculada dos aspectos da vida em sua totalidade. III- As vivências com outras pessoas possibilitam nossa humanização e sobrevivência no mundo. ✂️ a) Apenas a afirmativa I está correta. ✂️ b) As afirmativas II e III são incorretas. ✂️ c) As afirmativas I, II e III são corretas. ✂️ d) Todas as afirmativas são incorretas. ✂️ e) Unicamente a afirmativa III é correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q57181 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPEA organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue. Educação integral implica compreender o sujeito como ser complexo, com toda sua capacidade humana formada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q57178 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPEA organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue. A educação integral do ser humano vai além do conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q908963 | Pedagogia, Concepções de mundo, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024Sobre os três tipos de conhecimento, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O conhecimento físico é aquele estruturado a partir da abstração refletida. ✂️ b) O conhecimento social é aquele estruturado a partir da abstração empírica. ✂️ c) O conhecimento lógico-matemático é aquele adquirido a partir das informações fornecidas pelas pessoas. ✂️ d) O conhecimento social é aquele adquirido a partir da experiência direta sobre os objetos. ✂️ e) O conhecimento lógico-matemático é aquele adquirido a partir da abstração reflexionante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro