Questões de Concursos Conhecimentos Gerais sobre Energia

Resolva questões de Conhecimentos Gerais sobre Energia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q869446 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais sobre Energia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Esses tipos de fontes de energia são as fontes mais comuns, no entanto, a queima desses combustíveis libera dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global, a poluição do ar e a chuva ácida. Nesse sentido, é correto afirmar que é um exemplo desse tipo de energia a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q948680 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais sobre Energia, Vestibular, IFAL, IF AL, 2018

Em relação aos conflitos geopolíticos da atualidade no oriente médio, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q913865 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais sobre Energia, Lavador de Veículos, Prefeitura de Astolfo Dutra MG, Consulplan, 2023

As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas mudanças podem ser naturais; porém, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.
(NAÇÕES UNIDAS, Brasil.)

Considerando as causas e os efeitos das alterações climáticas, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1056782 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais sobre Energia, Servente de Obras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Horário de verão neste ano ainda não está descartado, diz Ministério
Segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), do ponto de vista técnico, a pasta conduz análises sobre a pertinência ou não da adoção da medida.
(Disponível em: https://noticias.r7.com/economia/. Acesso em: 18/09/2023.)
Sobre o horário de verão, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi suspenso no Brasil em 2017, pelo então presidente Michel Temer, com o argumento de que a mudança não surtia mais efeitos significativos no consumo de energia.
II. Antes de ser suspenso, tinha início em outubro, com atraso de uma hora no relógio, e término em fevereiro, com o adiantamento de uma hora no relógio.
III. Seu objetivo era reduzir o consumo de energia na época mais quente do ano, aproveitando maior tempo de luz natural nos horários de pico.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1038512 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais sobre Energia, Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia, EPE, FGV, 2024

No contexto da matriz energética nacional, as externalidades ambientais desempenham um papel significativo na avaliação dos impactos das diferentes fontes de energia.

Sobre as externalidades ambientais associadas às fontes de energia na matriz energética nacional, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1037310 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais sobre Energia, Técnico de Segurança do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou em 2024 a volta da adoção do horário de verão no país. Entretanto, ainda cabe ao governo federal avaliar o cenário, antes de optar pela medida.
Sobre a política energética citada, analise as assertivas a seguir:

I. É adotada no Brasil atrasando o horário de Brasília em uma hora, no início do verão.
II. Sofre críticas por parte da população, que alega desconforto e distúrbios físicos causados pela alteração do sono.
III. Representa economia de energia nos estados participantes, com a regulação do horário em relação ao fotoperíodo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1078025 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais sobre Energia, Soldado PM de 2 Classe, Polícia Militar SP, FGV, 2025

No auge da crise energética em 2022, a Alemanha ordenou compras rápidas obrigatórias de gás para armazenamento no mercado global a preços recordes.


Para tentar recuperar parte do custo extra, Berlim introduziu uma taxa de armazenamento de gás, paga por comerciantes ou empresas de serviços públicos para entregas através da Alemanha.

(...)

Neste ano, os riscos de racionamento de energia são baixos.


Os preços mais altos em comparação com a Ásia significam que as remessas de GNL [gás natural liquefeito] estão chegando. Mas um inverno frio em outro lugar poderia criar mais concorrência por suprimentos e aumentar ainda mais os preços, o que causaria problemas para a região.


“Há um risco maior de que a sorte da Europa, em relação ao clima ameno, possa se esgotar no próximo inverno”, disse Hansen, do Saxo Bank. “Em outras palavras, somos forçados a depender das importações de GNL e, com isso, da necessidade de nos mantermos competitivos em relação à Ásia.”


SHIRYAEVSKAYA, Anna; AZEVEDO ROCHA, Priscila. Europa enfrenta nova crise de energia com chegada do frio e pode piorar em 2025. Bloomberg Línea, 23 nov. 2024. Disponível em: https://www.bloomberglinea.com.br/esg/europa-enfrenta-novacrise-de-energia-com-chegada-do-frio-e-pode-piorar-em-2025/

As economias europeias apresentam uma forte dependência de combustíveis fósseis, tanto para sustentar suas atividades industriais quanto para atender às necessidades de uso doméstico.

A crise energética dos últimos anos se deve, em grande medida, às consequências

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.