Questões de Concursos Conhecimentos Teórico e Prático de Parasitologia

Resolva questões de Conhecimentos Teórico e Prático de Parasitologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1031904 | Técnicas em Laboratório, Conhecimentos Teórico e Prático de Parasitologia, Agente de Serviços Técnicos de Análises Clínicas, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O método de gota espessa é considerado padrão ouro para o diagnóstico de malária pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sobre esse método, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Na coleta de sangue para preparo do exame de gota espessa, após limpeza adequada do local, o paciente é puncionado com a ajuda de uma lanceta; a primeira gota de sangue é descartada, a próxima gota coletada em uma lâmina e espalhada formando um pequeno retângulo.
( ) O método de coloração para o exame da gota espessa possui duas etapas principais: a desemoglobinização com solução hipotônica de azul de metileno e a coloração em solução de Giemsa.
( ) A contagem de parasitos é feita analisando 100 campos de visão em uma lâmina preparada com a amostra. Cada campo é observado ao microscópio com aumento de 1000 vezes. O número total de parasitos encontrados nesses 100 campos é multiplicado por 1000, resultando na estimativa do número de parasitos presentes em um microlitro da amostra original.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.