Questões de Concursos Consciência Corporal

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1Q981518 | Educação Física, Consciência Corporal, Educador Área Educação Física e Esporte, USP, FUVEST, 2025

De acordo com Queiroz, Tinucci e Forjaz (2016), a hipertensão arterial sistêmica é uma doença assintomática e de múltiplos fatores. Considera-se elevada a pressão sistólica e diastólica de repouso que está acima de 140 e 90mmHg. O risco da prática de exercícios físico em pessoas hipertensas está ligado à elevação da pressão arterial que ocorre durante o esforço. Qual o benefício do exercício físico à pessoa hipertensa?
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2Q1034293 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida têm impulsionado o aumento global de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e diabetes mellitus. Essas condições compartilham fatores de risco modificáveis, como inatividade física e obesidade. Nesse contexto, indicadores antropométricos, como o índice de conicidade, são fundamentais para identificar precocemente a obesidade abdominal, permitindo intervenções que promovam a saúde e a qualidade de vida, entre estas o exercício.
Para o cálculo do índice de conicidade são necessárias as seguintes medidas:
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3Q1009472 | Educação Física, Consciência Corporal, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Considere a afirmação:

“Exergames impactam a autoestima e o humor de meninos e meninas, assim como as aulas tradicionais de educação física. Estudos adicionais sobre exergames em escolas são essenciais, com efeitos a longo prazo na saúde física e mental”.

(Andrade, Alexandro et al. Efeito da prática de exergames nos estados de humor e na autoestima de meninos e meninas do ensino fundamental durante aulas de educação física: um experimento natural controlado randomizado por cluster. PLoS One vol. 15,6 e0232392. 5 Jun. 2020, doi:10.1371/journal.pone.0232392).

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, as atividades corporais, incluindo jogos, como exergames, não apenas favorecem o aprimoramento motor e a saúde física dos estudantes, mas estabelecem uma conexão relevante com o desenvolvimento das competências gerais. Neste contexto, a alternativa correta refere-se ao mencionado em:
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4Q986206 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre o conceito de consciência corporal no contexto da Educação Física e sua aplicação pedagógica, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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5Q1029252 | Educação Física, Consciência Corporal, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Ao ministrar uma aula de hidroginástica, o professor realiza atividades lúdicas de caráter individual e coletivo, assim como exercícios gerais de diferentes intensidades.

Nesse contexto, dentro do conceito de promoção da saúde, assinale a opção que apresenta os aspectos que estão sendo explorados prioritariamente.
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6Q1001093 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

O exercício físico promove uma série de adaptações no corpo humano, quando realizado regularmente.
Evidências publicadas por diferentes instituições na área da saúde apontam que, independentemente de idade e sexo, em indivíduos saudáveis, a prática continuada de exercícios
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7Q1029253 | Educação Física, Consciência Corporal, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.

O conceito de qualidade de vida varia de pessoa para pessoa e tende a se transformar ao longo das diferentes fases da vida. No entanto, há um consenso de que a qualidade de vida é influenciada por uma diversidade de fatores individuais e socioambientais que afetam tanto indivíduos quanto comunidades. (NAHAS, 2017).

Assinale a opção que indica apenas fatores individuais.
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8Q980899 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Atividades físicas são essenciais para a manutenção da saúde, e devem ser praticadas desde os primeiros anos da vida. Os hábitos de atividade física e comportamento sedentário são adquiridos nos primeiros anos de vida, especialmente entre os 0 e 5 anos de idade. Estes hábitos tendem a permanecer ao longo da idade adulta, dificultando mudanças posteriores. Entre os benefícios de começar a atividade física nos primeiros anos de vida, destacam-se o condicionamento físico e a saúde cardiorespiratória, uma vez que estes se traduzem em benefícios na saúde da vida adulta, principalmente na proteção a riscos cardiovasculares. Os benefícios da atividade física na infância vão muito além de um momento de diversão para a criança ou adolescente, criando um hábito de vida saudável e com grandes chances de permanência e representando benefícios para além do curto prazo, se estendendo ao longo da vida adulta. Assim, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta com relação a prática de atividade física em crianças indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

I. Segundo a OMS crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica.
II. Segundo a OMS atividades aeróbicas de moderada a vigorosa intensidade, assim como aquelas que fortalecem os músculos e ossos devem ser incorporadas em pelo menos 3 dias na semana.
III. Segundo a OMS crianças que realizam exercícios de alta intensidade 5 dias da semana estão mais protegidas de doenças metabólicas e cognitivas.
IV. Segundo a OMS é importante fornecer a todas as crianças e adolescentes oportunidades seguras e equitativas e encorajar para participar de atividades físicas que sejam agradáveis/ divertidas, ofertar variedade, e que sejam adequadas para sua idade e habilidade.
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9Q997300 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

A prática de atividade física é fundamental para melhorar a saúde de pacientes com doenças cardiovasculares. A prescrição de programas de exercícios seguros e progressivos aumenta a capacidade funcional, um indicador prognóstico importante para essa população.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Portadores de doenças cardiovasculares não devem realizar teste cardiopulmonar de esforço para avaliação inicial de um programa de exercícios, em função do risco que o teste apresenta para essa população.

( ) Evidências sugerem que o treinamento intervalado de alta intensidade, em programas de treinamento de reabilitação, promove melhorias significativas na aptidão cardiorrespiratória de pacientes com doenças cardiovasculares.

( ) Em função de limitações fisiológicas, o uso da escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) para indicação da intensidade do esforço durante o exercício não é recomendada para portadores de doenças cardiovasculares.

As afirmativas são, respectivamente,
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10Q997308 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

Historicamente, a década de 90 marca a mudança de paradigmas em relação às recomendações de atividade física durante a gestação, que passou a ser estimulada por diferentes organizações de saúde. No entanto, ainda hoje persistem dúvidas acerca das estratégias de treinamento a serem utilizadas com essa população.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O alongamento muscular é parte importante do programa de exercícios, permitindo melhorar a flexibilidade e o relaxamento muscular, e ajudando na adaptação postural.

( ) O exercício aeróbico na gestação objetiva manter o condicionamento físico e a saúde cardiorrespiratória, além de auxiliar na prevenção e controle do diabetes gestacional, da hipertensão e do ganho de peso excessivo.

( ) O fortalecimento muscular na gestação ajuda a manter o condicionamento e a força muscular global, favorecendo a adaptação do organismo materno às alterações posturais e contribuindo na prevenção de traumas e quedas.


As afirmativas são, respectivamente,
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11Q997311 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

As Diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) para Testes de Esforço e sua Prescrição orientam a prescrição de exercícios para populações especiais e destacam os benefícios advindos da prática regular de exercícios.
No caso de indivíduos que apresentam quadro de Diabetes Mellitus (DM) é correto afirmar que
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12Q997314 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

A prescrição de exercícios físicos no meio aquático é uma estratégia valiosa para os profissionais de Educação Física, especialmente no incentivo à prática de atividade física por populações especiais, como idosos e indivíduos com certas comorbidades. A imersão durante o exercício desencadeia diversas alterações fisiológicas nos sistemas do corpo humano, resultantes das propriedades físicas específicas da água.
A esse respeito é correto afirmar que o exercício no meio aquático, comparativamente com o meio terrestre, promove
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13Q979413 | Educação Física, Consciência Corporal, Técnico Desportivo II, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Preparar o idoso para as atividades do dia a dia é um desafio que se instalou na atualidade. A intenção é prevenir as lesões, retardando o envelhecimento e evitando doenças crônicas como hipertensão, obesidade e diabetes, entre outros problemas comuns nessa faixa etária. Com o surgimento da medicina preventiva, uma atividade indicada para os idosos que adveio da necessidade de trabalhar todas as funcionalidades do corpo foi:
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14Q979415 | Educação Física, Consciência Corporal, Técnico Desportivo II, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Estudos demonstram uma importante relação entre a atividade física, a saúde, a qualidade de vida e o envelhecimento. Para os idosos, são recomendadas atividades aeróbicas, pois elas propiciam efeitos benéficos para a saúde. Entre as atividades indicadas, uma se destaca por poder ser realizada em locais acessíveis, ser de baixo impacto e ainda eventualmente favorecer o contato social. Trata-se
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15Q1051138 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A percepção de dismorfia muscular tem aumentado significativamente nas últimas décadas - especialmente entre praticantes de musculação. Dessa forma, o profissional de Educação Física precisa levar em conta este fator na hora de conduzir o treino junto aos seus alunos.
O outro nome – mais popularizado – dado ao transtorno dismórfico corporal é
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16Q1042457 | Educação Física, Consciência Corporal, Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O guia de atividade física para a população brasileira recomenda que um aluno dos anos finais do ensino fundamental realize atividade física por
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17Q1037094 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Diabetes Mellitus é uma desordem metabólica crônicodegenerativa decorrente de fatores genéticos e ambientais. O envelhecimento populacional associado às modificações dos hábitos alimentares e do estilo de vida, principalmente devido à diminuição nos níveis de atividade física, tem contribuído expressivamente para a crescente incidência da doença.
Quais os efeitos agudos do exercício físico no tratamento da Diabetes tipo 2?
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18Q905066 | Educação Física, Consciência Corporal, Assistente de Educação Social, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

O esporte não é apenas uma palavra, um substantivo comum e não se define com um único conceito. Em nosso contexto atual, sua prática tem evoluído, abrangendo uma ampla variedade de formas e modalidades, além de ter sua finalidade ampliada. No que se refere à importância das atividades esportivas no desenvolvimento de habilidades para a vida, educação e cidadania, registre V, para verdadeiro, e F, para falso:

(__) O esporte é uma grande ferramenta na humanização e deve ser inserido na integração dos instrumentos educacionais colocados à disposição da sociedade.
(__) A influência do esporte na vida e no cotidiano das pessoas é geral e acontece em quase todo o mundo, com reflexo na educação e na cultura dos povos.
(__) A prática do esporte regular, além de trazer benefícios para a saúde física, ajuda a melhorar o bem estar psicológico. Também aumenta a capacidade de raciocínio, memória, percepção; assim como estimula o rendimento escolar, a confiança, a capacidade para lidar com as emoções e o autocontrole.
Fonte: https://napcidadedosaberblog.wordpress.com/esportes-1/

Assinale a alternativa com a sequência correta:
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19Q988525 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Nos últimos anos, a Educação Física passou por diversas transformações em seus objetivos e propostas, influenciada por mudanças sociais, culturais e científicas. Qual das alternativas a seguir melhor descreve uma das principais influências que a educação física sofreu nesse período?
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20Q1001589 | Educação Física, Consciência Corporal, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

Diversos estudos epidemiológicos demonstraram a relação entre o nível de atividade física e a redução da mortalidade geral e por doenças cardiovasculares. A prática regular de exercícios pode fazer com que o paciente diminua a quantidade de remédios ingeridos ou até mesmo deixe de tomá-los.

Sobre os benefícios da atividade física para pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis, assinale a afirmativa correta.
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