Questões de Concursos Construção do Estado Liberal Revolução Francesa

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1Q950346 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Ainda hoje a palavra Renascimento evoca a ideia de uma época dourada e de homens libertos dos constrangimentos sociais, religiosos e políticos do período precedente. Nessa “época dourada”, o individualismo, o paganismo e os valores da Antiguidade Clássica seriam cultuados, dando margem ao florescimento das artes e à instalação do homem como centro do universo.

(Tereza Aline Pereira de Queiroz. O Renascimento, 1995. Adaptado.)

O texto refere-se a uma concepção acerca do Renascimento cultural dos séculos XV e XVI que

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2Q938803 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, PPL, ENEM, INEP

Atualmente, a noção de que o bandido não está protegido pela lei tende a ser aceita pelo senso comum. Urge mobilizar todas as forças da sociedade para reverter essa noção letal para o Estado Democrático de Direito, pois, como dizia o grande Rui Barbosa, “A lei que não protege o meu inimigo, não me serve”.

SAMPAIO, P A. Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. In.: Os Direitos Humanos desafiando o século XXI. Brasília: OAB; Conselho Federal; Comissão Nacional de Direitos Humanos, 2010.

No texto, o autor estabelece uma relação entre democracia e direito que remete a um dos mais valiosos princípios da Revolução Francesa: a lei deve ser igual para todos. A inobservância desse princípio é uma ameaça à democracia, porque

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3Q937550 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Primeiro Dia, ENEM, INEP

Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da
volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L. Revolução FrancesaeVida Privada, in: PERROT, M. (Org). História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol.4. São Paulo: Companhia das Letras,1991(adaptado).

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?

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4Q946724 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Francês, UERJ, UERJ, 2018

Seis times de futebol disputaram um torneio no qual cada time jogou apenas uma vez contra cada adversário. A regra de pontuação consistia em marcar 0 ponto para o time perdedor, 3 pontos para o vencedor e, no caso de empate, 1 ponto para cada time. A tabela mostra a pontuação final do torneio.
Times A B C D E F Pontos 9 6 4 2 6 13
O número de empates nesse torneio foi igual a:
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5Q680272 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

Considerando o contexto histórico e os desdobramentos da Revolução Francesa, assinale a alternativa que caracteriza a "Era Napoleônica".
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6Q680510 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2017

“Por quase um século e meio, a bandeira tricolor francesa forneceu abertamente o modelo para as bandeiras da maioria dos Estados recém-independentes ou unificados no mundo... Em comparação, eram muito poucas as bandeiras nacionais que mostravam a influência direta das estrelas e listas, mesmo se considerarmos a presença de uma única estrela no topo do canto esquerdo como um sinal de derivação da bandeira dos Estados Unidos” (HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996).


Considerando as influências francesa e norte-americana nos processos de independência, unificação e revolucionários dos séculos XVIII a XX, conforme destaca o texto, assinale a alternativa CORRETA:

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7Q678842 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Estendendo-se entre 1789 e 1799, a Revolução Francesa foi um período de intensa experimentação política e social que transformou de maneira irreversível as ideias e práticas anteriores estabelecendo, assim, um marco de ruptura na história do mundo ocidental. Sobre esse período, considere as afirmativas abaixo:

I. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão proclamou a liberdade e igualdade naturais dos homens.

II. A Assembleia Nacional Constituinte aboliu o sistema feudal, eliminando antigos privilégios da nobreza.

III. A sanção da Constituição Civil do Clero subordinou a igreja e seus sacerdotes ao Estado.

IV. Durante a Convenção, a escravidão foi abolida nas colônias francesas.

ASSINALE:

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8Q949418 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Para além dos aspectos estritamente econômicos, a Revolução Industrial representou uma mudança social fundamental em outros aspectos da vida dos trabalhadores. Assinale a alternativa que contém as novas características do trabalho industrial.
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9Q680506 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2017

“Nessa confusão de meios, é difícil concluir se as imagens visuais ilustravam os textos ou o contrário. O que importa é que certamente eles se influenciavam e reforçavam mutuamente. A figura de Vitória, por exemplo, aparece não só em medalhas, estátuas e pinturas, mas em peças teatrais, como no Toison d’or (1660), de Corneille. Os arcos do triunfo provisórios erigidos para as entradas reais e os arcos de pedra construídos em Paris e outros lugares eram espelhos uns dos outros. Se os relevos esculpidos em torno da estátua de Luís na Place des Victoires imitavam algumas medalhas do reinado, cunhou¬se por outro lado uma medalha para comemorar a inauguração da estátua Medalhas e monumentos eram reproduzidos em gravuras. Abundavam as representações do rei e de seus feitos.” (BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editora, 1994).


Observando o texto acima e com base nos seus conhecimentos sobre a História da França assinale a única alternativa CORRETA:

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10Q951485 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2019

A política econômica característica da expansão europeia para o Novo Mundo, que valorizava mais a circulação do que a produção interna dos Estados ibéricos, foi denominada:
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11Q936142 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão -1789
Os representantes do povo francês, tendo em vista que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que esta declaração, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres; a fim de que as reivindicações dos cidadãos, fundadas em princípios simples e incontestáveis, se dirijam sempre à conservação da Constituição e à felicidade geral.
Disponível em: www.direitoshumanosusp.br. Acesso em: 7 jun. 2018 (adaptado)
Esse documento, elaborado no contexto da Revolução Francesa, reflete uma profunda mudança social ao estabelecer a
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12Q945868 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Segundo Semestre, UNEMAT, UNEMAT, 2018

Texto associado.

Artigo onze: A livre comunicação dos pensamentos e das opiniões constitui um dos direitos mais preciosos da mulher, dado que esta liberdade garante legitimidade dos pais em relação aos filhos. Toda cidadã pode, portanto, dizer livremente: ‘eu sou a mãe de um filho que lhe pertence, sem que um preconceito bárbaro a force a esconder a verdade, sob pena de responder pelo abuso dessa liberdade nos casos estabelecidos pela lei’”.

“Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, proposta por Olimpe de Gouges em 1791”. In: Interhesis (Revista Internacional Interdisciplinar. V. 4. n. 1, Florianópolis jan/jun – 2007).

Sobre esse assunto e essa época, é correto afirmar:
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13Q680870 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

Trecho de “A Marselhesa (Hino Nacional Francês traduzido)”:
“Avante, filhos da pátria O dia da glória chegou Contra nós, da tirania O estandarte ensanguentado é levantado O estandarte ensanguentado é levantado!
Ouvis nos campos Rugirem estes ferozes soldados? Vêm eles até aos vossos braços Degolar vossos filhos, vossas mulheres!
Às armas, cidadãos! Formai vossos batalhões! Marchem, marchem! Que um sangue impuro Ague o nosso arado!”
LISLE, Claude. A Marselhesa (Hino Nacional Francês) – 1792. Disponível em: https://www.letras.mus.br/hinos-de-paises/1186858/traducao.html
A Marselhesa foi um canto de guerra composto em 1792, durante as Guerras das Coligações, no contexto da Revolução Francesa. A canção acabou sendo convertida em Hino Nacional pelos franceses. Nela, estão presentes valores que inspiraram os revolucionários franceses no final do Séc. XVIII, que se expressam no desejo de
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14Q948815 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

Leia os excertos para responder à questão:
O sistema gentílico estava fadado a durar pouco. [...] A transformação devia-se a dois fatores: I. A produção não crescia proporcionalmente à população, devido às técnicas rudimentares, advindo então a queda da renda familiar, provocando descontentamento; II. O genos passou a dividir-se em famílias menores, enfraquecendo-se; filhos mais novos e bastardos protestavam contra a vida difícil; cada um trabalhava com menos estímulo e mais exigência na divisão dos produtos. (Grécia Antiga. Disponível em: https://www.mundovestibular.com.br/ articles/529/2/GRECIA-ANTIGA/Paacutegina2.html. Acesso em: 18 ago. 2018, às 08h00.)

A expansão demográfica promove o desequilíbrio na oferta e demanda de alimentos. A primitiva e ineficiente produção agrícola feudal não consegue suprir as necessidades de uma sociedade em expansão. Surge, no interior dos feudos, o excedente populacional. Dada a insuficiência de recursos para prover o excedente populacional, inicia-se o processo de marginalização social. Os senhores feudais expulsam de suas terras a população excedente. (Baixa Idade Média. Disponível em: https://portaldoestudante.wordpress.com/ 2011/07/08/baixa-idade-media-crescimento-demografico/. Acesso em: 18 ago. 2018, às 08h30.)
Os fragmentos tratam dos processos de desagregação das comunidades gentílicas, na Grécia Antiga, e dos feudos, na Idade Média europeia. Assinale a alternativa que mais bem representa a relação entre os processos
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15Q947342 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Geografia e História 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Os pensadores iluministas do século XVIII difundiram ideias liberais que ganharam força com a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos,e firmaram-se com as Revoluções de 1848.No século XIX,o liberalismo defendia os interesses da
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16Q942968 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)
Sobre as influências da Revolução Francesa na América Latina, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Na Bahia, em 1798, um movimento social denominado “Revolta dos Alfaiates”, que tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal, foi inspirado nos ideais de liberdade vindos da Europa, decorrentes da Revolução Francesa. ( ) A França forneceu o vocabulário e os temas da política socialista para a maior parte da América Latina; deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário que influenciaram os movimentos reivindicatórios indígenas do século XIX. ( ) A grande repercussão dos ideais da Revolução Francesa na América Latina contribuiu significativamente para o desencadeamento dos movimentos emancipatórios após 1808. ( ) As ideias produzidas no movimento francês permanecem, até hoje, nos textos das constituições dos países democráticos latino-americanos, inclusive no texto da Constituição brasileira. ( ) Sob a influência da Revolução Francesa, deflagrou-se, no século XIX, a Guerra de Canudos, um confronto entre o exército brasileiro e o movimento popular de fundo sociorreligioso, que se armara para depor o governo republicano e reinstalar a monarquia no Brasil.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
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17Q946104 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Segundo Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Muitos povos indígenas resistiram à dominação espanhola nas Américas. Uma das lutas de resistência mais conhecidas foi a do líder inca Tupac Amaru que, em 1780, comandou cerca de 40 mil homens em um movimento a favor de reformas para melhorar a vida e o trabalho dos indígenas peruanos. A colonização espanhola da América se caracterizou pela
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18Q680134 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Segunda Aplicação, ENEM, INEP

Texto associado.

O movimento operário ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miserável no princípio do século XIX. A resposta foi a consciência de classe e a ambição de classe. Os pobres então se organizavam em um a classe operária, diferente da classe dos patrões (ou capitalistas). A Revolução Francesa lhes deu confiança; a Revolução Industrial trouxe a necessidade de mobilização permanente.


No texto, analisa-se o impacto das Revoluções Francesa e Industrial para a organização da classe operária. Enquanto a "confiança" dada pela Revolução Francesa era originária do significado da vitória revolucionária sobre as classes dominantes, a “necessidade da mobilização permanente”, trazida pela Revolução Industrial, decorria da compreensão de que
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19Q942967 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Revolução Francesa, considere as afirmativas a seguir.
I. O final do século XVIII foi uma época de crise para os velhos regimes da Europa e seus sistemas econômicos. Foram décadas repletas de agitações políticas, chegando até o ponto de revoltas, de movimentos coloniais em busca de autonomia, às vezes atingindo a secessão. II. Sua base teórica foi cunhada, entre outros, pelo filósofo e pensador suíço Jean-Jacques Rousseau, um dos nomes mais destacados do pensamento conhecido como iluminismo, que concebia o homem como um ser livre, igual a seus semelhantes, com os quais deveria conviver fraternalmente. III. Entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecumênica. O fato de esse movimento ter rompido radicalmente com um sistema estabelecido havia pelo menos cinco séculos levou muitos pensadores a afirmar que ela não foi apenas um movimento nacional, mas uma revolução de caráter supranacional. IV. No momento do desencadeamento da Revolução, a França vivia uma república oligárquica sob Luís XV, que detinha um poder controlado pela camada de privilegiados constituída pelo clero e pela nobreza, que vivia em torno do governante sem pagar impostos e às custas da maioria do povo francês.
Assinale a alternativa correta.
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20Q939766 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Analise este trecho sobre as interpretações da Revolução Francesa de Jacques Godechot.
A história da Revolução francesa, como a própria Revolução, apaixonou multidões. Por um século essas paixões tornaram difícil qualquer estudo objetivo, e ainda hoje têm influência sobre a historiografia revolucionária. A história da Revolução foi por muito tempo uma arma nas lutas políticas do século XIX — em tais condições foram valorizados certos problemas e deixados de lado outros igualmente importantes.
Fonte: GODECHOT, Jacques. As grandes correntes da historiografia da Revolução Francesa, de 1789 aos nossos dias. In: Revista de História. v. 39 n. 80, 1969.
De acordo com esse trecho, é correto afirmar que:
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