Questões de Concursos Conteúdos Básicos

Resolva questões de Conteúdos Básicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1032984 | Física, Conteúdos Básicos, Habilitação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

Texto associado.
A questão, trata da atividade descrita a seguir:


Cristina, a professora da turma do Ensino Médio, planejou suas aulas para discutir a temática "Transformação de energia envolvidas no funcionamento de eletrodomésticos e economia no consumo". Com o intuito de abordar esta temática e ainda discutir os efeitos do desperdício para o meio ambiente no futuro, ela planejou sua aula em três etapas:


I- Etapa 1: apresentação de um vídeo aos estudantes e em seguida, diálogo sobre situações do cotidiano, que os estudantes conhecem e presenciam, relacionadas com o uso de eletrodomésticos na casa deles.

II- Etapa 2: demonstração de alguns experimentos de baixo custo, que foram explicados de forma dialogada com os estudantes, destacando os conhecimentos de Física presentes naqueles experimentos e necessários para a compreensão dos temas estudados.

III- Etapa 3: proposição de uma roda de conversa, entre os estudantes e a professora, quando falarão sobre o conhecimento incorporado por eles nas situações apresentadas pela professora. Professora e colegas questionarão, no intuito de analisar e interpretar tanto as situações iniciais quanto outras que poderiam ser compreendidas pelo mesmo conhecimento.
Na terceira etapa da sequência didática, a professora promoveu uma socialização do conhecimento entre os estudantes. Ao tratarem da potência dos eletrodomésticos, os estudantes começaram a questionar sobre as denominações entre watts (W) e volts (V) de um chuveiro elétrico que fosse mais econômico. A professora percebeu que os estudantes estavam divididos em diferentes conclusões, sendo que a maior parte entendia que a voltagem, 110V ou 220 V, era indiferente, mas o que importava era a maior potência do chuveiro. Contudo, havia uma turma que argumentava que o chuveiro capaz de gerar o maior aquecimento de água, com o menor de consumo de energia elétrica, seria um chuveiro com menor potência e voltagem. A partir destas conclusões, de forma promover a aprendizagem dos estudantes sobre as variáveis físicas relevantes envolvidas no fenômeno apresentado, a professora propôs uma nova abordagem pedagógica em relação aos conceitos de:

( ) consumo elétrico, para os estudantes que entendiam que a potência era indiferente.
( ) tensão elétrica, para os estudantes que entendiam que a potência deveria ser a maior.
( ) tensão elétrica, para os estudantes que entendiam que a voltagem deveria ser a menor.

As afirmativas são, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1002451 | Física, Conteúdos Básicos, Balanceiro, Prodesan SP, IBAM, 2025

No decorrer da história, a necessidade de padronizar as unidades de medida se tornou crucial para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da ciência. Desde as antigas civilizações, que utilizavam partes do corpo humano como referência para medir comprimentos, até os dias atuais, com sistemas de unidades complexos e precisos, a busca por uniformidade e coerência nas medições tem sido uma constante.
Diante da importância de um sistema de pesos e medidas universalmente aceito, considere o Sistema Internacional de Unidades (SI) e preencha as lacunas a seguir:
O SI é um sistema ______, construído a partir de sete unidades de base, consideradas ______ entre si. As unidades de base do SI para comprimento, massa e tempo são, respectivamente, ______, ______ e ______. A partir das unidades de base, são definidas as unidades ______, que expressam grandezas físicas derivadas das grandezas de base.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1002454 | Física, Conteúdos Básicos, Balanceiro, Prodesan SP, IBAM, 2025

Em um contexto de produção industrial cada vez mais exigente, a metrologia desempenha um papel crucial na garantia da qualidade e conformidade dos produtos. Imagine uma grande fábrica de peças automotivas que precisa assegurar a intercambialidade dos componentes produzidos em diferentes unidades. A metrologia se apresenta como ferramenta fundamental nesse processo, assegurando a confiabilidade dimensional e geométrica das peças.
Considerando os conceitos básicos de metrologia, analise as seguintes afirmações:

I. A metrologia pode ser definida como a ciência da medição, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a confiabilidade dos processos de medição.
II. A rastreabilidade metrológica é um conceito fundamental que garante a confiabilidade das medições, ao estabelecer uma cadeia de comparações que liga o resultado da medição a um padrão de referência reconhecido.
III. A exatidão de uma medição se refere à proximidade do valor medido em relação ao valor verdadeiro da grandeza, enquanto a precisão está relacionada à dispersão dos valores obtidos em medições repetidas.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1002455 | Física, Conteúdos Básicos, Balanceiro, Prodesan SP, IBAM, 2025

A calibração de componentes e equipamentos desempenha um papel crucial na manutenção da exatidão e confiabilidade das medições realizadas em diversos setores. Imagine um laboratório de análises clínicas que utiliza instrumentos de medição para determinar a concentração de substâncias no sangue dos pacientes. A calibração periódica desses instrumentos garante a precisão dos resultados, contribuindo para diagnósticos corretos e tratamentos eficazes.
Considerando a importância da calibração, analise as seguintes proposições.

I. A calibração é um processo que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.
II. A calibração deve ser realizada apenas quando houver suspeita de mau funcionamento do instrumento de medição ou quando este sofrer algum dano.
III. O certificado de calibração é um documento que atesta a rastreabilidade metrológica do instrumento e fornece informações sobre as condições de calibração, os resultados obtidos e a incerteza de medição.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q997675 | Física, Conteúdos Básicos, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Quanto às unidades atribuídas às grandezas físicas utilizadas em radiologia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q997681 | Física, Conteúdos Básicos, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Assinale a alternativa em que são citadas apenas grandezas derivadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q997682 | Física, Conteúdos Básicos, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Sobre as grandezas físicas que podem ser divididas entre escalares e vetoriais, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q909621 | Física, Conteúdos Básicos, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Os equipamentos de referência em tempo e frequência da Estação Terrena utilizam sinais externos e fontes internas como referência de tempo e frequência.

Os tipos de referências internas mais utilizados são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q894823 | Física, Conteúdos Básicos, Área: Física, UFAPE, Instituto Access, 2024

A velocidade com que o ser humano produz lixo é da ordem de 1 kg/dia. Mantendo essa taxa, um ser humano que vive 75 anos produzirá em kg, aproximadamente, que quantidade de lixo ao longo da sua vida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q894831 | Física, Conteúdos Básicos, Área: Física, UFAPE, Instituto Access, 2024

Em um laboratório de Física, um técnico está medindo o diâmetro de uma esfera metálica. Qual instrumento ele deve usar para obter a medida mais precisa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q971173 | Física, Conteúdos Básicos, Ênfase Inspeção de Equipamentos e Instalações, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o próximo item, referentes à medição de temperatura e suas escalas e à conversão de unidades.


Os pontos de fusão e ebulição da água na escala Celsius são, respectivamente, iguais a 0 °C e 100 °C; na escala Fahrenheit, são, respectivamente, iguais a 32 °F e 212 °F.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1001688 | Física, Conteúdos Básicos, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Sobre as grandezas físicas força e pressão, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q675807 | Física, Conteúdos Básicos, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

A palavra força é usada em nosso cotidiano com diversos significados. Em física, essa mesma palavra possui um significado próprio, diferente daqueles da linguagem do nosso dia a dia. As cinco frases seguintes, todas encontradas em textos literários ou jornalísticos, contêm a palavra força empregada em diversos contextos.

1. “As Forças Armadas estão de prontidão para defender as nossas fronteiras.”
2. “Por motivo de força maior, o professor não poderá dar aula hoje.”
3. “A força do pensamento transforma o mundo.”
4. “A bola bateu na trave e voltou com mais força ainda.”
5. “Tudo é atraído para o centro da Terra pela força da gravidade.”

A abordagem científica do termo força aparece na frase
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.