Questões de Concursos Contribuições especiais

Resolva questões de Contribuições especiais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q471172 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Advogado, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

Uma empresa irá realizar a exportação de revestimentos cerâmicos que fabrica. Em consulta sobre a necessidade de pagar PIS e COFINS sobre a receita advinda da variação cambial relativa à essa operação comercial, recebe a informação de que os tributos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q467461 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Analista Judiciário, TRE PE, CESPE CEBRASPE, 2017

Sobre a contribuição previdenciária (INSS) a cargo da empresa, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q470103 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Juiz Federal Substituto, TRF 2a, 2017

Assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q470586 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Auditor de Controle Externo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao imposto de renda de pessoa jurídica (IRPJ) e à contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). Deve ser excluído da base de cálculo da CSLL o valor dos dispêndios efetivados em projeto de pesquisa científica e tecnológica a ser executado por instituição científica e tecnológica registrado como despesa ou custo operacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q468335 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Contador, MTE, CESPE CEBRASPE

Com base na legislação que rege a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), julgue os itens que se seguem. A CSLL é destinada à arrecadação da contribuição ao financiamento da seguridade social e tem como contribuintes as pessoas jurídicas domiciliadas no país e os entes a elas equiparados pela legislação tributária.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q470835 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Auditor de Controle Externo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao imposto de renda de pessoa jurídica (IRPJ) e à contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). À pessoa jurídica sujeita à apuração da CSLL com base no resultado arbitrado em determinado ano-calendário não é assegurada a incidência da CSLL com base no resultado ajustado relativa aos trimestres não submetidos ao arbitramento, ainda que disponha de escrituração exigida pela legislação comercial e fiscal nestes períodos.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q465928 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Analista Judiciário, TRE PE, CESPE CEBRASPE, 2017

A contribuição para o PIS incidente sobre a importação de bens ou serviços terá como contribuinte na qualidade de sujeito passivo da obrigação principal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q469626 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

A respeito das retenções de tributos e contribuições na fonte efetuadas no âmbito da administração pública federal, julgue os itens subsequentes. A contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) incide sobre serviços de manutenção e conservação de móveis e imóveis, independentemente de sua natureza.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q466315 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Analista, FUNPRESP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao sistema tributário brasileiro, julgue os itens que se seguem. A Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) contribui para a eficiência do sistema tributário, visto que é paga por todas as pessoas ou empresas que transferirem qualquer valor por meio dos bancos e instituições financeiras.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q470294 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando que determinada pessoa jurídica tenha sido tributada no imposto sobre a renda de pessoas jurídicas com base no lucro real, julgue os seguintes itens.

I O critério para a determinação da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) será o lucro real.

II A base de cálculo da CSLL será determinada em períodos de apuração semestrais.

III A periodicidade de pagamento adotada pela referida pessoa jurídica para o imposto sobre a renda determina a periodicidade de pagamento da CSLL.

IV Nos casos de incorporação, fusão ou cisão, a apuração da base de cálculo da CSLL será efetuada na data do levantamento das demonstrações financeiras.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q468972 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Analista, FUNPRESP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao sistema tributário brasileiro, julgue os itens que se seguem. No Brasil não incide PIS e COFINS sobre as receitas das entidades fechadas de previdência complementar denominadas fundos de pensão, já que essas entidades não possuem finalidade lucrativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q467358 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Contador, MTE, CESPE CEBRASPE

Com base na legislação que rege a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), julgue os itens que se seguem. A COFINS é devida pelas pessoas jurídicas, inclusive as a elas equiparadas pela legislação do imposto de renda, e destina-se, enquanto uma de suas finalidades, às despesas com atividades-fim das áreas de habitação e segurança pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q468218 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Auditor de Controle Externo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao imposto de renda de pessoa jurídica (IRPJ) e à contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). Para efeitos de apuração do lucro real, o valor dos juros sobre o capital próprio é considerado creditado quando a despesa for paga ou creditada ao acionista da sociedade, independentemente do registro contábil.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q465752 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Auditor de Controle Externo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao imposto de renda de pessoa jurídica (IRPJ) e à contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). O regime tributário de transição de apuração do lucro real, que visa à neutralidade tributária, vigerá até a entrada em vigor de lei que discipline os efeitos tributários dos novos métodos e critérios contábeis.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q467152 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Auditor de Controle Externo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao imposto de renda de pessoa jurídica (IRPJ) e à contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). As pessoas jurídicas que optam pela apuração e pelo pagamento do IRPJ com base no lucro presumido devem apurar a base de cálculo da CSLL conforme esse regime de incidência.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q467170 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE, 2017

Considere que determinada pessoa jurídica esteja sujeita ao regime de não cumulatividade da COFINS. Nessa situação, a base de cálculo dessa contribuição incluirá receitas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q467961 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Contador, Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima RR, 2017

Assinale a alternativa incorreta São características da Contribuição Social Sobre o Lucro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q927095 | Direito Tributário, Contribuições Especiais, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2022

Projeto de lei ordinária municipal deseja criar tributo para custear a prestação do serviço público de iluminação das vias e logradouros públicos do Município Alfa. O projeto prevê também que o tributo será cobrado na fatura de consumo de energia elétrica.

Diante deste cenário, o tributo a ser criado poderá ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q926874 | Direito Tributário, Contribuições Especiais, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2020

Uma lei ordinária federal tratava de direitos do beneficiário de pensão previdenciária e também previa norma que ampliava, para 10 anos, o prazo decadencial para o lançamento dos créditos tributários referentes a uma contribuição previdenciária federal.

A respeito da ampliação de prazo, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.