Questões de Concursos Coordenação e Orientação Educacional

Resolva questões de Coordenação e Orientação Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q911106 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O Supervisor Pedagógico tem um variado papel no ambiente escolar. Desse modo, a supervisão tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar, e é necessário ressaltar, sem desconsiderar o restante da equipe, que o Supervisor Escolar deve ser inovador, ousado, criativo e, sobretudo, um profissional da educação comprometido com seu grupo de trabalho.

(Carvalho, 2011, p. 170.)

Bolívar (2012) refere que por liderança se entende a forma de determinar uma direção e exercer influência. Todavia, quanto a esta determinação e exercício, anexamos como preocupação e objetivo a aprendizagem dos alunos, falamos de liderança pedagógica e educativa. (p. 48) Considerando que diversos autores estudam variadas abordagens sobre estilos de liderança e, pressupondo que quando um Supervisor Pedagógico é mais participativo e utiliza de menos arbitrariedade organizacional, os objetivos e as tarefas são discutidos previamente, existindo alguma comunicação de baixo para cima, assim como algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite-se, portanto, alguma segurança coletiva e motivação dos trabalhadores. Sobre a informação dada, é possível afirmar que se trata de um líder:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q911107 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Não há trabalho de coordenador que seja realizado na individualidade. É no coletivo que o coordenador encontra espaço para a realização de suas funções. Fazer junto pode ser um dos grandes segredos da qualificação da atuação do coordenador pedagógico na atualidade.

(Placco, Souza, 2012, p. 12.)

A supervisão escolar é construída no dia a dia da escola. Isso ocorre quando o supervisor reconhece sua identidade como profissional e consegue se ver desta maneira. Isso porque, segundo Dubar (1997), a imagem que o profissional faz de si interfere sobremaneira em suas ações, as quais por sua vez, sustentam essa imagem como identidade profissional.

(Dubar apud Placco, Souza, 2012.)

Sobre os fragmentos expostos e, ainda, considerando que quando o Supervisor Pedagógico compreende seu papel e assume de forma a ser líder no contexto pedagógico, ele estará apto para exercer sua função de articulador das ações pedagógicas, EXCETO quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q910362 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A orientação pedagógica no Brasil teve, em sua origem, forte inspiração funcionalista. Segundo Selma Garrido Pimenta, na obra “O pedagogo na escola pública” (1988), a compreensão sobre o papel e a atuação do pedagogo passa a sofrer alterações a partir da influência da psicologia humanista de Carl Rogers.
Com relação à contribuição da psicologia humanista na atuação do pedagogo e do psicopedagogo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q898390 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O orientador pedagógico, ao realizar a supervisão e acompanhamento pedagógico, precisa considerar ações que incentivem o desenvolvimento profissional docente e a melhoria contínua das práticas pedagógicas. Em uma escola com baixo desempenho em avaliações externas, qual estratégia seria mais eficaz para promover o crescimento coletivo da equipe docente, considerando os princípios da supervisão participativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q900206 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Em uma escola de ensino médio, um conflito entre dois alunos se agravou após um desentendimento durante uma atividade em grupo. Os professores buscaram a ajuda do Orientador Educacional para mediar a situação, esperando que ele ajude a restaurar o ambiente de cooperação e respeito entre os alunos. Considerando as melhores práticas de mediação pedagógica, qual deve ser a abordagem mais eficaz do orientador para resolver o conflito de forma construtiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q900207 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Em uma reunião pedagógica com os professores de uma escola de ensino fundamental, o Orientador Educacional foi chamado para contribuir com o planejamento das atividades didáticas do próximo semestre. Durante a discussão, alguns professores expressaram dificuldades em integrar atividades interdisciplinares que atendam às diferentes necessidades dos alunos. Qual deve ser o papel do orientador educacional ao coordenar essas atividades, visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q900209 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Em uma escola que busca implementar uma gestão escolar mais democrática e participativa, o diretor solicitou ao Orientador Educacional que auxiliasse na elaboração de estratégias para envolver mais a comunidade escolar nos processos decisórios. Sabendo que uma gestão democrática visa promover a participação de todos os segmentos da escola, qual deve ser o foco principal da atuação do orientador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q900210 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Durante uma reunião com pais e representantes da comunidade, o OrientadorEducacional foi questionado sobre o papel social da escola, especialmente em um contexto de desigualdade social na região. Os participantes queriam entender como a escola pode contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e participativos. Qual é a resposta mais adequada sobre a função social da escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q900212 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Durante um acompanhamento com um grupo de alunos com dificuldades de aprendizagem, o Orientador Educacional percebe que asestratégias utilizadas pela escola não estão surtindo os efeitos esperados. Após reuniões com professores e responsáveis, é decidido que será necessário ajustar as práticas de orientação pedagógica. Qual seria a ação mais eficaz do orientador educacional nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q900215 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Em uma escola pública, o Orientador Educacional tem como missão integrar sua atuação com a equipe gestora para garantir um ambiente escolar harmonioso e produtivo. Diante das especificidades da estrutura organizacional escolar, qual é o papel ideal do orientador dentro dessa organização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q906893 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Professor de História, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Ana, estudante do 6º ano do ensino fundamental, regularmente matriculada, solicitou à professora Luiza que reaplicasse a última avaliação para ela. Como justificativa, Ana disse à Luiza que não pode realizar a avaliação porque tinha começado a trabalhar numa padaria próximo à sua residência. Logo, a professora questionou se ela estava na condição de aprendiz, mas Ana disse que não e que ajudava apenas no balcão do estabelecimento. Neste caso, o Estatuto da Criança e do Adolescente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q911523 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Orientador Educacional, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A respeito do papel do Orientador Educacional, assinale a alternativa INADEQUADA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q911524 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Orientador Educacional, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

“A Orientação Educacional passou por diversos períodos de transformações, dos quais segundo Grispun (2003), se dispersaram. O período ............. foi marcado pela obrigatoriedade da Lei de nº 5.692/71, que determinava o aconselhamento vocacional e a obrigatoriedade nas escolas de 1º e 2º graus, mas sem a “legitimidade de seus objetivos e propósitos por parte dos educadores, não garantiu a eficiência de seus resultados”.

Sobre esses períodos, assinale a alternativa que completa corretamente o trecho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q886725 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Monitor, Prefeitura de Santa Rosa RS, FUNDATEC, 2024

Um dos maiores desafios atuais na educação diz respeito ao uso consciente das mídias digitais. Considerando uma situação em que um aluno tenha compartilhado conteúdo violento ou utilizado discurso violento nas redes, são ações que podem ser tomadas pelos educadores:

I. Reforçar exclusivamente a responsabilização individual do aluno e sua punição, independentemente do contexto em que ele esteja inserido.

II. Ressaltar que, mesmo no mundo digital, essas ações têm impacto negativo sobre pessoas reais, e buscar empatia com as vítimas.

III. Aproveitar o momento para propor uma discussão sobre violações de direitos, desde as pequenas e cotidianas até as mais sistêmicas.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q900039 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Um coordenador pedagógico está revisando os métodos de avaliação utilizados pelos professores de sua instituição. Ele observa que as provas objetivas são amplamente utilizadas. Qual é uma desvantagem significativa desse tipo de prova?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q900046 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Durante uma reunião do Conselho de Classe, foi observado que a participação dos pais nas decisões escolares é mínima. Como coordenador pedagógico, qual seria a melhor estratégia para aumentar essa participação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q904926 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O coordenador pedagógico é o profissionalque atua à frente da gestão e desempenha funções relacionadas àadministração pedagógica.Uma das atribuiçõesdesse profissionalé mediar a relação entre docentes, alunos, paise/ou responsáveis e gestão.Além dessa, qual alternativarepresenta uma das atribuições do coordenador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q904934 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Segundo Silva, Bieging e Busarello (2017), o trabalho da orientação educacional nas escolas, em geral, tem sido um desafio para os profissionais da área, uma vez que tratar de sua importância em transitar e ocupar diferentesespaços na escola com o objetivo de potencializar a aprendizagemdos alunos traz,por si só, a necessidade deimplantar diferentesmetodologias nas práticas diárias dos profissionaisenvolvidos com o processo de ensinar eaprender. Cabe dizer que a sala de aula -por excelência, o lugar organizador desse processo -também pode serutilizada como território de ação do orientador.

Assinale a afirmação CORRETA em relação à função do orientador educacional junto aos docentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q904940 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

“Supervisor” é aquele que procura a “visão sobre”, no interesse da função coordenadora e articuladora de ações. Étambém quem estimula oportunidades de discussão coletiva, críticae contextualizada do trabalho (Rangel, 2003).

Considerando a importânciado supervisor escolar paraas práticas educativas na escola, assinale a alternativaCORRETA quanto a função desse profissionalpara a promoção da qualidade dos processos educacionais nainstituição de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q903668 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A prática de orientação profissional nas escolas deve oferecer aos alunos um espaço para refletir sobre seus projetos de vida profissional, preparando-os para uma inserção consciente e crítica no mundo do trabalho. A ausência desse tipo de discussão no espaço escolar pode resultar em alunos despreparados para a construção de estratégias que viabilizem a concretização de seus projetos de vida. (Bastos, 2005.)
A orientação profissional envolve atividades que dispõem de conhecimentos teóricos e práticos destinados, sobretudo aos adolescentes, à escolha profissional e à elaboração de projetos futuros. Sobre a abordagem sócio-histórica da orientação profissional, é considerada função do profissional responsável:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.