Questões de Concursos Correlacionamento

Resolva questões de Correlacionamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q339716 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Certo dia, dois Oficiais da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Alfeu e Janaína – foram incumbidos de arquivar os 113 processos de um lote. Sabendo que, ao dividirem o total de processos entre si, tanto a quantidade A, de processos que coube a Alfeu, como a quantidade J, de processos que coube a Janaína, eram números quadrados perfeitos; então, se Alfeu arquivou mais processos que Janaína, então a diferença A – J é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q341271 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Assessor Técnico Legislativo, Assembléia Legislativa PB, FCC

Seis pessoas estão sentadas em uma mesa circular. Fábio está sentado imediatamente à direita de Gabriel, que por sua vez está de frente a Henrique. Isabel está imediatamente à direita de João, que está de frente a Fábio. Se Luís está de frente a Isabel, então ele tem imediatamente à sua esquerda:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q338978 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Médico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Em uma aldeia, dois grupos em disputa, Krinxen e Amins, designaram um mediador para estabelecer a paz entre eles. Os membros dos dois grupos dizem a verdade no domingo. Na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira, quem é Krinxen diz a verdade enquanto quem é Amins mente; e na quinta-feira, sexta-feira e sábado, os Amins dizem a verdade, enquanto os Krinxen mentem. Passados alguns dias de sua designação, o mediador voltou à aldeia, e indagou sobre os avanços nas negociações. Tanto os Krinxen quanto os Amins responderam: “Ontem era dia de o nosso grupo mentir”.

Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta o dia da semana em que os dois grupos responderam ao mediador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q340002 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Ser síndico não é fácil. Além das cobranças de uns e da inadimplência de outros, ele está sujeito a passar por desonesto. A esse respeito, um ex-síndico formulou as seguintes proposições: — Se o síndico troca de carro ou reforma seu apartamento, dizem que ele usou dinheiro do condomínio em benefício próprio. (P1) — Se dizem que o síndico usou dinheiro do condomínio em benefício próprio, ele fica com fama de desonesto. (P2) — Logo, se você quiser manter sua fama de honesto, não queira ser síndico. (P3)

Com referência às proposições P1, P2 e P3 acima, julgue os itens a seguir.

Se a proposição “Dizem que o síndico usou dinheiro do condomínio em benefício próprio” for falsa, então, independentemente do valor lógico da proposição “O síndico fica com fama de desonesto”, a premissa P2 será verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q340267 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Assistente em Administração, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um argumento lógico, formado por uma ou mais premissas — que devem ser consideradas verdadeiras — e uma conclusão, a ser julgada CERTA ou ERRADA, a partir das premissas.

As normas bancárias exigem que, para tomar empréstimo, o cliente apresente comprovante de renda ou declaração de imposto de renda. Com base nessas normas, determinado banco rejeitou a solicitação do cliente S em razão de a exigência não ter sido cumprida. Conclusão: o cliente S não apresentou comprovante de renda nem declaração de imposto de renda.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q343110 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Uma pilha com 14 cartas tem em cada uma delas um número natural impresso em uma de suas faces e que vão do 1 ao 14. O número está voltado para cima e as cartas estão dispostas em ordem decrescente. A carta com o número 14 está em cima da pilha, visível, embaixo dela está a carta 13, assim por diante até chegar a carta 1, a que está embaixo de todas. Sua interferência na pilha de cartas é que você passa as duas cartas que estão em cima da pilha para baixo da pilha, uma de cada vez e exclui da pilha a carta seguinte. Repete esse procedimento de passar duas cartas para baixo da pilha, uma de cada vez, e excluir da pilha a carta seguinte até excluir a carta com o número 14. Após a exclusão da carta com o número 14, o número de cartas que ainda estão na pilha é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q340551 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, CESGRANRIO

Ana, Beatriz e Clara namoram, cada uma delas, um dos rapazes: Rui, Samuel ou Túlio, não necessariamente nessa ordem.

Ana perguntou a Beatriz: “Seu namorado foi com o Túlio ao jogo de futebol?” Beatriz respondeu: “Não, o seu namorado é quem foi com o Túlio.” Se Rui não foi ao jogo de futebol, conclui-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q341079 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista Judiciário, TRT 1a, FCC

Considere a sequência de operações mentais descrita abaixo.

I. Escolha um número positivo N. II. Some N com a sua metade. Uma pessoa realizou essa sequência seis vezes, de modo que, a partir da segunda, ela sempre escolhia como número N o valor obtido na operação II da vez anterior. Se ao terminar a sequência pela sexta vez essa pessoa obteve, na operação II, soma igual a 81/8 , então o número N pensado da primeira vez é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q340833 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Técnico, MPE MS, FGV

Na sequência x, y, z, 0, 1, 2, 3, 6, 11,... cada termo, a partir do 4º termo, é a soma dos três termos imediatamente anteriores a ele. O valor de x é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q340081 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Técnico do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Nos termos da Lei n.º 8.666/1993, “É dispensável a realização de nova licitação quando não aparecerem interessados em licitação anterior e esta não puder ser repetida sem prejuízo para a administração”. Considerando apenas os aspectos desse mandamento atinentes à lógica e que ele seja cumprido se, e somente se, a proposição nele contida, — proposição P — for verdadeira, julgue os itens seguintes.

Supondo-se que a proposição P e as proposições “A licitação anterior não pode ser repetida sem prejuízo para a administração” e “É dispensável a realização de nova licitação” sejam verdadeiras, é correto concluir que também será verdadeira a proposição “Não apareceram interessados em licitação anterior”.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q340596 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Técnico, MPE MS, FGV

Os três amigos: Avelino, Benedito e Clementino trabalham juntos e estão sempre fazendo brincadeiras. Certo dia, a supervisora entra na sala onde eles trabalham e faz a seguinte pergunta: “Que dia do mês é hoje?”

Avelino diz: “Hoje não é dia 14”.

Benedito diz: “Ontem foi dia 12”.

Clementino diz: “Amanhã será dia 15”.

Sabe?se que um deles mentiu e que os outros disseram a verdade. O dia em que essa situação ocorreu foi dia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q341109 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Suponha que, ao fazer o levantamento da quantidade de processos protocolados em um Núcleo da Defensoria Pública de São Paulo, ao longo de três meses sucessivos, um funcionário constatou que o número de processos protocolados em dezembro de 2012 diminuíra de 75%, em relação à quantidade daqueles que haviam sido protocolados no mês anterior. Se em janeiro de 2013 a quantidade de processos protocolados voltou a ser a mesma observada em novembro de 2012, então, relativamente ao mês de dezembro de 2012, o número de processos protocolados sofreu um aumento de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q341649 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Assistente em Administração, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um argumento lógico, formado por uma ou mais premissas — que devem ser consideradas verdadeiras — e uma conclusão, a ser julgada CERTA ou ERRADA, a partir das premissas.

Lúcio visitou três detentos no presídio: Mateus, muito religioso, que sempre diz a verdade; Juca, ressentido, que sempre mente, não falando nunca a verdade; e Otávio, de poucas convicções, que ora mente, ora diz a verdade. Lúcio não conhece nenhum desses detentos, mas sabe que um deles será libertado amanhã. Em conversa com eles, Lúcio ouviu um deles dizer: “Amanhã eu saio da cadeia”. Outro complementou: “É verdade, amanhã ele sai da cadeia”. E o terceiro contestou ambos: “Sou eu que amanhã saio da cadeia!”. Conclusão: quem sairá do presídio amanhã será Mateus.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q340135 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista de Licitação, MME, CESPE CEBRASPE

João, Paulo e Mário, servidores do governo federal, trabalham um no Ministério da Defesa, outro no Ministério de Minas e Energia e outro no Ministério da Justiça. Um é advogado, outro é administrador e outro é contador. Eles farão pós-graduação em suas áreas de trabalho e um irá para a UnB, outro para a UNICAMP e outro para a USP. Sabe-se que:

 • o advogado irá estudar na UnB e não trabalha no Ministério da Defesa;

• Mário é contador e não trabalha no ministério da Defesa;

• Paulo irá estudar na UNICAMP e não trabalha no Ministério da Justiça;

• o servidor do Ministério de Minas e Energia irá estudar na USP.

Com base nessas informações hipotéticas, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q342710 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Considere um sistema de referência com apenas duas posições que serão chamadas de vertical (V) e horizontal (H). Imagine um trem de brinquedo composto por apenas quatro vagões. Esses vagões estão ordenados e ocupam apenas as posições V e H. Uma primeira informação sobre as posições dos vagões mostra o primeiro vagão na posição V, o segundo na posição H, o terceiro na posição V e o quarto na posição V, formando a sequência: V, H, V, V para os vagões. Serão fornecidas outras cinco novas informações sobre as posições dos vagões em forma de sequência das letras V e H.

2a informação: V, V, H, V;

3a informação: H, V, V, H;

4a informação: V, H, V, V;

5a informação: V, V, H, V; 6a informação: H, V, V, H;

Supondo que as informações sobre as posições continuem seguindo o mesmo padrão, a sequência que identifica a 10a informação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q341946 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista Judiciário, TRT 9a, FCC

Em um campeonato de futebol, as equipes ganham 5 pontos sempre que vencem um jogo, 2 pontos em caso de empate e 0 ponto nas derrotas. Faltando apenas ser realizada a última rodada do campeonato, as equipes Bota, Fogo e Mengo totalizam, respectivamente, 68, 67 e 66 pontos, enquanto que a quarta colocada possui menos de 60 pontos. Na última rodada, ocorrerão os jogos:

Fogo x Fla e Bota x Mengo

Sobre a situação descrita, considere as afirmações abaixo, feitas por três torcedores

I. Se houver uma equipe vencedora na partida Bota x Mengo, ela será, necessariamente, a campeã.

II. Para que a equipe Fogo seja a campeã, basta que ela vença a sua partida.

III. A equipe Bota é a única que, mesmo empatando, ainda poderá ser a campeã.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q342462 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Assistente em Administração, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um argumento lógico, formado por uma ou mais premissas — que devem ser consideradas verdadeiras — e uma conclusão, a ser julgada CERTA ou ERRADA, a partir das premissas.

Em uma colônia de pescadores, sempre que o mar está agitado, os pescadores ficam em terra firme. Conclusão: se, hoje, o mar está calmo, então os pescadores saíram para pescar.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q341441 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Assistente em Administração, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um argumento lógico, formado por uma ou mais premissas — que devem ser consideradas verdadeiras — e uma conclusão, a ser julgada CERTA ou ERRADA, a partir das premissas.

Irene passou bom tempo olhando seus tênis, seus sapatos de salto, sua blusa e sua camiseta, tentando decidir como iria vestida para uma festa. Uma hora depois, seu irmão Pedro a viu sair de casa e afirmou que ela não foi de tênis e camiseta. Conclusão: Irene deixou os tênis e a camiseta em casa.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q343234 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Relativamente aos tempos de serviço, em anos, de dois funcionários da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Xisto e Yule, sabe-se que: - há 1 ano, o tempo de serviço de Xisto era o quíntuplo do de Yule; - daqui a 2 anos, o tempo de serviço de Xisto será o dobro do de Yule. Com base nessas afirmações, é correto afirmar que, atualmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q342467 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Um jogo entre duas pessoas consiste em que cada um dos participantes risque palitos desenhados em uma folha de papel. Cada jogador, em sua jogada, tem que riscar pelo menos um palito, e pode riscar até cinco palitos. O jogador que riscar o último palito perde o jogo. Alguns exemplos do jogo: se o jogo começar com dois palitos a serem riscados e o 1º jogador riscar um palito, o 2º jogador risca o último palito e perde. O jogo pode começar com três palitos. Se, nesse caso, o 1o jogador risca dois palitos na sua jogada, e o 2º jogador risca o último palito e perde, ou se o 1º jogador risca apenas um palito, o 2º jogador risca um palito e deixa o último palito para o 1º jogador riscar e perder. Se o jogo iniciar com oito palitos, e para não dar qualquer chance de vitória ao 2º jogador, o número de palitos que o 1º jogador deverá riscar é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.