Questões de Concursos: COVID19

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: COVID19. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q888051 | Enfermagem, COVID19, Técnico em Enfermagem, UFPR, NCUFPR, 2024

De acordo com a Nota Técnica n.º 57/2023, do Ministério da Saúde, as “condições pós-covid” são uma ampla gama de sinais, sintomas e/ou condições que persistem ou se desenvolvem quatro semanas ou mais após a infecção inicial pelo SARS-CoV-2, sem explicação por um diagnóstico alternativo. Podem variar em intensidade, podendo melhorar, agravar-se ou se tornar recorrentes ao longo do tempo, inclusive evoluindo para eventos graves e potencialmente fatais meses ou até anos após a infecção.

Assinale a alternativa que indica as principais condições pós-covid em pacientes adultos.

2 Q869902 | Enfermagem, COVID19, Auxiliar de Serviços Básicos de Saúde, Prefeitura de Cordisburgo MG, FUNDEP, 2024

As doenças de transmissão respiratória, como a gripe e a Covid-19, podem ser evitadas tomando-se alguns cuidados.

Acerca dos cuidados para se evitar o adoecimento e a transmissão dessas doenças, analise as afirmativas a seguir.


I. Solicitar à população que mantenha ambientes arejados e realize a limpeza adequada das mãos.
II. Alertar a população sobre a necessidade de manter a residência livre de lixo e resíduos.
III. Orientar a população a beber água filtrada ou fervida e demais cuidados como saneamento básico.
IV. Auxiliar na vigilância de pessoas que possuem maior risco de adoecimento e de evolução para formas graves das doenças de transmissão respiratória.


Estão corretas as afirmativas

3 Q915202 | Enfermagem, COVID19, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Sento Sé BA, Asconprev, 2023

O SARS-CoV-2 é uma cepa identificada em 2019 que, infelizmente, tem algumas características genéticas que o tornam mais transmissível e capaz de causar quadros clínicos mais graves. Tal informação está relacionada a que tipo de doença conhecida? Assinale a alternativa correta.

4 Q883203 | Enfermagem, COVID19, Técnico em Vigilância Sanitária, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Algumas doenças possuem sintomas parecidos, como febre, dor de cabeça e dor no corpo; mas há diferenças que podem facilitar o diagnóstico. Sobre a COVID 19, a dengue e o H1N1, marque a alternativa CORRETA.

5 Q914548 | Enfermagem, COVID19, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Cabeceira Grande MG, FADENOR, 2023

A infecção pelo SARS-CoV-2 pode variar de casos assintomáticos e manifestações clínicas leves, até quadros moderados, graves e críticos. Por isso, é necessária a atenção especial aos sinais e sintomas que indicam piora do quadro clínico e exigem a hospitalização do paciente. De forma geral, os casos podem ser classificados em:

6 Q894872 | Enfermagem, COVID19, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

A infecção pelo SARS-CoV-2 pode variar de casos assintomáticos e manifestações clínicas leves, até quadros moderados, graves e críticos. Assinale a alternativa correta que caracteriza casos leves, segundo o Ministério da saúde:

7 Q896825 | Enfermagem, COVID19, Enfermagem, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Em dezembro de 2019, o mundo foi surpreendido pelo vírus SARS-CoV-2 (do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2). Nesse momento, ganharam notoriedade o trabalho complexo, as longas jornadas, os riscos de lesões e infecções e, ainda, a necessidade do cuidado da saúde mental de toda a equipe de enfermagem. Sobre o tema, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A readequação dos hospitais para o enfrentamento da pandemia encontrou sua maior dificuldade na contratação de profissionais qualificados, capazes de prestarem atendimento com qualidade e segurança, especialmente na UTI, que realiza atendimento de pacientes graves ou em risco, que necessitam de cuidados e assistência ininterruptos.
PORQUE
II. Quando se fala em assistência segura, o quantitativo adequado de profissionais está diretamente relacionado à melhor qualidade da assistência e ao cuidado efetivo, fatores que refletem significativamente na diminuição dos erros e mortalidade hospitalares.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

8 Q886780 | Enfermagem, COVID19, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

“O coronavírus causa uma doença chamada COVID—19. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade”. Esta é a escrita contida na Cartilha de Informações sobre o Coronavírus do Ministério da Saúde — MS — ctue divulga orientações sobre a doença que, conforme boletim oficial divulgado pelo próprio Ministério da Saúde em 29/04/2020 com dados até as 17h do mesmo dia, havia no Brasil 78.162 casos confirmados e 5.406 mortes. Um dos sintomas da doença causada pelo vírus e a frequência da sua manifestação, expostos no documento oficial elaborado pelo MS, está em uma das alternativas abaixo. A alternativa correta é:

9 Q886776 | Enfermagem, COVID19, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A COVID-19 tem como nome oficial: Síndrome Respiratória Aguda Grave pelo SARS-Cov-2. É uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 e, remetendo à área da saúde, se enquadram no grupo de risco que necessita de afastamento do serviço com recomendação de trabalho remoto os trabalhadores(as):

10 Q955391 | Enfermagem, COVID19, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Em pacientes idosos sobreviventes à infecção por COVID-19, foi frequentemente observada uma sequela chamada síndrome do pé caído (SPC) ou “pé em gota”, que consiste na disfunção que acomete os músculos dorsiflexores do pé.
Em relação ao tema, analise as afirmativas abaixo e avalie-as como falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) A flacidez da musculatura dorsiflexora dos pés leva muitas vezes o paciente a compensar sua postura, inclinando o corpo para frente.
( ) A SPC é difícil de diagnosticar por exame de marcha pois a passada de um paciente com este quadro tem a fase de balanço muito próxima ao correto, com o hálux tocando o chão antes do calcanhar.
( ) Muitos idosos adquiriram a SPC devido à atrofia e perda de tônus muscular por repouso excessivo na internação por COVID-19.
( ) A postura de um paciente típico de SPC nunca apresenta desvio relevante relacionado à síndrome.

As afirmativas são, respectivamente,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.