Questões de Concursos Cultura e identidade nacional

Resolva questões de Cultura e identidade nacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q943579 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2021

A escravidão das populações indígenas e negras no Brasil produziu a desintegração dos seus diversos universos religiosos de origem e, ao longo do processo de formação social brasileiro, ocorreu a assimilação de elementos fraturados das crenças ameríndias e africanas pelas tradições cristã e católica. E, por outro lado, houve também processos de assimilação ou sincretismo na criação de novas religiões produzidas a partir de crenças remanescentes indígenas e africanas misturadas com elementos do cristianismo. Para Ortiz (1999), o que ocorreu foi uma cristianização daquelas antigas religiões fraturadas em algumas crenças cultivadas por índios e negros escravizados e que resultaram, por exemplo, na Umbanda e no Candomblé.

ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro:

umbanda e sociedade brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1999.


Sobre essas religiões oriundas do sincretismo de crenças africanas, indígenas e europeias, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q950361 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

“O homem que agride mulher é aquele que levanta todo dia e sai para trabalhar. Frequenta grupos sociais corriqueiros, como reuniões de pais em escolas. Ele se veste e age de forma socialmente aceita. Só que, ao chegar em casa, comporta-se de forma violenta para manter a qualquer custo o posto de autoridade máxima”, declara a magistrada Teresa Cristina dos Santos. A juíza afirma que a violência contra a mulher é a única forma democrática de violência. Vítimas e agressores são encontrados em todos os segmentos da sociedade. Segundo pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, a despeito de a maioria ter entre 25 e 30 anos e baixa escolaridade, há agressores de todas as idades, condição financeira, nível de instrução e situação profissional. De acordo com a juíza Teresa Cristina, o enfrentamento da violência contra a mulher passa justamente por essa desmistificação de quem é o agressor. “Ao contrário dos crimes comuns, a violência contra a mulher é uma questão cultural”.

(Adriana Nogueira. “Violência contra a mulher vem do homem comum e pode atingir qualquer uma”. www.uol.com.br, 26.09.2017. Adaptado.)

A partir do texto, a violência contra a mulher na sociedade brasileira

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q937228 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, PPL, ENEM, INEP, 2023

Nos governos de Vargas e Perón, o esporte começou a ser visto como um importante elemento na relação entre o regime e a sociedade. Tal fato não deve ser entendido apenas como uma resposta à crescente popularidade do esporte. Ainda que crescente em seus governos, a massificação do esporte já havia ocorrido muito antes. Talvez a influência dos regimes de Mussolini e Hitler sobre os dois governantes latino-americanos possa apontar para um melhor entendimento dessa nova visão política, uma vez que ambos tiveram uma estreita ligação com o esporte e a sua utilização como propaganda política.

DRUMOND, M. Vargas, Perón e o esporte. Revista Estudos Históricos, n. 44, jul.-dez. 2009.

De acordo com o texto, o uso do esporte nos regimes políticos mencionados foi explorado com o objetivo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q937453 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

A corda puxada pelos devotos é, atualmente, um dos elementos mais característicos do Círio de Nazaré. Inserida na procissão de 1855, para que os devotos pudessem tirar a berlinda de um atoleiro, hoje ela perdeu seu significado prático original, embora seu aspecto simbólico de sacrifício e aproximação do sagrado tenha permanecido ao longo dos anos.

Círio de Nazaré. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 16 nov. 2021 (adaptado).


A reapropriação simbólica da corda apresentada no texto mostra como a festividade está marcada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q950564 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

Desde o final do século passado, os cientistas sociais vêm afirmando que as transformações globais têm levado a uma nova forma de sociedade, definida por sociedade em rede.

De acordo com as análises desse período, afirma-se que foram marcos importantes na emergência desse novo modelo de sociedade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q937121 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

A abertura dos portos brasileiros em 1808 inaugurou a possibilidade, para viajantes europeus de diversas nacionalidades, de percorrer áreas até então dificilmente acessíveis à sua curiosidade. Os relatos de inúmeras expedições, a maioria de caráter científico, foram publicados na Europa, para leitores ávidos de notícias sobre um Brasil até então desconhecido, terra cujos segredos haviam sido velados por uma Coroa portuguesa ciumenta e possessiva.

DUARTE, R. H. Olhares estrangeiros: viajantes no vale do Rio Mucuri. Revista Brasileira de História, n. 44, 2002 (adaptado).

Os relatos de viagens ao Brasil, publicados na Europa, contribuíram para a construção da identidade europeia na medida em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q947796 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Por herança social, se pode entender:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q951397 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Primeira Fase OAB, UEL, COPS UEL, 2018

A crescente contaminação ambiental pelas indústrias tem sido combatida com o desenvolvimento de novas técnicas de tratamento de efluentes tóxicos. O processo Fenton, conforme reação 1 a seguir, é um dos procedimentos utilizados no tratamento de efluentes orgânicos.

Reação 1: Fe2+(aq) + H2O2(aq) → Fe3+(aq) + OH(aq) + OH• (aq) k = 76 (mol L−1) −1 s−1

Na reação 1, há a formação de OH• (radical hidroxila) com potencial oxidante superior ao H2O2. Assim, a eficiência deste processo se dá pela produção de OH•, capaz de oxidar uma ampla variedade de compostos orgânicos gerando CO2, H2O e íons inorgânicos provenientes de heteroátomos. Além da reação 1, é possível ocorrer a reação 2, em que há a formação de HO2•, que, por sua vez, é um oxidante menos reativo que o OH•, diminuindo assim a eficiência do processo Fenton.

Reação 2: H2O2(aq) + OH• (aq) → HO2•(aq) + H2O(l) k = 2,7 x 107 (mol L−1) −1 s−1

Considerando as reações químicas envolvidas e os fatores que podem influenciar na eficiência do processo e com base nos conhecimentos sobre equilíbrio químico cinética química e eletroquímica, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q936394 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

A agenda escolar 2008 convida os alunos das escolas municipais do Recife à leitura mensal de trechos de poemas dos 12 artistas agraciados com estátuas desde 2005. Dessa maneira, esses alunos tiveram acesso, em cada mês do ano, a informações sobre as personalidades retratadas no papel e no espaço público, lendo e discutindo seus versos e visitando as esculturas instaladas estrategicamente no centro da cidade. Trata-se, em suma, de uma pedagogia do espaço público que repousa no reconhecimento de personalidades e lugares simbólicos para a cidade. De acordo com a prefeitura, o itinerário poético seria uma maneira de fazer reconhecer talentos que embelezam os postais recifenses, além de estreitar laços do cidadão com a cultura.
MACIEL, C. A. A.; BARBOSA, D. T. Democracia, espaços públicos e imagens simbólicas da cidade do Recife. In: CASTRO, I. E.; RODRIGUES, J. N.; RIBEIRO, R. W. (Org.). Espaços da democracia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013 (adaptado).
No texto, está descrita uma ação do poder público que coloca a paisagem como um fator capaz de contribuir para a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q936277 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Entenda a crise na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).

A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q679576 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“‘Ser ou não índio’ não diz respeito à identificação biológica e muito menos jurídica, mas a um autorreconhecimento da identidade étnica, que não é natural, e sim construída nos processos de sociabilidades ligados tanto às culturas indígenas como às estratégias sociais e políticas em contextos urbanos.”

BARROSO, Milena Fernandes. Rotas críticas das mulheres Sateré-Mawé no enfrentamento à violência doméstica: novos marcadores de gênero no contexto indígena. Manaus: EDUA, 2015, p.31.

Considerando o enunciado acima, assinale a opção que corresponde à correta definição da identidade étnica e social dos índios no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q903162 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

No livro Casa Grande & Senzala (2004), Gilberto Freyre, inspirado nos escritos de PittRivers, apresenta as influências deletérias decorrentes do sistema civilizador dos jesuítas, que mediou boa parte das relações entre portugueses e indígenas no Brasil. Sobre isso, qual das opções abaixo está CORRETA:

I. A concentração dos indígenas em grandes aldeias.
II. Segregação nas plantações.
III. Aumento da mortalidade infantil de indígenas devido às novas condições de vida.
IV. Aplicação de legislação penal europeia a supostos crimes de fornicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q907647 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 1


Eu gostaria de sugerir um modelo “narrativo” de subjetividade e constituição da identidade em lugar do modelo da “performatividade”. Meu ponto é que o modelo narrativo tem a virtude de explicar aquele “excedente de significado, criatividade e espontaneidade” que se diz acompanhar a iteração no modelo de performatividade, mas cujos mecanismos não podem ser efetivamente explicados pela performatividade.


BENHABIB, Seyla; SILVEIRA, Ana Claudia Lopes. Diferença sexual e
identidades coletivas: a nova constelação global. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 22, n. 4, p. 151, 2017.
No trecho acima, observa-se a crítica ao modelo baseado na performatividade, de Judith Butler, na definição das identidades. Essa crítica tem como contraponto o modelo narrativo que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q903160 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Nos estudos sobre o processo de formação social do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra Raízes do Brasil (1994), debate sobre nossa herança rural. Segundo o autor, qual das alternativas abaixo melhor reflete as características dessa herança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q891782 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

A história do contato das raças chamadas superiores com as consideradas inferiores é sempre a mesma. Os povos acostumados à vida dispersa e nômade, como os nativos do Brasil, sempre se degradam quando forçados à grande concentração e à sedentariedade absoluta.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. São Paulo: Global, 2006. (adaptado)


Sobre os indígenas, o texto apresentado expõe uma visão que consiste em indicar que esses nativos foram seres
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q903161 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Na obra Formação do Brasil contemporâneo: colônia (2000), Caio Prado Júnior defende que a população brasileira foi formada pela relação entre diferentes raças. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q936411 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Uma civilização é a entidade cultural mais ampla. As aldeias, as regiões, as etnias, as nacionalidades, os segmentos religiosos, todos têm culturas distintas em diferentes níveis de heterogeneidade cultural. A cultura de um vilarejo no sul da Itália pode ser diferente da de um vilarejo no norte da Itália, mas ambos compartilharam uma cultura italiana comum que os distingue de vilarejos alemães. As comunidades europeias, por sua vez, compartilharão aspectos culturais que as distinguem das comunidades chinesas ou hindus.
HUNTINGTON, S. P. O choque de civilizações. Rio de Janeiro: Objetiva,1997.
De acordo com esse entendimento, a civilização é uma construção cultural que se baseia na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q937557 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Primeiro Dia, ENEM, INEP

Opinião
Podem me prender
Podem me bater
Podem até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião.
Aqui do morro eu não saio não
Aqui do morro eu não saio não.
Se não tem água
Eu furo um poço
Se não tem carne
Eu compro um osso e ponho na sopa
E deixa andar, deixa andar...
Falem de mim
Quem quiserfalar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morreramanhã seu doutor,
Estou pertinho do céu

Zé Ketti.Opinião. Disponívelem: http:/www.mpbnet.com.br.
Acesso em: 28 abr.2010


Essa música fez parte de um importante espetáculo tea­tral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O pa­pel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse contexto, evidenciado pela letra de música citada, foi o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q907651 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Considerando o texto anterior, a imposição de classificações e critérios da cultura do pesquisador na análise de outra sociedade ou cultura revela uma prática
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q911615 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Assistente Social, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre o multiculturalismo, analise os itens a seguir:

I. O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas.

II. O multiculturalismo também pode ser chamado de pluralismo cultural, é um conceito da sociologia aplicado aos estudos em ciências sociais. A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam interligados, em função do contato que as culturas têm entre si.

III. O Multiculturalismo no Brasil é diretamente associado ao processo migratório desde a chegada dos portugueses em 1500. O Brasil se desenvolveu a partir de uma construção social entre os portugueses (europeus), os indígenas (povos originários) e os negros sequestrados e escravizados (de diversos territórios africanos).

IV. O respeito ao culto de diferentes religiões é um exemplo de multiculturalismo na nossa sociedade. Em lugares em que convivam de forma amistosa membros do candomblé, fiéis de igrejas evangélicas, seguidores do catolicismo, ateus, budistas, entre outras crenças, é um ambiente multicultural.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.