Questões de Concursos: Culturas

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Culturas. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q847278 | Engenharia Agronômica, Culturas, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Engenheiro Ambiental, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Algumas das recomendações para a saúde da lavoura de milho incluem utilizar cultivares resistentes, sementes de boa qualidade e não tratadas com fungicidas e rotação com culturas suscetíveis a pragas.

II. Para a adoção do manejo integrado de pragas são dispensáveis os monitoramentos com amostragens periódicas da lavoura, pois esses parâmetros possuem pouca relevância na determinação da necessidade ou não de controle.

Marque a alternativa CORRETA:

2 Q847050 | Engenharia Agronômica, Culturas, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Engenheiro Ambiental, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na cultura do milho, as doenças podem ocorrer em todas as fases do desenvolvimento da planta, apresentando maior intensidade antes do florescimento e sendo praticamente inexistentes após. O amadurecimento do milho faz a planta produzir uma série de hormônios que impedem a propagação de doenças de qualquer tipo.

II. As recomendações para a saúde da lavoura de milho incluem a rotação de cultivares; o manejo adequado da lavoura, a adubação equilibrada (N e K), a população adequada de plantas, o controle de pragas e de invasoras e a colheita na época correta.

Marque a alternativa CORRETA:

3 Q837250 | Engenharia Agronômica, Culturas, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Engenharia Agronômica, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o item a seguir, acerca das técnicas de cultivos de grandes culturas e de espécies frutíferas, da melhoria da produtividade agrícola e da tecnologia de sementes.

O rendimento de grãos da cultura do milho aumenta com a densidade de plantio, devido ao aumento do número de espigas por planta e do tamanho das espigas.

4 Q959517 | Engenharia Agronômica (Agronomia), Culturas, Área 3, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A cercosporiose do milho, causada por Cercospora zeae-maydis e Cercospora sorghi f. sp. maydis, é uma doença que ocorre em quase todas as regiões do Brasil. Os sintomas foliares dessa doença aparecem inicialmente em forma de minúsculas lesões irregulares e cloróticas que se alongam e alteram a coloração para cinza, posteriormente, e são limitadas pelas nervuras secundárias e com formato tipicamente retangular. O início da doença ocorre normalmente quando a planta de milho está no estádio de oito a dez folhas, principalmente nas folhas baixeiras, podendo atingir as folhas superiores rapidamente, caso as condições sejam favoráveis. Com o progresso da doença, as lesões coalescem e se reduz a área foliar fotossinteticamente ativa, o que geralmente causa a queda da produtividade de grãos.

Com relação ao assunto do texto anterior, julgue o item seguinte.

Folha pinada é a denominação dada à folha composta cuja nervura central forma um eixo alongado no qual se inserem os folíolos.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.