Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento

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1Q325094 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista, MPE RO, FUNCAB

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), marque a resposta INCORRETA:

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2Q320863 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando-se o currículo como práxis, é correto afirmar que ele
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3Q319461 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

Inês Barbosa de Oliveira afirma que pensar alternativas curriculares como uma possibilidade de contribuição para a emancipação social traz em si dois pressupostos. Um deles refere-se à definição de currículo. Para a autora, adepta de uma visão pós-estruturalista, o currículo deve ser compreendido como criação:
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4Q328355 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Administrador de Processos e Operações, IFRN, FUNCERN

Um dos pressupostos norteadores do currículo para a educação de jovens e adultos integrada à educação profissional técnica de nível médio é a formação integral do educando. Esse pressuposto refere-se à

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5Q322814 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

Os primeiros jesuítas, quando aqui chegaram, estavam orientados pelo espírito da Contrarreforma, e o projeto educacional que buscaram implantar era fortemente influenciado pela Ratio Studiorum, que expressava um rígido código de conduta, ideias e princípios que deveriam orientar o ensino. Esse modelo jesuíta apresenta, entre suas principais características,
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6Q320326 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando o currículo como a cultura da escola, assinale a opção correta.
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7Q319808 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Considere que um livro didático mostrasse a figura de uma mulher negra vinculada ao trabalho doméstico em casa de terceiros. Essa situação hipotética exemplificaria, em relação ao currículo, a dimensão

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8Q326987 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em uma reunião de planejamento curricular:

“O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas áreas de conhecimento.”

De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que melhor explica o argumento utilizado pela professora.

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9Q321882 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Eles envolvem, predominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

Trata-se do chamado currículo

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10Q319682 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“André e Pedro são professores de História e estão elaborando o programa curricular das séries para as quais irão lecionar. Enquanto André se dedica a pensar ‘como’ vai ensinar a lista de conteúdos que elencou, Pedro o interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tal conteúdo e não outro.”

Sobre as possíveis concepções acerca do currículo escolar dos dois professores, analise as afirmativas a seguir.

I. André se aproxima mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis.

II. Pedro se aproxima mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.

III. André e Pedro traduzem concepção próxima às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar.

Está correto somente o que se afirma em:

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11Q327152 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Uma escola pública de atendimento ao primeiro segmento do Ensino Fundamental, localizada em um centro urbano, inclui em seu planejamento anual a discussão sobre a constituição histórica da favela em que está situada. Uma das atividades previstas é um encontro com moradores antigos do local, a maioria avós de alunos, que viveram o processo de constituição local. Essa proposta, no âmbito do currículo:
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12Q327082 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Um currículo acessível para todos possibilita desenvolvimento e aprendizagem aos alunos e alunas a todo o momento. Considerando essa posição teórica, alicerçada nas ideias de Vigotsky, assinale a opção correta.
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13Q327283 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Sobre o currículo é INCORRETO afirmar que:

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14Q324286 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Em relação à organização curricular, o fato de não se valorizar como prioridades, a pluralidade cultural encontrada em sala de aula
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15Q325274 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Novas Tecnologias, IFRN, FUNCERN

Sobre o exercício da tutoria no processo de mediação pedagógica a distância, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I No cenário da Educação a Distância, o papel do tutor restringe-se aos limites conceituais impostos na sua nomenclatura, já que ele, em sua missão precípua, é apenas um motivador dos estudos.

II A diferença entre o docente e o tutor é institucional, o que leva a consequências pedagógicas importantes, pois as intervenções do tutor, na educação a distância, são demarcadas em um quadro institucional diferente.

III Cabe ao tutor promover recompensas positivas aos seus aprendizes, tal como nos modelos de educação baseados na meritocracia, incentivando o espírito competitivo e dinâmico dos estudantes.

IV Um processo de mediação pedagógica eficaz em EaD depende, entre outros aspectos, da capacidade articuladora do professor tutor dos meios tecnológicos numa perspectiva criativa e instigadora.

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16Q325424 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEE SP, FCC

Currículo pode ser entendido como a referência básica para que se possa

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17Q319966 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Leia o fragmento a seguir.

“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”

Para a organização do currículo por competências é necessário

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18Q322743 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Em uma reunião pedagógica os professores do ensino fundamental estavam elaborando os planejamentos para o ano seguinte. Ao ver que muitos deles se dedicavam a escrever listas de conteúdos, a coordenadora pedagógica propôs que eles trocassem a questão ‘quais conteúdos devemos trabalhar’ para ‘quais competências devemos desenvolver’, ao planejarem.”

Para trabalhar em uma organização curricular por competências, é necessário:

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19Q324388 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

O Brasil é uma nação miscigenada e ainda muito preconceituosa; sendo assim, é inadmissível que os currículos escolares brasileiros
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20Q323385 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo

I. envolve elementos culturais.

II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos.

III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

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