Início Questões de Concursos Currículo e Diversidade Resolva questões de Currículo e Diversidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Currículo e Diversidade Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q909361 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024Dentro do contexto de adaptação curricular, qual é uma estratégia eficaz para estudantes com dificuldades de mobilidade? ✂️ a) Eliminação completa de atividades físicas do currículo. ✂️ b) Adaptação das atividades físicas para serem acessíveis e inclusivas. ✂️ c) Uso de atividades competitivas para incentivar a participação. ✂️ d) Restrição do estudante a atividades sedentárias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q907280 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024De acordo com o Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte (2018), os pressupostos do trabalho pedagógico orientam que as práticas culturais selecionadas pelos professores, para serem vividas pelos estudantes no cotidiano da escola, devem ser acolhedoras em suas diversidades e promotoras do desenvolvimento de um(a) ✂️ a) postura ética de solidariedade e justiça, que possibilite aos estudantes interagir e trabalhar com a diversidade de pessoas e de relações que caracterizam a comunidade humana em situação de vulnerabilidade, enquanto se posicionam contra a desigualdade, a discriminação e a injustiça. ✂️ b) senso crítico e consciente dos diferentes papéis sociais desempenhados pelas pessoas nas diferentes interações que mantêm entre si, com o mercado de trabalho e com as relações de produção cultural e econômica. ✂️ c) pensar criativo e autônomo, a partir do qual cada estudante aprenda a investigar, opinar e considerar a opinião dos colegas e de outros atores sociais sobre um acontecimento, uma ideia, uma hipótese, uma tecnologia ou um conflito. ✂️ d) sensibilidade voltada ao ato criador desconexo das realidades sociais e para a construção de respostas singulares dos estudantes aos problemas daqueles mais suscetíveis às desigualdades ocasionadas pelos diferentes meios de produção. ✂️ e) comportamento ético e estético direcionado à valorização da vida, da dignidade, dos valores humanos e da essência criativa advinda do campo das ciências humanas e da espiritualidade proporcionada pelo ensino religioso na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q898741 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024Uma escola situada no semiárido brasileiro decidiu reformular seu currículo para valorizar a realidade local dos estudantes, incluindo práticas que envolvem conhecimentos regionais e tradições culturais. No entanto, alguns professores acreditam que isso pode comprometer a formação dos alunos para competir no mercado de trabalho, devido à falta de enfoque em conhecimentos globais. Considerando a proposta de um currículo contextualizado, qual seria a abordagem mais adequada para essa situação? ✂️ a) A escola deve reduzir o espaço para saberes locais, mantendo o currículo tradicional focado nos conteúdos nacionais e globais. ✂️ b) A escola deve focar apenas nos saberes locais, adaptando todo o conteúdo à realidade do semiárido, para não afastar os alunos de seu contexto. ✂️ c) A escola deve focar principalmente nos saberes globais, pois esses são exigidos no mercado de trabalho. ✂️ d) A escola deve integrar saberes locais e globais, equilibrando ambos para formar cidadãos preparados para o mercado e para a realidade local. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q896844 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024A seção intitulada A Educação Infantil como Espaço de Diversidade do Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) aborda uma temática recente que requer maior aprofundamento para a compreensão dessa nova realidade. O documento refere-se à inclusão de crianças: ✂️ a) do campo. ✂️ b) indígenas. ✂️ c) afrodescendentes. ✂️ d) com deficiência. ✂️ e) imigrantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q989930 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Em relação às adaptações curriculares para alunos com deficiência, analise as alternativas e assinale a CORRETA. ✂️ a) Adaptações curriculares visam apenas facilitar a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, não sendo aplicáveis a outras formas de deficiência; ✂️ b) A principal função das adaptações curriculares é simplificar o conteúdo, tornando-o mais acessível, sem considerar a complexidade do aprendizado do aluno; ✂️ c) Adaptações curriculares podem incluir ações como a modificação de estratégias de ensino, materiais didáticos e avaliações, buscando atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência; ✂️ d) As adaptações curriculares são restritas a alterações no ambiente físico da escola, não abrangendo ajustes no conteúdo programático; ✂️ e) A aplicação de adaptações curriculares é desnecessária para alunos com deficiência, uma vez que as escolas já oferecem recursos especializados suficientes para atender suas demandas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q954801 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025As propostas pedagógicas para a Educação Infantil de crianças pertencentes a populações rurais devem contemplar a (o): I. planejamento de atividades que explorem a relação das crianças com o território e as práticas culturais locais. II. adaptação do cronograma escolar às necessidades da comunidade, como períodos de colheita ou pesca.IV. disponibilização de materiais lúdicos que valorizem as especificidades ambientais da comunidade local. V. uniformização do ensino a padrões nacionais, independentemente das especificidades culturais. Está CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) III, IV e V apenas. ✂️ b) I, II e III apenas. ✂️ c) I, II e IV apenas. ✂️ d) I, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q954802 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025Leia a situação hipotética abaixo. João é uma criança de cinco anos, que tem sido alvo de apelidos depreciativos por parte de seus colegas devido às condições de sua vestimenta e por sua família viver da pesca artesanal. Essas ofensas verbais geraram em João comportamentos retraídos e uma queda significativa em sua participação nas atividades escolares. Diante dessa situação, para combater as práticas de bullying entre as crianças, é necessário: ✂️ a) implementar um sistema de recompensas para as crianças que evitarem comportamentos inadequados, focando na criação de competição positiva entre os colegas ✂️ b) separar João dos demais alunos durante as atividades escolares, garantindo sua proteção e evitando novas interações que possam gerar conflitos. ✂️ c) adotar uma abordagem de vigilância constante sobre o comportamento das crianças, reduzindo interações não supervisionadas. ✂️ d) criar momentos regulares para que os alunos compartilhem sentimentos e experiências, promovendo a escuta ativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q909361 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024Dentro do contexto de adaptação curricular, qual é uma estratégia eficaz para estudantes com dificuldades de mobilidade? ✂️ a) Eliminação completa de atividades físicas do currículo. ✂️ b) Adaptação das atividades físicas para serem acessíveis e inclusivas. ✂️ c) Uso de atividades competitivas para incentivar a participação. ✂️ d) Restrição do estudante a atividades sedentárias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q907280 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024De acordo com o Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte (2018), os pressupostos do trabalho pedagógico orientam que as práticas culturais selecionadas pelos professores, para serem vividas pelos estudantes no cotidiano da escola, devem ser acolhedoras em suas diversidades e promotoras do desenvolvimento de um(a) ✂️ a) postura ética de solidariedade e justiça, que possibilite aos estudantes interagir e trabalhar com a diversidade de pessoas e de relações que caracterizam a comunidade humana em situação de vulnerabilidade, enquanto se posicionam contra a desigualdade, a discriminação e a injustiça. ✂️ b) senso crítico e consciente dos diferentes papéis sociais desempenhados pelas pessoas nas diferentes interações que mantêm entre si, com o mercado de trabalho e com as relações de produção cultural e econômica. ✂️ c) pensar criativo e autônomo, a partir do qual cada estudante aprenda a investigar, opinar e considerar a opinião dos colegas e de outros atores sociais sobre um acontecimento, uma ideia, uma hipótese, uma tecnologia ou um conflito. ✂️ d) sensibilidade voltada ao ato criador desconexo das realidades sociais e para a construção de respostas singulares dos estudantes aos problemas daqueles mais suscetíveis às desigualdades ocasionadas pelos diferentes meios de produção. ✂️ e) comportamento ético e estético direcionado à valorização da vida, da dignidade, dos valores humanos e da essência criativa advinda do campo das ciências humanas e da espiritualidade proporcionada pelo ensino religioso na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q898741 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024Uma escola situada no semiárido brasileiro decidiu reformular seu currículo para valorizar a realidade local dos estudantes, incluindo práticas que envolvem conhecimentos regionais e tradições culturais. No entanto, alguns professores acreditam que isso pode comprometer a formação dos alunos para competir no mercado de trabalho, devido à falta de enfoque em conhecimentos globais. Considerando a proposta de um currículo contextualizado, qual seria a abordagem mais adequada para essa situação? ✂️ a) A escola deve reduzir o espaço para saberes locais, mantendo o currículo tradicional focado nos conteúdos nacionais e globais. ✂️ b) A escola deve focar apenas nos saberes locais, adaptando todo o conteúdo à realidade do semiárido, para não afastar os alunos de seu contexto. ✂️ c) A escola deve focar principalmente nos saberes globais, pois esses são exigidos no mercado de trabalho. ✂️ d) A escola deve integrar saberes locais e globais, equilibrando ambos para formar cidadãos preparados para o mercado e para a realidade local. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q896844 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024A seção intitulada A Educação Infantil como Espaço de Diversidade do Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) aborda uma temática recente que requer maior aprofundamento para a compreensão dessa nova realidade. O documento refere-se à inclusão de crianças: ✂️ a) do campo. ✂️ b) indígenas. ✂️ c) afrodescendentes. ✂️ d) com deficiência. ✂️ e) imigrantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q989930 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Em relação às adaptações curriculares para alunos com deficiência, analise as alternativas e assinale a CORRETA. ✂️ a) Adaptações curriculares visam apenas facilitar a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, não sendo aplicáveis a outras formas de deficiência; ✂️ b) A principal função das adaptações curriculares é simplificar o conteúdo, tornando-o mais acessível, sem considerar a complexidade do aprendizado do aluno; ✂️ c) Adaptações curriculares podem incluir ações como a modificação de estratégias de ensino, materiais didáticos e avaliações, buscando atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência; ✂️ d) As adaptações curriculares são restritas a alterações no ambiente físico da escola, não abrangendo ajustes no conteúdo programático; ✂️ e) A aplicação de adaptações curriculares é desnecessária para alunos com deficiência, uma vez que as escolas já oferecem recursos especializados suficientes para atender suas demandas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q954801 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025As propostas pedagógicas para a Educação Infantil de crianças pertencentes a populações rurais devem contemplar a (o): I. planejamento de atividades que explorem a relação das crianças com o território e as práticas culturais locais. II. adaptação do cronograma escolar às necessidades da comunidade, como períodos de colheita ou pesca.IV. disponibilização de materiais lúdicos que valorizem as especificidades ambientais da comunidade local. V. uniformização do ensino a padrões nacionais, independentemente das especificidades culturais. Está CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) III, IV e V apenas. ✂️ b) I, II e III apenas. ✂️ c) I, II e IV apenas. ✂️ d) I, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q954802 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025Leia a situação hipotética abaixo. João é uma criança de cinco anos, que tem sido alvo de apelidos depreciativos por parte de seus colegas devido às condições de sua vestimenta e por sua família viver da pesca artesanal. Essas ofensas verbais geraram em João comportamentos retraídos e uma queda significativa em sua participação nas atividades escolares. Diante dessa situação, para combater as práticas de bullying entre as crianças, é necessário: ✂️ a) implementar um sistema de recompensas para as crianças que evitarem comportamentos inadequados, focando na criação de competição positiva entre os colegas ✂️ b) separar João dos demais alunos durante as atividades escolares, garantindo sua proteção e evitando novas interações que possam gerar conflitos. ✂️ c) adotar uma abordagem de vigilância constante sobre o comportamento das crianças, reduzindo interações não supervisionadas. ✂️ d) criar momentos regulares para que os alunos compartilhem sentimentos e experiências, promovendo a escuta ativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro