Questões de Concursos Currículo planejamento

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1Q908853 | Pedagogia, Currículo planejamento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

As metodologias ativas têm como objetivo desenvolver nos alunos a(o):

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2Q897334 | Pedagogia, Currículo planejamento, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

De acordo com Zabala (2014), existem duas proposições acerca das diversas formas de organizar os conteúdos que, apesar de pontos coincidentes, partem de suposições e referenciais diferentes. São elas: propostas disciplinares e métodos globalizados. Fonte: Zabala, Antoni. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]; traduação: Ernani F. da F. Rosa; revisão técnica: Nalú Farenzana. - Porto alegre: Penso, 2014.

Sendo assim, é CORRETO afirmar que, nos métodos globalizados:
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3Q906813 | Pedagogia, Currículo planejamento, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, observa-se que “para cada uma das áreas e para cada um dos temas referidos há um documento específico que parte de uma análise do ensino da área ou do tema, de sua importância na formação do aluno do ensino fundamental”. Em função disso, é apresentada uma proposta detalhada em relação aos aspectos descritos abaixo, exceto:

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4Q907223 | Pedagogia, Currículo planejamento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Fava (2014), “significa, etimologicamente, o estudo dos caminhos, dos instrumentos utilizados para os processos de ensino-aprendizagem, os quais respondem sobre como fazê-los de forma eficiente e eficaz”. O trecho refere-se à:

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5Q895026 | Pedagogia, Currículo planejamento, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Um professor de uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública percebeu que muitos de seus alunos apresentavam dificuldade em executar as tarefas passadas a eles sobre um determinado conteúdo. Para compreender melhor as dificuldades percebidas nos discentes, o professor passou a observar de perto cada um dos alunos enquanto faziam as atividades. Ele ia de carteira em carteira e procurava dialogar com seus alunos sobre as estratégias que estes usavam para realizar as atividades e sobre suas dificuldades. A partir destas ações o professor traçou estratégias de intervenção junto aos alunos para que estes conseguissem superar suas dificuldades e aprender o conteúdo.

A partir do exposto e refletindo sobre a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que(,)
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6Q907586 | Pedagogia, Currículo planejamento, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

Para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça de modo mais organizado faz-se necessário, classificar os objetivos de acordo com os seus propósitos e abrangência, se são mais amplos, denominados objetivos gerais e se são destinados a determinados fins com relação aos alunos, chamados de objetivos específicos. São características dos objetivos gerais:

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7Q899162 | Pedagogia, Currículo planejamento, Pedagogo, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

A teoria da complexidade proposta por Edgar Morin (2000) assinala a importância da visão integral da totalidade para o desenvolvimento dos saberes necessários para a educação do século XXI. Nesse sentido, torna-se pertinente a investigação de novos ângulos e concepções teóricas sobre um objeto de conhecimento, conectando saberes, visíveis e invisíveis, à perspectiva do pensador, que mobiliza uma compreensão total, e não fragmentada. Na etapa do ensino médio, é essencial que os estudantes se apropriem dos conhecimentos de maneira integral, colocando em prática o diálogo entre as teorias e os conceitos apresentados. Dessa forma, diferentes áreas e disciplinas passam a fazer sentido aos estudantes, que podem aplicá-los em suas vidas, a partir do que lhes foi apresentado durante a educação básica. Considerando o exposto, é possível inferir que o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná relaciona a promoção de um planejamento curricular pautado por ações pedagógicas na:
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8Q909764 | Pedagogia, Currículo planejamento, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O Currículo da Educação Infantil, tendo como pressuposto a criança como centro do planejamento curricular, é concebido como:

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9Q896845 | Pedagogia, Currículo planejamento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) compreende o planejamento como um(a):
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10Q911260 | Pedagogia, Currículo planejamento, Orientador Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

No que se refere ao currículo e planejamento da ação pedagógica e currículo adaptado, analise as afirmativas a seguir:
I. O currículo deveria ser adaptado às necessidades das crianças com necessidades educativas especiais; e as escolas deveriam, portanto, prover oportunidades curriculares que sejam apropriadas a criança com habilidades e interesses diferentes. II. As crianças com necessidades educativas especiais deveriam receber apoio instrucional adicional no contexto do currículo regular, e não de um currículo diferente. III. As tecnologias assistivas deveriam ser usadas, quando necessário, para aprimorar a implementação do currículo adaptado da escola, contribuindo na comunicação, mobilidade e aprendizagem das crianças com necessidades educativas especiais. IV. Uma gestão escolar bem-sucedida depende do envolvimento ativo de professores, orientadores e supervisores num projeto de cooperação efetiva e de trabalho interdisciplinar para que as crianças com necessidades educativas especiais possam ter garantido seu direito de aprender. V. As crianças com necessidades educativas especiais devem ter acesso à escola regular, a partir de uma proposta curricular baseada na pedagogia centrada na criança, oportunizando atingir e manter um nível qualitativo de aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA.
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