Questões de Concursos Dança

Resolva questões de Dança comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q351878 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Vivemos em um mundo repleto de diversidades e a dança está sempre presente em todos os meios não só como uma simples manifestação artística, mas como uma atividade inerente à natureza do homem. A dança sempre foi uma linguagem privilegiada pelos povos, podendo estar presente no lazer (samba, rock, dance music), na religião (candomblé, rituais das tribos indígenas, templos religiosos) ou nas danças regionais (quadrilha, cirandas, frevo, maracatu). Essas manifestações sociais que fazem parte de todas as comunidades, sem distinção de idade, tamanho ou habilidade corporal, permitem, principalmente, um aprendizado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q352379 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A dança, durante muito tempo, só era considerada arte quando representava movimentos e passos já criados por alguém para serem reproduzidos. Somente depois de 1960, atividades espontâneas, sem preparar ou pensar previamente nos resultados, foram tratadas como formas legítimas de expressões artísticas. O professor, em atividades coletivas de dança, pode dar ao seu aluno a oportunidade de experimentar livremente a plasticidade do seu corpo, explorando as potencialidades motoras e expressivas através da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q351479 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Em 1970, a diretora, coreógrafa e dançarina brasileira Lia Robalto criou diversas coreografias em espaços alternativos, ou seja, lugares que não fossem um palco tradicional, com o objetivo de estimular na platéia reações ou atitudes diferentes como contestação, celebração ou brincadeira. Essa dança foi chamada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q352004 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na linguagem específica da dança, considerando os processos de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q916746 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Ao tratar das danças tradicionais gaúchas, Côrtes e Lessa (1955, p. 22) expõem que “Se, ao dançar, o dançarino desloca seus pés de um lado para outro, ele está executando ‘passos’. Se tais movimentos são efetuados no mesmo lugar sem que o dançarino avance nem recue, trata-se de ‘marcações’ de passos”. Nesse sentido, pensando sobre as danças do antigo fandango, somente o homem “sapateia”, pois a mulher se limita a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q909634 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Jacqueline Robinson (1978), traz a pluralidade da dança no mundo contemporâneo. Nesse sentido, coloque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) De acordo com Strazzacappa (2001), atualmente, as possibilidades foram ampliadas, porque o ser humano sempre se reinventa e outras formas de danças aparecem.

( ) Numa tentativa de atualizar esta árvore, não é possível acrescentar muitas outras danças: Algumas danças populares brasileiras, como o forró, o samba, a lambada e recentemente o axé, só conquistaram os espaços dos cursos de dança de salão ao lado das imortais valsa, tango e bolero.

( ) As danças provenientes de regiões e países específicos, como a dança do ventre, a dança flamenca, o sapateado americano e irlandês (tão em voga atualmente) e as danças de rua (ou street dance), não devem ser introduzidas como um galho que se inicia nas expressões culturais (folclóricas).

( ) As danças de rua tiveram origem nos guetos negros norte-americanos, como forma de protesto, e ganharam adeptos no mundo todo. Como o rap, o funk e o break, muitas dessas danças já saíram das ruas e invadiram as academias e palcos teatrais e escolas.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q906279 | Educação Física, Dança, Educação Física, SEEDPR, Consulplan, 2024

As danças de salão são uma forma de dança realizada em pares, caracterizadas por estilos que variam em termos de ritmo, técnica e expressividade. Um desses estilos se destaca pela sua dramaticidade. Originado na Argentina e no Uruguai, é tanto uma dança social quanto uma expressão cultural significativa. Os casais executam coreografias complexas, cheias de expressividade, valorizando a emoção e a sensualidade. Qual o nome desse estilo de dança de salão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q906285 | Educação Física, Dança, Educação Física, SEEDPR, Consulplan, 2024

O samba de Gafieira é uma vertente do samba que se desenvolveu no Rio de Janeiro e é uma das mais conhecidas danças de salão do Brasil. Sobre o samba de Gafieira, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q909632 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Nos aspectos que compõem a diversidade cultural do Brasil e suas regiões, a dança é um elemento essencial para ser trabalhada nas aulas de educação física e, consequentemente, sensibilizar os estudantes para a pluralidade cultural do Brasil. Nesse sentido, relacione a primeira coluna (dança) com a segunda (sua respectiva região).

a- Carimbó

b- Chula

c- Catira

d- Frevo

e- Caxambu

( ) Região Sul

( ) Região Sudeste

( ) Região Nordeste

( ) Região Norte

( ) Região Centro Oeste

A sequência correta que liga a dança à sua região é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q955306 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Sobre o balé clássico é correto afirmar:

I - Esse gênero de dança treinava os corpos e mantinha através dos bailarinos tecnicamente perfeitos a visão de corpos intocáveis e portanto puros.
II - O balé clássico contava com a aceitação tanto da política quanto da religião predominante na época pois os movimentos e os enredos clássicos juntamente com a exigência técnica demonstravam possível controle de corpo mecânico.
III - Durante mais de 200 anos o balé clássico manteve sua predominância, refletindo o lento progresso da dança e dos estudos do corpo.
IV - Ao longo da história as ninfas e princesas representadas pelas bailarinas nos palcos eram vistas como verdadeiras deusas do movimento já que seus corpos eram a real representação da perfeição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q902444 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A dança nas aulas de educação física é um valioso instrumento pedagógico para os professores, porque proporciona comunicação, expressa sentimentos, além de proporcionar ao aluno conhecer a si próprio e ao outro, a criar e recriar coreografias, saber improvisar, fazendo com que perceba a dança como parte da formação cidadã. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q916745 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

De acordo com Oliven (2006), em sua obra nomeada “A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-nação”, as danças tradicionais gaúchas originaram-se das antigas danças brasileiras e daquelas trazidas pelos imigrantes. Estas danças aqui se “agaucharam”, e, segundo o autor, foram marcadas por duas, das principais características da alma do gaúcho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q916743 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Aventurando-se no desafio de elaborar o “Manual de danças gaúchas” (1955), Côrtes e Lessa discorrem que, no campo das danças, a mais típica representação tradicional do Rio Grande do Sul caracteriza-se por uma série de cantigas entremeiadas de sapateado e é chamada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q916750 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Os passos, na dança, são geralmente iniciados com o pé esquerdo, pelo homem, e com o pé direito, pela mulher, segundo Côrtes e Lessa (1955). Elencando passos das tradicionais danças gauchescas, os autores abordam: passos-de-marcha; passos-duplos-de-marcha; passo-de-juntar; passo-de-valsa; passo-de-rancheira; passo-de-recuo; entre outros. Sobre este último, o passo-de-recuo, pressupondo-se que os pés, inicialmente, estejam juntos, trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q906881 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A prática da dança proporciona uma compreensão e uma aprendizagem que só podem ser alcançadas por meio da experiência corporal direta, que é inerente à própria atividade da dança. O ensino de dança na escola não deve fixar-se na formação de futuros bailarinos, mas se relacionar imediatamente com a vida dos alunos, como parte integrante da educação dos indivíduos. Deve ajudá-los a tomar consciência de suas potencialidades, aumentando sua capacidade de resposta e sua habilidade para se comunicarem.

Adaptado de HERNANDÉZ, M.M.S.; MORANDI, C.S.D.F. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2005.

Qual é a ênfase dada pelo texto ao papel do ensino de dança na escola?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q916749 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Dentre um amplo conjunto de danças gauchescas elencadas por Côrtes e Lessa (1955) e reafirmadas por Ourique (2010), existe aquela de origem primitiva e universal, com características das contra-danças, em que os dançarinos executam as evoluções em torno de um mastro de aproximadamente 3 m de altura, chamada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q916742 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Organizada por Alexandre Ourique (2010), a obra “Danças Tradicionais Gaúchas” relata que, no contexto das danças gauchescas, o sapateio é executado pelos homens e engloba o chamado “bate pé”, que consiste em sapatear com toda a planta do pé no solo, geralmente alternando as batidas no solo com um pé e outro. Segundo o autor, é assim que os peões vão formando sapateados através das bases que possuem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q955320 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Em relação ao jogo da improvisação na dança, podemos afirmar o seguinte:

I - Na dança, o jogo cria um espaço para a livre criação corporal, permitindo uma infinidade de combinações que surgem espontaneamente, ampliando o repertório expressivo em busca de uma construção poética.
II - Embora tenha regras, o jogo incorpora o acaso em sua estrutura, funcionando como um sistema dinâmico e não linear, ou seja, seu comportamento não se desenvolve de maneira linear ao longo do tempo.
III - Os jogos, sejam aqueles originados de brincadeiras infantis, danças, ou estímulos teatrais e simbólicos para a improvisação, aliados aos estudos labanianos, são eficazes para manter as particularidades expressivas e as linguagens corporais desenvolvidas por aqueles que dançam, enriquecendo o processo criativo em sua diversidade.
IV - O jogo abrange elementos que vão desde a simplicidade da brincadeira e do riso até os desafios, a angústia e a seriedade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q916751 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

No contexto das danças gauchescas, os pés desempenham importante papel nos sapateados. Os pés são compostos por vários ossos articulados, formando as articulações subtalar, tarsometatarsais, intermetatarsais, metatarsofalângicas e interfalângicas. São ossos presentes nos pés:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q955310 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Rudolf Laban ofereceu aos dançarinos e a muitos outros profissionais a oportunidade de explorar detalhadamente cada movimento e ajustá-lo conforme suas intenções. Entre as diversas pesquisas e teorias que ele desenvolveu, destacam-se a "Corêutica" e a "Eucinética," No que consiste cada uma dessas abordagens:

I - "Corêutica" é o estudo do movimento no espaço tanto do corpo humano realizando uma ação claramente perceptível como do corpo aparentemente parado.
II - A "Corêutica" é composta pela kinesfera, pelos diferentes níveis, pelas tensões espaciais, pelas progressões, pelas formas, pelas projeções, pelas dimensões, pelos planos, pela direção, pelo volume e pelas escalas de movimento.
III - A "Corêutica" é o estudo qualitativo do movimento, ou seja, o estudo da maneira como o movimento se estrutura no próprio corpo a partir de elementos como peso, espaço, fluência e tempo.
IV - A Eucinética é o estudo qualitativo do movimento, ou seja, o estudo da maneira como o movimento se estrutura no próprio corpo a partir de elementos como peso, espaço, fluência e tempo.
V - Tanto a "Corêutica" quanto a Eucinética ajudam o dançarino a compreender seus movimentos e manipulá-los em função da expressividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.