Questões de Concurso Dentes Permanentes

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q891683 | Odontologia, Dentes Permanentes, Auxiliar de Prótese Dentária, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Os dentes são estruturas essenciais no processo de digestão. São eles os responsáveis por cortar e amassar os alimentos, facilitando a ação de enzimas. Sem eles, alimentos sólidos não seriam ingeridos com eficiência. A dentição é dividida em decídua e permanente. Assinale a alternativa correta com relação ao número total de dentes de ambas as respectivas dentições.

2 Q905179 | Odontologia, Dentes Permanentes, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Em relação aos traumatismos dentoalveolares, analise as proposições a seguir:


I- A avulsão total do dente de seu alvéolo apesar de grave não configura a situação de trauma de pior prognóstico, pois mantém em condições aceitáveis a saúde pulpar e periodontal caso não ocorra fratura alveolar e obedeça a condições como reposicionamento imediato após o trauma sem que haja manipulação desnecessária como lavagem prévia e contato com a raiz, seguido de atendimento odontológico em até 48 horas.


II- A intrusão traumática de dentes indica que o alvéolo dentário sofreu fratura compressiva para promover a nova posição do dente, podendo ser de tal modo que o dente pareça ausente ao exame clínico. Tal condição é menos frequente quando comparado às luxações laterais e apresentam pior prognóstico.


III- A condução terapêutica para a mobilidade dentária vai depender do seu grau de severidade, em condições de mobilidade leve, a retirada do contato oclusal é um tratamento eficaz, já em casos de mobilidade severa é recomendada esplintagem associada aos dentes adjacentes. Em ambas as situações uma observação periódica é necessária.


É CORRETO o que se afirma em:

3 Q975095 | Odontologia, Dentes Permanentes, Odontologia, TJBA, FGV

Paciente de 22 anos de idade chega ao consultório odontológico queixando-se de uma colisão com a sua filha de 05 anos de idade. Durante o evento, os dois caíram e o joelho da criança bateu na boca do pai. Ao exame clínico pode-se verificar um deslocamento excêntrico do elemento 21, com a coroa voltando-se para vestibular e um aumento da mobilidade do elemento 22, sem deslocamento do dente, porém associado a ligeiro sangramento no sulco gengival. De acordo com a descrição, os diagnósticos sugeridos para os elementos 21 e 22 são, respectivamente:

4 Q962427 | Odontologia, Dentes Permanentes, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

As principais complicações após um traumatismo dentário em dentes permanentes incluem a infecção e/ou necrose pulpar, os diversos tipos de reabsorções radiculares e a obliteração do canal.
Essa última ocorre com mais frequência em elementos permanentes:

5 Q992392 | Odontologia, Dentes Permanentes, Dentista da Estratégia de Saúde da Família, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Sobre o uso de pinos rosqueáveis metálicos retidos em dentina em situações de traumas dentais, analise as alternativas abaixo.


I. A utilização de um ou mais pinos em Dentística Restauradora representa um prolongamento adicional da restauração dentro de um orifício feito em dentina, com o propósito de melhor reter, ancorar e aperfeiçoar a estabilidade da restauração ao dente.


II. A forma, o número e a localização dos pinos dependem exclusivamente a disponibilidade do material no consultório no momento do trauma, não havendo fator determinante sobre o tipo de lesão e destruição tecidual.


III. O uso de pinos metálicos na dentina podem promover riscos como: perfuração da câmara pulpar e/ou periodonto, resposta inflamatória da polpa, trincas ou rachaduras no esmalte e dentina.


É correto o que se afirma em:

6 Q1004339 | Odontologia, Dentes Permanentes, Cirurgião ã Dentista, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Uma criança chega ao consultório após ter recebido um trauma de impacto maior no incisivo superior. Após análise clínica e radiográfica, chegou-se ao diagnóstico de subluxação. São sinais e sintomas clássicos da subluxação que proporcionaram esse diagnóstico.

7 Q1001635 | Odontologia, Dentes Permanentes, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 18 anos procura atendimento odontológico, após ser atingido por uma bola na região labial, durante uma partida de vôlei de praia.
Ao exame clínico, o paciente apresenta inchaço no lábio superior, com algumas escoriações, e dente 21 com aspecto alongado, mobilidade aumentada e sem resposta aos testes de sensibilidade.
Ao exame radiográfico, observa-se um deslocamento do dente 21 para fora do alvéolo, em direção incisal, de 1mm, sem comprometimento ósseo, com diagnóstico de luxação extrusiva.
De acordo com as diretrizes da International Association of Dental Traumatology (IADT), 2020, assinale a opção que indica a conduta mais adequada no momento desse atendimento.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.