Questões de Concursos Desenvolvendo Pessoas

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1Q944751 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Na atualidade, um dos desafios das organizações é desenvolver o treinamento e desenvolvimento (T&D) de funcionários, utilizando-se de mecanismos de gestão adequados à competição existente no mercado. O T&D é uma metodologia importante quando se pensa no fator humano como vantagem competitiva, pois visa contribuir efetivamente para os resultados empresariais, determinando adequadamente decisões de alocação de recursos, estipulando a tomada de decisão e identificando as possibilidades de contribuição atual e futura. A estruturação de programas de desenvolvimento clarifica a premissa de conciliar produtividade e bons resultados com qualidade de vida e desenvolvimento dos seus colaboradores. Os programas promovidos pelas organizações que apresentam essas características visam desenvolver competências comportamentais que levem os indivíduos, os grupos e as organizações ao desenvolvimento e à conquista dos objetivos.
EL-KOUBA, A. et al. Programas de desenvolvimento comportamental: influências sobre os objetivos estratégicos. Revista de Administração de Empresas, v. 49 n. 3. São Paulo, jul./set. 2009 (adaptado).

Em relação ao desenvolvimento de treinamentos nas organizações, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenvolvimento de treinamentos com objetivo de aprendizagem é importante, visando a melhoria de desempenho.
II. O treinamento é uma atividade sistêmica para motivar a aquisição de habilidades e conceitos para a realização de funções.
III. O processo de treinamento deve fornecer informações para minimizar a insalubridade e a periculosidade de determinados cargos.
IV. Os treinamentos devem ser apropriados, tendo em vista que agregam valor aos processos e permeiam os objetivos específicos da empresa.


É correto apenas o que se afirma em
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2Q884224 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

49. Analise as afirmativas a seguir sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas.


I. O treinamento de pessoas é orientado para o presente e visa melhorar as habilidades e as competências relacionadas ao desempenho imediato do cargo.


II. O levantamento de necessidades de treinamento pode ser realizado, apenas, nos níveis de análise organizacional e de estrutura dos cargos.


III. O desenvolvimento de pessoas possui foco nos cargos a serem futuramente ocupados na organização e nas novas habilidades e competências que serão requeridas.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

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3Q868098 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Assinale a alternativa que se refere ao fator descrito abaixo, para um atendimento ao público de qualidade:

Diz respeito ao desejo ou disponibilidade dos funcionários para prestar o serviço, envolvendo a temporalidade do serviço.
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4Q865137 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar em Recursos Humanos, Câmara Municipal de Itatiba SP, Avança SP, 2024

Para ratificar a efetividade de um treinamento ministrado, é importante avaliar alguns aspectos que dão a dimensão de como fora desenvolvido e absorvido o treinamento por cada participante. Dentre os aspectos a serem analisados, destaque a alternativa que representa a forma mais usada, mais fácil de ser implementada e também considerada incompleta, uma vez que não consegue contemplar o nível de mudança alcançado pelo treinamento realizado.

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5Q864500 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Apiaí SP, Instituto Access, 2024

Qual das alternativas abaixo representa uma prática que promove o respeito às diversidades no ambiente de trabalho? 
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6Q868619 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar Operacional Serviços Diversos, Câmara de Itapecuru Mirim MA, FUNATEC, 2024

Assinale a abordagem que é mais apropriada para a identificação e resolução de problemas comuns em um ambiente de trabalho.
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7Q868483 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Para melhorar a qualidade do serviço, é fundamental:
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8Q917766 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente Administrativo RH, CIMPAJEÚ PE, ADM TEC, 2025

Um órgão público está elaborando um plano de treinamento para capacitar seus servidores no uso de um novo sistema de gestão administrativa. Para garantir que o treinamento seja eficaz e atenda às necessidades institucionais, qual procedimento deve ser adotado antes de iniciar a capacitação?
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9Q908051 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Coordenador de Sistema de Controle Interno, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Um dos principais desafios na gestão de pessoas em equipes de auditoria é:
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10Q868521 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar de Recursos Humanos, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

No contexto das organizações de um modo geral, pode-se ver um certo desenvolvimento e olhar sobre a Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos. Entre os fatores desse desenvolvimento global, estão
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11Q867941 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Borracheiro, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Como a colaboração efetiva pode melhorar a eficiência das equipes de trabalho no setor público?
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12Q904048 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Gerente de Recursos Humanos, Câmara de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a principal diferença temporal entre treinamento e desenvolvimento de pessoas:
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13Q887110 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Apoio Técnico Administrativo, TJ MA, Consulplan, 2024

“Pereira foi nomeado servidor público para atuar na Divisão de Inteligência do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão – TJMA. Como todo novo funcionário, ao ingressar numa organização, a sensação é de estar acessando um novo mundo, desconhecido, cheio de surpresas e que passará a fazer parte da sua vida. A organização deve prover todas as condições para que o novo membro se sinta integrado e conheça todos os elementos que compõem a sua cultura organizacional. Sobre as práticas e os comportamentos associados à cultura organizacional, ___________________ é um processo de aprendizagem permanente que começa quando o indivíduo entra na organização e que continua até a sua saída, envolvendo a aquisição de conhecimento social e as experiências para realizar um trabalho específico e se adequar aos aspectos culturais da organização.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
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14Q892639 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administração e Demais Secretarias, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

O método de desenvolvimento de pessoas em que se é permitido diagnosticar um problema real e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo-se, assim, habilidades de análise, comunicação e persuasão, denomina-se:
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15Q894508 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Em decorrência da transformação no ambiente de negócios e da necessidade do desenvolvimento de novas competências não supridas pelo treinamento tradicional das universidades nem pelo treinamento clássico, surge um novo paradigma de ensino-aprendizagem. Desse modo, desenvolver a capacidade de aprender e dar continuidade ao processo de aprendizagem no trabalho passam a ser os pensamentos compartilhados por todos os envolvidos nesse processo.

Com esse novo conceito, surge a universidade corporativa, que, diferentemente do departamento formal de treinamento, é
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16Q888097 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar Administrativo, CEASA ES, Instituto Access, 2024

É um conjunto de técnicas, habilidades e estratégias usadas para gerar satisfação aos colaboradores e, ao mesmo tempo, auxiliar a empresa no alcance dos seus objetivos, bem como, avaliar o desempenho da equipe e promover o desenvolvimento da liderança. Marque a alternativa correta sobre qual a gestão que corresponde a esse enunciado.
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17Q945251 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

Por meio do levantamento das necessidades de treinamento buscamos montar um planejamento de atividades a serem desenvolvidas na empresa para aperfeiçoar as habilidades dos colaboradores. Dentre os fatores que indicam necessidade de treinamento temos “indicadores a priori” e “indicadores a posteriori”. Em relação aos indicadores, assinale a alternativa correta.
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18Q908508 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Os meios de hospedagem configuram-se como os mais importantes e indispensáveis segmentos na cadeia dos serviços turísticos. Neles, o turista busca encontrar uma extensão de sua residência habitual, pois, ao deslocar-se de seu local de origem, o hóspede necessita de um abrigo, um local onde possa ter descanso e comodidade e onde suas necessidades básicas sejam atendidas (DE LIMA; BARRETO, 2016). Considerando o entendimento de que, atualmente, demanda-se a reformulação de paradigmas com relação à gestão de pessoas no setor de hotelaria, corrobora-se com a afirmativa, no sentido de que a
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19Q972630 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

Segundo a conceituação mais difundida no campo da gestão de pessoas, o processo de treinamento é composto por quatro etapas a que correspondem diferentes objetivos, decisões e ações.

As decisões acerca dos conteúdos, das metodologias de treinamento a serem empregadas e do público-alvo do treinamento são tomadas na:

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