Questões de Concursos: Desenvolvendo Pessoas

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1 Q944751 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Na atualidade, um dos desafios das organizações é desenvolver o treinamento e desenvolvimento (T&D) de funcionários, utilizando-se de mecanismos de gestão adequados à competição existente no mercado. O T&D é uma metodologia importante quando se pensa no fator humano como vantagem competitiva, pois visa contribuir efetivamente para os resultados empresariais, determinando adequadamente decisões de alocação de recursos, estipulando a tomada de decisão e identificando as possibilidades de contribuição atual e futura. A estruturação de programas de desenvolvimento clarifica a premissa de conciliar produtividade e bons resultados com qualidade de vida e desenvolvimento dos seus colaboradores. Os programas promovidos pelas organizações que apresentam essas características visam desenvolver competências comportamentais que levem os indivíduos, os grupos e as organizações ao desenvolvimento e à conquista dos objetivos.
EL-KOUBA, A. et al. Programas de desenvolvimento comportamental: influências sobre os objetivos estratégicos. Revista de Administração de Empresas, v. 49 n. 3. São Paulo, jul./set. 2009 (adaptado).

Em relação ao desenvolvimento de treinamentos nas organizações, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenvolvimento de treinamentos com objetivo de aprendizagem é importante, visando a melhoria de desempenho.
II. O treinamento é uma atividade sistêmica para motivar a aquisição de habilidades e conceitos para a realização de funções.
III. O processo de treinamento deve fornecer informações para minimizar a insalubridade e a periculosidade de determinados cargos.
IV. Os treinamentos devem ser apropriados, tendo em vista que agregam valor aos processos e permeiam os objetivos específicos da empresa.


É correto apenas o que se afirma em

2 Q868098 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Assinale a alternativa que se refere ao fator descrito abaixo, para um atendimento ao público de qualidade:

Diz respeito ao desejo ou disponibilidade dos funcionários para prestar o serviço, envolvendo a temporalidade do serviço.

3 Q865137 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar em Recursos Humanos, Câmara Municipal de Itatiba SP, Avança SP, 2024

Para ratificar a efetividade de um treinamento ministrado, é importante avaliar alguns aspectos que dão a dimensão de como fora desenvolvido e absorvido o treinamento por cada participante. Dentre os aspectos a serem analisados, destaque a alternativa que representa a forma mais usada, mais fácil de ser implementada e também considerada incompleta, uma vez que não consegue contemplar o nível de mudança alcançado pelo treinamento realizado.

4 Q868483 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Para melhorar a qualidade do serviço, é fundamental:

5 Q864500 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Apiaí SP, Instituto Access, 2024

Qual das alternativas abaixo representa uma prática que promove o respeito às diversidades no ambiente de trabalho? 

6 Q867941 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Borracheiro, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Como a colaboração efetiva pode melhorar a eficiência das equipes de trabalho no setor público?

7 Q868521 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar de Recursos Humanos, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

No contexto das organizações de um modo geral, pode-se ver um certo desenvolvimento e olhar sobre a Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos. Entre os fatores desse desenvolvimento global, estão

8 Q884224 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

49. Analise as afirmativas a seguir sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas.


I. O treinamento de pessoas é orientado para o presente e visa melhorar as habilidades e as competências relacionadas ao desempenho imediato do cargo.


II. O levantamento de necessidades de treinamento pode ser realizado, apenas, nos níveis de análise organizacional e de estrutura dos cargos.


III. O desenvolvimento de pessoas possui foco nos cargos a serem futuramente ocupados na organização e nas novas habilidades e competências que serão requeridas.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

9 Q868619 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Auxiliar Operacional Serviços Diversos, Câmara de Itapecuru Mirim MA, FUNATEC, 2024

Assinale a abordagem que é mais apropriada para a identificação e resolução de problemas comuns em um ambiente de trabalho.

10 Q945251 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

Por meio do levantamento das necessidades de treinamento buscamos montar um planejamento de atividades a serem desenvolvidas na empresa para aperfeiçoar as habilidades dos colaboradores. Dentre os fatores que indicam necessidade de treinamento temos “indicadores a priori” e “indicadores a posteriori”. Em relação aos indicadores, assinale a alternativa correta.
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