Início

Questões de Concursos Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

Resolva questões de Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q57678 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento, entre outros, aos seguintes requisitos:

1. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.
2. incompatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.
3. foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
4. integração dos profissionais da educação, dos estudantes, das famílias, dos agentes da comunidade interessados na educação.

Estão corretos apenas os requisitos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q57679 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor - estudante - conhecimento - vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político. Nessa perspectiva, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q57666 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE CEBRASPE

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Uma das características da pesquisa-ação é permitir que o pesquisador atue como observador participante, por meio de intervenções no campo pesquisado.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q57667 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE CEBRASPE

      O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.

José Armando Valente. Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).

Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado, julgue o item que se segue, acerca da educação a distância.

A abordagem broadcast é eficiente na educação a distância online devido ao fato de favorecer a interação entre professor e aluno e entre os alunos, permitindo o acompanhamento em tempo real da aprendizagem e a troca de experiências.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q57675 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

Fundamentos sócio-filosóficos são a base para o entendimento da educação na sociedade, de forma crítica, construída através da reflexão, da pesquisa, da observação [...] Para o professor/educador, é fundamental filosofar sobre sua prática, pensar sobre o seu fazer pedagógico diário, buscar respostas para as dificuldades e para as conquistas do dia-a-dia.

(Queiroz; Moita, 2007) E o que é filosofar? De acordo com as autoras, filosofar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q57677 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

Com relação aos métodos e técnicas de pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q57680 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

Considere o relato a seguir para responder às questão.
Dois professores de uma mesma turma de 1º período conversam sobre suas atividades docentes:

P1 - Você está conseguindo dar a matéria para esta turma?
P2 - Mais ou menos... Tenho passado os conteúdos, mas eles pegam pouco.
P1 - Pois é! Tento ensinar, mas eles não guardam bem o que a gente passa.
P2 - Eu explico bem, repito muito, até ficar alguma coisa na cabeça deles.

Considerando-se a conversa dos dois professores, verifica-se que eles concebem o processo de ensino e aprendizagem como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q57671 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

Na década de 90, uma nova proposta de epistemologia da docência emergiu e influenciou fortemente a Formação de Professores no Brasil. Schön, um de seus idealizadores principais, formulou conceitos em torno de quatro termos centrais sobre a perspectiva do professor reflexivo. Assinale a alternativa que indica corretamente esses quatro termos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q57668 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, relativos à ligação intrínseca entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico.

Na perspectiva da avaliação formativa, o espaço escolar é transformado em um ambiente de desafios e de construção do conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q57664 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE CEBRASPE

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q57676 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

Do ponto de vista dos conteúdos de ensino, dosagem, ritmo; das metodologias de ensino; do tipo de relação entre professor e aluno, aluno e escola, escola e pais, professores e técnicos, professores entre si; da grade horária, distribuição das aulas na semana, horários; da sistemática de avaliação, aprovação, reforço etc., a Escola Pública que aí está tem cumprido a função seletiva e de evasão que privilegia os já privilegiados (Pimenta, 1990).

Diante disso, a autora pergunta: que organização escolar favorece a consecução do objetivo de torná-la um instrumento de emancipação das camadas populares? Para ela,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q57665 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE CEBRASPE

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para obter êxito com a utilização dessa metodologia, o pesquisador deverá ser originário do grupo investigado.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q57662 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE CEBRASPE

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.

O significado político do fazer pedagógico está relacionado às decisões metodológicas e teóricas e às relações sociais estabelecidas em sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q57663 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE CEBRASPE

Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos, julgue o item subsequente.

A concepção de formação continuada, pautada em uma prática coletiva reflexiva, é enriquecida quando se desenvolve no próprio contexto escolar, privilegiando-se a escola como o locus de formação. 
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q57669 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE CEBRASPE

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue o próximo item, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

O pesquisador, ao realizar pesquisa participante, deve evitar a intermediação de categorias analíticas na apreensão do objeto ou fenômeno investigado.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q57673 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

Observe o trecho extraído da obra de Ghedin e Franco (2008), a qual discorre sobre as questões de método na construção da pesquisa em educação. Em seguida, assinale a alternativa correspondente ao tipo de pesquisa do trecho em questão: “(...) A condição para essa modalidade de pesquisa é o mergulho na práxis do grupo social em estudo, do qual se extraem as perspectivas latentes, o oculto, o não familiar que sustentam as práticas, e nela as mudanças serão negociadas e geridas no coletivo” (GHEDIN e FRANCO, 2008, p. 213).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q57670 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE CEBRASPE

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

Como são instrumentos exclusivos de uma pesquisa tradicional, a observação clínica e os questionários estruturados devem ser abandonados pelo pesquisador participante.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q57661 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE CEBRASPE

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item.

A avaliação da aprendizagem pode assumir diversas funções, como a diagnóstica, a formativa e a somativa, ocorrendo, preponderantemente, antes, durante e depois do processo formativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q57672 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

Ostetto (2018) afirma que, para a realização do registro do cotidiano vivido com um grupo de crianças, é necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q57674 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

A reflexão é uma das características importantes da atividade profissional dos professores universitários. Num projeto de formação docente, os técnicos em assuntos educacionais de um centro da UFRN se propõem a estimular essa dimensão da prática profissional. Para esse propósito, formulam quatro ideias, apresentadas nos itens abaixo.

I Fomentar a consciência da ação sob determinados pressupostos teóricos da base de conhecimento da docência como profissão.
II Fomentar o raciocínio numa sequência causal e linear.
III Estimular o olhar para si sobre o contexto e sob outros pontos de vistas, o que permite reafirmar, negar e valorizar determinadas práticas.
IV Dissociar a reflexão da crítica pela dicotomia dialética existente entre essas categorias.

As ideias adequadas aos propósitos da formação estão nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.