Questões de Concursos Desenvolvimento e Crescimento Econômico

Resolva questões de Desenvolvimento e Crescimento Econômico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q237478 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Profissional Básico Economia, BNDES, CESGRANRIO

Vários estudos sobre o desenvolvimento econômico efetuados no âmbito da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) constituíram uma linha de pensamento econômico denominada Cepalina.
Está em DESACORDO com a linha de pensamento econômico Cepalina a ideia de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q111413 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

No que concerne a desenvolvimento nacional, especialmente com ralação à infraestrutura e a fatores críticos para o crescimento sustentável do país a taxas mais elevadas, julgue os próximos itens.

O modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil desde a Era Vargas e os anos JK, consolidado pelo regime militar e praticamente inalterado desde então, determina que as ações voltadas para a ampliação da infraestrutura sejam assumidas pelo poder público, ficando inviabilizada a participação da iniciativa privada no setor.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q168761 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Segundo Marcio Pochmann, a decisão de elevação contínua do salário mínimo requer muito mais do que o simples debate acerca do índice de reajuste monetário. Inegavelmente, a decisão de elevação real do salário mínimo requer o estabelecimento de um conjunto de diretrizes de políticas públicas que apontam para a redefi nição de uma nova estratégia de desenvolvimento socioeconômico para o país.

(Pochman, Mario & Fagnani, Eduardo (organizadores). Debates contemporâneos: economia social e do trabalho, n.1. Mercado de trabalho, relações sindicais, pobreza e ajuste fi scal, São Paulo: LTr, 2007, p. 41).

Baseado nesse pressuposto assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q115429 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

O estudo das desigualdades de rendas no Brasil aponta de forma sistemática um elevado grau de desigualdade regional. O indicador usado para auferir o grau de concentração de renda, que consiste em um número entre zero (0) e um (1), em que 1 corresponde à completa desigualdade, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q236860 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Profissional Básico Economia, BNDES, CESGRANRIO

Considere uma economia representada pelo modelo de crescimento neoclássico de Solow e inicialmente em estado estacionário.
Se ocorrer uma redução na taxa de crescimento demográfico nessa economia haverá um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q230980 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Profissional Básico Economia, BNDES, CESGRANRIO

Sobre o modelo de desenvolvimento econômico adotado pela Coreia do Sul, nos últimos 40 anos, considere as afirmativas abaixo.

I - A formação educacional e a quali? cação da mão de obra são prioridades na Coreia do Sul.

II - A Coreia do Sul exporta produtos agrícolas produzidos em grande escala.

III - A Coreia do Sul investiu na exportação de manufaturados de crescente sofisticação tecnológica.

IV - Na Coreia do Sul, há redução contínua da relação: importações ÷ produto interno bruto.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q850715 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, AL AP Analista Legislativo Economista, FCC, 2020

O II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), empreendido pelo governo Geisel,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q237410 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Os economistas da vertente ou escola neoliberal acreditam que certas características de um país podem travar seu desenvolvimento econômico. Dentre as características que mencionam, NÃO se encontra a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q850233 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, AL AP Analista Legislativo Economista, FCC, 2020

Segundo a teoria do crescimento econômico,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q978111 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Simulado 1, CNU, 2025

Sobre o desenvolvimento econômico brasileiro e sua relação com a concentração de renda, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1017094 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de desenvolvimento econômico sustentável e inovação social, julgue o item a seguir.

Na área de transferência de tecnologia e comunicação, deve-se atuar priorizando o desenvolvimento territorial em detrimento do desenvolvimento rural.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q978746 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Paraíba se destaca no cenário econômico de 2025 com a segunda maior expansão industrial do Nordeste (4,4%) e o terceiro do Brasil, com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estimado em 3,4%, acima das médias nacional (1,9%) e regional (2,7%), segundo o estudo da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, atualizado no último dia 30.
O desempenho é impulsionado pela força do setor da(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1044542 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Bioenergia, EPE, FGV, 2024

Para a escola clássica, a economia é o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços; para a corrente neoclássica, a economia é definida como a ciência das escolhas ou preferências via meios da alocação para atingir determinado fim; e para a escola keynesiana, a economia é o estudo das condições institucionais que levam à instabilidade do capitalismo e vão condicionar a ação do Estado.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Um dos principais desacordos entre a economia e a ecologia deriva do fato de que a natureza tem processos cíclicos, enquanto nossos sistemas produtivos são pensados linearmente, sem considerar que todo sistema tem entradas e saídas.

II. Um dos principais desafios encontrados na economia do meio ambiente é que a transição para uma economia sustentável pode ter um custo alto e ser bem dificultada, especialmente para países e empresas que dependem fortemente de setores econômicos poluentes e insustentáveis.

III. O ecocapitalismo parte do pressuposto de que a economia de mercado é a melhor forma de alocar recursos e incentivar a inovação A ideia central desse conceito é que a proteção ambiental e o desenvolvimento econômico são opostos, não complementares. O ecocapitalismo institui a mercantilização da natureza, onde o meio ambiente é tratado como um objeto a ser negociado no mercado


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q978521 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

Texto associado.
Responda à questão com base no seguinte texto:


PIB de SC cresce 6,9% em 12 meses até março


O Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina cresceu 6,9% nos 12 meses encerrados em março de 2025, segundo estimativa da Secretaria de Estado do Planejamento. O desempenho estadual também foi confirmado pelo Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), do Banco Central, que apontou alta de 6,7%, a maior entre as 13 principais economias estaduais do país, superando Paraná (6,5%) e Pará (5,1%).

O crescimento catarinense foi impulsionado especialmente pela indústria, que avançou 8% no período, com destaque para a indústria de transformação, que cresceu 9,4%. O setor de serviços registrou elevação de 6%, sustentado pela recuperação econômica e pelo maior dinamismo da indústria e do comércio. A agropecuária também contribuiu positivamente, revertendo a queda da safra anterior. A agricultura apresentou crescimento de 17,8% no índice quantum, com aumento na produção de soja, milho, arroz, feijão, fumo e cebola, favorecida pelo clima e pela ampliação da área plantada. A pecuária também cresceu. No primeiro trimestre de 2025 avançou 2,2% frente ao mesmo período de 2024. A produção de frangos cresceu 2,2% e a de suínos, 0,90%.

Enquanto a projeção do PIB nacional para 2025, segundo a pesquisa Focus do Banco Central, é de 2,2%, o ritmo da economia catarinense indica uma variação significativamente superior.


Adaptado de: NSC Total.
Ao final do texto, estabelece-se uma comparação entre o desempenho estadual e as projeções nacionais para o ano de 2025. Com base nisso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1052242 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) compreende a base econômica, produtiva e tecnológica estratégica para a produção e a inovação no país de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1060927 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

Apesar de apresentar avanços pontuais, o modelo industrial brasileiro ainda enfrenta obstáculos estruturais, tais como a baixa agregação de valor, escasso investimento em inovação e forte dependência de insumos e tecnologias externas. O ODS 9 propõe reverter esse cenário por meio de uma industrialização inclusiva e sustentável, apoiada em inovação, tecnologias limpas e fortalecimento da infraestrutura científica e produtiva. Diante desse contexto, é válido indagar como os projetos de CT&I podem romper com modelos produtivos excludentes e obsoletos. É correto afirmar que projetos de CT&I voltados à promoção do ODS 9 contribuem de maneira crítica para o desenvolvimento sustentável quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1060924 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

Nas últimas décadas, os indicadores de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) evoluíram de métricas baseadas no modelo linear (como gastos em P&D e patentes) para abordagens sistêmicas, que consideram interações entre atores. Contudo, críticos argumentam que a maioria dos indicadores ainda não capturou adequadamente a complexidade da inovação e sua relação com o desenvolvimento.
as críticas contemporâneas aos indicadores de CT&I, uma limitação dos manuais tradicionais (como Frascati e Oslo) para mensurar a inovação na atualidade é o fato de tais manuais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q978114 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Simulado 1, CNU, 2025

No contexto da realidade brasileira, o desenvolvimento econômico convive com intensa concentração de renda e riqueza. Sobre esse fenômeno, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q981727 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Economista, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando os conceitos e métodos da valoração econômica dos recursos naturais, no âmbito da economia ambiental, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1064737 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Humberto de Campos MA, FUNATEC, 2025

Comparando o desempenho de geração de empregos de Humberto de Campos com outros municípios da pequena região de Barreirinhas, é correto dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.