Questões de Concursos Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária

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1Q954465 | Contabilidade Pública, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Técnico em Contabilidade, IFES, IF ES, 2025

Sabe-se que a conta “6.2.2.1.1.00.00 – Crédito Disponível” evidencia os créditos que a Unidade tem disponível para utilização, tanto orçamentários quanto extraorçamentários.
No início do expediente administrativo de 18/11/X1, o Instituto Federal do Espírito Santo/campus Linhares apresentava o seguinte saldo na conta “6.2.2.1.1.00.00 – Crédito Disponível”: R$ 400.000 (70% destinado a despesas correntes e o restante a despesas de capital).
Durante o dia de 18/11/X1, ocorreram os seguintes eventos:

I. Pagamento de fatura de energia elétrica, liquidada no dia anterior, no valor bruto de R$ 15.000.
II. Reforço de nota de empenho para cobertura de despesas com fornecimento de água e coleta de esgoto, no valor bruto de R$ 4.000.
III. Anulação de nota de empenho para aquisição de papel A4, em virtude de entrega não realizada pelo fornecedor, no valor bruto de R$ 12.000.
IV. Assinatura de contrato para construção de uma guarita de vigilância no campus, no valor bruto de R$ 80.000.
V. Emissão de nota de empenho para aquisição de computadores para ampliação de laboratórios, no valor bruto de R$ 30.000.

Encerrado o expediente administrativo de 18/11/X1, o saldo da referida conta para cobertura de despesas correntes será de:
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2Q989527 | Contabilidade Pública, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Contador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

As despesas bancárias normalmente são despesas com manutenção de conta, extratos e tarifas de depósitos ou de retiradas da conta bancária. Essas despesas devem ser classificadas na Demonstração do Resultado do Exercício, como:
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3Q992696 | Contabilidade Pública, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Contador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Qual das seguintes opções melhor descreve uma aplicação no setor público do chamado “ponto de equilíbrio”?
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4Q960188 | Contabilidade Pública, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Contabilidade, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

No âmbito da contabilidade das entidades do setor público, para assegurar o adequado registro orçamentário, é necessário classificar as despesas orçamentárias de acordo com sua natureza. Dessa forma, o Grupo de Natureza da Despesa (GND) destinado para o pagamento de subvenções deve ser classificado pelo GND como
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5Q962014 | Contabilidade Pública, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Especialidade Contabilidade, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

As despesas de um ente público em um dado exercício podem ser apresentadas em vários formatos, a depender do critério de classificação adotado. A classificação funcional da despesa indica em que áreas de despesa a ação governamental foi realizada, o que releva também as prioridades da gestão quanto às áreas de atuação governamental.
As despesas públicas são apresentadas nesse formato no:
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6Q672531 | Contabilidade Geral, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

Texto associado.


O empenho é legalmente definido como o ato emanado de autoridade competente, que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição, sendo que há modalidades diferentes de empenho.


Quando “é sabido o valor exato da despesa, mas o pagamento será parcelado à medida que o serviço é prestado”, a modalidade que representa essa situação é a denominada empenho

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7Q849459 | Contabilidade Geral, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Analista Ministerial Ciências Contábeis, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito da receita e da despesa públicas, julgue o item a seguir.

De acordo com a classificação de despesa pública estabelecida na Lei n.º 4.320/1964, as transferências de capital se referem às dotações para investimentos ou inversões financeiras que outras pessoas de direito público ou privado devam realizar, independentemente de contraprestação direta em bens ou serviços, constituindo essas transferências auxílios ou contribuições, bem como dotações para amortização da dívida pública.

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8Q668037 | Contabilidade Geral, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Técnico em Contabilidade, UFMS, FAPEC, 2020

Um município brasileiro apresentou o balanço orçamentário referente ao exercício financeiro de 2018, do qual foram extraídas as seguintes informações.
Em R$ (mil) Previsão Inicial da Receita 35.048,00 Previsão Atualizada da Receita 36.917,00 Receitas Realizadas 35.118,00 Dotação Inicial 35.048,00 Dotação Atualizada 36.917,00 Despesas Empenhadas 36.000,00 Despesas Liquidadas 34.500,00 Despesas Pagas 32.000,00
Com base nas informações, assinale a alternativa correta.
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9Q675579 | Contabilidade Geral, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Barão de Cocais MG, Gestão de Concursos, 2020

Assinale a alternativa incorreta com relação aos restos a pagar.
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10Q705792 | Contabilidade Geral, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Técnico de Contabilidade, IF RO, IBADE, 2019

Despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro. Esse se constitui no conceito de Restos a Pagar. No caso de inscrição de empenhos estimativos, pode ocorrer o fato de o valor real ser maior que o valor inscrito. Identifique como será tratada essa diferença por ocasião do pagamento. 
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11Q682000 | Contabilidade Geral, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2019

O ciclo orçamentário compreende basicamente as fases de elaboração, da execução e controle e da avaliação dos resultados. Em todas elas, devem ser observadas as diversas disposições constitucionais e legais vigentes. Analise as afirmativas abaixo acerca de aspectos relevantes dos três momentos do ciclo orçamentário, à luz das disposições referidas e no âmbito do Município de Porto Alegre:
I. Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual e as receitas que as atenderão constarão da Lei Orçamentária Anual.
II. O parecer prévio, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado ou Município sobre as contas que o
Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de, no mínimo, dois terços dos membros da Câmara Municipal.
III. Os recursos legalmente vinculados à finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, exceto se o gasto ocorrer em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.
Quais estão corretas?
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12Q705098 | Contabilidade Geral, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Procurador Legislativo, Câmara de Mauá SP, VUNESP, 2019

Conforme previsto na Lei Complementar no 101/2000, o limite específico de despesa de pessoal para o Poder Legislativo em relação à Receita Corrente Líquida é, respectivamente para União, Estados e Distrito Federal, e Municípios, de:
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13Q693994 | Contabilidade Geral, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Contador, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

A Lei n° 4.320/1964, nos artigos 36 e 37, faz distinção de Resto a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores. A esse respeito, é correto afirmar:
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14Q692730 | Contabilidade Geral, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Contador, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

Segundo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, 2° ed.: “São Restos a Pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente”. Sobre as despesas, é correto afirmar:
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