Questões de Concursos Diabetes Mellitus

Resolva questões de Diabetes Mellitus comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

2Q28828 | Noções de Saúde, Diabetes Mellitus, Enfermeiro, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Com relação à prevenção de Diabetes Mellitus, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q104456 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Os três principais aspectos clínicos da Cetoacidose Diabética, de acordo com Brunner & Suddarth (2009), são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q28826 | Noções de Saúde, Diabetes Mellitus, Enfermeiro, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Segundo o Caderno de Atenção Básica nº16, assinale a alternativa que apresenta o conceito de Diabetes Mellitus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q146582 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Analista Judiciário Enfermagem, TRT 13a Região, FCC

Uma mulher de 21 anos grávida é atendida no ambulatório, com pressão arterial de 130 × 80 mmHg, estatura de 1,48 m, relatando grande ganho de peso durante a gestação. Tem antecedentes obstétricos de morte neonatal e microssomia, apresentando, também, polidrâmnio. Tem história de diabetes na família, em primos de segundo grau. Nesta situação, dentre os principais fatores de risco, do Diabetes Mellitus Gestacional, citados estão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q843135 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Prefeitura de Passira PE Enfermeiro Plantonista, CONTEMAX, 2020

O DM tipo 2 costuma ter início insidioso e sintomas mais brandos. Sobre o DM tipo 2 é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q832007 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Prefeitura de São José do Cedro SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

O termo "diabetes mellitus" (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. As complicações agudas e crônicas do diabetes causam alta morbimortalidade, acarretando altos custos para os sistemas de saúde. Assim é de grande importância o rastreamento de novos casos e a orientação por parte da equipe de saúde, a fim de dar assistência aos pacientes portadores de diabetes mellitus.
(Fonte:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes)
Sobre o tema, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q59332 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, CESPE CEBRASPE

No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.

Os sinais e sintomas característicos que levam à suspeita de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicável de peso.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q145019 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 2a, FCC

De acordo com a definição de Cetoacidose Diabética pela Sociedade Brasileira de Diabetes, este desequilíbrio metabólico grave caracteriza-se por meio de três anormalidades principais, como acidose
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q845752 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Prefeitura de Capim PB Técnico de Enfermagem, FACET Concursos, 2020

A apresentação do diabetes tipo 1 é em geral abrupta, acometendo principalmente crianças e adolescentes sem excesso de peso. Na maioria dos casos, a hiperglicemia é acentuada, evoluindo rapidamente para cetoacidose, especialmente na presença de infecção ou outra forma de estresse. Está incorreto o que se afirma a seguir sobre as características da diabetes tipo 1:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q842766 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Prefeitura de Roseira SP Enfermeiro, AGIRH, 2020

Julgue as seguintes afirmativas sobre o diabetes mellitus:

I. Consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos, ocasionando complicações em longo prazo.

II. Na fase clinicamente manifesta do DM1, o início é, em geral, abrupto, podendo ser a cetoacidose diabética a primeira manifestação da doença em um terço dos casos. Embora a maioria dos pacientes com DM1 tenha sobrepeso e obesidade, a presença de peso normal não exclui o diagnóstico da doença.

III. No primeiro trimestre da gestação, idealmente na primeira consulta de pré-natal, sugere-se investigar DM preexistente por meio dos exames habituais. Gestantes com diagnóstico de DM no primeiro trimestre da gestação (critérios diagnósticos de DM em não gestantes) devem ser consideradas portadoras de DM preexistente; elas apresentam maior risco de malformações fetais e outras complicações gestacionais e neonatais.

IV. O diagnóstico laboratorial do diabetes mellitus (DM) pode ser realizado por meio de glicemia de jejum, glicemia 2 horas após teste oral de tolerância à glicose (TOTG) e hemoglobina glicada (HbA1c).

São corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q844840 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Prefeitura de Capim PB Técnico de Enfermagem, FACET Concursos, 2020

O termo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. Sendo assim, são critérios para o rastreamento do DM em adultos assintomáticos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q840257 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Residência Multiprofissional Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Depois de passar por uma situação de estresse agudo, um jovem de 14 anos de idade apresentou quadro de enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal. O jovem buscou atendimento de emergência, e lá se constatou que ele apresentava glicemia de 305 mg/dL, cetonemia e acidose metabólica. Após acompanhamento e realização de exames de avaliação dos índices glicêmicos, ele recebeu a confirmação de diabetes melito tipo 1 (DM1). Os últimos valores laboratoriais indicaram glicemia aleatória de 215 mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c) de 7%. Ele estava acompanhado da mãe e se mostrava bem interessado em conhecer formas de controlar a doença. Agora, em consulta em uma unidade de saúde, ele aguarda as orientações da enfermeira responsável, para iniciar o tratamento medicamentoso.
Considerando a situação hipotética apresentada e as diretrizes do Ministério da Saúde para o tratamento do DM1, julgue o item subsequente.
Na consulta, deve-se incentivar o autocuidado, com orientações ao jovem sobre como realizar, por si só, a aplicação subcutânea da insulina, que poderá ser feita nos braços, nas coxas, nas nádegas ou no abdome, sendo a velocidade de absorção maior nesse último local.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q59325 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose.

O Ministério da Saúde recomenda que a consulta de rastreamento para população-alvo de DM seja realizada pelo enfermeiro ou técnico de enfermagem da unidade básica de saúde, devendo os casos suspeitos ser encaminhados ao médico, em momento posterior, para confirmação ou não do diagnóstico.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q59331 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, CESPE CEBRASPE

No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.

Recomenda-se a pessoas portadoras de diabetes melito do tipo II e usuárias de antidiabéticos orais a monitorização da glicemia capilar três ou mais vezes ao dia.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q59330 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, CESPE CEBRASPE

No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.

O diabetes gestacional pode ocorrer durante as últimas fases da gravidez, embora geralmente desapareça com o nascimento do bebê. As mulheres com esse tipo de diabetes têm maior propensão a desenvolver diabetes do tipo II em uma fase mais tardia da vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q843785 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Prefeitura de Moreilândia PE Técnico de Enfermagem, Asconprev, 2020

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue e pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. Sobre ADMINISTRAÇÃO DA INSULINA, assinale os incorretos:
I- O profissional não deve aspirar em uma mesma seringa dois tipos de insulina (Regular e NPH), devendo cada uma ser aplicada em seringas diferentes.
II- O local de aplicação mais comum é o abdômen, mas a parte traseira superior dos braços, as nádegas e a lateral exterior das coxas também são áreas usadas com frequência.
III- O ângulo de 90 graus é indicado para todos os locais de aplicação.
IV- Se a área do corpo tem menos gordura, a aplicação deve ser feita em um ângulo de 45 graus para evitar injeção intramuscular.
V- A escolha do ângulo para inserir a agulha no corpo depende do tipo físico, local de aplicação e comprimento da agulha.
VI- Após a administração da Insulina, o profissional deve esperar 5 segundos no caso de seringa e 10 segundos no caso de canetas antes de retirar a agulha da pele e, em seguida soltar a prega subcutânea
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q59327 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose.

Uma mulher com quarenta e oito anos de idade, que compareça a ambulatório de clínica médica, sem queixas específicas, para fazer check-up de rotina, com PA de 120 mmHg × 78 mmHg, IMC = 28, e com história familiar de DM, dislipidemia, síndrome de ovários policísticos e sedentarismo, deverá ser encaminhada para consulta de rastreamento de DM e solicitação de exame de glicemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q59326 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose.

Na rotina do Sistema Único de Saúde, recomenda-se que o manejo clínico do uso de insulina pela pessoa com DM do tipo 2 que necessite de múltiplas doses diárias seja prioritariamente realizado no ambulatório de especialidades.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q59333 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, CESPE CEBRASPE

Em relação à assistência de enfermagem ao paciente com disfunção endócrina, julgue o item a seguir.

Para o controle glicêmico em portadores de diabetes melito tipo 2, é recomendado que os pacientes sejam submetidos a testes de glicemia capilar pós-prandiais trinta minutos após a ingesta de alimentos no café da manhã, no almoço e no jantar.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.