Início Questões de Concursos Diagramação e Editoração Resolva questões de Diagramação e Editoração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Diagramação e Editoração Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q880828 | Designer Gráfico, Diagramação e Editoração, Assistente de Comunicação, Câmara Municipal de Caratinga MG, Consulplan, 2024Na diagramação de um layout, o posicionamento dos elementos é crucial para criar uma composição visualmente equilibrada e atrativa. O entendimento dos conceitos de centro óptico e centro geométrico é fundamental para garantir uma distribuição harmoniosa dos elementos na página. Considerando a importância do centro óptico na diagramação de um layout, qual das seguintes afirmações é mais precisa sobre sua relação com o centro geométrico? ✂️ a) O centro óptico e o centro geométrico são termos intercambiáveis e representam o mesmo ponto de atenção visual na composição de um layout. ✂️ b) Enquanto o centro óptico refere-se ao ponto de máximo equilíbrio visual, o centro geométrico indica o ponto central exato de uma página, sendo sempre idênticos. ✂️ c) Embora o centro óptico seja importante, ele é determinado principalmente pelo centro geométrico, que é o ponto de referência absoluto na distribuição de elementos em uma página. ✂️ d) O centro óptico é uma noção que varia de acordo com a altura e largura de uma página, enquanto o centro geométrico é uma coordenada matemática precisa na diagramação de um layout. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q891843 | Designer Gráfico, Diagramação e Editoração, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024Sobre diagramação, processo de organização de elementos gráficos em peças de leitura e a hierarquia visual, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) A hierarquia visual ajuda a destacar elementos importantes, como títulos, subtítulos e chamadas. ( ) Permite organizar o conteúdo de forma lógica e fácil por isso deve ser aplicada apenas na página de sumário. ( ) Ajuda os leitores a entenderem a estrutura do material, identificando seções e subseções. ( ) Contraste de cor, tamanho e estilo não são utilizados para definir a hierarquia visual. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) F – V – F – V. ✂️ b) V – V – V – F. ✂️ c) F – F – F – V. ✂️ d) F – V – V – F. ✂️ e) V – F – V – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q891853 | Designer Gráfico, Diagramação e Editoração, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024O uso de grids (ou grades) na diagramação é fundamental para criar layouts visualmente equilibrados, organizados e esteticamente agradáveis. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir. I. O grid organiza o conteúdo de maneira automática, com apenas um clique. II. Ao alinhar textos e elementos visuais de acordo com o grid, a leitura se torna mais fluida e agradável para o espectador. III. O uso de um grid facilita o posicionamento do texto já que é ele quem define quais fontes serão utilizadas no projeto. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q918471 | Design Gráfico, Diagramação e Editoração, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025Estou usando o termo “design do livro” para me referir ao que acontece dentro do livro e não na sua capa. Embora muitos presumam que um designer de livro faz apenas a sobrecapa, geralmente acontece o contrário. Os designers de livro frequentemente não desenham capas de seus livros. O projeto de capa é um problema tão diferente do design de miolo que se precisaria de um livro exclusivo para analisá-lo. HEDEL, Richard. O design do livro. Trad. Geraldo Gerson de Souza e Lúcio Manfredi. São Paulo: Ateliê Editorial, 2022. p. 5. Em um projeto editorial, os seguintes elementos do miolo que devem ser considerados pelo designer como matérias pré-textual, textual e pós-textual de um livro, respectivamente, são: ✂️ a) epígrafe, colofão, prólogo. ✂️ b) índice, iconografia, tipografia. ✂️ c) portfólio, notas, glossário. ✂️ d) cabeça, sumário, referências. ✂️ e) imprenta, fólio, epílogo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q880828 | Designer Gráfico, Diagramação e Editoração, Assistente de Comunicação, Câmara Municipal de Caratinga MG, Consulplan, 2024Na diagramação de um layout, o posicionamento dos elementos é crucial para criar uma composição visualmente equilibrada e atrativa. O entendimento dos conceitos de centro óptico e centro geométrico é fundamental para garantir uma distribuição harmoniosa dos elementos na página. Considerando a importância do centro óptico na diagramação de um layout, qual das seguintes afirmações é mais precisa sobre sua relação com o centro geométrico? ✂️ a) O centro óptico e o centro geométrico são termos intercambiáveis e representam o mesmo ponto de atenção visual na composição de um layout. ✂️ b) Enquanto o centro óptico refere-se ao ponto de máximo equilíbrio visual, o centro geométrico indica o ponto central exato de uma página, sendo sempre idênticos. ✂️ c) Embora o centro óptico seja importante, ele é determinado principalmente pelo centro geométrico, que é o ponto de referência absoluto na distribuição de elementos em uma página. ✂️ d) O centro óptico é uma noção que varia de acordo com a altura e largura de uma página, enquanto o centro geométrico é uma coordenada matemática precisa na diagramação de um layout. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q891843 | Designer Gráfico, Diagramação e Editoração, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024Sobre diagramação, processo de organização de elementos gráficos em peças de leitura e a hierarquia visual, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) A hierarquia visual ajuda a destacar elementos importantes, como títulos, subtítulos e chamadas. ( ) Permite organizar o conteúdo de forma lógica e fácil por isso deve ser aplicada apenas na página de sumário. ( ) Ajuda os leitores a entenderem a estrutura do material, identificando seções e subseções. ( ) Contraste de cor, tamanho e estilo não são utilizados para definir a hierarquia visual. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) F – V – F – V. ✂️ b) V – V – V – F. ✂️ c) F – F – F – V. ✂️ d) F – V – V – F. ✂️ e) V – F – V – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q891853 | Designer Gráfico, Diagramação e Editoração, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024O uso de grids (ou grades) na diagramação é fundamental para criar layouts visualmente equilibrados, organizados e esteticamente agradáveis. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir. I. O grid organiza o conteúdo de maneira automática, com apenas um clique. II. Ao alinhar textos e elementos visuais de acordo com o grid, a leitura se torna mais fluida e agradável para o espectador. III. O uso de um grid facilita o posicionamento do texto já que é ele quem define quais fontes serão utilizadas no projeto. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q918471 | Design Gráfico, Diagramação e Editoração, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025Estou usando o termo “design do livro” para me referir ao que acontece dentro do livro e não na sua capa. Embora muitos presumam que um designer de livro faz apenas a sobrecapa, geralmente acontece o contrário. Os designers de livro frequentemente não desenham capas de seus livros. O projeto de capa é um problema tão diferente do design de miolo que se precisaria de um livro exclusivo para analisá-lo. HEDEL, Richard. O design do livro. Trad. Geraldo Gerson de Souza e Lúcio Manfredi. São Paulo: Ateliê Editorial, 2022. p. 5. Em um projeto editorial, os seguintes elementos do miolo que devem ser considerados pelo designer como matérias pré-textual, textual e pós-textual de um livro, respectivamente, são: ✂️ a) epígrafe, colofão, prólogo. ✂️ b) índice, iconografia, tipografia. ✂️ c) portfólio, notas, glossário. ✂️ d) cabeça, sumário, referências. ✂️ e) imprenta, fólio, epílogo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro