Questões de Concursos Didática e Prática de Ensino na Educação Física

Resolva questões de Didática e Prática de Ensino na Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q843565 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

As abordagens Pedagógicas da Educação Física e a sua relação com a saúde, são tratadas de forma indireta através de atividades que desenvolvam os aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos; somente aulas práticas; visão não biologicista, porém individualista de saúde. Essa relação é uma abordagem da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q899618 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A aprendizagem motora é o melhoramento gradativo de um indivíduo ao desempenhar um certo comportamento motor, que é analisado através da prática (Oliveira, 2010). Uma das fases da aprendizagem motora (Gallahue e Ozmun, 2001) é aquela que: "É um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes". [Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos /16/5/aprendizagem-motora-na-educao-bsica. Acesso: 27/09/2024].
A fase, cujas características estão descritas acima, é a chamada fase da Aprendizagem Motora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q902951 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A formação do profissional de Educação Física exige um compromisso com o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências que vão além das práticas técnicas, incluindo dimensões políticas, pedagógicas e científicas. Qual das afirmações descreve uma abordagem integral para a formação desse profissional, conforme as diretrizes contemporâneas para a área?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q909316 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Assinale a assertiva que NÃO se relaciona a uma característica das práticas corporais de aventura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q949913 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Leia, atentamente, as frases seguintes:
I - A cultura corporal de movimento tende a ser socialmente partilhada, quer como prática ativa ou simples informação. II - A valorização social das práticas corporais de movimento legitima o aparecimento da investigação científica e filosófica em torno do exercício, da atividade física, da motricidade, ou do homem em movimento. III - Inicialmente restrito ao domínio da Fisiologia do Exercício, área da Medicina, a cultura corporal de movimento está presente hoje em muitas áreas científicas, como História, Psicologia e Sociologia, além da Filosofia.
Está CORRETO, apenas, o contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q902433 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A disciplina de Educação Física (EF) na escola trata da cultura corporal dos alunos (jogo, esporte, ginástica, dança e outros). A escola deve promover a leitura da realidade, fazer o aluno defrontar com o treinamento e aprendê-lo, podendo assim organizar sua prática esportiva fora da escola e socializá-la com sua comunidade. É necessário mapear os métodos de ensino utilizados pelos professores de EF para descrever o processo didático metodológico empregado nas aulas, e consequentemente analisar o planejamento pedagógico em questão. Acerca dos métodos de ensino da Educação Física escolar, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q902950 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Educação Física na Educação Infantil possui objetivos que vão além do desenvolvimento motor, englobando aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Considerando os objetivos gerais e específicos da Educação Física para essa faixa etária, qual das afirmativas reflete uma prática pedagógica coerente com esses objetivos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q902178 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta o nome do psicólogo americano que liderou um movimento de educação progressista nos Estados Unidos, e sua abordagem natural à educação centrada na criança fez com que a educação física fosse incluída em mais escolas naquele país.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q892200 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Instrutor de Judô, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Sobre as principais razões para a não inserção das lutas no ambiente escolar por parte dos professores, pode-se destacar:

I. Ausência de experiência sobre o tema. II. Produção literária insuficiente. III. Associação das lutas com fatores de violência na sociedade. IV. Falta de suporte da gestão escolar.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q906870 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Na sala de aula, o professor de Educação Física deve incentivar discussões informais sobre jogos ou brincadeiras, onde os alunos verbalizam as partes do corpo envolvidas, os desafios enfrentados, as estratégias empregadas, entre outros aspectos, para conscientizar sobre as ações realizadas. Durante as aulas semanais, realizar atividades direcionadas para trabalhar uma parte específica do corpo, como mãos, pernas, cabeça, ombros, joelhos, cotovelos, entre outros.

Adaptado de REIS, S.M.G. Movimente-se: brincadeiras e jogos para o desenvolvimento da coordenação motora. 1. ed. Campinas: Papirus, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O professor deve enfatizar o trabalho de conscientização de seu aluno acerca de seu próprio corpo.

PORQUE

II. Experiências pobres nesse sentido podem resultar em defasagens.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q906867 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Os jogos cooperativos têm suas raízes nos primórdios da história, quando membros das sociedades tribais se congregavam para festejar a existência coletiva. Eles simbolizam o surgimento de atividades recreativas que promovem a cooperação, evitando qualquer forma de violência, seja ela física ou psicológica.

Adaptado de CORREIA, M.M. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na educação física. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O “jogo das cadeiras cooperativas” (que funciona como a tradicional e conhecida “dança das cadeiras”, só que com as cadeiras são retiradas, mas as pessoas continuam no jogo) é considerado um jogo cooperativo sem perdedores.

PORQUE

II. Na modalidade cooperativa da “dança das cadeiras” todos jogam juntos e vão sendo obrigados a dividir o espaço das cadeiras restantes, até que reste apenas uma.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q902948 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental destacam a importância da Educação Física como componente curricular que contribui para a formação integral dos alunos. Considerando os objetivos e diretrizes dos PCN para a Educação Física no Ensino Fundamental, qual a prática pedagógica coerente com esses parâmetros?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q901230 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma reunião pedagógica, os professores de Educação Física de uma escola em Queimadas-PB discutem as diferentes filosofias e concepções de ensino que podem orientar o currículopara o próximo ano. O objetivo é definir uma abordagem que atenda às novas diretrizes educacionais, focadas na inclusão, na diversidade e no desenvolvimento integral dos alunos. A equipe considera várias filosofias e metodologias de ensino, buscando aquela que melhor se alinhe aos desafios contemporâneos da Educação Física.
Qual das abordagens abaixo seria mais adequada para atender às necessidades de uma Educação Física inclusiva e diversificada, de acordo com as novas diretrizes educacionais que promovem o desenvolvimento integral dos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q953657 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Monitor de Cultura do Movimento, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

A Educação Física no meio escolar tem o objetivo de, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q909855 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O futebol, no Brasil, está presente na formação de muitas crianças desde a mais tenra idade. Porém, a iniciação no esporte nem sempre acontece de forma estruturada, almejando resultados a longo prazo. Nesse quesito, tanto o acesso ao esporte quanto os métodos de ensino-aprendizagem, especificamente implementados na iniciação do futebol, parecemvariar. Na prática, o profissional de Educação Física precisa respaldar sua intervenção em teorias e métodos de ensino-aprendizagem que apresentem rigor científico, sempre adequando as características do público-alvo.
Ao elaborar o planejamento, um professor optou por um método que possui como intuito adequar, por meio de uma sequência de jogos, toda complexidade da prática esportiva (técnica, regras, conceitos táticos etc.), de maneira acessível à faixa etária e capacidade técnica do aluno iniciante.
Considerando o exposto, selecione a alternativa que indica o método de ensino escolhido pelo professor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q903391 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A abordagem pedagógica da Psicomotricidade nas aulas de Educação Física possui como objetivo desenvolver os fatores psicomotores, cognitivos e afetivos dos alunos. Considerando esse assunto, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q910860 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Desde o início dos anos 80 surgem diversos núcleos de estudos empenhados na rediscussão de temas que vão desde a redefinição do papel da Educação Física na sociedade brasileira até questões ligadas às mudanças necessárias ao nível da prática efetiva nas quadras, ginásios e campos. A literatura da área aponta estudos sobre as grandes linhas dos métodos ginásticos, além de estudos que procuram transpor quadros classificatórios sobre as correntes pedagógicas para a área específica da Educação Física. Assim, assinale a alternativa que aponta corretamente correntes pedagógicas que foram da Educação Física:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.