Questões de Concursos Dietoterapia

Resolva questões de Dietoterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q859205 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Passagem PB Nutricionista, EDUCA, 2020

Assinale (1) para Prebióticos, (2) Probióticos e (3) para Simbióticos.

( )Alguns exemplos são bifidobactérias com galactooligossacarídeos, bifidobactérias com frutooligossacarídeos e Lactobacillus com lactitol.

( ) São micro-organismos vivos presentes em alimentos como o iogurte e leites fermentados. Atuam na imunomodulação intestinal evitando a translocação bacteriana, favorecendo a recuperação da permeabilidade intestinal, suprimindo algumas cepas bacterianas e a produção de citocinas como o TNF-?, levando ao aumento da imunoglobulina.

( ) São carboidratos não digeríveis que promovem o crescimento de certas bactérias no cólon, proporcionando benefícios à saúde.

( ) Atuam na proliferação de bactérias benéficas, preservação da mucosa intestinal, manutenção de eletrólitos e fluidos intestinais, defesa contra microorganismos patogênicos, estimulação da imunidade e de certas propriedades nutricionais no trato gastrointestinal.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q834021 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Ermo SC Nutricionista, PS Concursos, 2021

Antropologia da alimentação é uma área de pesquisa da antropologia. Não obstante ser parte fundamental da manutenção da vida, a alimentação só passou a ser tema da pesquisa das ciências sociais a partir do século passado (séc. XX). A antropologia da alimentação inclui os seguintes temas principais:
I. Simbolismo da alimentação II. Alimentação e processos de interação social III. Alimentação e saúde física
Correlacione:
( ) Comidas sagradas, tabus religiosos envolvidos na alimentação ( ) Hábitos alimentares e classes sociais, dieta e "modus vivendi" ( ) Transformações da alimentação e modernidade, alimentação e etnicidade ( ) Dieta e exercícios, engenharia nutricional, transgênicos e seu impacto na alimentação hodierna ( ) Comidas e cultura popular, mitos alimentares
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q859076 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Passira PE Nutricionista Ambulatorial, CONTEMAX, 2020

São alimentos não recomendados em uma dieta laxativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q859121 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Passira PE Nutricionista, CONTEMAX, 2020

Das dietas hospitalares, considere a alternativa que descreve a indicação da prescrição de dieta hipossódica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q845324 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR Nutricionista, FAUEL, 2020

As dietas hospitalares podem sofrer 3 tipos de modificações: na consistência, nos nutrientes e na composição. As dietas modificadas em consistência são aquelas que sofrem alterações na textura dos alimentos e preparações, adequando assim, a alimentação do paciente a condição clínica, física ou neuropsicomotora. Assinale a alternativa que corresponde à dieta modificada em consistência descrita a seguir.
“É indicada para pacientes que possuem alguma dificuldade de mastigação/deglutição, estejam em recuperação de algum procedimento pós-operatório ou com alterações clínicas e/ou fisiológicas. Pode ser utilizada como uma dieta de transição entre a dieta pastosa e a dieta geral. É uma dieta composta de 5 a 6 refeições diárias (desjejum, colação, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia), que atendam as recomendações calóricas e de nutrientes. São excluídos desta dieta as hortaliças folhosas e legumes crus, frituras, condimentos, doces concentrados, embutidos e alimentos de consistência dura.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q846669 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Coronel Freitas SC Nutricionista, FEPESE, 2020

Assinale a alternativa correta em relação às carências nutricionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q842240 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Bagé RS Nutricionista, FUNDATEC, 2020

Os pacientes com hipertensão arterial sistêmica (HAS) possuem orientação para a redução do consumo de sódio. Entretanto, o consumo de sódio não se relaciona apenas ao sódio adicionado às preparações, sendo necessária a redução do consumo de outros alimentos ricos desse mineral. Qual das alternativas possui alimentos ricos em sódio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q843552 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Arapongas PR Nutricionista, FAFIPA, 2020

Os portadores de fenilcetonúria não conseguem metabolizar a fenilalanina, o excesso dessas moléculas no sangue se transforma em um ácido fenilpirúvico, que exerce ação tóxica em vários órgãos, especialmente no cérebro. Dentre as afirmações abaixo, analise as assertivas abaixo:

I. A Fenilcetonúria (PKU) é caracterizada por uma falha no DNA do indivíduo, gerando mutações que levam a deficiência da enzima responsável pela digestão aminoácido fenilalanina. II. Inquietação e irritabilidade, com presença ou não de crises convulsivas podem ser sintomas da fenilcetonúria. III. Farinha de tapioca, polvilho de mandioca, sagu, mel, geléias de frutas, café e o chá possuem alto teor de fenilalanina. IV. A triagem neonatal é realizada através do “teste do pezinho”. V. Os alimentos que devem ser evitados são as carnes e derivados, feijão, ervilha, soja, grão-de-bico, lentilha, amendoim, leite e derivados, achocolatados, ovos, nozes, gelatinas, bolos, farinha de trigo (comum), pães em geral, biscoitos, e alimentos para fins especiais contendo adoçantes.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q842692 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Nefrologia Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 56 anos de idade, com insuficiência renal crônica (IRC), não dialítica, tabagista em redução, retorna para consulta com nefrologista após um ano. Afirma realizar caminhadas diariamente e manter regular adesão à dieta hipoproteica e hipossódica prescrita. Peso = 68 kg; altura =1,64 m; PA = 130 mmHg x 80 mmHg; TFG = 23 mL/min; Hb = 10 g/dL; RAC 60 mg/g; e fósforo = 3,4 mg/dL.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Deve-se ter cautela na quantidade de energia da dieta, não se ultrapassando 30 kcal/kg/dia.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q842020 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR Nutricionista, FAUEL, 2020

A gastrite é definida como o processo de inflamação da mucosa gástrica, também chamada de irritação ou erosão, apresentando-se de modo agudo ou crônico. As causas mais frequentes de gastrite aguda são o consumo excessivo de álcool e o uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides, além de poder se desenvolver após grandes cirurgias, traumas, queimaduras ou infecções graves. Já a apresentação crônica costuma ser causada por infecções, em especial pela bactéria helicobacter pylori, por refluxo do conteúdo biliar, estresse e algumas doenças autoimunes. Os sintomas mais comuns da gastrite são dor, indigestão, distensão abdominal, náuseas, vômito e anemia perniciosa.
Assinale a alternativa que NÃO contém uma orientação nutricional adequada para o paciente com gastrite.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q859454 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Nutricionista, EDUCA, 2020

A nutrição funcional é uma área de conhecimento da nutrição baseada na perspetiva da medicina funcional. O termo “funcional” aplica-se à manifestação de mudanças em processos fisiológicos básicos que refletem sintomas de duração, intensidade e frequência aumentadas, ou seja, não se resume apenas a doenças de origem conhecida, mas alterações precoces nas funções orgânicas que podem evoluir para doenças crônicas ao longo da vida.
As condutas da nutrição funcional são norteadas pelos seguintes princípios básicos:
I. Individualidade bioquímica. II. Tratamento centrado no paciente. III. Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes. IV. Saúde como vitalidade positiva. V. Inter-relações pela teia de interconexões metabólicas.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q844802 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

Os oligossacarídeos são carboidratos constituídos por três a dez moléculas de monossacarídeos. Um dos exemplos mais importantes encontrados naturalmente nos alimentos são os chamados fruto-oligossacarídeos (FOS).

Com base no exposto, julgue os itens a seguir
Os FOS são formados pela união da molécula de glicose a duas ou três moléculas de frutose.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q859064 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Passira PE Nutricionista Ambulatorial, CONTEMAX, 2020

A dieta para doença renal crônica em tratamento conservador tem como características ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q835009 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Jacinto Machado SC Nutricionista, PS Concursos, 2021

Antropologia da alimentação é uma área de pesquisa da antropologia. Não obstante ser parte fundamental da manutenção da vida, a alimentação só passou a ser tema da pesquisa das ciências sociais a partir do século passado (séc. XX). A antropologia da alimentação inclui os seguintes temas principais: I. Simbolismo da alimentação II. Alimentação e processos de interação social III. Alimentação e saúde física Correlacione: ( ) Comidas sagradas, tabus religiosos envolvidos na alimentação ( ) Hábitos alimentares e classes sociais, dieta e "modus vivendi" ( ) Transformações da alimentação e modernidade, alimentação e etnicidade ( ) Dieta e exercícios, engenharia nutricional, transgênicos e seu impacto na alimentação hodierna ( ) Comidas e cultura popular, mitos alimentares Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q846601 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Arapongas PR Nutricionista, FAFIPA, 2020

A Doença Celíaca (DC) é uma doença autoimune desencadeada pela ingestão de cereais que contêm glúten por indivíduos geneticamente predispostos. Além do consumo do glúten e da suscetibilidade genética, é também necessária a presença de fatores imunológicos e ambientais para que a doença se expresse. Atualmente, não há dúvidas de que a doença celíaca é uma afecção mais comum no Brasil do que previamente se supunha. Ademais, assim como ocorre em outras partes do mundo, pode permanecer sem diagnóstico por prolongado período de tempo. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q831802 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Bombinhas SC Nutricionista, Prefeitura de Bombinhas SC, 2021

As dietas são elaboradas com o objetivo de atender às necessidades nutricionais, considerando-se o estado nutricional e fisiológico das pessoas e, em situações hospitalares, deve estar adequada ao estado clínico do paciente, além de proporcionar melhoria na sua qualidade de vida. Sobre dietas, considera-se:

( ) A dieta branda é indicada para pacientes que apresentam dificuldades quanto à mastigação e/ou digestão, em situações pós-operatórias (fase de transição para a dieta geral), ou durante a recuperação após procedimentos invasivos (cateterismo ou angioplastia). ( ) A dieta líquida é indicada para pacientes que apresentam alterações na mastigação ou disfagia e em situações de pós-operatório, ou no preparo para cirurgias ou exames do trato digestivo. ( ) A dieta pastosa é indicada para pacientes que apresentam disfagias, dificuldades de mastigação e/ou alterações gastrointestinais, pacientes em pós-operatório ou em situações clínicas especiais. ( ) A dieta geral é destinada a pacientes que necessitam de restrições específicas e que apresentam funções de mastigação e gastrointestinais alteradas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q834661 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Nutricionista, Alternative Concursos, 2021

A doença celíaca é uma doença autoimune, ou seja, as próprias células de defesa imunológica agridem as células do organismo, causando um processo inflamatório. Na doença celíaca, a inflamação é provocada pelo glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio. Esse processo inflamatório, que no caso ocorre na parede interna do intestino delgado, leva à atrofia das vilosidades intestinais, gerando diminuição da absorção dos nutrientes. A doença é mais comum em crianças, mas também ocorre em adultos, de ambos os sexos. Outros sintomas além de diarreia, prisão de ventre, cólica, sensação de estufamento, perda de peso, estão relacionados com a má absorção de nutrientes, podendo ser eles:
I. Cansaço e falta de ar II. Osteoporose III. Lesões na pele IV. Queda de Cabelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q859247 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Passagem PB Nutricionista, EDUCA, 2020

Doença inflamatória intestinal que apresenta causa e origem desconhecidas. Pode comprometer todo o tubo digestivo, desde a boca até o ânus. A conduta alimentar de um paciente acometido dessa patologia deve:

I. A alimentação deve ser rica em carboidratos complexos e proteínas.

II. Aumentar o aporte de calorias (40 Kcal/Kg) devido ao catabolismo presente no processo inflamatório, elevando a temperatura do corpo

III. Diminuir o consumo de gorduras saturadas, devido à presença de esteatorreia; evitar leite e produtos lácteos (observar antes a tolerância do paciente).

IV. Aumentar o fracionamento da dieta em 7-8 refeições e consequentemente reduzir o volume.

V. Em relação às vitaminas e minerais, observar o ferro, a vitamina C, a B12 e o ácido fólico.


Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q859274 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Tenório PB Nutricionista, CPCON, 2020

A gastrite atrófica corresponde a processo inflamatório crônico da mucosa gástrica, relativamente frequente nos exames de endoscopia digestiva alta, podendo se apresentar de duas formas diferentes: autoimune (tipo A) e ambiental (tipo B) com clínica, histologia e fisiopatologia diferentes. Gastrite atrófica e competição bacteriana por crescimento excessivo podem ser causas de deficiência do seguinte micronutriente no idoso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q845191 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Abatiá PR Nutricionista, FAUEL, 2020

Sobre as dietas hospitalares e suas modificações em consistência, relacione as colunas a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, da primeira à última descrição:
1. Dieta Geral 2. Dieta Branda 3. Dieta Pastosa 4. Dieta Líquida
( ) Para pacientes que possuem alguma dificuldade de mastigação/deglutição, estejam em recuperação de algum procedimento pós-operatório ou com alterações clínicas e/ou fisiológicas. A dieta necessita de um “abrandamento” dos alimentos ou preparações, por meio de cocção ou ação mecânica. ( ) Para pacientes com alguma dificuldade de mastigação/deglutição, nas situações de realimentação de pós-operatórios, jejuns e preparo de exames. Nesta dieta os alimentos são oferecidos na forma de leite, mingau, chá, gelatina, sopas liquidificadas e sucos. ( ) Para pacientes que estão sem restrição a alimentos, consistência ou nutrientes, ou com funções gastrointestinais, de mastigação e deglutição adequadas. ( ) Para pacientes que apresentam alguma dificuldade de mastigação e/ou deglutição, alterações neurológicas ou gastrointestinais. Os alimentos devem ser cozidos e apresentar consistência macia. As carnes devem ser oferecidas de preferência moídas ou desfiadas. Os legumes são oferecidos amassados ou em forma de purês. As frutas são oferecidas na forma de sucos, raspadas, purês ou papas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.