Questões de Concursos Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor

Resolva questões de Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1041201 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Medicina Ramo Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Uma mulher de 32 anos de idade, sem histórico psiquiátrico prévio e sem histórico de uso de substâncias, funcionária pública, vem passando por uma série de mudanças em seu setor de trabalho nos últimos 3 meses, o que tem promovido um aumento significativo de conflitos interpessoais entre os colegas. Há duas semanas, após uma conversa com seu chefe, ela recebeu a notícia de que seria redirecionada para outra área, pois estavam realinhando os processos de trabalho. Essa notícia foi recebida com muita angústia e desespero, pois ela não esperava e não desejava essa mudança. Ficou se sentindo preterida e desvalorizada com a decisão de seu chefe. Desde o ocorrido, passou a apresentar um humor deprimido, choro fácil e sentimentos de desesperança em relação ao seu trabalho e seu futuro. Mesmo insatisfeita, seguiu comparecendo ao trabalho, sem alterações no sono, na alimentação ou na concentração. Porém, dado o sentimento de revolta, começou a chegar atrasada, sair mais cedo e protelar entregas de demandas a ela destinadas. Começou ainda a ter problemas em casa, com muitas brigas com seu marido e filhos, por sua irritabilidade acentuada. Nesse contexto, passou a dirigir em alta velocidade e a colocar o carro na contramão, embora negue ter vontade de morrer ou de se matar. Diante dessa situação, foi levada a atendimento especializado contra sua vontade.

Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.

O provável diagnóstico da paciente em questão é um transtorno depressivo maior (episódio único), pois os sintomas apresentados, o contexto laboral e os prejuízos sociais são suficientes para determinar esse diagnóstico.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1068914 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Especialidade Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

Para investigar os fatores de risco da depressão puerperal em um estudo de caso-controle, comparou-se as características demográficas e clínicas de mulheres com o diagnóstico com um grupo controle formado por mulheres sem a condição. No entanto, a composição dos controles deve ser criteriosa. Por exemplo, se forem recrutadas apenas mulheres que nunca tiveram filhos, a comparabilidade entre os grupos pode ser comprometida, pois esse perfil de participantes não representa adequadamente a população geral.

Assinale a alternativa que indica esse tipo de viés que afeta potencialmente a validade dos resultados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q904999 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

LC, 52 anos, sexo masculino, apresenta transtorno mental há 30 anos, caracterizado por períodos em que fica insone, agitado, fala sozinho e diz ser perseguido por seus familiares, que fizeram um “pacto” para matá-lo. Segundo irmão, já teve cerca de cinco “surtos” idênticos, após os quais nunca mais foi o mesmo (não voltou a trabalhar, isolou-se socialmente, não cuida mais da aparência e não tem iniciativa para tomar decisões). Acompanhante diz que “desta vez está diferente”, tem se alimentado pouco, fala insistentemente que é culpado pelos problemas da família e se sente inútil, apresentando ideação suicida sem planejamento. Ao exame psíquico, lentificação psicomotora e humor deprimido.
Em relação ao caso citado, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1024841 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatria Forense, EBSERH, FGV, 2024

Considerando o caso clínico relatado no texto 1, o diagnóstico mais provável da paciente em questão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q906570 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A lamotrigina é uma medicação de primeira linha para tratamento de episódios depressivos agudos do transtorno bipolar. Marque a alternativa que está em desacordo com a lamotrigina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q901745 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas Um jovem adulto de 22 anos, de Queimadas, PB, apresenta queixas de anedonia, insônia, e pensamentos de inutilidade, sem histórico prévio de doenças mentais. O médico considera a possibilidade de um episódio depressivo maior. Quais são os critérios diagnósticos que devem ser preenchidos para confirmar o diagnóstico de transtorno depressivo maior?

1. Presença de pelo menos cinco dos nove sintomas listados no DSM-5, incluindo humor deprimido ou perda de interesse.

2. Duração dos sintomas por pelo menos duas semanas.

3. Comprometimento significativo no funcionamento social ou ocupacional.

4. Exclusão de causas orgânicas e de outras condições psiquiátricas, como transtorno bipolar.

5. Avaliação da ausência de luto recente como fator explicativo para os sintomas.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1050500 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

O transtorno afetivo bipolar (TAB) é um transtorno de humor caracterizado pela alternância de episódios de depressão, mania ou hipomania. É uma doença crônica que acarreta grande sofrimento, afetando negativamente a vida dos doentes em diversas áreas, em especial no trabalho, no lazer e nos relacionamentos interpessoais.
Indivíduos com TAB também demonstram aumentos significativos na utilização de serviços de saúde ao longo da vida se comparados a pessoas sem outras doenças psiquiátricas.
Na definição do melhor tratamento para o paciente com TAB devem ser observados as contraindicações e o risco-benefício dos diferentes medicamentos. Cabe ressaltar que as contraindicações absolutas excluem o paciente do uso do medicamento, enquanto as relativas devem ter o risco-benefício avaliado pela equipe assistente.
Assinale a opção que apresenta uma contraindicação absoluta para o tratamento do TAB com lítio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1005712 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Medicina do Sono, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 59 anos procurou atendimento médico pois vinha apresentando insônia há pelo menos 6 meses, além de redução progressiva no apetite e perda de peso. Relatou ansiedade, tristeza, desânimo, fadiga, alteração da concentração, baixa autoestima e episódios de náuseas. Negou pensamentos de morte, mas alegou que o quadro estava causando significativo impacto social e profissional. Negou doenças prévias ou uso de medicações. Dentro do último mês, havia sido realizada uma investigação extensa para afastar doenças que pudessem causar esses sintomas. Como todos os exames vieram dentro da normalidade, a paciente procurou nova avaliação clínica. Não foram encontradas alterações ao exame clínico. O médico explicou para a paciente que ela estava com um quadro compatível com depressão.
Para essa paciente, a medicação que poderia trazer maior benefício, especialmente para os sintomas de insônia, ansiedade, redução do apetite, perda de peso e náuseas, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q904894 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Os transtornos depressivos apresentam elevada prevalência, limitações e consequências, devendo ser um quadro de que o psiquiatra que trabalha em serviços públicos deve ter o conhecimento adequado sobre sua abordagem. É reconhecido que, mesmo após tentativas de tratamento, cerca de 30% dos pacientes com transtornos depressivos podem não apresentar a remissão do quadro. Considerando-se este contexto, pacientes com transtornos depressivos que apresentam resistência ao tratamento farmacoterápico usual empregado têm como alternativa a utilização da tranilcipromina, um fármaco da classe dos inibidores de monoaminaoxidase. Um dos principais efeitos adversos do emprego da tranilcipromina são os riscos relacionados à síndrome serotoninérgica e urgência hipertensiva.

O fármaco que, associado com a tranilcipromina, tem o maior risco de síndrome serotoninérgica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q904897 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Uma série documental da Netflix, lançada em 2022, intitulada jeen-yuhs conta a trajetória do rapper Kanye West de uma forma bastante íntima. Dirigida por Clarence Simmons, o primeiro capítulo da produção chegou ao streaming em 16 de fevereiro de 2022, com os outros dois capítulos sendo lançados nas duas semanas seguintes. A série mostra a carreira de Kanye West, filmada durante duas décadas, destacando a grande influência de sua falecida mãe, Donda West, em sua carreira. Também há espaço para o período em que apoiou o ex-presidente Donald Trump ea inesperada candidatura do astro à presidência dos Estados Unidos, em 2020, assim como aborda o seu diagnóstico de transtorno bipolar.

Em relação aos critérios diagnósticos para transtorno bipolar, de acordo com o DSM-5, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1056396 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Nos quadros de transtorno bipolar, é possível que o paciente evidencie estados mistos (hipomania ou mania mista, depressão mista). Sobre o tratamento do transtorno bipolar, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q973095 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

Paciente de 39 anos com depressão bipolar deverá realizar ECT. O medicamento que deve ser descontinuado antes de realizar o exame é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q835896 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Prefeitura de Catanduvas PR Médico Psiquiatra, FAUEL, 2021

Conforme o CANMAT (Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments) 2018, assinale a alternativa que o medicamento NÃO faz parte da estratégia de tratamento de manutenção no transtorno afetivo bipolar tipo I:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q835794 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Prefeitura de Catanduvas PR Médico Psiquiatra, FAUEL, 2021

Conforme o CANMAT (Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments) 2018, assinale a alternativa que o medicamento NÃO faz parte da estratégia de tratamento de primeira linha do transtorno afetivo bipolar tipo I em episódio agudo maníaco:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q835547 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Prefeitura de Catanduvas PR Médico Psiquiatra, FAUEL, 2021

Conforme o CANMAT (Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments) 2018, é considerado tratamento medicamentoso de primeira linha para pacientes com transtorno afetivo bipolar tipo I em episódio maníaco agudo, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q836605 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Prefeitura de Catanduvas PR Médico Psiquiatra, FAUEL, 2021

Conforme o CANMAT (Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments) 2018, em pacientes com transtorno afetivo bipolar tipo I em episódio depressivo agudo assinale o medicamento que NÃO faz parte do tratamento de primeira linha:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q841488 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Um militar reformado por causa do diagnóstico de transtorno bipolar enfartou e foi internado. Necessitou de uma cirurgia cardíaca de emergência. Desde que começou a tomar olanzapina, engordou e atualmente está obeso e sedentário. No pós-operatório, voltou a apresentar sintomas maníacos. O serviço de psiquiatria foi acionado para uma interconsulta.


Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Deve-se substituir a olanzapina por bloqueadores do canal de cálcio, cujo principal mecanismo de ação, no transtorno bipolar, é pela ação agonista dopaminérgica.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q843315 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Um militar reformado por causa do diagnóstico de transtorno bipolar enfartou e foi internado. Necessitou de uma cirurgia cardíaca de emergência. Desde que começou a tomar olanzapina, engordou e atualmente está obeso e sedentário. No pós-operatório, voltou a apresentar sintomas maníacos. O serviço de psiquiatria foi acionado para uma interconsulta.


Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A clorpromazina pode causar resultados tanto falso-positivos quanto falso-negativos em testes imunológicos de gravidez.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q846423 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Um militar reformado por causa do diagnóstico de transtorno bipolar enfartou e foi internado. Necessitou de uma cirurgia cardíaca de emergência. Desde que começou a tomar olanzapina, engordou e atualmente está obeso e sedentário. No pós-operatório, voltou a apresentar sintomas maníacos. O serviço de psiquiatria foi acionado para uma interconsulta.


Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O risco de suicídio em pacientes bipolares do tipo 2 é baixo, pois a euforia e a elação do eu não se associam com a vontade de morrer.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q842393 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Um militar reformado por causa do diagnóstico de transtorno bipolar enfartou e foi internado. Necessitou de uma cirurgia cardíaca de emergência. Desde que começou a tomar olanzapina, engordou e atualmente está obeso e sedentário. No pós-operatório, voltou a apresentar sintomas maníacos. O serviço de psiquiatria foi acionado para uma interconsulta.


Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Medicamentos antipsicóticos que diminuem os sintomas positivos da esquizofrenia pelo bloqueio dos receptores de dopamina na via mesolímbica podem, simultaneamente, piorar os sintomas negativos por bloquearem receptores de dopamina semelhantes na via mesocortical.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.