Início

Questões de Concursos Do Conselho Seccional da OAB

Resolva questões de Do Conselho Seccional da OAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q371168 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, FGV, 2017

O Conselho Seccional X da OAB criou dez subseções e uma Caixa de Assistência dos Advogados. Dentre as subseções, inclui-se a Subseção Y, cuja área territorial abrange um município. Considerando a hipótese narrada, analise as afirmativas a seguir e assinale a única correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q371790 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, FGV, 2019

Em certo Estado da Federação X, há notícias fundadas acerca de irregularidades na Caixa de Assistência dos Advogados, em razão de malversação de receitas, gerando hipótese de intervenção.
Considerando a situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q370767 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, FGV

Sobre as competências dos Conselhos Seccionais da OAB, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q370498 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, CESPE CEBRASPE

Com relação às subseções da OAB, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q372836 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, FGV, 2018

O Conselho Seccional X pretende criar a subseção Z, que abrange três municípios. Estima-se que, na área territorial pretendida para a subseção Z, haveria cerca de cinquenta advogados profissionalmente domiciliados. O mesmo Conselho Seccional também pretende criar as subseções W e Y, de modo que W abrangeria a região norte e Y abrangeria a região sul de um mesmo município. Considerando o caso narrado, de acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q371736 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, FGV

Fabiano é conselheiro eleito de certo Conselho Seccional da OAB. No curso do mandato, Fabiano pratica infração disciplinar e sofre condenação, em definitivo, à pena de censura.


Considerando a situação descrita e o disposto no Estatuto da OAB, o mandato de Fabiano no Conselho Seccional

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q370157 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, CESPE CEBRASPE

Acerca da composição e do funcionamento dos tribunais de ética e disciplina da OAB, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q370294 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, CESPE CEBRASPE

Em relação à organização dos Conselhos Seccionais e das Subseções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q372289 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, FGV

Charles é presidente de certo Conselho Seccional da OAB. Não obstante, no curso do mandato, Charles vê-se envolvido em dificuldades no seu casamento com Emma, e decide renunciar ao mandato, para dedicar-se às suas questões pessoais.
Sobre o caso, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q864964 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2020

Os advogados Diego, Willian e Pablo, todos em situação regular perante a OAB, desejam candidatar-se ao cargo de conselheiro de um Conselho Seccional da OAB.


Diego é advogado há dois anos e um dia, sendo sócio de uma sociedade simples de prestação de serviços de advocacia e nunca foi condenado por infração disciplinar.

Willian, por sua vez, exerce a advocacia há exatos quatro anos e constituiu sociedade unipessoal de advocacia, por meio da qual advoga atualmente. Willian já foi condenado pela prática de infração disciplinar, tendo obtido reabilitação um ano e três meses após o cumprimento da sanção imposta.

Já Pablo é advogado há cinco anos e um dia e nunca respondeu por prática de qualquer infração disciplinar. Atualmente, Pablo exerce certo cargo em comissão, exonerável ad nutum, cumprindo atividades exclusivas da advocacia.

Considerando as informações acima e o disposto na Lei no 8.906/94, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q866034 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Carlos integrou a chapa de candidatos ao Conselho Seccional que obteve a maioria dos votos válidos e tomou posse em 1º de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição. Um ano após o início do mandato, Carlos passou a ocupar um cargo de direção no Conselho de Administração de uma empresa, controlada pela Administração Pública, sediada em outro estado da Federação.

Nesse caso, de acordo com o Estatuto da OAB, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q866296 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2017

Em determinada subseção da OAB, constatou-se grave violação à disciplina prevista na Lei nº 8.906/94, no que diz respeito ao exercício de suas atribuições de representar a OAB perante os poderes constituídos e de fazer valer as prerrogativas do advogado. Considerando a situação hipotética narrada, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q864816 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2019

A conduta de um juiz em certa comarca implicou violação a prerrogativas de advogados previstas na Lei nº 8.906/94, demandando representação administrativo-disciplinar em face do magistrado.

Considerando a hipótese narrada, de acordo com o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q866033 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Seccional da OAB, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

As Subseções X e Y da OAB, ambas criadas pelo Conselho Seccional Z, reivindicam a competência para desempenhar certa atribuição. Não obstante, o Conselho Seccional Z defende que tal atribuição é de sua competência.

Caso instaurado um conflito de competência envolvendo as Subseções X e Y e outro envolvendo a Subseção X e o Conselho Seccional Z, assinale a opção que relaciona, respectivamente, os órgãos competentes para decidir os conflitos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.