Questões de Concursos Doença Meningocócica

Resolva questões de Doença Meningocócica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q59472 | Enfermagem, Doença Meningocócica

Em casos de meningite necessita-se de um isolamento do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q59471 | Enfermagem, Doença Meningocócica

Uma criança do sexo feminino, 6 anos de idade, internada na Unidade de Pediatria, foi diagnosticada com Doença Meningocócica. O Enfermeiro responsável orientou a equipe para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q59468 | Enfermagem, Doença Meningocócica

Um paciente que está no período de transmissão da doença meningocócica por Neisseria meningitidis é internado. Para evitar que a doença se dissemine, o enfermeiro deve explicar que os profissionais de enfermagem, ao prestarem cuidados a este paciente, devem utilizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q59469 | Enfermagem, Doença Meningocócica

Ao atender um paciente com suspeita de meningite, uma das ações do enfermeiro foi colocá-lo em posição dorsal, com os membros inferiores estendidos, e fazer a flexão da cabeça, observando se ele manteria os membros inferiores relaxados ou se ocorreria a flexão involuntária da perna.

Esse teste é denominado prova ou sinal de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q59470 | Enfermagem, Doença Meningocócica

A Meningite é um processo inflamatório das meninges, isto é, das membranas que envolvem as estruturas anatômicas do sistema nervoso central. São sinais e sintomas específicos no diagnóstico da Meningite:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q59476 | Enfermagem, Doença Meningocócica

Quanto à conduta de isolamento a ser adotada pelo enfermeiro para um paciente sob suspeita de Meningite, assinale alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q59475 | Enfermagem, Doença Meningocócica

A meningite pode ser causada por diversos microorganismos como vírus, fungos e bactérias. Além dos sinais e sintomas clássicos desta doença, a meningite do tipo meningocócica apresenta, algumas vezes, o seguinte sinal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q59473 | Enfermagem, Doença Meningocócica

Um paciente internado no âmbito hospitalar, com diagnóstico de Meningite Meningocócica, deve estar em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q846080 | Enfermagem, Doença Meningocócica, Prefeitura de Romelândia SC Técnico de Enfermagem, GS Assessoria e Concursos, 2020

A Meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causado por bactérias. (Ministério da Saúde, 2017)
No quadro de Meningite, a flexão involuntária da perna sobre a coxa e desta sobre a bacia, ao se tentar fletir a cabeça do paciente caracteriza o sinal de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q59467 | Enfermagem, Doença Meningocócica

A doença meningocócica tem distribuição global, podendo ocorrer surtos ocasionais e epidemias em qualquer país do mundo, sendo o sorogrupo C o segundo mais frequente. Em 2010, o Ministério da Saúde (MS), através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incorporou, no calendário básico de vacinação da criança, a vacina Meningocócica C Conjugada (MncC), utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C. O MS indica as seguintes doses em crianças menores de 2 anos para prevenção da doença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q59474 | Enfermagem, Doença Meningocócica

Dentre as medidas de prevenção e controle da doença meningocócica, visando prevenir a ocorrência de casos secundários entre os contatos próximos de um caso suspeito, bem como prevenir casos desta doença em crianças menores de 1 ano, a quimioprofilaxia tem sido considerada uma medida eficaz. Nesta importante ação, o antibiótico de escolha preconizado é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q846202 | Enfermagem, Doença Meningocócica, Prefeitura de Passira PE Enfermeiro Plantonista, CONTEMAX, 2020

Leia o caso clínico, abaixo, para responder a questão: 


M.Z.G, sexo masculino, 6 meses. A mãe refere que a criança apresenta febre alta há 10 dias de 39º a 40º, associado à tosse seca esporádica e coriza hialina. Há 6 dias, febre persistente e alta, melhorando, temporariamente, com a medicação. A criança passou a apresentar vômitos, diversas vezes ao dia, contendo leite, sem sangue, além de diarreia (cerca de 7 evacuações ao dia), com fezes líquidas, amareladas, sem muco ou sangue. Relatou, ainda, extrema irritabilidade à mobilização da cabeça durante o banho. Há dois dias, houve melhora da diarreia, porém persistência da febre alta e vômitos.

EXAME FÍSICO

O lactente apresenta-se choroso, hipocorado (2+/4+), desidratado (2+/4+), acianótico, anictérico, febril ao toque, taquipneico, BNF sem sopros, RCR, em 2T. FC = 160 bpm; AR = MV+, com estertores bilaterais. FR=72 ipm; Abdome globoso, Rh+, flácido. Palpação dificultada pelo choro. Boa perfusão periférica, sem edemas. Oroscopia: monilíase oral. SNC: fontanela anterior normotensa, 2 polpas digitais. Dor ao fletir o pescoço.

HD: meningite meningocócica.

Nos casos de meningite meningocócica, a enfermeira, como ação inicial, deverá colocar a criança em isolamento. Pelo caso clínico, o isolamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q254877 | Enfermagem, Doença Meningocócica, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

A Doença Meningocócica é uma entidade clínica que apresenta diversas formas e prognósticos.Com relação a esta doença, analise as afrmativas abaixo.

I. Pode apresentar-se sob a forma de uma doença benigna, caracterizada por febre e bacteremia.

II. Pode apresentar-se sob a forma de septicemia e sob a forma de meningite.

III. O principal transmissor é o homem doente.

IV. O modo de transmissão se dá por contato direto e indireto, através das secreções da nasofaringe.

Marque a opção que apresenta a seqüência CORRETA de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.