Questões de Concursos Doenças Cardiovasculares

Resolva questões de Doenças Cardiovasculares comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1028215 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Um paciente com histórico de infarto agudo do miocárdio foi submetido a uma cintilografia de perfusão miocárdica.

Acerca desse exame, é correto afirmar que a cintilografia do miocárdio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1029580 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermeiro, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Acerca da assistência ao paciente com doenças cardiovasculares, analise as afirmativas a seguir.
I. O ECG de 12 derivações é a primeira ferramenta diagnóstica no manejo de pacientes com Síndrome Coronariana Aguda - SCA suspeita, e deve ser realizado e interpretado, idealmente, em até 10min após a admissão hospitalar.
II. A monitorização dos sinais vitais e do balanço hídrico são intervenções essenciais no cuidado ao paciente com insuficiência cardíaca, pois auxiliam no controle de retenção de líquidos e da sobrecarga cardíaca.
III. Em casos de infarto agudo do miocárdio, o paciente deve ser colocado em posição supina para facilitar o fluxo sanguíneo até o coração e reduzir a dor torácica.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1010174 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma paciente do sexo feminino de 55 anos de idade compareceu ao atendimento nutricional queixando-se de dificuldade para perder peso. A avaliação nutricional mostrou índice de massa corporal (IMC) de 31,5 kg/m2, circunferência abdominal de 108 cm; pressão arterial de 145 mmHg × 90 mmHg; glicemia em jejum de 125 mg/dl; hemoglobina glicada de 6,0%; colesterol total de 190 mg/dl; LDL colesterol de 150 mg/dl e triglicerídeos de 135 mg/dl.


Considerando o caso clínico hipotético apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do quadro clínico e da prescrição dietética adequada para a paciente, bem como a respeito dos objetivos da Vigilância Alimentar e Nutricional.

A adoção da dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) deve fazer parte do tratamento da hipertensão arterial sistêmica, uma vez que inclui aumento do consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gorduras e cereais integrais, além de redução no consumo de gorduras saturadas, doces, bebidas com açúcar.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q881664 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Assistência de Enfermagem nas Enfermidades Endócrinas e Circulatórias
Um paciente com histórico de hipertensão e diabetes mellitus tipo 2 foi internado após sofrer um infarto agudo do miocárdio. A técnica de enfermagem é responsável pelo monitoramento dos sinais vitais e pela administração de medicamentos. Quais cuidados devem ser prioritários para garantir a estabilização do paciente?
Itens para Verificação:

1. Monitorar a glicemia capilar do paciente antes e após as refeições.
2. Verificar a pressão arterial e frequência cardíaca.
3. Administrar a medicação prescrita para controle da hipertensão e da glicemia.
4. Realizar avaliação contínua da perfusão periférica, observando sinais de choque.
5. Manter o paciente em repouso absoluto até a estabilização completa.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q905220 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

“Participa ativamente do metabolismo de carboidratos, modulando a ação da insulina. Desta forma, melhora a tolerância à glicose, promove maior estímulo à captação de aminoácidos e síntese proteica. Parece diminuir a concentração plasmática de colesterol total e LDL-C e aumentar HDL-C, com possível efeito protetor na saúde cardiovascular”.
Assinale a alternativa que contém o nutriente com a ação descrita acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q897286 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

As doenças cardiovasculares (DCV) representam a principal causa da morte, em ambos os sexos, no Brasil e no mundo. O objetivo da dietoterapia para a manutenção da vida dos pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio devem focar em um plano alimentar saudável para a manutenção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q882951 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Paciente K.F.L. 49 anos deu entrada na Clínica Médica com diagnóstico de anasarca. Diante do diagnóstico em questão, um de seus principais sintomas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q895249 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Conhecer e avaliar os fatores de risco é essencial para a condução da efetiva prevenção e/ou tratamento das doenças cardiovasculares (DCV). E as dislipidemias são fatores de risco modificáveis para a doença arterial coronariana, ou seja, são passíveis de intervenção. Levando em consideração a dietoterapia das doenças cardiovasculares, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q903447 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermeiro, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A assistência de enfermagem ao paciente submetido a uma cirurgia cardíaca requer cuidados específicos para garantir a recuperação adequada. Qual dos cuidados abaixo é fundamental no pós-operatório imediato de uma cirurgia cardíaca?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q900646 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, PSF, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

No contexto do atendimento de urgências cardiovasculares, o uso imediato da desfibrilação é indicado em casos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q900649 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, PSF, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Durante o atendimento a uma paciente gestante com pré-eclâmpsia no pronto-socorro, o enfermeiro deve estar atento às complicações relacionadas ao aparelho cardiovascular. Qual das opções abaixo descreve corretamente uma medida de assistência de enfermagem nesse cenário?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q895787 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Qual é uma das consequências do excesso de sódio na dieta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q900144 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista do NASF, Prefeitura de Lagoa Grande MG, COTEC, 2024

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais. Ela também é frequentemente associada a outras doenças crônicas e a eventos como morte súbita, acidente vascular encefálico, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e doença arterial periférica. São fatores de risco controláveis para a HAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q885302 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Como Enfermeiro Socorrista, você deve estar preparado para aplicar o Processo de Enfermagem em Emergências Cardiovasculares. Avalie as afirmativas abaixo e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).


⃣ Durante uma parada cardiorrespiratória, a compressão torácica deve ser realizada de forma rápida e superficial para maximizar a eficácia.


O reconhecimento precoce e o tratamento de arritmias podem evitar complicações graves, incluindo a parada cardíaca.


Em casos de suspeita de síndrome coronariana aguda, o enfermeiro deve administrar nitroglicerina sem a prévia avaliação médica se o paciente apresentar dor torácica.


A sequência de avaliação no suporte básico de vida segue a ordem de checar a resposta, chamar por ajuda, abrir as vias aéreas, verificar a respiração e iniciar compressões torácicas se necessário.


O uso de desfibriladores automáticos externos (DAE) é recomendado apenas em adultos e não deve ser usado em crianças.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q995895 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermeiro Socorrista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Nos primeiros 5 minutos após a lesão da medula espinal acima de T6, visto que os impulsos simpáticos cardíacos se formam no nível T1-T4, é observada uma intensa atividade reflexa simpática e parassimpática mediada por receptor alfa e volumosa liberação de norepinefrina pela glândula adrenal. São sintomas comuns nesses primeiros minutos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q885308 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Durante um turno no departamento de emergência, você, como Enfermeiro Socorrista, é confrontado com um paciente que apresenta sinais de síndrome coronariana aguda. Além da dor torácica, o paciente tem histórico de diabetes e hipertensão. Na ausência de um médico imediatamente disponível, qual das seguintes ações você deve priorizar como parte do suporte avançado de vida em cardiologia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q885309 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Você é um Enfermeiro Socorrista e recebe um paciente no pronto-socorro com suspeita de infarto agudo do miocárdio. O paciente está consciente, apresenta dor torácica persistente e sua pressão arterial é de 90/50 mmHg. Considerando os protocolos de suporte avançado de vida em cardiologia, qual é a ação inicial mais apropriada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1050956 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Especialidade Enfermagem, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um paciente deu entrada em uma unidade da saúde apresentado dor torácica que, após avaliação, foi classificada como dor definitivamente anginosa. Com base nos critérios de caracterizarão da dor torácica e angina, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa

( ) O desconforto da dor anginosa geralmente é descrito com pressão, aperto ou peso no tórax, próximo à região do esterno.
( ) Assim como a dor anginosa, a dor não anginosa também pode ser precipitada por esforço, porém não é atenuada por nitratos.
( ) O desconforto anginoso estável é mais comum em pessoas do sexo masculino acima de 65 anos e tem duração maior que 15 minutos.

As afirmativas são respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q896607 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Considerando os aspectos nutricionais nas doenças cardiovasculares e dislipidemias, analise as afirmativas a seguir:

I. Em casos de hipertrigliceridemia, é recomendada a redução do consumo de ácidos graxos saturados para menos de 5% do Valor Calórico Total (VCT) da dieta.

II. O consumo de fibras solúveis, como, por exemplo, as presentes no farelo de aveia, pode diminuir moderadamente o colesterol plasmático.

III. A redução do peso corporal é efetivo para a hipertensão arterial, sendo recomendada a manutenção de IMC menor que 22kg/m2 , para indivíduos de até 65 anos de idade.

IV. A recomendação para a não ingestão de alimentos processados e ultraprocessados é, em termos práticos, eficiente para reduzir o consumo de sódio em casos de doenças cardiovasculares em geral.


É CORRETO o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q896608 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Avalie os itens abaixo sobre o consumo de gordura e o risco de doença arterial coronariana:

I. O colesterol alimentar apresenta menor ação hipercolesterolêmica, quando comparado aos ácidos graxos saturados.

II. O aumento da ingestão de colesterol pode contribuir significativamente para a elevação da concentração plasmática de LDL-c; essa resposta não sofre grande variabilidade interpessoal, dependente de fatores metabólicos e genéticos.

III. O tipo de ácido graxo presente no alimento deve ser observado no tratamento das dislipidemias. O óleo de coco é fonte dos ácidos láurico e mirístico, enquanto as carnes apresentam conteúdo elevado de palmítico, e o leite, de esteárico e mirístico.

IV. O ácido esteárico não eleva o colesterol do plasma, porque é rapidamente convertido a ácido oleico sob ação das enzimas hepáticas.


Quantos são VERDADEIROS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.