Questões de Concursos Doenças Cardiovasculares

Resolva questões de Doenças Cardiovasculares comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q59349 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

Dor torácica, acompanhada de taquipneia, palidez, sudorese fria e pegajosa, tonteira, confusão mental, náusea e vômito são sinais e sintomas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q59350 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

Processo dinâmico pelo qual uma ou mais regiões do músculo cardíaco experimentam uma diminuição grave e prolongada no suprimento de oxigênio, devido ao fluxo sanguíneo insuficiente, ocorre necrose ou morte do tecido miocárdio. Esse distúrbio cardíaco é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q59351 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

A Organização Mundial de Saúde (OMS) padronizou a medida normal da pressão arterial entre os limites:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q106612 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

O infarto agudo do miocárdio é o processo pelo qual áreas de células miocárdicas no coração são destruídas de maneira permanente. São considerados achados nos pacientes com infarto agudo no miocárdio, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q59352 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

Síndrome clínica caracterizada por crise de dor, queimação ou sensação de pressão na região do tórax. É causada por uma obstrução transitória das coronárias. A causa da dor é o fornecimento inadequado de sangue ao coração, resultando no suprimento insuficiente de oxigênio e de nutrientes para o miocárdio. Essa síndrome é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q59345 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

O volume de sangue bombeado pelo coração inadequado para atender às demandas metabólicas do organismo define o diagnóstico de enfermagem “Débito cardíaco diminuído”. Sobre as características definidoras desse diagnóstico, considere os itens a seguir:

I - Resistência vascular sistêmica (RVS) diminuída.
II - Diminuição da pressão venosa central (PVC).
III - Pele pegajosa, oligúria.
IV - Diminuição da pressão de oclusão da artéria pulmonar (POAP) (pressão capilar).

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q146044 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 4a, FCC

O DEA ? desfibrilador externo automático ?, em uma situação de emergência cardíaca, orienta o socorrista a fornecer um choque elétrico quando detecta um ritmo passível de choque. São considerados ritmos passíveis de choque a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q146982 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

A angina de peito é uma síndrome clínica comumente caracterizada por episódios ou paroxismos de dor ou pressão na região anterior do tórax. Os sintomas variam de acordo com o tipo de angina, podendo ir desde um desconforto até a dor agonizante. A dor em repouso, possivelmente causada pelo vasoespasmo da artéria coronária, é característica da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q59353 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) apresenta alta morbimortalidade, com perda importante da qualidade de vida, o que reforça a importância do diagnóstico precoce. Todo adulto com 18 anos ou mais de idade, quando vier à Unidade Básica de Saúde (UBS) para consulta, atividades educativas, entre outros, e não tiver registro no prontuário de ao menos uma verificação da pressão arterial (PA) nos últimos dois anos, deverá tê-la verificada e registrada. A primeira verificação deve ser realizada em ambos os braços e, caso haja diferença entre os valores, deve ser considerada a medida de maior valor. O braço com o maior valor aferido deve ser utilizado como referência nas próximas medidas. Segundo o programa de rastreamento do Ministério da Saúde, de acordo com a média dos dois valores pressóricos obtidos, a PA deverá ser novamente verificada quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q846414 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica das artérias, que ocorre principalmente mediante o processo contínuo de lesões da parede arterial. Em humanos, essas lesões geralmente podem ser encontradas na aorta na primeira década de vida, nas artérias coronárias na segunda década e nas artérias cerebrais na terceira ou na quarta décadas. A formação das placas pode se tornar cada vez mais complexa, com ulceração na superfície luminal e hemorragia de pequenos vasos que crescem na lesão a partir da parede média do vaso sanguíneo.

Acerca desse assunto e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Existe uma relação entre a prática de exercícios físicos e a aterosclerose, uma vez que predominará a participação do metabolismo aeróbico na realização de uma atividade prolongada que usa grandes grupos musculares, com o indivíduo permanecendo confortável e, assim, sincronizando o movimento do corpo e a ventilação pulmonar.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q59347 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

Entre as arritmias supraventriculares, encontra-se a que ocorre devido a numerosas deflexões atriais ectópicas, gerando uma linha de base irregular e uma atividade atrial caótica. É caracterizada por uma frequência atrial entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q833076 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Prefeitura de Nova Itaberaba SC Técnico de Enfermagem, OBJETIVA, 2021

Um adulto chega à unidade de saúde com frequência cardíaca de 130 batimentos por minuto e com a frequência respiratória de 30 movimentos por minuto. Considera-se que este adulto está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q843015 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 66 anos de idade, viúvo, dono de restaurante, tem insuficiência cardíaca com suspeita de fração de ejeção reduzida, peptídeo natriurético do tipo B (BNP) = 52 pg/mL, fração N-terminal do peptídeo natriurético do tipo B (NT-proBNP) = 127 pg/mL, alteração estrutural e disfunção sistólica. Teve duas internações nos últimos 12 meses, com duração entre 7 e 27 dias para tratamento de hepatomegalia congestiva. Hipertenso há 22 anos, tem disfunção no nó sinusal e anemia ferropriva e realizou cirurgia de revascularização do miocárdio há 10 anos. Há cinco anos, submeteu-se a uma angioplastia transluminal coronária percutânea com implante de stent. O paciente deu entrada no pronto-socorro (PS) apresentando dispneia, fadiga, dor abdominal, taquicardia e edema periférico. Os sintomas estão presentes há cerca de quatro horas e, por esse motivo, os filhos levaram o paciente para a unidade. No PS, ele apresenta FC = 122 bpm, FR = 22 irpm e SatO2 = 91%.

A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A abordagem da insuficiência cardíaca de estágio D considera transplante cardíaco e dispositivos de assistência ventricular.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q845594 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Prefeitura de Tenório PB Enfermeiro, CPCON, 2020

Quando o cuidado de enfermagem envolve a Terapia com diuréticos para condições como a insuficiência cardíaca (IC), principalmente quando administrados por via IV, nas exacerbações da IC, quando há necessidade de diurese rápida. Nesses casos, a enfermagem precisa administrar o medicamento e monitorar a reposta do paciente. De acordo com essa afirmação, marque a alternativa CORRETA que apresenta cuidados da enfermagem com a Terapia Diurética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q841318 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A fibrilação atrial caracteriza-se por excitação de alta frequência do átrio, que resulta em contração atrial dessincronizada e irregularidade da excitação ventricular. A maioria dos casos de fibrilação atrial não é genética e está relacionada a doenças cardiovasculares subjacentes. Normalmente, um gatilho inicial excita um foco ectópico nos átrios, mais comumente em torno da área das veias pulmonares, e permite um disparo não sincronizado de impulsos elétricos, levando à fibrilação dos átrios.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

A cardioversão elétrica pode ser indicada após anticoagulação por, no mínimo, três semanas com uso de varfarina ou rivaroxabana.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q258585 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Técnico Judiciário Enfermagem, TRF 4a, FCC

As síndromes coronarianas agudas têm como fatores predisponentes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q840566 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Prefeitura de Sapé PB Enfermeiro, CPCON, 2020

Como é denominado o acúmulo anormal de lipídios ou substâncias gordurosas e tecido fibroso no revestimento das paredes dos vasos arteriais, causando bloqueio e estreitamento de vasos coronários e reduzindo o fluxo sanguíneo para o miocárdio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q59348 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

Na parada cardiorrespiratória (PCR), segundo os Destaques da Atualização das Diretrizes da AHA 2015 para RCP (reanimação cardiopulmonar), para adultos e adolescentes, a relação compressão-ventilação sem via aérea avançada e quando houver um ou dois socorristas é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q844301 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A fibrilação atrial caracteriza-se por excitação de alta frequência do átrio, que resulta em contração atrial dessincronizada e irregularidade da excitação ventricular. A maioria dos casos de fibrilação atrial não é genética e está relacionada a doenças cardiovasculares subjacentes. Normalmente, um gatilho inicial excita um foco ectópico nos átrios, mais comumente em torno da área das veias pulmonares, e permite um disparo não sincronizado de impulsos elétricos, levando à fibrilação dos átrios.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

A fibrilação atrial persistente é aquela na qual a cardioversão falhou ou na qual se optou pela não reversão.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q141766 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Analista Judiciário Enfermagem, TRE PR, FCC

Os fatores de risco não modificáveis para o aparecimento de doenças coronarianas incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.