Questões de Concursos Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Resolva questões de Doenças Crônicas Não Transmissíveis comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1035269 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, os sinais e sintomas de diabetes podem ser classificados como típicos e sugestivos.

Entre os sinais sugestivos de hiperglicemia está a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1035272 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Hipertensão, entre os parâmetros que classificam um paciente com Hipertensão Arterial Estágio 2 está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q957462 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) estão entre os principais problemas de saúde pública do Brasil e do mundo. Um novo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), divulgado em junho de 2024, revela que, embora a expectativa de vida tenha aumentado nas Américas, também aumentou o número de pessoas que vivem com doenças crônicas não transmissíveis, incluindo o Brasil.

Sobre as DCNT, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q957468 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A obesidade é um problema de saúde pública, uma epidemia mundial que acomete grande parte da população adulta e, mais recentemente, adolescentes e crianças. Estima-se que mais de 1,53 bilhão de adultos no mundo estará com excesso de peso em 2035, sendo que hoje, no Brasil, mais de 55% da população adulta apresenta esse problema (World Obesity Federation, 2024). O profissional de enfermagem deve estar atento a esses índices e aos impactos que isso causa na saúde da população.

Considerando o atendimento a pacientes com obesidade, analise as afirmativas a seguir.

I. A obesidade é uma condição clínica crônica, resultado da interação de fatores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais. Está associada a uma série de afecções de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono, certos tipos de câncer, problemas articulares, entre outros.
II. A obesidade causa impactos físicos, mas ainda não foi encontrada em pesquisas recentes uma relação entre a obesidade e danos psicológicos, como baixa autoestima, ansiedade e depressão.

III. A arteriosclerose ou “endurecimento das artérias” é a doença mais comum das artérias. Alguns dos fatores de risco associados à arteriosclerose são obesidade, estresse e falta de atividade física. A enfermagem contribui diretamente para o processo educativo, orientando os pacientes sobre a importância de se engajar em programas de exercícios físicos supervisionados, incentivando a melhoria da alimentação, conforme orientação da equipe de saúde e fornecendo suporte emocional.
IV. O tratamento da obesidade envolve apenas a abordagem farmacológica e cirúrgica, sendo a alimentação e o exercício físico complementares a esses tratamentos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q918311 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São Vicente do Sul RS, FUNDATEC, 2025

O Sinal de _______ é reconhecido quando o paciente coloca o punho sobre o peito, como uma forma de indicar a localização e a intensidade da dor, muitas vezes para expressar o desconforto relacionado ao coração. Esse sinal é considerado um indicativo clássico de angina ou infarto e é um dos primeiros sinais observados em pacientes com essas condições.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q978729 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Especialista em Urgência e Emergência/Saúde da Família/Saúde Mental/Vigilância em Saúde, Prefeitura de Flores de Goiás GO, IV UFG, 2025

A pressão arterial (PA) é a pressão que o sangue exerce contra as paredes das artérias e é um dos sinais vitais que os profissionais de saúde utilizam para avaliar rapidamente as condições de saúde de um paciente. De acordo com os Cadernos de Atenção Básica, a pressão arterial classificase em normotensão, PA limítrofe e hipertensão arterial sistêmica. Ao aferir ambulatorialmente a PA de uma pessoa maior de 18 anos, pode-se considerá-la limítrofe se o valor encontrado for de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q953910 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Catas Altas MG, Prefeitura de Catas Altas MG, 2025

Sobre os cuidados de primeiros socorros em casos de suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q957505 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

Para um paciente com diabetes mellitus, a prescrição médica para a administração de insulina é de 14 unidades de insulina regular (R) e 18 unidades de insulina NPH, ambas a serem administradas na mesma seringa, antes do café da manhã.

Considerando as boas práticas de preparo e administração de insulina, as etapas que descrevem corretamente o procedimento para a aspiração das doses são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q955989 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

São fatores de risco para ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC):

I. hipertensão; diabetes tipo 2.
II. hipercolesterolemia; obesidade.
III. tabagismo; alcoolismo.
IV. sedentarismo; histórico familiar.

São corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q919126 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem 40H, Prefeitura de Marau RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com as mudanças nas Diretrizes de 2020 da American Heart Association (AHA) para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q919645 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Para orientar a população a respeito de síndromes metabólicas e cardiovasculares, um profissional fala de hábitos saudáveis de vida e enfatiza os fatores de risco não- -modificáveis relacionados à progressão dessas doenças crônicas.

São exemplos corretos dos fatores de risco não-modificáveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q951914 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Jaborá SC, AMAUC, 2025

A assistência de enfermagem em saúde mental é essencial para promover o bem-estar psicológico dos pacientes, abrangendo desde ações preventivas até a reabilitação psicossocial. No contexto dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), qual das alternativas a seguir está correta sobre a atuação dos profissionais de enfermagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q955000 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre a aferição da Pressão Arterial, analise as alternativas abaixo e marque a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q915577 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Auxiliar de Serviços de Saúde, Prefeitura de Herval D`Oeste SC, Wisdom Cursos e Treinamentos, 2025

Os objetivos do cuidado integral aos usuários com Diabetes Mellitus são, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1047163 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

De acordo com os critérios para o diagnóstico diferencial entre poliomielite, síndrome de Guillain-Barré e mielite transversa, analise as afirmativas abaixo e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A poliomielite se caracteriza por uma paralisia aguda, assimétrica e predominantemente proximal, sempre acompanhada de febre alta no início.
( ) A insuficiência respiratória está sempre presente na síndrome de Guillain-Barré e ocorre em geral por comprometimento do nível torácico na mielite transversa.
( ) A mielite transversa apresenta paralisia aguda e simétrica em membros inferiores, ausência de reflexos osteotendinosos profundos e presença do sinal de Babinski.
( ) A síndrome de Guillain-Barré é marcada por paralisia simétrica e distal, associada à presença do sinal de Babinski e a um líquido cefalorraquidiano inflamatório com aumento das células e das proteínas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q985218 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Sobre pancreatite aguda, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q985223 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

A fisiopatologia de todas as miocardiopatias consiste em uma série de eventos que culminam em comprometimento do débito cardíaco. Assinalar a alternativa que apresenta disfunção diastólica causada por paredes ventriculares rígidas que comprometem o enchimento diastólico e o estiramento ventricular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q920204 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, IFES, IF ES, 2025

Em relação ao Diabetes Melitus (DM), assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.