Questões de Concursos Doenças do Colágeno

Resolva questões de Doenças do Colágeno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1030176 | Medicina, Doenças do Colágeno, Medicina Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

O metotrexato é um dos medicamentos modificadores do curso da artrite reumatoide. A fim de minimizar a toxicidade, a associação ao ácido fólico é recomendada.

Assinale a opção que indica a vitamina que representa o ácido fólico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q976510 | Medicina, Doenças do Colágeno, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune crônica multissistêmica que, se não tratada, pode levar à inflamação e danos aos órgãos. Possui diagnóstico desafiador devido à apresentação clínica variada, sendo importante conhecê-la. Assim, assinale a alternativa cujas manifestações clínicas são mais sugestivas da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1004010 | Medicina, Doenças do Colágeno, Grupo Dermatologia, EBSERH, FGV, 2025

No Lúpus eritematoso bolhoso, o antígeno alvo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q992824 | Medicina, Doenças do Colágeno, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre artrite reumatoide, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1. (__) A artrite reumatoide é uma doença autoimune que afeta exclusivamente as articulações dos membros inferiores.
2. (__) A presença do fator reumatóide no sangue é diagnóstico definitivo de artrite reumatoide.
3. (__) A artrite reumatoide pode manifestar-se com rigidez matinal das articulações afetadas e pode estar associada a sintomas sistêmicos.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1056401 | Medicina, Doenças do Colágeno, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Sobre a artrite reumatoide, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1006744 | Medicina, Doenças do Colágeno, Cardiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em pacientes alérgicos à penicilina recomenda-se, atualmente, para a profilaxia secundária da febre reumática o uso de _________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q832072 | Medicina, Doenças do Colágeno, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral, IESES, 2021

No mundo inteiro, a artrite reumatoide (AR) se desenvolve em cerca de 1% da população, independentemente de raça ou país de origem, e afeta mulheres duas a três vezes mais frequentemente do que homens. Normalmente, a artrite reumatoide aparece primeiro entre os 35 e 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. É correto afirmar sobre o tratamento da AR:
I. Os inibidores da ciclo-oxigenase (COX2) (coxibes, como celecoxibe) são AINEs que atuam de forma semelhante a outros AINEs, mas são um pouco menos propensos a danificarem o estômago. No entanto, se uma pessoa também toma aspirina, é quase tão provável que ocorram lesões no estômago como com outros AINEs. Deve ser tomado cuidado com o uso de coxibes e, provavelmente, de todos os AINEs, por longos períodos ou por pessoas com fatores de risco para ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. II. A leflunomida é tomada diariamente por via oral e tem benefícios que são semelhantes aos do metotrexato, mas é mais propensa a provocar a supressão da produção de células sanguíneas na medula óssea, função hepática anormal ou inflamação dos pulmões (pneumonite). Ela não pode ser administrada ao mesmo tempo que o metotrexato. III. As combinações de medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs) podem ser mais eficazes do que os medicamentos tomados sozinhos. IV. Metotrexato é tomado por via oral, uma vez por semana. Ele é anti-inflamatório em doses baixas utilizado para tratar a artrite reumatoide. Ele é muito eficaz e começa a funcionar dentro de três a quatro semanas, o que é relativamente rápido para um DMARD.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q832351 | Medicina, Doenças do Colágeno, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico ESF, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

As manifestações neurológicas mais frequentemente encontradas no lúpus eritematoso sistêmico são decorrentes de alterações de pequenas artérias e arteríolas encefálicas e meníngeas.
Os distúrbios do sistema nervoso periférico são mais raramente vistos e, nesses casos são associados a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q832761 | Medicina, Doenças do Colágeno, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clinico Geral Emergência, IESES, 2021

No mundo inteiro, a artrite reumatoide (AR) se desenvolve em cerca de 1% da população, independentemente de raça ou país de origem, e afeta mulheres duas a três vezes mais frequentemente do que homens. Normalmente, a artrite reumatoide aparece primeiro entre os 35 e 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. É correto afirmar sobre o tratamento da AR:
I. Metotrexato é tomado por via oral, uma vez por semana. Ele é anti-inflamatório em doses baixas utilizado para tratar a artrite reumatoide. Ele é muito eficaz e começa a funcionar dentro de três a quatro semanas, o que é relativamente rápido para um medicamento antirreumático modificadores da doença (DMARD). II. A leflunomida é tomada diariamente por via oral e tem benefícios que são semelhantes aos do metotrexato, mas é mais propensa a provocar a supressão da produção de células sanguíneas na medula óssea, função hepática anormal ou inflamação dos pulmões (pneumonite). Ela não pode ser administrada ao mesmo tempo que o metotrexato. III. A sulfassalazina é inicialmente administrada à noite por via oral e pode aliviar os sintomas e retardar o desenvolvimento de lesões articulares. A sulfassalazina também pode ser utilizada em pessoas que têm artrite reumatoide menos grave ou adicionada a outros medicamentos para aumentar a sua eficácia. A dose é aumentada gradualmente e a melhora normalmente é observada no prazo de três meses. IV. Corticosteroides são medicamentos antiinflamatórios potentes que suprimem o sistema imunológico. Corticosteroides, como a prednisona, são os medicamentos mais eficazes para reduzir drasticamente a inflamação e os sintomas da artrite reumatoide em qualquer parte do corpo. Embora os corticosteroides sejam eficazes para uso em curto prazo, eles podem não impedir a destruição articular e podem se tornar menos eficazes ao longo do tempo e a artrite reumatoide geralmente permanece ativa durante anos.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q656938 | Medicina, Doenças do Colágeno, GUALIMP, 2020

A Febre Reumática possui uma distribuição universal, mas com marcada diferença nas taxas de incidência e prevalência entre os diversos países, constituindo a principal causa de cardiopatia adquirida em crianças e adultos jovens nos países em desenvolvimento.


Sobre a doença, analise as afirmativas abaixo:


I. A Febre Reumática (FR) e a Cardiopatia Reumática Crônica (CRC) são complicações não supurativas da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A (EBGA) e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção, em populações geneticamente predispostas.

II. O diagnóstico da Febre Reumática é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico.

III. A artrite típica da Febre Reumática evolui de forma simétrica. O quadro articular afeta preferencialmente as grandes articulações, particularmente dos membros inferiores.


Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1020779 | Medicina, Doenças do Colágeno, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

A febre reumática pode ser causada por bactérias como o Streptococcus pyogenes, também denominado por Lancefield, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q961084 | Medicina, Doenças do Colágeno, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Uma importante manifestação extra-articular de pacientes portadores de artrite reumatoide é o acometimento pulmonar, podendo levar à formação de derrames pleurais. Quais características são esperadas no líquido pleural destes pacientes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q961086 | Medicina, Doenças do Colágeno, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente. “Uma das mais importantes causas de morbimortalidade em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico é o acometimento glomerular através das diversas formas de manifestação da nefrite lúpica.”
Qual é a forma mais comum e considerada a mais grave de nefrite lúpica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q961087 | Medicina, Doenças do Colágeno, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente. “Uma das mais importantes causas de morbimortalidade em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico é o acometimento glomerular através das diversas formas de manifestação da nefrite lúpica.” Qual anticorpo a seguir apresenta associação negativa com a nefrite lúpica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q60041 | Medicina, Doenças do Colágeno

São consideradas manifestações extra-articulares da artrite reumatoide, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q60042 | Medicina, Doenças do Colágeno

Sobre a artrite séptica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q60043 | Medicina, Doenças do Colágeno

As artrites são enfermidades de natureza inflamatória que incidem especificamente nas articulações. A artrite psoriática
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q60044 | Medicina, Doenças do Colágeno

O fenômeno de Raynaud observado em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) pode ser definido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q60045 | Medicina, Doenças do Colágeno

Em relação aos medicamentos imunobiológicos existentes para tratamento da Artrite Reumatóide e AIJ, avalie se podemos afirmar que:

I. O risco de infecções é maior em pacientes em uso de drogas anti-TNF e DMARDS sintéticos.
II. A reativação da tuberculose latente é bem estabelecida com o uso das drogas anti-TNF, especialmente os anticorpos monoclonais.
III. Pacientes com AR têm risco menor de IAM devido ao uso de medicamentos anti-inflamatórios.
IV. A associação de DMARDS biológicos é uma possibilidade terapêutica para pacientes refratários.
V. O tocilizumabe deve ser evitado nos pacientes com a forma sistêmica da AIJ devido à alta hepatotoxicidade.
VI. Para o tratamento da uveíte associada às espondiloartrites os anticorpos monoclonais anti-TNF devem ser preferidos.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.