Questões de Concursos Doenças Hepáticas

Resolva questões de Doenças Hepáticas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1008271 | Enfermagem, Doenças Hepáticas, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

As hepatites virais são infecções causadas por diferentes agentes virais (A, B, C, D e E), que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.
Com base nos diversos modos de transmissão, manifestações clínicas e estratégias de prevenção, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q982424 | Enfermagem, Doenças Hepáticas, Generalista, SESSE, IBFC, 2025

Pessoas com cirrose hepática apresentam como principal causa de depleção de ______ a adrenalina, devido a hiperativação do sistema nervoso simpático, somando-se a isso a presença de uma dieta pobre, vômitos e diarréias esporádicas. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q894292 | Enfermagem, Doenças Hepáticas, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são condições de saúde de grande relevância na saúde pública, pois acometem um grande número de pessoas e, junto de seus agravos, têm altas taxas de mortalidade. As doenças listadas abaixo são DCNT, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q840014 | Enfermagem, Doenças Hepáticas, Prefeitura de Sapé PB Enfermeiro, CPCON, 2020

O Distúrbio hereditário autossômico recessivo afeta o pâncreas, o sistema respiratório, o trato gastrointestinal, as glândulas salivares e o trato reprodutivo. É considerada uma doença hereditária letal que acomete pessoas muito jovens, levando-os a infecções recorrentes com risco para bronquiectasia e fibrose e dentre os diagnósticos de enfermagem, estão o Alto Risco de Infecção, Troca Gasosa Comprometida e Limpeza Ineficaz das Vias Aéreas. Em relação à afirmação, indique qual alternativa responde CORRETAMENTE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q214002 | Medicina, Doenças Hepáticas, Médico Clínico Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à insuficiência hepática crônica (IHC), julgue os itens seguintes.

A IHC, definida como falência global do fígado, está relacionada à agressão contínua ao parênquima hepático, podendo ser ocasionada por diversos agentes etiológicos. Em geral, a IHC ocorre quando há redução de mais de 80% da capacidade funcional do fígado, sendo, portanto, uma condição clínica com alta taxa de mortalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q147295 | Enfermagem, Doenças Hepáticas, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Os distúrbios hepáticos são relativamente comuns e podem ser resultantes de infecções virais, exposição a substâncias tóxicas ou tumores. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q59397 | Enfermagem, Doenças Hepáticas

Náusea, icterícia, ascite, colúria, edema e hérnia umbilical são sinais e sintomas relacionados a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q59398 | Enfermagem, Doenças Hepáticas

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Os leucotrienos estão aumentados em secreções, sangue e urina após infecções por vírus sincicial respiratório e a sua utilização em sibilância recorrente após bronquiolite viral aguda pode ser uma indicação clínica útil em lactentes. Efeitos adversos graves são raros. A ______, inicialmente associada ao uso de antileucotrienos, parece estar mais relacionada à suspensão do corticosteróide oral. Lesão hepática foi descrita apenas com antileucotrienos não cisteínicos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q59399 | Enfermagem, Doenças Hepáticas

Uma senhora de 54 anos está internada com hipertensão portal em um hospital geral. No exame físico, o técnico de enfermagem identificou pequenas lesões nos membros superiores, pele com leve icterícia, abdome ascítico e edema nos membros inferiores. A senhora relatou cefaleia, dificuldade para se alimentar por apresentar sangramento gástrico de cor vermelha brilhante em pequena quantidade e desconforto respiratório leve. Devido à ascite volumosa, a paciente encontra-se em repouso no leito e será submetida ao procedimento de paracentese.

Antes de a paciente iniciar a paracentese, o técnico de enfermagem deverá orientá-la a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q59400 | Enfermagem, Doenças Hepáticas

Sabe-se que os álcoois solúveis em gordura e hidrocarbonetos halogenados são razoavelmente conhecidos por causarem danos nas células hepáticas.

O sinal mais óbvio de dano hepático é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q59401 | Enfermagem, Doenças Hepáticas

É sintoma característico da ascite decorrente de distúrbios hepáticos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q59402 | Enfermagem, Doenças Hepáticas

Dentre os distúrbios do fígado, a trombose da veia hepática, que resulta em hipertensão porta não-cirrótica, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q59403 | Enfermagem, Doenças Hepáticas

Os distúrbios hepáticos são relativamente comuns e podem ser resultantes de infecções virais, exposição a substâncias tóxicas ou tumores. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q59404 | Enfermagem, Doenças Hepáticas

Para o diagnóstico de enfermagem de distúrbios dos processos de raciocínio relacionados à deterioração da função hepática e ao aumento sérico de amônia, considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q59405 | Enfermagem, Doenças Hepáticas

A hepatite que mais comumente evolui para a cronicidade é a causada pelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.