Questões de Concursos Doenças Patologias

Resolva questões de Doenças Patologias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q364294 | Enfermagem, Doenças Patologias, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens de 76 a 85.

Nesse caso clínico, sangramentos e hemorragias gastrintestinais são complicações potenciais, devendo-se avaliar o paciente criteriosamente, monitorando-se os sinais vitais, as secreções gastrintestinais e os resultados dos valores laboratoriais (hematócrito e hemoglobina).
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q361479 | Enfermagem, Doenças Patologias

Considere os sinais e sintomas de hiperglicemia, a seguir.

I. Polidipsia, poliúria e hálito cetônico.

II. Polaciúria, visão turva e ganho de peso.

III. Desidratação, prostração e fadiga.

IV. Xerostomia, purpura e fadiga.

São sinais e sintomas de hiperglicemia o que se apresenta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q368189 | Enfermagem, Doenças Patologias

O Diabetes apresenta-se como um dos grandes problemas de Saúde Pública no Brasil, quer seja por questões sociais e econômicas, quer seja por questões familiares e pessoais. Uma das graves complicações do Diabetes Mellitus é o pé diabético, responsável pelo grande número de internamentos e morbimortalidade, bem como pelo impacto socioeconômico aos portadores.

Sobre o cuidado de enfermagem ao paciente portador de pé diabético, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q361120 | Enfermagem, Doenças Patologias

O(A) enfermeiro(a) está orientando o paciente com diagnóstico de herpes genital. Qual item será incluído no plano de cuidados para esse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q364801 | Enfermagem, Doenças Patologias

A respeito do SUS e do papel do enfermeiro na vigilância em saúde, julgue os itens seguintes. As doenças crônicas não transmissíveis são a principal fonte de carga de doença, detendo os transtornos neuropsiquiátricos a maior parcela de contribuição, o que indica que o enfermeiro necessita de preparo clínico adequado para intervenção nos problemas de saúde dessa natureza.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q365578 | Enfermagem, Doenças Patologias, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

O paciente Antônio, de 63 anos de idade e com o diagnóstico médico de câncer de sigmóide, submeteu-se a cirurgia de ressecção anterior do reto e sigmóide, evoluindo bem até o quinto dia do pós-operatório. No sexto dia após a cirurgia, foi encontrado no chão da enfermaria, apresentando quadro de confusão mental e escoriação na cabeça. Nesse mesmo dia, foram detectadas hipertermia e alterações no padrão respiratório, sendo levantada a hipótese de pneumonia. Evoluiu com dificuldade respiratória, leucocitose, anemia, trombocitopenia e oligúria. Oito dias após a cirurgia, o paciente foi novamente encaminhado ao centro cirúrgico, quando procedeu-se lavagem exaustiva da cavidade abdominal em decorrência de peritonite pélvica fecal. Foram instaladas colostomia e dois drenos de Penrose em flanco esquerdo e o paciente foi encaminhado para UTI. Encontra-se consciente, acamado, dispnéico, pouco comunicativo e afebril. Ausculta pulmonar revelou presença de ruídos adventícios. Apresenta ainda perfusão periférica lenta, edema e oligúria. Além da colostomia e dos drenos, está com punção de subclávia esquerda e sonda vesical de demora. Os sinais vitais mantêm-se estáveis. Prescrição médica parcial: cefoxitina 2 g intravenosa de 6 em 6 horas; gentamicina 60 mg intravenosa de 12 em 12 horas; albumina humana 50 mL intravenosa, em 30 minutos, de 12 em 12 horas; solução glicosada a 10%, 500 mL, intravenosa, a 100 mL/h.

Com base na situação hipotética apresentada, referente ao paciente Antônio, julgue os itens subseqüentes.

A piora do quadro do paciente, após o quinto dia do pósoperatório, pode ser corretamente atribuída ao quadro de insuficiência respiratória associada à pneumonia, uma das complicações mais comuns em idosos no pós-operatório desse tipo de cirurgia.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q367891 | Enfermagem, Doenças Patologias

Após a epidemia de síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) as DSTs voltaram a ser considerados importantes problemas de saúde pública, inclusive de forma crescente nos adolescentes. A respeito da AIDS e das DSTs, julgue os itens que se seguem. O uso correto e sistemático de preservativos, tanto masculinos quanto femininos, por pessoas sexualmente ativas é ainda considerado um método de baixa a moderada eficácia para a redução do risco de transmissão do HIV (vírus da imunodeficiência) e de outros agentes sexualmente transmissíveis, pois alguns desses microrganismos conseguem ultrapassar o material desses preservativos.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q366869 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos achados clínicos, suas implicações ou cuidados necessários aos respectivos tratamentos, julgue os itens seguintes. A candidíase oral (sapinho) caracteriza-se por lesões eritematosas cobertas por placas esbranquiçadas ou brancoamareladas na mucosa da cavidade oral e no esôfago. Nesse caso, é importante realizar a higienização oral com frequência, utilizando-se escovas macias ou espátulas envolvidas em gase, para a cicatrização das lesões da boca e a prevenção contra o aumento destas.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q368149 | Enfermagem, Doenças Patologias

Sobre os tipos de diabetes, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q362262 | Enfermagem, Doenças Patologias

Após a epidemia de síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) as DSTs voltaram a ser considerados importantes problemas de saúde pública, inclusive de forma crescente nos adolescentes. A respeito da AIDS e das DSTs, julgue os itens que se seguem. A sífilis é uma doença infecciosa, sistêmica, de evolução crônica (com surtos de agudização e períodos de latência) causada pelo Treponema pallidum, um espiroqueta exclusivamente transmitido pelo contato sexual.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q364568 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), definida como forma mais grave de um espectro de doenças associadas à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), julgue os próximos itens. O indivíduo pode contrair o HIV-1 ou linfócitos T CD4+ por meio de líquidos corporais de relações sexuais desprotegidas, mediante a exposição sanguínea, durante o parto ou pela amamentação.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q362528 | Enfermagem, Doenças Patologias

Os fatores predisponentes do diabetes tipo 2 associam-se a três eixos etiológicos: genético, estilo de vida e envelhecimento. Na condição de educador em saúde, com o intuito de atuar na prevenção primária para minimizar a incidência dessa patologia, o enfermeiro deve avaliar o cliente em relação ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q364069 | Enfermagem, Doenças Patologias

O(A) enfermeiro(a) assiste a uma paciente no ambulatório que tem Diabetes Mellitus tipo 1 e apresenta confusão, tonturas e comportamento agitado. Ela ainda está consciente. O(A) enfermeiro(a) deve administrar primeiramente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q365608 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Atualmente, muita ênfase tem sido dada para a prática social participativa e consciente. Os profissionais de saúde, por exe mplo, devem contribuir para a viabilização da participação da sociedade e para a formação de uma consciência crítica, no que diz respeito às questões ligadas à saúde. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. O despejo de dejetos humanos à beira dos rios sujeita as pessoas que destes se utilizam a contrair uma série de doenças, como a esquistossomose.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q369193 | Enfermagem, Doenças Patologias, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

As alterações do hormônio tireoidiano, que acometem várias pessoas, podem gerar distúrbios. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Os pacientes com doença coronariana subjacente que fazem reposição hormonal tireoidiana devem ser monitorados quanto à isquemia ou sinais de infarto, pois esses hormônios estimulam os efeitos cardiovasculares das catecolaminas.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q359982 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Atualmente, muita ênfase tem sido dada para a prática social participativa e consciente. Os profissionais de saúde, por exe mplo, devem contribuir para a viabilização da participação da sociedade e para a formação de uma consciência crítica, no que diz respeito às questões ligadas à saúde. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. São medidas empregadas para minimizar a proliferação de vetores os controles ambiental, químico e biológico.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q368943 | Enfermagem, Doenças Patologias

Uma paciente com 27 anos de idade, casada, com dois filhos, cozinheira, foi internada em uma unidade de clínica médica para tratamento de abscesso mamário, com diagnóstico médico de diabetes melito do tipo 2 há seis anos. Não faz acompanhamento do diabetes e refere ser hipertensa. Queixa-se de dor nas costas e desconforto intenso devido ao tamanho aumentado dos seios. Refere preocupação com os filhos e sentese triste por estar internada. Não está trabalhando como cozinheira há dois meses devido às mudanças ocorridas em seu corpo e às limitações relacionadas à fadiga. Relata estar insatisfeita com sua aparência física, devido aos seios e ao abdome volumosos. Não faz nenhuma dieta especial e tem como alimentos preferidos as massas e os doces. O exame físico e a investigação complementar revelaram massa corporal de 84,8 kg, altura de 156 cm e pressão arterial de 110 mmHg × 70 mmHg. No exame clínico, constatou-se, na mama direita, extensa área endurecida e hiperemiada, com duas lesões puntiformes de 1 cm de diâmetro, drenando secreção purulenta no quadrante inferior esquerdo, cavidade oral sem lesões, razão cintura-quadril (RCQ) de 0,95 e, em alguns locais da pele, quadro de Acantosis nigricans.

Julgue os itens a seguir, relacionados ao caso hipotético apresentado.

Fornecer informações quanto à doença e ao tratamento, especialmente quanto à dieta a ser seguida; aplicar bolsa de água quente na mama direita e realizar troca de curativo; encorajar a participação no grupo de diabéticos e a realização de exercícios supervisionados; e monitorizar níveis de glicemia e glicosúria são algumas das condutas de enfermagem a serem instituídas diante do quadro clínico apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q367920 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 6 a 12, acerca de úlcera de pressão (UP). A prevenção da UP para pacientes acamados incluem por exemplo, a mudança de decúbito a cada uma ou duas horas, a troca da roupa de cama uma vez por turno na presença de umidade da pele e a manutenção do posicionamento adequado do paciente no leito.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q360753 | Enfermagem, Doenças Patologias

Sobre a insuficiência renal crônica (IRC), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A taxa de filtração glomerular (TFG) reduzida estimula o eixo renina-angiotensina e provoca um aumento da secreção de aldosterona, elevando a pressão arterial.

II. As infecções urinárias de repetição e o uso de anti-inflamatórios não esteroidais são as duas causas mais frequentes de IRC.

III. Hipocalemia, acidose, hipermagnesemia e hipercalcemia são os distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos mais frequentes na IRC.

IV. Dentre os cuidados com um paciente que tem fístula arteriovenosa (FAV), destacam-se evitar garroteamento do membro e evitar punções no membro onde está a FAV.

V. Entre as atribuições do(a) enfermeiro(a) junto à pessoa com IRC em sessão de hemodiálise, destacam-se monitoração contínua, detecção de anormalidades e uma rápida e eficiente intervenção na ocorrência de complicações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.