Questões de Concursos: Dolo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Dolo. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q251489 | Direito Penal, Dolo, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ PE, FCC

Em relação ao Dolo e a Culpa, é INCORRETO afirmar que

2 Q178609 | Direito Penal, Dolo, Delegado de Polícia, PC GO, UEG NÚCLEO

Sobre o dolo, é CORRETO afirmar:

3 Q163898 | Direito Penal, Dolo, Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, SEFIN RO, FCC

José, sabendo que seu desafeto Paulo estava andando de bicicleta numa estrada estreita, instiga João, motorista do veículo em que se encontrava, a imprimir ao veículo velocidade elevada, na esperança de que Paulo venha a ser atropelado. João passa a correr em alta velocidade e atropela Paulo, mais adiante, ocasionado-lhe a morte. Nesse caso, ambos responderão pelo crime, sendo que

4 Q235103 | Direito Penal, Dolo, Promotor de Justiça, MPE PR, MPE PR

Sobre o tipo dos crimes dolosos de ação, assinale a alternativa incorreta:

5 Q132054 | Direito Penal, Dolo, Analista do Ministério Público Especialidade Direito, MPE SE, FCC

No estado de necessidade,

6 Q222393 | Direito Penal, Dolo, Procurador, TCE RO, FCC

No dolo eventual,

7 Q230131 | Direito Penal, Dolo, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC

I Ao contrário do que ocorre no Processo Penal, na contagem dos prazos previstos no Código Penal computa-se o dia do começo e exclui-se o do vencimento. Esta regra deve ser observada para os prazos prescricionais, de decadência e os de duração das penas.

II O crime preterdoloso é um misto de dolo e culpa, com culpa na conduta antecedente e dolo no resultado conseqüente.

III O princípio da consunção é uma forma de solução do conflito aparente de normas a ser aplicado quando um fato definido por uma norma incriminadora constitui meio necessário ou fase normal de preparação ou execução de outro crime.

IV A identificação do dolo ou da culpa na conduta do agente é uma maneira de limitar o alcance da Teoria da Equivalência dos Antecedentes Causais (conditio sine qua non).

V Para configuração do crime impossível exige-se a impropriedade absoluta do objeto e também a ineficácia absoluta do meio.

9 Q144561 | Direito Penal, Dolo, Analista Judiciário Execução Penal, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos princípios de direito penal, à aplicação da lei penal
e ao crime, julgue os itens subsecutivos.

Considere que, no âmbito penal, um agente, julgando ter obtido o resultado intentado, pratique uma segunda ação, com diverso propósito, e, só a partir desta ação, produza-se, efetivamente, o resultado pretendido. Nessa situação, configura-se o dolo geral, também denominado aberratio causae.

10 Q234464 | Direito Penal, Dolo, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC

I - O crime de corrupção ativa (art. 333 do CP) somente se consuma se o funcionário recebe a vantagem indevida, sendo, portanto, crime material.

II - Para que surtam os efeitos previstos no art. 15 do CP, tanto a desistência voluntária quanto o arrependimento eficaz devem ser voluntários e espontâneos.

III - No crime de roubo qualificado pelo emprego de arma de fogo, reparado o dano ou restituída a coisa até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços nos termos do art. 16 do CP - arrependimento posterior.

IV - A anistia e o indulto são causas extintivas da punibilidade. A anistia exclui o crime e faz desaparecer suas conseqüências penais, sendo retroativa e irrevogável. O indulto, por outro lado, exclui somente a pena, persistindo os efeitos do crime de forma que o condenado indultado não retorna à condição de primário.

V - O dolo pode ser direto (ou determinado) ou indireto (ou indeterminado). Nesta última hipótese (dolo indireto), pode ser eventual (o agente, conscientemente, admite e aceita o risco de produzir o resultado) ou alternativo (a vontade do agente visa a um ou outro resultado).


🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.