Questões de Concursos Drogas Ilícitas

Resolva questões de Drogas Ilícitas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q59156 | Enfermagem, Drogas Ilícitas

Homem de 47 anos, hipertenso, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) para retirada de pontos no membro superior esquerdo. Durante o procedimento, a enfermeira identifica que o paciente apresenta delirium tremens decorrente da abstinência alcoólica e põe em prática a abordagem da redução de danos para o cuidado desse usuário. Sobre a abordagem da redução de danos destinada a usuários de álcool e outras drogas, considere as afirmativas abaixo.

I Fundamenta-se na valorização do desejo e das possibilidades dos sujeitos, não sendo exigência a abstinência das drogas.
II Norteia-se pelo cuidado segundo o modelo biomédico, tendo como objetivo principal a abstinência plena das drogas.
III Caracteriza-se como uma abordagem em saúde menos normalizadora e prescritiva.
IV Sugere-se aos usuários de álcool evitar beber de barriga cheia e optar por bebidas destiladas às fermentadas.

Sobre a abordagem de redução de danos, estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q59158 | Enfermagem, Drogas Ilícitas

Jovem de 25 anos chega à unidade de pronto-socorro com quadro de midríase, agitação, sudorese, boca seca, palidez, bradipneia. Tem histórico de abuso de drogas ilícitas. Nesse caso, as prováveis medicações indicadas seriam fenotiazínicos (por exemplo, amplictil) e neurolépticos (por exemplo, risperidona). Contudo, existe o risco de abstinência. Você, como técnico de enfermagem, deve ficar atento a sinais e sintomas de abstinência que incluem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q59163 | Enfermagem, Drogas Ilícitas

Por ter se tornado um problema de saúde pública, o uso de drogas na adolescência requer atenção especializada e abordagem integral do adolescente, pois envolve lidar com suas diferentes questões e transformações, considerando, inclusive, o olhar deste sobre si mesmo e sobre o mundo. Neste sentido, destaca-se o papel do enfermeiro no desenvolvimento de ações que estejam direcionadas ao público juvenil. Dentro desta compreensão, pode-se tomar como correta a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q59162 | Enfermagem, Drogas Ilícitas

Os fatores de risco para o uso de álcool e outras drogas são características ou atributos de um indivíduo, grupo ou ambiente de convívio social, que contribuem para aumentar a probabilidade da ocorrência deste uso. Marque a seguir a opção em que NÃO consta um fator de risco de domínio individual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q59164 | Enfermagem, Drogas Ilícitas

Os consultórios na rua constituem uma modalidade de atendimento extramuros dirigida aos usuários de drogas que vivem em condições de maior vulnerabilidade social e distanciados da rede de serviços de saúde e intersetorial. A respeito dessa modalidade de assistência, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q59161 | Enfermagem, Drogas Ilícitas

Sobre abstinência de substâncias, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Caracteriza-se por uma alteração física e comportamental, com prejuízo cognitivo e fisiológico.
II. Tem como condição essencial para seu desenvolvimento o consumo excessivo e constante da substancia.
III. O indivíduo sente necessidade premente de consumir a substância da qual é dependente, com o intuito de reduzir os sintomas pela sua falta.
IV. Representa uma síndrome reversível especifica a ingestão recente de determinada droga.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q59160 | Enfermagem, Drogas Ilícitas

Considere o trecho reproduzido a seguir, presente em um documento do Ministério da Saúde (2013).

“[...] pressupõe a centralidade no sujeito, considerando seus desejos e possibilidades, com uma abordagem em saúde menos normalizadora e prescritiva, pois se evita ditar ou impor, a partir da autoridade profissional, quais seriam as escolhas e atitudes ade quadas ou não a serem adotadas. Considerando especificamente a atenção aos problemas de álcool e outras drogas, a estratégia visa minimizar as consequências adversas criadas pelo consumo de drogas, tanto na saúde quanto na vida econômica e social dos usuários e seus familiares. Nessa perspectiva, postula intervenções singulares que podem envolver o uso protegido, a diminuição desse uso, a substituição por substâncias que causem menos problemas, e até a abstinência das drogas que criam problemas aos usuários .”

O referido documento propõe, como uma das ações, uma abordagem para lidar com os diversos agravos e condições de saúde, entre os quais o uso de drogas. Essa abordagem é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q59155 | Enfermagem, Drogas Ilícitas

Para o profissional de saúde, a finalidade principal das estratégias de redução de danos para usuários de álcool e outras drogas deve ser a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q59159 | Enfermagem, Drogas Ilícitas

Quanto a algumas das intervenções de enfermagem a fim de facilitar o reconhecimento de distúrbios relacionados ao uso de substâncias químicas, pode-se considerar CORRETAMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q59157 | Enfermagem, Drogas Ilícitas

O profissional de saúde deve esclarecer e orientar o usuário dependente de cocaína por inalação sobre os riscos, as doenças e os agravos decorrentes do uso dessa droga. Nesse contexto, de acordo com as estratégias para a redução de danos físicos e mentais em paciente que não consegue ou não manifesta vontade de cessar o consumo de cocaína, o profissional de enfermagem deverá recomendar — ou sugerir, conforme o caso — que o paciente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q918149 | Enfermagem, Drogas Ilícitas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre as drogas e suas consequências para a saúde pública, analise as assertivas a seguir:

I. O uso de drogas lícitas, como o álcool, pode levar à dependência e causar danos à saúde física e mental.
II. O Agente Comunitário de Saúde pode atuar na prevenção ao uso de drogas, promovendo ações educativas na comunidade.
III. O tabagismo é um fator de risco para diversas doenças crônicas, incluindo câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.
IV. O uso de drogas ilícitas não interfere na vulnerabilidade social e nos indicadores de saúde da população.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q910125 | Enfermagem, Drogas Ilícitas, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

A abordagem ao consumo de álcool deve ser realizada em todos os adultos durante o acolhimento, nas consultas de rotina, nas visitas domiciliares e em outros momentos possíveis durante a rotina de trabalho do profissional enfermeiro. É realizada por meio do questionamento se a pessoa faz uso de álcool. Caso a resposta seja positiva, deverá ser avaliado o padrão de uso e a gravidade desse por meio dos instrumentos de rastreamento. Um instrumento amplamente utilizado de rastreamento para o consumo de álcool é o AUDIT (Alcohol Use Disorder sIdentification Test/Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool), é de fácil aplicação e correção e com validação transcultural, incluindo o Brasil. Sobre esse instrumento, analise as afirmações a seguir. Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A definição de uso de risco é um padrão de consumo de álcool que aumenta o risco de consequências perigosas para quem usa e para os que o cercam, ainda que não tenha acontecido nenhum dano. Uso nocivo ou prejudicial se refere ao padrão de consumo de álcool que resulta em danos físicos, sociais e mentais para a saúde do indivíduo, sem que os critérios para dependência sejam preenchidos. Dependência alcoólica refere-se a um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que podem se desenvolver depois do uso repetido do álcool. Estudos indicam que a utilização de apenas 5 a 10 minutos da consulta de rotina para aconselhamento dos usuários de risco de álcool, por profissionais de saúde, consegue reduzir o consumo em 20-30%.

(__)O AUDIT (Alcohol Use DisordersIdentification Test/ Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool) foi desenvolvido para identificar 04 padrões de uso de álcool, que são: uso de baixo risco; uso de risco; uso prejudicial e provável dependência. As pessoas que pontuam entre 0 e 7 no AUDIT podem se beneficiar com informações sobre o consumo de álcool, os limites de beber de baixo risco e a orientação à saúde em geral. Com pontuação entre 8 e 15, se beneficiariam de orientações básicas que incluem a educação para o uso de álcool e a proposta de estabelecimento de metas para a redução ou abstinência. Entre 16 e 19 pontos, se beneficiariam da educação para o uso de álcool, aconselhamento breve de acordo com a motivação para mudança do padrão de beber e monitoramento regular desse processo. Já as pessoas que pontuam mais de 20 pontos são prováveis portadores de Síndrome de Dependência do Álcool, com indicação de ingresso em tratamento, que pode ser realizado no próprio Centro de Saúde de referência, se necessário, com apoio de profissionais de saúde mental, ou nos Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad), entendendo que o mais importante é a inclusão dessas pessoas em ações que possam reduzir os danos à saúde.

(__)O AUDIT (Alcohol Use DisordersIdentification Test/ Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool) foi desenvolvido para identificar 04 padrões de uso de álcool. As pessoas que pontuam entre 0 e 5 no AUDIT podem se beneficiar com informações sobre o consumo de álcool, os limites de beber de baixo risco e a orientação à saúde em geral. Com pontuação entre 6 e 10, se beneficiariam de orientações básicas que incluem a educação para o uso de álcool e a proposta de estabelecimento de metas para a redução ou abstinência. Entre 11 e 17 pontos, se beneficiariam da educação para o uso de álcool, aconselhamento breve de acordo com a motivação para mudança do padrão de beber e monitoramento regular desse processo. Já as pessoas que pontuam mais de 17 pontos são prováveis portadores de Síndrome de Dependência do Álcool, com indicação de ingresso em tratamento, que pode ser realizado no próprio Centro de Saúde de referência, se necessário, com apoio de profissionais de saúde mental, ou nos Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad), entendendo que o mais importante é a inclusão dessas pessoas em ações que possam reduzir os danos à saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.