Questões de Concurso Ecologia Vegetal

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1002294 | Engenharia Agronômica Agronomia, Ecologia Vegetal, Jardineiro, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

A jardinagem é uma arte milenar que combina conhecimentos botânicos, estéticos e técnicos para a criação e manutenção de jardins. O jardineiro, profissional responsável por essa atividade, precisa dominar uma série de técnicas para garantir a saúde e a beleza das plantas, incluindo o preparo do solo, a escolha das espécies, a poda, a adubação e o controle de pragas e doenças.
No paisagismo, a escolha adequada das espécies vegetais é crucial para o sucesso do projeto. Considerando os aspectos de luminosidade, um jardineiro precisa selecionar espécies para um jardim de inverno com pouca incidência de luz solar direta. Dentre as opções abaixo, qual seria a menos adequada para este ambiente?

2 Q1008577 | Engenharia Agronômica Agronomia, Ecologia Vegetal, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025

O Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) traz os impactos, adaptação, vulnerabilidade e perspectivas de mitigação às mudanças climáticas no mundo. A previsão de aumento da temperatura do ar acarretará em mudanças em ecossistemas naturais e agroindustriais na agropecuária, no zoneamento agroclimático e calendário de produção agrícola.

Sobre os efeitos do aumento de temperatura em ecossistemas naturais e de produção agrícola, assinale V para alternativa verdadeira e F para falsa.

( ) A temperatura do ar afeta a fenologia vegetal e o aumento da temperatura resulta em fenofases que começam mais cedo, ciclos fenotípicos mais curtos, quando o intervalo de temperatura ambiente estiver dentro dos limites térmicos do vegetal, ou mesmo inviabilizar o cultivo/reduzir biodiversidade de vegetais mais sensíveis a temperatura.
( ) As alterações climáticas contribuem para o aumento das secas agrícolas e ecológicas em algumas regiões, devido ao aumento da evapotranspiração. Isso poderá levar à redução da biodiversidade, aumento de áreas queimadas, embora exista a possibilidade de aumentar a produção de alimentos nessas áreas e reduzir a insegurança alimentar.
( ) A determinação da aptidão climática de áreas para o cultivo de espécies de interesse agrícola em cenários de mudanças climáticas poderá prover a delimitação de futuras áreas de aptidão, favorecendo a avaliação de áreas que se tornarão vulneráveis ou inaptas ao cultivo da referida espécie.

As afirmativas são, respectivamente,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.