Questões de Concursos: Economia da Regulação

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Economia da Regulação. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q167561 | Economia, Economia da Regulação, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ SC, FCC, 2018

O teorema de Coase

2 Q981728 | Economia, Economia da Regulação, Economista, CAESBDF, CESPE / CEBRASPE, 2025

Acerca do uso dos instrumentos econômicos para a gestão de recursos naturais, assinale a opção correta.

3 Q981731 | Economia, Economia da Regulação, Economista, CAESBDF, CESPE / CEBRASPE, 2025

Acerca dos métodos de cobrança pelo uso da água, assinale a opção correta.

4 Q981709 | Economia, Economia da Regulação, Economista, CAESBDF, CESPE / CEBRASPE, 2025

Um fabricante de peças mecânicas instalou uma fábrica na parte alta de um rio que abastece uma cidade. Os trabalhadores contratados pela fábrica moram nessa mesma cidade. Todavia, alguns dejetos resultantes da produção são lançados diretamente no rio, o que prejudica o abastecimento de água e impõe a necessidade de um tratamento mais severo. Por esse motivo, a água fica significativamente mais cara para os moradores.

A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

I O custo adicional da água para a cidade devido à poluição é um exemplo de externalidade negativa da fabricação das peças pela fábrica.
II Os salários pagos aos empregados da fábrica são um exemplo de externalidade positiva da fabricação das peças pela fábrica.
III Uma lei que cobre da fábrica uma taxa por tonelada de dejetos lançados no rio pode incentivar a instalação, pela fábrica, de filtros antes da emissão dos dejetos.

Assinale a opção correta.

5 Q981732 | Economia, Economia da Regulação, Economista, CAESBDF, CESPE / CEBRASPE, 2025

No que se refere à gestão de recursos naturais renováveis sob a perspectiva da economia ambiental, julgue os itens a seguir.

I A gestão ótima de recursos naturais renováveis não considera apenas a capacidade de regeneração ecológica do recurso ao longo do tempo, mas também o equilíbrio entre o uso presente e futuro para uma alocação eficiente intertemporal que maximize o bem-estar social.
II A gestão ótima de recursos naturais é inviável por meio da regulação estatal, sendo os mecanismos de mercado eficazes na internalização de externalidades ambientais.
III A gestão de recursos naturais é eficiente quando implementada sob a ótica das economias de mercado, uma vez que modelos regulatórios não permitem ajustes nos preços que reflitam a escassez relativa dos recursos ambientais.

Assinale a opção correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.