Questões de Concursos: Economia Internacional na Atualidade

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Economia Internacional na Atualidade. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q834303 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, CRECI CE 15a Região Agente Fiscal, IDIB, 2021

Leia o texto a seguir:
“Às 23h00 (...) do dia 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido deixou de ser um Estado-Membro da União Europeia. Nesse momento, entrou em vigor o Acordo de Saída, garantindo uma saída ordenada desse país da União Europeia, e iniciou-se um período transitório, que terminou no dia 31 de dezembro de 2020. Durante esse período, o direito da União continuou a aplicar-se ao Reino Unido e a situação dos cidadãos, consumidores, empresas, investidores, estudantes e investigadores manteve-se, por isso, inalterada tanto na União Europeia como no Reino Unido”.
Fonte: Brexit - A Saída do Reino Unido da União Europeia Disponível em <https://www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/politica-externa/brexit>
Em relação ao processo descrito no texto e às relações históricas entre o Reino Unido e a União Europeia, assinale a alternativa correta.

2 Q946355 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Econômica e Administração, UFJF, COPESE UFJF

Estrangeiros acham saída para investir em terras

19 de dezembro de 2017

As fortes restrições para compra e arrendamento de terras por estrangeiros no Brasil não têm impedido que investidores de várias nacionalidades adquiram ou explorem economicamente imóveis no campo. Também não têm inibido operações de fusões e aquisições de empresas que contam com propriedades rurais entre seus ativos. Enquanto aguardam o fim da proibição, grupos internacionais encontraram saídas para contornar a dificuldade, que variam na forma e também em riscos jurídicos assumidos.

(Texto adaptado. Disponível em:<http://www.valor.com.br> . Acesso em: 19 ago. 2018.)

Com relação ao fato apresentado no fragmento acima, é CORRETO afirmar que:

3 Q680171 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS

O final de 2018 e os meses iniciais de 2019 caracterizaram-se por um aumento de incertezas e uma perda de dinamismo da economia mundial.
Considere as seguintes afirmações a respeito das principais fontes de incerteza.
I - A desaceleração do comércio internacional, em parte associada a conflitos comerciais, como entre Estados Unidos e China. II - A interferência de questões políticas, com destaque para a perspectiva de saída (Brexit) do Reino Unido da União Europeia. III- As perspectivas de crescimento nos Estados Unidos, o risco de uma recessão na Europa e a desaceleração da economia chinesa.
Quais estão corretas?

4 Q678593 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Segundo Semestre, Esamc, Esamc

Pequim é o grande credor da Venezuela. Ao longo da última década, emprestou-lhe quase 62 bilhões de dólares (233 bilhões de reais, pelo câmbio atual), segundo a Base de Dados do Financiamento China – América Latina do Diálogo Interamericano e Universidade de Boston. Uma soma que representa aproximadamente 40% do financiamento que Pequim concedeu a toda a América Latina. A maior parte é composta por créditos pagáveis em petróleo. E aproximadamente um terço, 20 bilhões (75 bilhões de reais), ainda está pendente de devolulução.
(China e Venezuela: uma relação baseada em dívidas. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/25/internacional/1548438622_696886.html. Acesso em: 09 mar. 2019, às 22h10)
Sobre as relações entre China e Venezuela, é correto afirmar que:

5 Q943901 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Caderno Preto, PUC RS, PUC RS

O combate aos produtos made in China é uma bandeira de campanha do presidente dos EUA, Donald Trump. Desde março de 2019, ele começou a colocar em prática sua política America First (América Primeiro, na tradução livre), que tem entre seus objetivos fortalecer a indústria norte-americana. Em contrapartida, o governo do país asiático está buscando medidas na política econômica internacional para aumentar as taxas alfandegárias entre 10% e 25%. Ações como essa chegam como represália porque Washington aumentou seus impostos a uma lista de produtos da China no valor de 200 bilhões de dólares (795 bilhões de reais).

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

6 Q679249 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX

No ano de 2016, eleitores do Reino Unido decidiram em plebiscito a saída da União Europeia (EU). Tal decisão foi informada ao Bloco em 2017 e deveria ocorrer em até dois anos. Entretanto, esse processo, proposto pela então primeira-ministra britânica Theresa May, tem sido adiado e marcado por diversas polêmicas e inconsistências.

Como é chamado o processo de saída do Reino Unido do Bloco Europeu?

7 Q678592 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Segundo Semestre, Esamc, Esamc

O Parlamento britânico rejeitou [...] mais uma vez o acordo proposto pela primeira-ministra Theresa May para o Brexit, a maior derrota do governo na história moderna – o recorde anterior era de 1924, com diferença de 166 votos. Depois disso, o Parlamento aprovou duas emendas ao projeto: uma delas exigindo que o “backstop” na fronteira com a Irlanda do Norte seja substituído por “arranjos alternativos para evitar uma fronteira ‘dura’”; e outra, consultiva que rejeita que o Reino Unido deixe a União Europeia sem um Acordo de Retirada e um Marco para o Futuro Relacionamento.
(Parlamento britânico rejeita novamente acordo de Theresa May sobre o Brexit. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/03/12/parlamento-britanicorejeita-novamente-acordo-sobre-o-brexit.ghtml. Acesso em: 12 mar. 2019, às 19h10)
Iniciado por um plebiscito em 2016, o processo de saída do Reino Unido da União Europeia prolongou-se de maneira quase teatral em debates no parlamento inglês (Londres) e no Conselho da União Europeia (Bruxelas). Aos ingleses, o processo resultou na demissão de um primeiro ministro, no esgotamento político do partido conservador e em constantes mudanças da opinião pública sobre o acontecimento. Entre os empecilhos para a saída, é correto afirmar que o problema relaciona-se com a (o):

8 Q945942 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Vestibular, CEDERJ, CECIERJ

Considere o texto sobre a guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Com o argumento de que busca proteger os produtores norte-americanos e reverter o déficit comercial que os Estados Unidos têm com a China, Donald Trump vem anunciando desde 2018 tarifas sobre produtos importados do país asiático. O objetivo é dificultar a chegada de produtos chineses aos Estados Unidos, o que estimularia a produção interna. O governo da China, por sua vez, tem reagido a esses anúncios com retaliações, chegando a impor também tarifas sobre produtos norte-americanos. É difícil dizer ao certo quando a disputa, nos moldes em que se encontra agora, foi iniciada, mas algumas datas podem ser consideradas marcantes. Durante a campanha eleitoral, os discursos de Trump já apontavam críticas ao déficit comercial dos Estados Unidos em relação à China. Já como presidente, Trump fez o primeiro anúncio de taxas sobre produtos chineses em março de 2018. Desde então, já anunciou outras medidas e ameaçou adotar outras. A China tem respondido também com barreiras comerciais aos produtos norte-americanos e ameaças.

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/08/16/guerra- -comercial-entenda-a-piora-das-tensoes-entre-china-e-eua-e-as-incertezas- -para-a-economia-mundial.ghtml. Acesso em: 14 out. 2019.

Essa guerra comercial entre os dois países é provocada pela política

9 Q679708 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Prova 08, UEMG, UEMG

Nas conferências da Organização Mundial do Comércio /OMC, o grupo dos países pobres e países emergentes concentram sua atuação na agricultura, que é o tema central de suas agendas de desenvolvimento. Participam do grupo, por exemplo, a Tanzânia, o Zimbábue, a Nigéria e os emergentes, como a Índia, a China, o Brasil. Os países pobres representam hoje quase 60% da população mundial, 70% da sua população são rurais, e 26% das exportações agrícolas mundiais. No caso dos países emergentes, os agroprodutos, em geral, são responsáveis pelo superavit de sua balança comercial de exportações. O objetivo desses países é abrir espaço para as negociações comerciais de produtos agrícolas dos países pobres e emergentes por causa da prevalência dos interesses agrícolas dos países desenvolvidos nas rodadas de negociações na Organização Mundial do Comércio/OMC. A redução ou a extinção dos subsídios agrícolas que os países desenvolvidos dão aos seus agricultores são a principal reivindicação.

A importância dos agroprodutos para os países emergentes deve-se ao fato de esses países

10 Q947986 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP

O Estatuto da Cidade “estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e bem- -estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental” (Cap. I, art. 1º , § único). Dispõe que “a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno funcionamento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana (art. 2º ). (www.planalto.gov.br. Adaptado.)
Uma das aplicações da função social das cidades corresponde
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.