Questões de Concursos Educação

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1Q1034508 | Direito Constitucional, Educação, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

De acordo com o Art. 215 da Constituição da República, o papel do Estado na garantia do pleno exercício dos direitos culturais inclui a
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2Q1018199 | Direito Constitucional, Educação, Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos direitos e às garantias fundamentais, julgue o item seguinte, de acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF) e, no que couber, com a jurisprudência do STF.

A emenda constitucional que permitiu, nas hipóteses de manifestação cultural, práticas desportivas com animais, como a vaquejada, é considerada inconstitucional.

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3Q954716 | Pedagogia, Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme Paro (2001), se a escola deve preparar para alguma coisa, deve ser para a própria vida, mas esta entendida como o viver bem, no desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade. E aqui já há um segundo aspecto, corolário do primeiro, a ser considerado: não basta a escola “preparar para” o bem viver, é preciso que, ao fazer isso, ela estimule e propicie esse bem viver, ou seja, é preciso que a escola seja prazerosa para seus alunos desde já. A primeira condição para propiciar isso é que a educação se apresente como
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4Q954718 | Pedagogia, Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme Cavaliere (2014), dada a multiplicidade de significados atribuíveis à expressão educação integral, é necessário fixar alguns de seus elementos intrínsecos.

Entre eles, está o seguinte: a educação integral
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5Q954723 | Pedagogia, Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Resolução CNE/CEB no 04/2010, artigo 9o , a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento ao seguinte requisito, entre outros:
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6Q1074034 | Direito Constitucional, Educação, Geografia, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A Constituição Federal do Brasil, ao tratar do direito à educação, estabelece no artigo 210 diretrizes para a organização dos conteúdos a serem trabalhados nas escolas públicas, visando assegurar formação básica a todos os estudantes, respeitando e valorizando as manifestações culturais, artísticas e regionais existentes no país. Com base no que dispõe a Constituição, assinale a alternativa correta:
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7Q997280 | Pedagogia, Educação, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A educação deve se organizar de tal forma que nenhum dos poderes tangíveis da sociedade seja capaz de colocá-la a seu serviço. Professores e estudantes devem possuir os meios políticos, legais e financeiros necessários para conter a influência do Estado e da família e abrir espaços nos quais possam lidar experimentalmente com a tensão fundamental da educação sob a democracia: o conflito entre preparar as pessoas para agir sob a égide dos arranjos e pressupostos vigentes e equipá-los para desafiar esses pressupostos e arranjos.

MANGABEIRA UNGER, Roberto. A economia do conhecimento. São Paulo: Autonomia Literária, 2018.

Segundo o autor, a educação tem um papel determinado na formação dos indivíduos.
Assinale a opção que indica corretamente esse papel.
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9Q1012660 | Direito Constitucional, Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir conforme as disposições da Constituição Federal de 1988 acerca da educação.

O ensino religioso, de matrícula obrigatória, é disciplina ministrada nos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

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10Q1031102 | Direito Constitucional, Educação, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Segundo o Artigo 216 da Constituição Federal de 1988, o Patrimônio Cultural Brasileiro é constituído por bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

A norma citada estabelece que, entre os bens do Patrimônio Cultural Brasileiro, ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas de
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11Q1034462 | Direito Constitucional, Educação, Juiz Federal Substituto, TRF 3 REGIÃO, FGV, 2025

Assinale a alternativa correta:
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12Q1016807 | Direito Constitucional, Educação, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
No mundo ocidental, desde a Revolução Francesa, a memória cultural era preservada por meio de objetos e edificações. No Oriente, outras formas de preservação do patrimônio cultural eram postas em prática: no Japão, por exemplo, são valorizadas as pessoas que detêm e transmitem os saberes ancestrais da fabricação ou da representação cênica, plástica ou ritualística. A partir de 1992, a UNESCO, inspirada nestas experiências, empenha esforços para conservar o patrimônio cultural.

Acerca do assunto tratado no texto precedente, julgue o item que se segue.

A Constituição Federal brasileira abarca um conceito largo de patrimônio, que inclui bens de natureza material e imaterial, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

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13Q895747 | Pedagogia, Educação, Psicomotricista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A relação entre educação e cultura pode ser entendida a partir da perspectiva de que a escola atua como uma mediadora entre os saberes tradicionais e os conhecimentos sistematizados, promovendo a socialização dos indivíduos:
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14Q895748 | Pedagogia, Educação, Psicomotricista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

O conceito de capital cultural, introduzido por Pierre Bourdieu, relaciona-se com a forma como a educação contribui para a manutenção das desigualdades sociais, refletindo nas práticas pedagógicas e nos currículos escolares:
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15Q895755 | Pedagogia, Educação, Psicomotricista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

No contexto escolar, os objetivos educacionais são alinhados às demandas sociais e às políticas públicas de educação:
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16Q894226 | Pedagogia, Educação, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Segundo Nogueira (1998), a nova realidade social é fruto imediato de duas transformações.
Quais são elas?
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17Q902930 | Pedagogia, Educação, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O trabalho pedagógico na escola pública deve ser orientado por uma fundamentação filosófica, política e educacional que visa à formação integral do sujeito. Considerando essa natureza complexa e multifacetada, qual das afrimações a seguir reflete uma prática pedagógica que articula essas três dimensões de maneira coerente e efetiva?
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18Q1048089 | Direito Constitucional, Educação, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Constituição Cidadã de 1988 assegura uma série de direitos fundamentais, tanto individuais quanto coletivos.

Assinale a opção que apresenta uma situação em que um desses direitos não é violado.
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19Q1048090 | Direito Constitucional, Educação, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com base nos princípios constitucionais segundo os quais o ensino deverá ser ministrado, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Deverá ser garantido um padrão de qualidade da educação oferecida tanto em instituições públicas quanto privadas.

( ) O Estado deverá homogeneizar as concepções pedagógicas que regerão a atuação das instituições públicas de ensino.

( ) As instituições privadas deverão se comprometer com a gestão democrática com participação da comunidade escolar.


As afirmativas são, respectivamente,
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20Q898342 | Pedagogia, Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“O processo de educação do homem foi fundamental para o desenvolvimento dos grupos sociais e de suas respectivas sociedades, razão pela qual o conhecimento de sua história e experiências passadas é essencial para a compreensão dos rumos tomados pela educação no presente”.
Disponível em: https://www.infoescola.com/pedagogia/historia-daeducacao/#google_vignette

Analise as assertivas abaixo que tratam sobre a História da Educação, mais precisamente sobre a educação na antiguidade e na idade média.
I - Na Grécia Antiga, a cidade-estado de Atenas se destacou por sua educação baseada na disciplina militar, no ensino de artes guerreiras e no estímulo à competitividade entre os alunos, características que influenciaram a educação medieval sob a autoridade da Igreja Católica.
II - Os sofistas de Atenas foram mestres da retórica que ensinavam a arte da oratória aos seus alunos, capacitando-os a construir argumentos para terem êxito na política, enquanto Sócrates incentivava o pensamento crítico através de uma análise lógica, em vez da mera retórica.
III - Com o Renascimento e as Reformas Religiosas, o modelo educacional passou a ser amplamente descentralizado e conduzido por familiares, sendo os valores religiosos progressivamente substituídos pelos novos ideais atenienses de autonomia e secularização.

Aponte a alternativa CORRETA.
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