Questões de Concursos Educação a Distância Decretos e portarias

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1Q993393 | Pedagogia, Educação a Distância Decretos e portarias, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019

Mariana decidiu organizar uma formação a distância por meio do uso de estratégias normalmente utilizadas presencialmente. Para tal, ela utilizou os seguintes recursos do Moodle:
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2Q1004120 | Pedagogia, Educação a Distância Decretos e portarias, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir, que articula aspectos cognitivos do aprendizado com o tema do ensino a distância (EaD).

A carga intrínseca, ou o número de elementos que precisam ser processados na memória de trabalho, é influenciada pela experiência individual e pela complexidade inerente da tarefa no material a ser aprendido. Por exemplo, aprender a partir de um texto de biologia pode apresentar uma carga intrínseca mais alta do que ler uma história infantil para uma pessoa comum, mas não para um cientista. Como grande parte do conhecimento e das habilidades a serem aprendidos em contextos de ensino a distância é projetada para não especialistas, a carga intrínseca é especialmente relevante para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
HILL, J.; SONG, L.; WEST, R. “Cognitive perspectives on Online Learning Environments”. In: Handbook of Distance Education. Nova York: Routledge, 2019. (Tradução livre.)


De acordo com o trecho, a ideia de carga intrínseca é relevante em EaD porque
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3Q993401 | Pedagogia, Educação a Distância Decretos e portarias, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019

Dentre os tipos de avaliação utilizados na Educação a Distância (EAD), estão as provas objetivas. A respeito dessas provas, é correto afirmar que
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4Q993605 | Pedagogia, Educação a Distância Decretos e portarias, IBGE, AOCP, 2019

Martha foi convidada para desenvolver um programa de treinamento na modalidade Educação a Distância (EAD). Uma de suas competências é a a de planejar ações de tutoria para esse curso e, para isso, precisa inicialmente analisar o contexto do curso e todos os seus componentes. Faz parte dessas ações.
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5Q993388 | Pedagogia, Educação a Distância Decretos e portarias, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019

O profissional denominado gestor de projetos de Educação a Distância (EAD) tem como competência geral:
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6Q993387 | Pedagogia, Educação a Distância Decretos e portarias, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019

Marisa sabe que a fim de desenvolver a competência para mediar cursos em Educação a Distância (EAD), na formação de tutores, o seu plano de ensino deve contemplar pelo menos os seguintes conhecimentos:
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7Q996721 | Pedagogia, Educação a Distância Decretos e portarias, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

A secretária da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) apresentou na reunião do dia 26 de novembro de 2024 um balanço da expansão da educação superior brasileira e o crescimento expressivo da procura da educação a distância (EaD). Salientou que as matrículas de educação a distância aumentaram nos últimos anos e provavelmente em 2025 o número de solicitações serão maiores em relação as matrículas no ensino superior presencial. De acordo com o enunciado acima, analise as afirmativas abaixo que representam as pautas gerais relacionadas ao assunto.

(https://www.gov.br/mec/ptbr/assuntos/noticias/2024/novembro/novo-marco-regulatorioparaead-e-debatido-na-camara Acesso em:30/11/2024)

I. Os desafios da regulação frente a uma educação superior em transformação e o processo de revisão da modalidade de ensino.

II. A expansão do sistema referente à mudança da necessidade do governo versando por um marco regulatório para melhorar a modalidade.

III. Apresentação das ideias centrais para os novos referenciais, considerando o processo de interlocução com instituições de ensino superior e entidades ligadas à educação.

IV. O trabalho do Ministério da Educação visa garantir uma relevância para a educação presencial.

Estão corretas as afirmativas:
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