Questões de Concursos Educação Ambiental

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1Q379462 | Biologia, Educação Ambiental, Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, ANP, CESGRANRIO

A educação ambiental é um componente essencial da educação nacional e sobre ela considere as afirmativas a seguir.

I - Um dos eventos importantes para a promoção da educação ambiental em nível mundial foi a “Conferência Intergovernamental de Joanesburgo sobre Educação Ambiental”, organizada pela UNESCO em colaboração com o PNUMA, no ano de 1997.

II - A difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, de programas e campanhas educativas acerca de temas relacionados ao meio ambiente é um exemplo de educação ambiental não formal.

III - A reorientação do ensino no sentido do desenvolvimento sustentável corresponde a uma das áreas de programa estabelecidas na Agenda 21.

IV - A educação ambiental em caráter formal é aquela desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas.

V - No Brasil, a inexistência de uma lei de política nacional de educação ambiental é um dos entraves para o desenvolvimento das questões ambientais de maneira articulada.

Estão corretas APENAS as afirmativas

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2Q386074 | Biologia, Educação Ambiental, Professor II, SEE SP, VUNESP

Isabel Cristina de Moura Carvalho, no livro Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico (2008), sugere que para renovar a nossa visão de mundo, às vezes, é importante trocar as lentes, implicando em desnaturalizar os modos óbvios que tínhamos de ver as coisas. Isso é necessário, por exemplo, nas questões relativas ao meio ambiente. Propondo lançar novos olhares sobre a percepção de ambiente disseminada no conjunto da sociedade, a autora propõe uma visão socioambiental que consiste, em linhas gerais, numa visão

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3Q170605 | Biologia, Educação ambiental, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

Os Princípios da Educação Ambiental (EA) foram estabelecidos em 1977, na Conferência de Tibilisi. Analisando os princípios expostos a seguir,

I. A EA deve considerar o meio ambiente em sua totalidade.

II. A EA deve aplicar um enfoque interdisciplinar.

III. A EA deve examinar as principais questões ambientais, do ponto de vista local, regional, nacional e internacional.

IV. A EA deve destacar a complexidade dos problemas ambientais e, em consequência, a necessidade de desenvolver o senso crítico e as habilidades necessárias para resolver tais problemas.

verifica-se que

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4Q382908 | Biologia, Educação Ambiental, Biólogo, FMS PI, NUCEPE

A educação ambiental brasileira é conhecida pelo seu engajamento político na construção de uma sociedade justa, sustentável e democrática, bem como o conhecimento acerca legislação ambiental. Das afirmativas abaixo, assinale a INCORRETA.

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5Q132624 | Direito Ambiental, Educação ambiental, Analista do Ministério Público Especialidade Direito, MPE SE, FCC

A educação ambiental deve ser oferecida

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6Q111691 | Direito Ambiental, Educação ambiental, Analista de Informática, SDS SC, CONSULPLAN

Considerando o prescrito na legislação em relação à Educação Ambiental no Ensino Formal, é INCORRETO afirmar que:

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7Q384432 | Biologia, Educação Ambiental, Professor II, SEE SP, FCC

Uma visão socioambiental da natureza, incluindo a espécie humana como parte integrada dessa natureza, exige

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8Q386450 | Biologia, Educação Ambiental, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Uma empresa de mineração foi autuada por descartar rejeitos perigosos em um lixão clandestino. Considere as afirmações abaixo.

I. Não houve disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos que deveriam ter sido distribuídos de maneira ordenada em aterro adequado.

II. Os rejeitos deveriam ter sido sujeitos a destinação final ambientalmente adequada, o que inclui o processo de reciclagem.

III. A empresa está sujeita às penas previstas na Lei de Crimes Ambientais por dar disposição final ambientalmente inadequada a resíduos perigosos.

As afirmações que podem ser utilizadas para a aplicação da autuação são:

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9Q386615 | Biologia, Educação Ambiental, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

No que concerne à Educação Ambiental e à Política Nacional de Educação Ambiental, analise:

I. A primeira deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.

II. A primeira pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

III. A primeira é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada e, segundo a Constituição Federal, restrita a todos os níveis e modalidades do processo educativo de caráter formal.

IV. A segunda tem sua esfera de ação restrita aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente e instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino.

V. A segunda é coordenada por um órgão gestor que define as diretrizes para sua implementação e articula, coordena e supervisiona os planos, programas e projetos na área de educação ambiental em âmbito nacional.

É correto o que consta APENAS em

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10Q386716 | Biologia, Educação Ambiental, Engenheiro, Hemominas MG, IBFC

O termo _________________ refere-se ao processo de decomposição biológica de fração orgânica biodegradável de resíduos sólidos, efetuado por uma população diversificada de organismos em condições controladas de aerobiose e demais parâmetros, desenvolvido em duas etapas distintas: uma de degradação ativa e outra de maturação.

Assinale a alternativa que completa a lacuna da sentença acima.
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11Q387192 | Biologia, Educação Ambiental, Analista de Saneamento, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, UFGO, 2018

Para a coleta seletiva de lixo, os resíduos orgânicos, de plástico, de papelão e de vidro, são, respectivamente, descartados, em cestos de cor
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12Q106608 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.

Entre as diretrizes que orientam o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), destacam-se a transversalidade e a interdisciplinaridade.

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13Q104430 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.

A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo do ensino fundamental.

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14Q104657 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à educação ambiental, julgue os itens a seguir.

O processo de institucionalização da educação ambiental no governo federal brasileiro teve início em 1973, com a criação, no Poder Executivo, da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), vinculada ao Ministério do Interior.

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15Q105057 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.

É de responsabilidade exclusiva das instituições educacionais públicas a execução da política nacional de educação ambiental em todos os níveis, podendo ser delegadas algumas competências, quando for necessário.

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16Q107045 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.

A educação ambiental não formal consiste nas ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

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17Q379256 | Biologia, Educação Ambiental, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que, entre os fatores determinantes da vida saudável, incluem-se condições ambientais, econômicas, políticas, psicológicas, sociais, culturais e comportamentais dos indivíduos e das comunidades, julgue os itens abaixo.

A valorização da solidariedade, do combate à violência, do respeito mútuo e da integração do sujeito ao meio ambiente é fundamental para a promoção da saúde.

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18Q200770 | , Educação ambiental, Engenheiro Sanitarista, Prefeitura de Curitiba PR, NC UFPR, 2019

A Educação Ambiental é um dos instrumentos da Política Municipal do Meio Ambiente de Curitiba. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A Educação Ambiental será promovida na Rede Municipal de Ensino, nas áreas do conhecimento de ciências naturais, e no decorrer de todo o processo educativo, em conformidade com os currículos e programas elaborados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

2. A Educação Ambiental será promovida para todos segmentos da sociedade, em especial aqueles que possam atuar como agentes multiplicadores, através dos meios de comunicação e por meio de atividades desenvolvidas por órgãos e entidades dos municípios vizinhos.

3. A Educação Ambiental será promovida junto às entidades e associações ambientalistas, por meio de atividades de orientação técnica.

4. As áreas especialmente protegidas no município de Curitiba são consideradas patrimônio cultural e destinadas à proteção do ecossistema, à educação ambiental, à pesquisa científica e à recreação em contato com a natureza.

Assinale a alternativa correta.

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19Q106653 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à educação ambiental, julgue os itens a seguir.

A Constituição Federal de 1988, apesar de reconhecida por parte significativa da doutrina como avançada no campo dos direitos relacionados ao meio ambiente, não trata expressamente da educação ambiental.

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20Q105442 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue o item que se segue, relativo ao Tratado de Educação
Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade
Global.

Um dos princípios desse tratado é que a educação ambiental deve ser neutra, ou seja, não ideológica e baseada em consensos para a transformação social.

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