Questões de Concursos Educação Corporativa

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1Q1041442 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos processos de gestão do conhecimento, do exercício da liderança e da educação corporativa, julgue o item subsequente.

O processo de educação corporativa não se limita à capacitação e desenvolvimento dos empregados da organização, devendo abranger toda a cadeia de valor, com oportunidades de aprendizagem que deem sustentação aos assuntos organizacionais mais relevantes.

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2Q1030506 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

As rápidas transformações no ambiente profissional e o ritmo acelerado das mudanças levaram as organizações à adoção de programas de educação corporativa. Esses programas têm como objetivo capacitar e desenvolver os colaboradores, alinhando suas aptidões às necessidades da empresa, de modo a garantir o alcance dos objetivos organizacionais e a adaptação aos desafios do mercado.

Com base nesse contexto, avalie as assertivas a seguir.

I. Assiduidade
II. Perpetuidade
III. Morosidade

Representam princípios da educação corporativa o que se afirma em
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3Q1017722 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Analista Área Gestão de Pessoas Subárea Administração de Pessoas, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de treinamento, capacitação e desenvolvimento de pessoal, julgue o item subsequente.

Na educação corporativa, grande parte da aprendizagem consiste na substituição indireta da experiência e do conhecimento de outra pessoa, por isso é necessário considerar a experiência de vida dos aprendizes para a construção coletiva do conhecimento.

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4Q1029054 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

A educação corporativa é uma estratégia voltada ao desenvolvimento contínuo de competências essenciais, amplamente adotada pelas organizações contemporâneas. Para que essa prática obtenha sucesso, alguns princípios fundamentais devem ser observados, a exemplo da(o)
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5Q851107 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Prefeitura de Arapongas PR Agente Administrativo, FAFIPA, 2020

Assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA a respeito da Educação Corporativa:
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6Q993532 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Recursos Humanos, IBGE, AOCP, 2019

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


Proporcionar orientação aos novos membros (funcionários) atende a vários propósitos. O processo de orientação procura enviar mensagens claras e proporcionar informações a respeito da cultura da organização, do cargo a ser ocupado e das expectativas a respeito do trabalho. Levando em conta os propósitos de um programa de orientação a novos membros, o programa de orientação visa alcançar os seguintes objetivos:

I. reduzir a ansiedade das pessoas: quando os novos colaboradores recebem a tutoria de funcionários experientes por meio de orientação e apoio, a ansiedade se reduz.

II. reduzir a rotatividade: a rotatividade é mais elevada durante o período inicial do trabalho, pelo fato de os novos funcionários se sentirem ineficientes, indesejados ou desnecessários. A orientação eficaz reduz essa reação.

III. economizar tempo: quando os novos funcionários não recebem orientação, eles gastam mais tempo para conhecer a organização, o seu trabalho e os colegas. Perdem eficiência. Quando colegas e supervisor(a) os ajudam de maneira integrada e coesa, eles se integram melhor e mais rapidamente.

IV. desenvolver expectativas realísticas: por meio do programa de orientação, os novos funcionários ficam sabendo o que deles se espera e quais são os valores almejados pela organização.

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7Q1051421 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

A fim de determinar a efetividade de um programa de educação corporativa, devem ser realizadas avaliações no nível de resultados, cujo alvo são os efeitos gerados no desempenho das organizações, descontada a influência de outras ações que também possam contribuir com os resultados observados.

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8Q102959 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Analista Administrativo Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os conceitos e as dimensões da educação corporativa
e a distância, julgue os itens que se seguem.

A educação corporativa tem um caráter doutrinário, tático e operacional, diferentemente da área de recursos humanos, sob a perspectiva tradicional.

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9Q100732 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Analista Administrativo Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os conceitos e as dimensões da educação corporativa
e a distância, julgue os itens que se seguem.

As ações da educação corporativa são voltadas basicamente aos funcionários e colaboradores, não atingindo os fornecedores e a comunidade em geral.

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10Q102337 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Analista Administrativo Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os conceitos e as dimensões da educação corporativa
e a distância, julgue os itens que se seguem.

A flexibilização do tempo e do espaço na educação confere maior autonomia ao processo de aprendizagem, atraindo mais estudantes com ritmos de estudo diferenciados.

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11Q153586 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento de pessoas cujos objetivos são:

I. desenvolver competências nos colaboradores da organização.

II. promover a gestão de conhecimento da organização.

III. desenvolver e qualificar os profissionais da organização.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

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12Q218904 | Pedagogia, Educação Corporativa, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas posteriores:

I. O processo de educação dentro das organizações era considerado função do departamento de recursos humanos. À medida que cresce a consciência de que a educação é um processo contínuo e não um evento isolado (treinamento), a educação corporativa ganha força no cotidiano das organizações.

II. O termo "treinamento" ainda é repetidamente empregado como sinônimo de educação corporativa.

III. O treinamento é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto prazo.

IV. A educação corporativa é dirigida à ampliação das habilidades e competências do funcionário, oferecendo-lhe uma visão macro da empresa, com vistas ao aumento do capital intelectual da organização.

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13Q219420 | Pedagogia, Educação Corporativa, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Leia as frases abaixo e julgue-as posteriormente, conforme as alternativas:

I. Uma análise de necessidade de treinamento conduzida apropriadamente rende informações úteis para o desenvolvimento de objetivos institucionais e critérios de treinamento.

II. A identificação das necessidades deve envolver toda a organização, inclusive a alta administração, pois envolve aspectos ligados a planos de diretores, a diretrizes e políticas administrativas.

III. Quando mal elaborados, os diagnósticos para os treinamentos constituem causas de desajustamentos e ineficiências, que comprometem a organização.

IV. O bom diagnóstico conduzirá à constatação das carências funcionais, determinando aqueles que precisam ser submetidos a um treinamento para melhoria de suas condições de trabalho.

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14Q220219 | Pedagogia, Educação Corporativa, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Leia as alternativas abaixo e marque a INCORRETA:

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15Q100263 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

Nos últimos anos, a migração das técnicas de treinamento e desenvolvimento tradicionais para a educação corporativa ganhou foco e força estratégica, evidenciando-se como um dos pilares de uma gestão empresarial bem sucedida. Sobre a educação corporativa, é INCORRETO afirmar:

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16Q316721 | Administração Geral, Educação Corporativa, Administrador, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Considerando a administração de recursos humanos, área importante para o bom desempenho de uma organização, julgue os itens subseqüentes.

A universidade corporativa mostra-se cada vez mais como um mecanismo utilizado para que as pessoas na organização estejam alinhadas às estratégias da organização.

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17Q318022 | Administração Geral, Educação Corporativa, Técnico de Nível Superior, ADEPARÁ PA, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista a administração de recursos humanos e o planejamento organizacional, julgue os itens a seguir.

As universidades corporativas têm sido uma das principais estratégias utilizadas por grandes empresas para capacitar seus funcionários em funções específicas, fazendo com que eles absorvam os valores, as convicções e a cultura da organização.

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18Q318352 | Administração Geral, Educação Corporativa, Analista Administrativo, CER RR, CESPE CEBRASPE

A administração de recursos humanos tem desempenhado papel de destaque nas organizações na sociedade atual. No que se refere a essa área, julgue os itens a seguir.

A universidade corporativa objetiva inserir o empregado em um processo de aprendizagem contínua e prepará-lo para dar respostas às mudanças no ambiente externo, tendo em vista as estratégias da organização.

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19Q317593 | Administração Geral, Educação Corporativa, Administrador, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere à administração de recursos humanos, julgue os seguintes itens.

Em uma universidade corporativa, os empregados são formados de acordo com os valores e a cultura da empresa, o que favorece a obtenção de mais comprometimento organizacional.

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20Q317394 | Administração Geral, Educação Corporativa, Administrador, FUNCAP PA, CESPE CEBRASPE

Considerando a administração de recursos humanos, área importante para o bom desempenho de uma organização, julgue os itens subseqüentes.

Uma das análises que pode ser feita quanto à universidade corporativa refere-se ao fato de ela poder ser vista como forma de controle ideológico à disposição da organização, para que o indivíduo tenha devidamente internalizada a ideologia da empresa.

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