Início Questões de Concursos Educação das Relações Étnico Raciais Resolva questões de Educação das Relações Étnico Raciais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação das Relações Étnico Raciais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q988614 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Educação das Relações Étnico-Raciais é um tema crucial no contexto da Educação Básica, uma vez que visa promover a valorização da diversidade cultural e o combate ao racismo e à discriminação. Deste modo, considere as afirmações sobre o papel da educação nas relações étnico-raciais, assinalando (V) verdadeira e (F) falsa. ( ) A educação é uma ferramenta fundamental para a promoção da equidade; ( ) O ensino sobre cultura negra e indígena é opcional nas escolas; ( ) A diversidade cultural deve ser abordada de forma integrada no currículo; ( ) O preconceito pode ser combatido por meio da educação. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V, V, F, V ✂️ b) F, V, V, F ✂️ c) V, F, V, V ✂️ d) F, F, V, V ✂️ e) F, V, F, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q994917 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Florianópolis conta com um importante documento que é a Matriz Curricular para Educação das Relações ÉtnicoRaciais na Educação Básica. Nesse sentido qual a relevância do entendimento que deve ser estabelecido através da Educação das Relações Étnico-Raciais? ✂️ a) A busca pela compreensão histórica dos fatos ocorridos, direcionada aos sujeitos brancos que historicamente desvalorizaram a cultura afrodescendente e as relações inter-raciais. ✂️ b) Com a intencionalidade de reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base africana que se inserem na constituição da identidade brasileira. ✂️ c) Com possibilidade de educar perante conteúdos práticos, tornando uma disciplina optativa em todos os currículos objetivando uma valorização étnica que se insere na constituição da identidade brasileira. ✂️ d) Com reeducação nos conteúdos de base africana, para a construção e valorização de novas identidades brasileiras e promover o bom convívio social. ✂️ e) Com a intencionalidade de reeducação através de disciplina de história, os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos de base europeia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1011553 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Julgue o item que se segue, de acordo com as normas vigentes da avaliação de cursos.Os estudantes matriculados em curso que não atenda às condições mínimas para a obtenção de seu reconhecimento perdem o direito de registro de seu diploma pelo Ministério da Educação (MEC). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q994988 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024No Brasil, a Educação das Relações Étnico-Raciais é fundamentada pela Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. Os objetivos dessa abordagem educativa incluem: 1. Combater o racismo e a discriminação; 2. Valorizar as culturas afro-brasileira, africana e indígena; 3. Devolver a identidade e a autoestima dos estudantes negros e indígenas; 4. Fomentar o pensamento acrítico. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apenas as afirmativas 1 e 2 são corretas. ✂️ b) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 são corretas. ✂️ c) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 são corretas. ✂️ d) Apenas as afirmativas 3 e 4 são corretas. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q988502 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O município de Florianópolis elaborou um documento denominado de Matriz Curricular para Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica. E, nesse documento (ROMÃO, 2014) afirma que a Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER traz no seu bojo um conjunto de interações e políticas educacionais que, em suas dimensões (histórica, institucional, filosófica, cultural, antropológica, sociopolítica e pedagógica) atuam com: ✂️ a) o formato de disciplina complementar e optativa na matriz curricular das escolas, com o objetivo de reeducar o bom convívio dos sujeitos sociais e valorizar a cultura afro-brasileira. ✂️ b) a intencionalidade de reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base africana que se inserem na constituição da identidade brasileira. ✂️ c) formação através de uma disciplina de história trabalhando o contexto das relações étnico-raciais brasileiras, evidenciando a luta dos povos tradicionais e conteúdos de base africana. ✂️ d) formação cidadã no contexto racial brasileiro, para através da educação, em sala de aula, compreender o processo de formação, categorização e interrelação entre brancos e negros. ✂️ e) a objetividade ressignificar a luta dos povos afro-brasileiros e sua desvalorização histórica, para acirrar a luta intensa entre a diversidade cultural brasileira através da educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1011554 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Julgue o item que se segue, de acordo com as normas vigentes da avaliação de cursos.Compete ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) exercer funções normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministério da Educação (MEC) em temas relacionados à educação superior. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q994989 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A escola deve ser um espaço onde as diferentes etnias e culturas são representadas e respeitadas. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais justa e plural. Esse é o objetivo de qual abordagem da Educação das Relações Étnico-Raciais? ✂️ a) Formação de valores responsáveis. ✂️ b) Contextualização de gênero e raça. ✂️ c) Integração de mídias racistas. ✂️ d) Desenvolvimento da identitária dos estudantes. ✂️ e) Promoção a igualdade racial e a diversidade cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q994840 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo as diretrizes das políticas públicas brasileiras, a Educação das Relações Étnico-Raciais é uma parte central da Educação Básica. Qual das alternativas a seguir melhor exemplifica uma prática pedagógica que incentiva a igualdade racial e valoriza a diversidade étnico-cultural? ✂️ a) Em datas comemorativas sempre abordar temas relacionados. ✂️ b) Dar ênfase ao conteúdo acadêmico proposto, priorizando o que está nos livros sem demais contribuições. ✂️ c) Importante abordar as relações étnico-raciais como um tópico separado do currículo geral para reduzir sua importância e impedir que seja integrado às demais disciplinas e atividades. ✂️ d) Estimular a conversa sobre a diversidade étnica e cultural, reforçando o conhecimento, respeito e a apreciação pelas diferenças. ✂️ e) Evitar diálogos a respeito, pois agindo de forma neutra o risco de conflito é menor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q988480 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Educação Quilombola e a Educação Afro-brasileira são vertentes importantes das políticas educacionais no Brasil, voltadas para o reconhecimento, a valorização e o resgate da história e cultura afro-brasileira e quilombola, com foco em promover uma educação inclusiva e combater o racismo. A Educação Escolar Quilombola, como campo da política educacional, tem como um dos seus objetivos: ✂️ a) universalizar o acesso à educação básica em áreas urbanas para a população quilombola com prioridade ao ensino técnico. ✂️ b) implementar currículos padronizados para todas as escolas quilombolas, desconsiderando as especificidades culturais. ✂️ c) promover uma educação que respeite e valorize a história, cultura e os saberes das comunidades quilombolas, garantindo o direito à educação diferenciada. ✂️ d) criar escolas exclusivas para a população quilombola nas grandes cidades promovendo educação que respeite as tradições quilombolas. ✂️ e) priorizar o ensino técnico em áreas quilombolas, independentemente de sua cultura e tradições para valorização do trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q988523 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A educação étnico-racial é uma abordagem fundamental no ensino que busca promover a diversidade e a igualdade no ambiente escolar. A seguir estão algumas características e objetivos dessa metodologia. Correlacione as colunas, ligando cada item da coluna A com sua descrição ou objetivo correspondente na coluna B: Coluna A: 1. A Lei nº 10.639/2003; 2. Educação para a diversidade; 3. Currículo inclusivo; 4. Formação de professores. Coluna B: ( ) Promove o respeito e a valorização das diversas culturas presentes na sociedade; ( ) Estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas; ( ) Fundamental para que os educadores compreendam a importância da diversidade cultural no ensino; ( ) Proporciona a inclusão de conteúdos que reflitam a pluralidade étnica e cultural do Brasil. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) 2 – 1 – 4 – 3 ✂️ b) 1 – 2 – 3 – 4 ✂️ c) 3 – 2 – 4 – 1 ✂️ d) 4 – 3 – 2 – 1 ✂️ e) 1 – 3 – 2 – 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q994970 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Artes Música, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A inclusão da temática "Educação das Relações Étnico-Raciais" no âmbito da Educação Básica no Brasil reflete a necessidade de um ensino que contemple a diversidade e contribua para o combate ao racismo e à discriminação. A legislação brasileira reforça a importância de que as escolas abordem esse tema de forma transversal e interdisciplinar, promovendo o respeito e o reconhecimento da história e cultura dos povos africanos e indígenas. Nesse contexto, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais têm como objetivo principal: ✂️ a) reconhecer as diferentes culturas e promover a convivência harmoniosa entre alunos de diferentes origens étnicas, sem enfatizar as contribuições específicas de cada grupo para a formação da sociedade brasileira. ✂️ b) implementar uma política de cotas para alunos negros e indígenas em todas as escolas públicas e privadas, garantindo o acesso igualitário à educação básica de qualidade. ✂️ c) garantir que os conteúdos curriculares contemplem a história e cultura afro-brasileira e indígena, como forma de combater o racismo e promover uma educação inclusiva que valorize a diversidade. ✂️ d) assegurar que as escolas da rede pública sejam exclusivamente responsáveis por promover a educação para as relações étnico-raciais, isentando as instituições privadas dessa obrigação. ✂️ e) propor a criação de disciplinas específicas sobre as culturas africana e indígena, sem a necessidade de transversalidade ou interdisciplinaridade nas demais áreas do currículo escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1011551 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Julgue o item que se segue, de acordo com as normas vigentes da avaliação de cursos.A autorização pelo Ministério da Educação (MEC) dos cursos de graduação em direito, medicina, odontologia, psicologia e enfermagem requer parecer prévio dos conselhos específicos da área profissional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q994955 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre a educação das relações étnico-raciais na educação básica, analise as afirmativas a seguir e, assinale F (falsa) V (verdadeira). ( ) A educação das relações étnico-raciais é fundamentada na promoção da igualdade, no respeito à diversidade e na valorização da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais; ( ) O ensino da cultura africana e afro-brasileira, conforme a legislação brasileira, é uma recomendação opcional para escolas públicas e privadas, podendo ser adotado conforme o interesse da instituição; ( ) A Lei 10.639/03, que alterou a LDB, determina a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo da educação básica em todo o território nacional; ( ) A abordagem de temas sobre as relações étnico-raciais é exclusiva da disciplina de História, pois se concentra na compreensão do passado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) V – V – F – F ✂️ b) V – F – V – F ✂️ c) F – V – V – F ✂️ d) V – F – V – V ✂️ e) F – F – V – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q988709 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O currículo para a Educação Escolar Quilombola na rede de Florianópolis deve ser fundamentado em documentos da Rede que tratem da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sendo necessário cessar com a invisibilidade das populações de origem africana. Sabendo disso, podemos afirmar que a especificidade da Educação Escolar Quilombola se constitui em: ✂️ a) prática pedagógica pautada na realidade, a partir dos seus aspectos culturais e históricos, como a história de luta e resistência, e a relação com a terra, tão representativas nas comunidades remanescentes de quilombos. ✂️ b) prática pedagógica pautada na teoria, a partir dos seus aspectos culturais e históricos, como a história de luta e resistência, sem a relação com a terra, não sendo tão representativas nas comunidades remanescentes de quilombos. ✂️ c) prática pedagógica pautada na ilusão, sem aspectos culturais e históricos, como a história de luta e resistência, e a relação com a terra, não sendo tão representativas nas comunidades remanescentes de quilombos. ✂️ d) prática pedagógica pautada na realidade, sem partir dos seus aspectos culturais e históricos, como a história de luta e resistência, e sem a relação com a terra, tão representativas nas comunidades remanescentes de quilombos. ✂️ e) prática pedagógica pautada na ficção, a partir dos seus aspectos culturais e históricos, sem enfatizar a história de luta e resistência, e a relação com a terra, pouco representativas nas comunidades remanescentes de quilombos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q954722 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025Conforme a Resolução CNE/CP no 01/2004, artigo 2o , as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta promover a educação de cidadãos ✂️ a) preparados para a convivência em uma sociedade globalizada, caracterizada pela mistura de culturas e etnias e pelo alargamento das fronteiras. ✂️ b) voltados para a preservação de seus direitos individuais, a partir de suas raízes étnicas e culturais, construindo e valorizando a especificidade de cada raça. ✂️ c) preocupados em valorizar as culturas nacional e europeia no contexto da sociedade multicultural do Brasil, visando à integração total entre os grupos étnicos. ✂️ d) atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática. ✂️ e) atentos ao desenvolvimento econômico e à necessidade de se incluir no mercado de trabalho uma parcela representativa dos afro-brasileiros, em função do multiculturalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1011552 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Julgue o item que se segue, de acordo com as normas vigentes da avaliação de cursos.A oferta de cursos de graduação em instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas, depende de autorização prévia do Ministério da Educação (MEC). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q994959 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A educação das relações étnico-raciais deve ocorrer de maneira _________ no currículo escolar, sendo abordada em várias ________ e atividades. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana orientam a prática ________ para combater o racismo e promover a valorização da diversidade. Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas. ✂️ a) disciplinar, ocasiões, educativa ✂️ b) transversal, disciplinas, pedagógica ✂️ c) disciplinar, disciplinas, educativa ✂️ d) transversal, ocasiões, pedagógica ✂️ e) particular, disciplinas, educativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q988614 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Educação das Relações Étnico-Raciais é um tema crucial no contexto da Educação Básica, uma vez que visa promover a valorização da diversidade cultural e o combate ao racismo e à discriminação. Deste modo, considere as afirmações sobre o papel da educação nas relações étnico-raciais, assinalando (V) verdadeira e (F) falsa. ( ) A educação é uma ferramenta fundamental para a promoção da equidade; ( ) O ensino sobre cultura negra e indígena é opcional nas escolas; ( ) A diversidade cultural deve ser abordada de forma integrada no currículo; ( ) O preconceito pode ser combatido por meio da educação. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V, V, F, V ✂️ b) F, V, V, F ✂️ c) V, F, V, V ✂️ d) F, F, V, V ✂️ e) F, V, F, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q994917 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Florianópolis conta com um importante documento que é a Matriz Curricular para Educação das Relações ÉtnicoRaciais na Educação Básica. Nesse sentido qual a relevância do entendimento que deve ser estabelecido através da Educação das Relações Étnico-Raciais? ✂️ a) A busca pela compreensão histórica dos fatos ocorridos, direcionada aos sujeitos brancos que historicamente desvalorizaram a cultura afrodescendente e as relações inter-raciais. ✂️ b) Com a intencionalidade de reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base africana que se inserem na constituição da identidade brasileira. ✂️ c) Com possibilidade de educar perante conteúdos práticos, tornando uma disciplina optativa em todos os currículos objetivando uma valorização étnica que se insere na constituição da identidade brasileira. ✂️ d) Com reeducação nos conteúdos de base africana, para a construção e valorização de novas identidades brasileiras e promover o bom convívio social. ✂️ e) Com a intencionalidade de reeducação através de disciplina de história, os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos de base europeia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1011553 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Julgue o item que se segue, de acordo com as normas vigentes da avaliação de cursos.Os estudantes matriculados em curso que não atenda às condições mínimas para a obtenção de seu reconhecimento perdem o direito de registro de seu diploma pelo Ministério da Educação (MEC). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q994988 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024No Brasil, a Educação das Relações Étnico-Raciais é fundamentada pela Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. Os objetivos dessa abordagem educativa incluem: 1. Combater o racismo e a discriminação; 2. Valorizar as culturas afro-brasileira, africana e indígena; 3. Devolver a identidade e a autoestima dos estudantes negros e indígenas; 4. Fomentar o pensamento acrítico. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apenas as afirmativas 1 e 2 são corretas. ✂️ b) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 são corretas. ✂️ c) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 são corretas. ✂️ d) Apenas as afirmativas 3 e 4 são corretas. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q988502 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O município de Florianópolis elaborou um documento denominado de Matriz Curricular para Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica. E, nesse documento (ROMÃO, 2014) afirma que a Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER traz no seu bojo um conjunto de interações e políticas educacionais que, em suas dimensões (histórica, institucional, filosófica, cultural, antropológica, sociopolítica e pedagógica) atuam com: ✂️ a) o formato de disciplina complementar e optativa na matriz curricular das escolas, com o objetivo de reeducar o bom convívio dos sujeitos sociais e valorizar a cultura afro-brasileira. ✂️ b) a intencionalidade de reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base africana que se inserem na constituição da identidade brasileira. ✂️ c) formação através de uma disciplina de história trabalhando o contexto das relações étnico-raciais brasileiras, evidenciando a luta dos povos tradicionais e conteúdos de base africana. ✂️ d) formação cidadã no contexto racial brasileiro, para através da educação, em sala de aula, compreender o processo de formação, categorização e interrelação entre brancos e negros. ✂️ e) a objetividade ressignificar a luta dos povos afro-brasileiros e sua desvalorização histórica, para acirrar a luta intensa entre a diversidade cultural brasileira através da educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1011554 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Julgue o item que se segue, de acordo com as normas vigentes da avaliação de cursos.Compete ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) exercer funções normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministério da Educação (MEC) em temas relacionados à educação superior. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q994989 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A escola deve ser um espaço onde as diferentes etnias e culturas são representadas e respeitadas. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais justa e plural. Esse é o objetivo de qual abordagem da Educação das Relações Étnico-Raciais? ✂️ a) Formação de valores responsáveis. ✂️ b) Contextualização de gênero e raça. ✂️ c) Integração de mídias racistas. ✂️ d) Desenvolvimento da identitária dos estudantes. ✂️ e) Promoção a igualdade racial e a diversidade cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q994840 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo as diretrizes das políticas públicas brasileiras, a Educação das Relações Étnico-Raciais é uma parte central da Educação Básica. Qual das alternativas a seguir melhor exemplifica uma prática pedagógica que incentiva a igualdade racial e valoriza a diversidade étnico-cultural? ✂️ a) Em datas comemorativas sempre abordar temas relacionados. ✂️ b) Dar ênfase ao conteúdo acadêmico proposto, priorizando o que está nos livros sem demais contribuições. ✂️ c) Importante abordar as relações étnico-raciais como um tópico separado do currículo geral para reduzir sua importância e impedir que seja integrado às demais disciplinas e atividades. ✂️ d) Estimular a conversa sobre a diversidade étnica e cultural, reforçando o conhecimento, respeito e a apreciação pelas diferenças. ✂️ e) Evitar diálogos a respeito, pois agindo de forma neutra o risco de conflito é menor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q988480 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Educação Quilombola e a Educação Afro-brasileira são vertentes importantes das políticas educacionais no Brasil, voltadas para o reconhecimento, a valorização e o resgate da história e cultura afro-brasileira e quilombola, com foco em promover uma educação inclusiva e combater o racismo. A Educação Escolar Quilombola, como campo da política educacional, tem como um dos seus objetivos: ✂️ a) universalizar o acesso à educação básica em áreas urbanas para a população quilombola com prioridade ao ensino técnico. ✂️ b) implementar currículos padronizados para todas as escolas quilombolas, desconsiderando as especificidades culturais. ✂️ c) promover uma educação que respeite e valorize a história, cultura e os saberes das comunidades quilombolas, garantindo o direito à educação diferenciada. ✂️ d) criar escolas exclusivas para a população quilombola nas grandes cidades promovendo educação que respeite as tradições quilombolas. ✂️ e) priorizar o ensino técnico em áreas quilombolas, independentemente de sua cultura e tradições para valorização do trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q988523 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A educação étnico-racial é uma abordagem fundamental no ensino que busca promover a diversidade e a igualdade no ambiente escolar. A seguir estão algumas características e objetivos dessa metodologia. Correlacione as colunas, ligando cada item da coluna A com sua descrição ou objetivo correspondente na coluna B: Coluna A: 1. A Lei nº 10.639/2003; 2. Educação para a diversidade; 3. Currículo inclusivo; 4. Formação de professores. Coluna B: ( ) Promove o respeito e a valorização das diversas culturas presentes na sociedade; ( ) Estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas; ( ) Fundamental para que os educadores compreendam a importância da diversidade cultural no ensino; ( ) Proporciona a inclusão de conteúdos que reflitam a pluralidade étnica e cultural do Brasil. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) 2 – 1 – 4 – 3 ✂️ b) 1 – 2 – 3 – 4 ✂️ c) 3 – 2 – 4 – 1 ✂️ d) 4 – 3 – 2 – 1 ✂️ e) 1 – 3 – 2 – 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q994970 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Artes Música, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A inclusão da temática "Educação das Relações Étnico-Raciais" no âmbito da Educação Básica no Brasil reflete a necessidade de um ensino que contemple a diversidade e contribua para o combate ao racismo e à discriminação. A legislação brasileira reforça a importância de que as escolas abordem esse tema de forma transversal e interdisciplinar, promovendo o respeito e o reconhecimento da história e cultura dos povos africanos e indígenas. Nesse contexto, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais têm como objetivo principal: ✂️ a) reconhecer as diferentes culturas e promover a convivência harmoniosa entre alunos de diferentes origens étnicas, sem enfatizar as contribuições específicas de cada grupo para a formação da sociedade brasileira. ✂️ b) implementar uma política de cotas para alunos negros e indígenas em todas as escolas públicas e privadas, garantindo o acesso igualitário à educação básica de qualidade. ✂️ c) garantir que os conteúdos curriculares contemplem a história e cultura afro-brasileira e indígena, como forma de combater o racismo e promover uma educação inclusiva que valorize a diversidade. ✂️ d) assegurar que as escolas da rede pública sejam exclusivamente responsáveis por promover a educação para as relações étnico-raciais, isentando as instituições privadas dessa obrigação. ✂️ e) propor a criação de disciplinas específicas sobre as culturas africana e indígena, sem a necessidade de transversalidade ou interdisciplinaridade nas demais áreas do currículo escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1011551 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Julgue o item que se segue, de acordo com as normas vigentes da avaliação de cursos.A autorização pelo Ministério da Educação (MEC) dos cursos de graduação em direito, medicina, odontologia, psicologia e enfermagem requer parecer prévio dos conselhos específicos da área profissional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q994955 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre a educação das relações étnico-raciais na educação básica, analise as afirmativas a seguir e, assinale F (falsa) V (verdadeira). ( ) A educação das relações étnico-raciais é fundamentada na promoção da igualdade, no respeito à diversidade e na valorização da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais; ( ) O ensino da cultura africana e afro-brasileira, conforme a legislação brasileira, é uma recomendação opcional para escolas públicas e privadas, podendo ser adotado conforme o interesse da instituição; ( ) A Lei 10.639/03, que alterou a LDB, determina a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo da educação básica em todo o território nacional; ( ) A abordagem de temas sobre as relações étnico-raciais é exclusiva da disciplina de História, pois se concentra na compreensão do passado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) V – V – F – F ✂️ b) V – F – V – F ✂️ c) F – V – V – F ✂️ d) V – F – V – V ✂️ e) F – F – V – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q988709 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O currículo para a Educação Escolar Quilombola na rede de Florianópolis deve ser fundamentado em documentos da Rede que tratem da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sendo necessário cessar com a invisibilidade das populações de origem africana. Sabendo disso, podemos afirmar que a especificidade da Educação Escolar Quilombola se constitui em: ✂️ a) prática pedagógica pautada na realidade, a partir dos seus aspectos culturais e históricos, como a história de luta e resistência, e a relação com a terra, tão representativas nas comunidades remanescentes de quilombos. ✂️ b) prática pedagógica pautada na teoria, a partir dos seus aspectos culturais e históricos, como a história de luta e resistência, sem a relação com a terra, não sendo tão representativas nas comunidades remanescentes de quilombos. ✂️ c) prática pedagógica pautada na ilusão, sem aspectos culturais e históricos, como a história de luta e resistência, e a relação com a terra, não sendo tão representativas nas comunidades remanescentes de quilombos. ✂️ d) prática pedagógica pautada na realidade, sem partir dos seus aspectos culturais e históricos, como a história de luta e resistência, e sem a relação com a terra, tão representativas nas comunidades remanescentes de quilombos. ✂️ e) prática pedagógica pautada na ficção, a partir dos seus aspectos culturais e históricos, sem enfatizar a história de luta e resistência, e a relação com a terra, pouco representativas nas comunidades remanescentes de quilombos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q954722 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025Conforme a Resolução CNE/CP no 01/2004, artigo 2o , as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta promover a educação de cidadãos ✂️ a) preparados para a convivência em uma sociedade globalizada, caracterizada pela mistura de culturas e etnias e pelo alargamento das fronteiras. ✂️ b) voltados para a preservação de seus direitos individuais, a partir de suas raízes étnicas e culturais, construindo e valorizando a especificidade de cada raça. ✂️ c) preocupados em valorizar as culturas nacional e europeia no contexto da sociedade multicultural do Brasil, visando à integração total entre os grupos étnicos. ✂️ d) atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática. ✂️ e) atentos ao desenvolvimento econômico e à necessidade de se incluir no mercado de trabalho uma parcela representativa dos afro-brasileiros, em função do multiculturalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1011552 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Julgue o item que se segue, de acordo com as normas vigentes da avaliação de cursos.A oferta de cursos de graduação em instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas, depende de autorização prévia do Ministério da Educação (MEC). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q994959 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A educação das relações étnico-raciais deve ocorrer de maneira _________ no currículo escolar, sendo abordada em várias ________ e atividades. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana orientam a prática ________ para combater o racismo e promover a valorização da diversidade. Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas. ✂️ a) disciplinar, ocasiões, educativa ✂️ b) transversal, disciplinas, pedagógica ✂️ c) disciplinar, disciplinas, educativa ✂️ d) transversal, ocasiões, pedagógica ✂️ e) particular, disciplinas, educativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro