Questões de Concursos Educação das Relações Étnico Raciais

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1Q1011551 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, de acordo com as normas vigentes da avaliação de cursos.

A autorização pelo Ministério da Educação (MEC) dos cursos de graduação em direito, medicina, odontologia, psicologia e enfermagem requer parecer prévio dos conselhos específicos da área profissional.

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2Q1011552 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, de acordo com as normas vigentes da avaliação de cursos.

A oferta de cursos de graduação em instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas, depende de autorização prévia do Ministério da Educação (MEC).

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3Q1011553 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, de acordo com as normas vigentes da avaliação de cursos.

Os estudantes matriculados em curso que não atenda às condições mínimas para a obtenção de seu reconhecimento perdem o direito de registro de seu diploma pelo Ministério da Educação (MEC).

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4Q1011554 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, de acordo com as normas vigentes da avaliação de cursos.

Compete ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) exercer funções normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministério da Educação (MEC) em temas relacionados à educação superior.

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5Q954722 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Resolução CNE/CP no 01/2004, artigo 2o , as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta promover a educação de cidadãos
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6Q994840 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo as diretrizes das políticas públicas brasileiras, a Educação das Relações Étnico-Raciais é uma parte central da Educação Básica. Qual das alternativas a seguir melhor exemplifica uma prática pedagógica que incentiva a igualdade racial e valoriza a diversidade étnico-cultural?
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7Q988709 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O currículo para a Educação Escolar Quilombola na rede de Florianópolis deve ser fundamentado em documentos da Rede que tratem da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sendo necessário cessar com a invisibilidade das populações de origem africana.
Sabendo disso, podemos afirmar que a especificidade da Educação Escolar Quilombola se constitui em:
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8Q988480 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Educação Quilombola e a Educação Afro-brasileira são vertentes importantes das políticas educacionais no Brasil, voltadas para o reconhecimento, a valorização e o resgate da história e cultura afro-brasileira e quilombola, com foco em promover uma educação inclusiva e combater o racismo. A Educação Escolar Quilombola, como campo da política educacional, tem como um dos seus objetivos:
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9Q988502 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O município de Florianópolis elaborou um documento denominado de Matriz Curricular para Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica. E, nesse documento (ROMÃO, 2014) afirma que a Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER traz no seu bojo um conjunto de interações e políticas educacionais que, em suas dimensões (histórica, institucional, filosófica, cultural, antropológica, sociopolítica e pedagógica) atuam com:
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10Q994917 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Florianópolis conta com um importante documento que é a Matriz Curricular para Educação das Relações ÉtnicoRaciais na Educação Básica. Nesse sentido qual a relevância do entendimento que deve ser estabelecido através da Educação das Relações Étnico-Raciais?
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11Q988523 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação étnico-racial é uma abordagem fundamental no ensino que busca promover a diversidade e a igualdade no ambiente escolar. A seguir estão algumas características e objetivos dessa metodologia.
Correlacione as colunas, ligando cada item da coluna A com sua descrição ou objetivo correspondente na coluna B:
Coluna A: 1. A Lei nº 10.639/2003; 2. Educação para a diversidade; 3. Currículo inclusivo; 4. Formação de professores.

Coluna B:
( ) Promove o respeito e a valorização das diversas culturas presentes na sociedade;
( ) Estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas;
( ) Fundamental para que os educadores compreendam a importância da diversidade cultural no ensino;
( ) Proporciona a inclusão de conteúdos que reflitam a pluralidade étnica e cultural do Brasil.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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12Q994955 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre a educação das relações étnico-raciais na educação básica, analise as afirmativas a seguir e, assinale F (falsa) V (verdadeira).

( ) A educação das relações étnico-raciais é fundamentada na promoção da igualdade, no respeito à diversidade e na valorização da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais;
( ) O ensino da cultura africana e afro-brasileira, conforme a legislação brasileira, é uma recomendação opcional para escolas públicas e privadas, podendo ser adotado conforme o interesse da instituição;
( ) A Lei 10.639/03, que alterou a LDB, determina a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo da educação básica em todo o território nacional;
( ) A abordagem de temas sobre as relações étnico-raciais é exclusiva da disciplina de História, pois se concentra na compreensão do passado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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13Q994959 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação das relações étnico-raciais deve ocorrer de maneira _________ no currículo escolar, sendo abordada em várias ________ e atividades. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana orientam a prática ________ para combater o racismo e promover a valorização da diversidade.

Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas.
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14Q994970 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Artes Música, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A inclusão da temática "Educação das Relações Étnico-Raciais" no âmbito da Educação Básica no Brasil reflete a necessidade de um ensino que contemple a diversidade e contribua para o combate ao racismo e à discriminação. A legislação brasileira reforça a importância de que as escolas abordem esse tema de forma transversal e interdisciplinar, promovendo o respeito e o reconhecimento da história e cultura dos povos africanos e indígenas. Nesse contexto, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais têm como objetivo principal:
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15Q994988 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No Brasil, a Educação das Relações Étnico-Raciais é fundamentada pela Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. Os objetivos dessa abordagem educativa incluem:

1. Combater o racismo e a discriminação;
2. Valorizar as culturas afro-brasileira, africana e indígena;
3. Devolver a identidade e a autoestima dos estudantes negros e indígenas;
4. Fomentar o pensamento acrítico.

Assinale a alternativa correta.
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16Q994989 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A escola deve ser um espaço onde as diferentes etnias e culturas são representadas e respeitadas. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais justa e plural. Esse é o objetivo de qual abordagem da Educação das Relações Étnico-Raciais?
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17Q988614 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Educação das Relações Étnico-Raciais é um tema crucial no contexto da Educação Básica, uma vez que visa promover a valorização da diversidade cultural e o combate ao racismo e à discriminação. Deste modo, considere as afirmações sobre o papel da educação nas relações étnico-raciais, assinalando (V) verdadeira e (F) falsa.
( ) A educação é uma ferramenta fundamental para a promoção da equidade;
( ) O ensino sobre cultura negra e indígena é opcional nas escolas;
( ) A diversidade cultural deve ser abordada de forma integrada no currículo;
( ) O preconceito pode ser combatido por meio da educação.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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