Questões de Concursos Educação de Jovens e Adultos

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1Q905483 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo com base no artigo 6º da Resolução 01/2021, de 25 de maio de 2021, sobre o processo de avaliação da EJA desenvolvido por meio da EaD.

1. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será de forma contínua, processual e abrangente.
2. A autoavaliação e a avaliação em grupos poderão ser realizadas de forma presencial ou remota.
3. Será garantido o efetivo controle social dos desempenhos das instituições.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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2Q905484 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) de acordo com o artigo 2º da Resolução 01/2021, de 25 de maio de 2021, que trata da oferta da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

( ) A modalidade de Educação de Jovens e Adultos pode ser ofertada de forma presencial.
( ) A Educação de Jovens e Adultos pode ser articulada à Educação Profissional, em cursos de qualificação profissional ou de Formação Técnica de Nível Médio.
( ) A Educação de Jovens e Adultos não pode ser oferecida na modalidade de Educação a Distância (EJA/EaD).
( ) A Educação de Jovens e Adultos visa possibilitar o acesso, a permanência e a continuidade dos estudos de todas as pessoas que não iniciaram ou interromperam o seu processo educativo escolar.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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3Q909824 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Introduzir a Educação Física na EJA (Educação de Jovens e Adultos) caracteriza a possibilidade de acesso à cultura corporal de movimento, compreendida como um direito do estudante, na perspectiva da promoção a saúde, lazer e de expressões de afetos e sentimentos, em diversos contextos de convivência. A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno
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4Q893940 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), para o trabalho com os alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação também está previsto(a) legalmente o/a:
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5Q899887 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Professor de Informática, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Na educação de jovens e adultos, os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. Os referidos exames poderão ser realizados por candidatos, para fins de nível de conclusão do ensino fundamental, a partir de qual idade mínima?
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6Q907337 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

Segundo Manfredi (2003, p. 57), a educação profissional tem uma dimensão social intrínseca, ela extrapola a simples preparação para uma ocupação específica no mundo do trabalho e “postula a vinculação entre a formação técnica e uma sólida base científica, numa perspectiva social e histórico-crítica, integrando a preparação para o trabalho à formação de nível médio”. Nesse sentido, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade EJA (Proeja) tem como base a política de integração da educação profissional com a educação básica. Posto isso, os fundamentos político-pedagógicos que norteiam a organização curricular para o cumprimento dessa política são, exceto:

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7Q897680 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A respeito da educação de jovens e adultos (EJA), Miguel Arroyo nos convida a centralizar o olhar sobre os sujeitos, pois, normalmente, a visão dos envolvidos na educação centraliza-se no currículo, na organização, no tempo e nos espaços e, raramente, pensa-se nos sujeitos, homens e mulheres, seres humanos. Desse modo, sobre a identidade dos sujeitos da EJA, é correto afirmar:
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8Q954706 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que completa corretamente a discussão de Haddad e Di Pierro (2000), no excerto a seguir:

“A partir dos anos 80, os programas de escolarização de adultos passaram a acolher um novo grupo social constituído por jovens de origem urbana, cuja trajetória escolar anterior foi malsucedida. [...] Os jovens ____________________”
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9Q954725 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Resolução CNE/CEB 07/2010, artigo 44, a Educação de Jovens e Adultos, voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade, é pautada pela inclusão e pela qualidade social e requer, entre outros:
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10Q888183 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Classe C, UFS, AOCP, 2024

A Educação de Jovens e Adultos – EJA deve desempenhar três funções, que são: a reparadora, a equalizadora e a qualificadora. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
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11Q895214 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Segundo Malcolm Knowles, andragogia é a arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprenderem e compreenderem o seu processo de aprendizagem dos adultos. O caráter voluntário da educação de adultos é um pressuposto fundamental da andragogia. (Holmes; Abington-Cooper, 2000). O exposto, é possível afirmar que a andragogia é baseada nos seguintes princípios, EXCETO:
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12Q988498 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Resolução nº 01/2022 que estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com a Resolução do CNE nº 01/2021 para o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos, sobre os objetivos da formação básica dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, enquanto modalidade do Ensino Fundamental, analise as afirmativas.

I – desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – compreender e atuar de forma crítica, participativa e dialógica na realidade social;
III - proporcionar uma formação humana integral, reconhecendo as identidades e alteridades.

Assinale a alternativa correta.
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13Q897526 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

As Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, independente de segmento e forma de oferta, deverão garantir nos seus currículos, na sua parte relativa à formação geral básica, os direitos e objetivos de aprendizagem, expressos em competências e habilidades nos termos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e da BNCC, tendo como ênfase o desenvolvimento dos componentes essenciais para o ensino da leitura e da escrita, assim como das competências gerais e as competências/habilidades relacionadas:
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15Q906421 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os princípios orientadores da EJA são os de equidade, diferença e proporcionalidade.
( ) A matrícula de jovens entre sete e quatorze anos nos cursos da EJA é facultativa.
( ) É uma categoria situada fora da educação básica e, portanto, tem exigências formativas distintas.

As afirmativas são, respectivamente,
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16Q979207 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Resolução CNE/CEB no 1/2021 define diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. A referida Resolução determina, em seu art. 9o , que o primeiro segmento da EJA, correspondente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entre outros meios, deverá ser ofertado
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17Q897052 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Certo professor de uma escola de EJA (Educação de Jovens e Adultos) busca estratégias para tornar suas aulas mais significativas e relevantes para os alunos. Qual das seguintes ações, baseada na Andragogia, seria mais adequada?
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18Q899225 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Pedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi criada para o indivíduo que não teve oportunidade de iniciar ou concluir seus estudos em idade escolar no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. A EJA almeja, também, desenvolver novas habilidades, formar cidadãos críticos, questionadores e conhecedores de seus direitos e deveres, além de um sujeito pleno e apto para exercer seu papel na sociedade.
Socialmente, a EJA é um dos caminhos mais importantes para o fomento da construção de conhecimentos que transformam o mundo. Marque a alternativa que caracteriza, pedagogicamente, os aspectos positivos desse estudo.
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19Q988499 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Resolução nº 01/2022 que estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com a Resolução do CNE nº 01/2021 para o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos, quando poderão ser realizadas a matrícula e a certificação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos?
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20Q905691 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo de acordo com a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça.


1. O professor da EJA precisa ter uma escuta ativa e respeitar o tempo de cada aluno.

2. A mediação do conhecimento na EJA pode ser alcançada por meio de trocas dialógicas, desenvolvendo o pensamento crítico dos estudantes.

3. É importante que o professor da EJA atente para as particularidades do ensino, considerando a diversidade cultural e as necessidades de metodologias e currículos adequados.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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