Questões de Concursos: Educação de Jovens e Adultos ENCEJA E PROEJA Decretos e portarias

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1 Q988499 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos ENCEJA E PROEJA Decretos e portarias, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Resolução nº 01/2022 que estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com a Resolução do CNE nº 01/2021 para o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos, quando poderão ser realizadas a matrícula e a certificação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos?

2 Q989920 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos ENCEJA E PROEJA Decretos e portarias, 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um programa de expansão e fortalecimento dos programas de Educação de Jovens e Adultos, que oferece oportunidades flexíveis de ensino para aqueles que não puderam concluir a educação básica na idade regular. De acordo com o Plano Nacional de Educação, é correto afirmar que o EJA segue a diretriz da:

3 Q988716 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos ENCEJA E PROEJA Decretos e portarias, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), no rastro da chamada Constituição Cidadã, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9.394, de 1996, organiza e estabelece as condições para que a educação escolar seja direito de todos. Em se tratando da EJA, até a promulgação da atual LDBEN, a educação de adultos era considerada como:

4 Q988498 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos ENCEJA E PROEJA Decretos e portarias, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Resolução nº 01/2022 que estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com a Resolução do CNE nº 01/2021 para o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos, sobre os objetivos da formação básica dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, enquanto modalidade do Ensino Fundamental, analise as afirmativas.

I – desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – compreender e atuar de forma crítica, participativa e dialógica na realidade social;
III - proporcionar uma formação humana integral, reconhecendo as identidades e alteridades.

Assinale a alternativa correta.

5 Q988626 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos ENCEJA E PROEJA Decretos e portarias, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que, por diversos motivos, não completaram o ensino básico na idade regular. São as três grandes funções da EJA explicitadas, também, na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de 2016.

6 Q988496 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos ENCEJA E PROEJA Decretos e portarias, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Resolução nº 01/2022 que estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com a Resolução do CNE nº 01/2021 para o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos, a idade mínima para a matrícula e frequência em Cursos de Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental, em conformidade com o disposto na legislação vigente, será de:

7 Q997279 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos ENCEJA E PROEJA Decretos e portarias, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A andragogia e as pedagogias contemporâneas têm pontos de convergência em suas práticas, mas se distinguem em características fundamentais, como o contexto em que são exercidas e as faixas etárias às quais estão voltadas.
Assinale a opção que indica corretamente outro traço distintivo da andragogia.

8 Q996719 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos ENCEJA E PROEJA Decretos e portarias, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

A modalidade profissional de educação de jovens e adultos propõem atender à demanda de jovens e adultos concedendo a educação profissional e criando possibilidades de inclusão no mercado de trabalho dos sujeitos que não concluiram o ensino fundamental e/ou médio, sendo esta uma possibilidade de transformar a condição profissional excludente e buscar garantir a formação integral atendendo às expectativas dos estudantes e às demandas da dinâmica da sociedade. Disposto no Decreto nº 5.840/2006 - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, no artigo 6º, lê-se as normas referente ao aproveitamento satisfatório do aluno no curso de educação profissional técnica de nível médio do aluno (do PROEJA) e a sua diplomação com validade nacional tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional e atestado da conclusão do ensino médio para prosseguir os estudos no ensino superior. Assinale a alternativa correta referente ao Parágrafo único do artigo 6º do Decreto nº 5.840/2006 que complementa a orientação sobre as regras nos cursos e programas do PROEJA.
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