Questões de Concursos Educação dos Surdos

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1Q1014529 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025

A Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte atua de forma colaborativa com professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e professores dos componentes curriculares, num trabalho coletivo na realização de práticas inclusivas.
Para garantir o direito de aprendizagem de estudantes com necessidades educativas especiais no que se refere aos surdos/deficientes auditivos, a rede de ensino do Estado deve considerar
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2Q1014785 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Damázio (2007) destaca questões importantes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) que envolve o ensino de Libras.

Para a autora, o AEE com o uso de Libras

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3Q1014530 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025

O Congresso de Milão em 1880 foi o clímax da história da educação dos surdos. Segundo (BORNE,2002, p.51): “Os temas propostos foram: vantagens e desvantagens do internato, tempo de instrução, número de alunos por classe, trabalhos mais apropriados aos surdos, enfermidades, medidas curativas e preventivas etc. Apesar da variedade de temas, as discussões voltaram-se às questões do oralismo e da língua de sinais.”
Relacione as colunas sobre as características de abordagens educacionais ao longo da história da educação de surdos.
1. Bilinguismo 2. Comunicação Total 3. Oralismo
( ) É a crença que seja a única forma desejável de comunicação para o surdo, e a língua de sinais deve ser evitada a qualquer custo, porque atrapalha o desenvolvimento da aquisição da língua.
( ) É uma abordagem educacional que incorpora o desenvolvimento de qualquer resto de audição para melhoria das habilidades de fala, incluindo língua de sinais, alfabeto manual, leitura e escrita, dentre outros.
( ) É a abordagem que apresenta uma proposta de ensino para acessar duas línguas no contexto escolar, considerando a língua de sinais como primeira língua e o português, na modalidade escrita, como segunda língua.

Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
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4Q1014786 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Com base em Damázio (2007), assinale a alternativa que expressa o que é essencial e indispensável para o respeito à estrutura da Libras e da língua portuguesa.

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5Q1014532 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025

Sobre CODA, “Recentemente, o termo e a comunidade receberam bastante destaque, muito por conta do filme estadunidense “CODA”, que ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2022. Ainda, esse longa levou para casa as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante, para Troy Kotsur, fazendo história ao ser o primeiro ator surdo a receber o prêmio.”
(Você sabe o que é ser CODA¿ Hand Talk, publicado por Ana Sofia Gala)
Ser CODA, traz consigo um turbilhão de sensações e experiências da união da cultura surda e do mundo ouvinte. E, também, um debate em torno da cultura e de diversas identidades surdas.

Assinale a opção que apresenta algumas características de uma identidade surda política.
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6Q1014533 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025

Fernanda, formada em curso superior de História e curso de Tradutor e Intérprete de Libras, enviou currículo para ocupar vaga de Tradutor/Intérprete de Libras em uma escola privada de ensino médio. A coordenação pedagógica questionou sua formação para atuar no cargo, pois não apresentava curso superior de Letras-Libras.
Assinale a opção que apresenta o tipo de diploma que Fernanda pode apresentar em seu currículo, além do diploma de curso superior em outra área do conhecimento, para que possa exercer o cargo, na escola.
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7Q1014535 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025

“(...) a história dos Surdos, contada pelos não-Surdos, é mais ou menos assim: primeiramente os Surdos foram “descobertos” pelos ouvintes, depois eles foram isolados da sociedade para serem “educados” e afinal conseguirem ser como os ouvintes; quando não mais se pôde isolá-los, porque eles começaram a formar grupos que se fortaleciam, tentou-se dispersá-los, para que não criassem guetos. (SÁ, 2004, p.3)” (PERLIN e STROBEL-2008)
Assinale a opção que define o Povo Surdo.
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8Q1014536 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025

“Se traçarmos um olhar cronológico a partir do ano 2000 até os dias atuais, veremos que uma série de leis, decretos e portarias foram elaboradas e aprovadas no intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência, pessoas com necessidades educacionais especiais e pessoas que utilizam outros tipos de comunicação que não a língua portuguesa. Nesse último grupo encontram-se as pessoas surdas.” (NASCIMENTO-2012)
Dentre leis, decretos e portarias, assinale a opção que apresenta pela primeira vez o termo “Tradutor e Intérprete de Libras- Língua Portuguesa”, determinando sua formação em nível superior.
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9Q1014539 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Ao analisar a concepção médica da surdez, observam-se as classificações abaixo definidas:

I – Perda leve – de 26 dB a 40 dB; perda moderada – de 41 dB a 60 dB.
II – Perda condutiva – quando existe uma alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa ou média.
III – Perda severa – de 61 dB a 80 dB; perda profunda, maior que 81 dB.
IV –Perda mista – quando ocorrem alterações na orelha externa e na orelha média.

É falso o que se afirma em:
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10Q1014540 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas abaixo e assinale a que traz uma informação incorreta.
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11Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá
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12Q1014798 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Apesar de a língua de sinais ser considerada a língua natural dos surdos, não basta ser surdo para adquiri-la, ou seja, sua apropriação não é inerente à condição de surdez (Almeida, Santos e Lacerda, 2015). Para o surdo se tornar usuário da Libras, é necessário que
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13Q1014799 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


O trabalho pedagógico com os alunos com surdez, nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum; Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.” (grifo nosso)


(Damazio, 2007. Adaptado)
Conforme indica Damázio (2007), quem organiza o trabalho no momento didático-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras, respeitando as especificidades dessa língua, principalmente o estudo dos termos científicos a serem introduzidos pelo conteúdo curricular, é o
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14Q1017871 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025

A história da Língua de Sinais apresenta um processo marcado por períodos de proibição e valorização da Língua de Sinais, influenciado por diferentes correntes filosóficas e educacionais.

Relacione cada abordagem com sua respectiva descrição.

1. Oralismo

2. Comunicação Total

3. Bilinguismo

( ) Abordagem que reconhece a Língua de Sinais como a primeira língua da pessoa surda e a língua oral/escrita como a segunda, promovendo o aprendizado das duas línguas.

( ) Método educacional que prioriza, exclusivamente, a fala com leitura labial, desconsiderando o uso da Língua de Sinais.

( ) Movimento que defende o uso simultâneo da escrita, dos gestos e da Língua de Sinais para facilitar a comunicação das pessoas surdas.

Assinale a alternativa correta.

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15Q1014800 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação à educação do aluno surdo, Kezio (2016) afirma que o Método Oral enfatizou
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16Q1017872 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025

(Perlin e Miranda, 2003, p.217) afirmam que SER SURDO é “(...) olhar a identidade surda dentro dos componentes que constituem as identidades essenciais com as quais se agenciam as dinâmicas de poder. É uma experiência na convivência do ser na diferença.”

As identidades surdas desempenham um papel fundamental na formação educacional e social das pessoas surdas.

Analise as afirmativas sobre identidades surdas e seus locais sociais.

I. O desenvolvimento da identidade surda está, especificamente, associado ao acesso à Língua de Sinais, pois a oralização é suficiente para garantir a inclusão social da pessoa surda.

II. A identificação como surdo pode variar entre diferentes contextos, podendo envolver tanto aspectos linguísticos, quanto culturais e sociais.

III. A identidade surda é única e homogênea, não sendo influenciada por fatores como a experiência de vida, a comunicação e o contato com a comunidade surda.

IV. A construção da identidade surda pode ocorrer em diferentes espaços sociais, como escolas bilíngues, associações de surdos e grupos culturais que utilizam a Língua de Sinais.

Está correto o que se afirma em

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17Q1014801 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação ao desenvolvimento da linguagem, Moura (in Lacerda e Santos, 2014) destaca que a criança surda precisa ver a língua de sinais circulando por diferentes “portadores”, com estilos e formas variadas de se comunicar, lembrando que usuários da língua de diferentes idades comunicam-se de formas diferentes e sobre assuntos distintos. Com base nisso, destaca ainda que a aquisição da linguagem precisa ser em
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18Q1014802 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

“A imposição das regras de normalização representou uma grande tensão entre surdos devido à violência contra a cultura surda, marcada até hoje na história da educação de surdos” (Campos in Lacerda e Santos, 2014). Segundo a autora, são formas de agressões aos surdos:
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19Q1014548 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

“A abordagem da Comunicação Total chegou ao Brasil na década de setenta e vem sendo adotada em escolas mais recentemente. Os Estados Unidos é o maior representante desta abordagem. Sofreu muitas críticas, uma vez que não trouxe os benefícios esperados no âmbito do desempenho acadêmico das crianças com surdez no que se refere ao seu processo de escolarização (leitura e escrita)” (Poker, 2013). A respeito da Comunicação Total como abordagem educacional, assinale a alternativa INCORRETA.
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20Q1014549 | Libras, Educação dos Surdos, Intérpreto de Libras, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

De acordo com o Decreto 5.626/2005 no Art. 6º A formação de instrutor de Libras, em nível médio, deve ser realizada por meio de:

I. Cursos de educação profissional;
II. Cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior; e
III. Cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação.
IV. Formação do instrutor de Libras pode ser realizada também por organizações da sociedade civil representativa da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por pelo menos uma das instituições referidas nos incisos II e III.

Marque a alternativa CORRETA:
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