No campo das tendências pedagógicas, o confronto entre concepções tradicionais e progressistas de educação revela
profundas implicações epistemológicas, políticas e metodológicas. Libâneo (2012), ao discutir tais tendências, destaca que “as
opções pedagógicas não são neutras, pois estão ligadas a concepções de homem, de sociedade e de educação que, muitas
vezes, expressam projetos ideológicos em disputa”. Assim, compreender as tendências pedagógicas exige o reconhecimento dos
fundamentos filosóficos e das finalidades formativas que orientam cada uma delas. Nesse sentido, assinale a alternativa que
apresenta uma caracterização adequada da tendência pedagógica libertadora, em sua dimensão político-pedagógica.
a) Baseia-se na transmissão de conteúdos essenciais por parte do professor, que assume papel central no processo, visando à
formação de uma consciência moral e disciplinada do aluno.
b) Defende uma atuação técnico-instrumental do professor, centrada na aplicação de métodos eficazes de ensino e na mensuração
de resultados objetivos de aprendizagem.
c) Valoriza a adaptação do aluno ao meio, mediante estímulos positivos e reforço de comportamentos desejáveis.
d) Estrutura-se a partir da liberdade total do aluno em escolher o que e como aprender, com ênfase nas experiências subjetivas e
espontâneas do educando como única fonte de conhecimento.
e) Fundamenta-se na pedagogia problematizadora, inspirada em Paulo Freire, e tem como objetivo central a construção da
consciência crítica dos educandos.