Questões de Concursos Educação e Filosofia

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1Q1031681 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

O pensamento pedagógico nutre-se da prática dos educadores, ao mesmo tempo que também a ilumina; “a prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo. O pensamento que ilumina a prática é por ela iluminado tal como a prática que ilumina o pensamento é por ele iluminada”. Essa prática é, em primeiro lugar, a própria prática do educador que pensa a teoria, mas é, também, a prática coletiva dos educadores.


GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 2004.



O trecho acima versa sobre as relações entre teoria e prática, assim como entre individual e coletivo, no que diz respeito à educação.

Assinale a opção que reflete, corretamente, a posição afirmada.

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2Q1032967 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante uma aula de Filosofia no 2º ano do Ensino Médio, a professora exibe trechos do documentário “O dilema das redes” (Netflix, 2020), que discute os impactos éticos das tecnologias de vigilância e manipulação algorítmica nas redes sociais. O documentário reúne ex-funcionários de grandes empresas de tecnologia para revelar como algoritmos influenciam emoções, escolhas políticas e relações sociais. Após a exibição, ela propõe aos estudantes um debate orientado pelas seguintes perguntas:

• Como o uso de algoritmos interfere na autonomia do sujeito e na convivência democrática?
• Como essa situação se relaciona com os debates filosóficos sobre a responsabilidade no uso de dados pessoais?

Considerando a situação apresentada, qual propósito educativo orienta a atividade proposta pela docente ao exibir o documentário e conduzir o debate filosófico posterior com essas perguntas?
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3Q1008648 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

Hoje, tomamos consciência de que o sentido das nossas vidas não está separado do sentido do próprio planeta. Diante da degradação das nossas vidas no planeta, chegamos a uma verdadeira encruzilhada entre um caminho tecnozóico, que coloca toda a fé na capacidade da tecnologia de nos tirar da crise sem mudar nosso estilo poluidor e consumista de vida, e um caminho ecozóico, fundado numa nova relação saudável com o planeta, reconhecendo que somos parte do mundo natural, vivendo em harmonia com o universo, caracterizado pelas atuais preocupações ecológicas. Fazemos escolhas! Nem sempre temos clareza delas. A educação carrega de intencionalidade nossos atos. Precisamos ter consciência das implicações de nossas escolhas.

GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição para

a década do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria

Instituto Paulo Freire, 2009, p. 62.



Com base na reflexão proposta pelo trecho supracitado, assinale a afirmativa correta.

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4Q1045772 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Para Zabala (1998, capítulo 2), quando a função social que se atribui ao ensino é a formação integral da pessoa, é preciso
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5Q1009175 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Certas vertentes pedagógicas enfatizam a dimensão dialética do processo educacional, enquanto outras enfatizam a dialógica. Apesar da proximidade fonética e semântica, há diferenças conceituais importantes entre as duas noções.
Assinale a opção que descreve corretamente esta diferença.
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6Q979767 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A relação entre professor, aluno e conhecimento é central na prática pedagógica e assume diferentes significados conforme as concepções de educação. Sobre essa relação na perspectiva de uma pedagogia crítica e emancipadora, analise as afirmativas a seguir:
I- O conhecimento não é uma verdade absoluta a ser transmitida, mas uma construção social mediada pela interação entre sujeitos históricos.
II- O vínculo entre professor e aluno deve ser baseado no diálogo e na problematização da realidade, conforme defende Paulo Freire.
III- A mediação docente implica compromisso ético e político com a formação crítica e reflexiva do educando.
IV- A relação ensino-aprendizagem, na abordagem tradicional, privilegia a experiência prévia do aluno como eixo da construção do saber.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas
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7Q979769 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base na abordagem de Edgar Morin (2000) sobre interdisciplinaridade e trabalho com projetos no contexto escolar, analise as afirmativas a seguir. Em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A fragmentação do conhecimento, para Edgar Morin, é necessária para aprofundar o conteúdo de cada disciplina, mesmo que isso dificulte a compreensão do todo.
( ) A interdisciplinaridade proposta por Morin busca integrar saberes, promovendo uma visão mais complexa e contextualizada da realidade.
( ) O trabalho com projetos permite que os alunos se tornem sujeitos ativos na construção do conhecimento, relacionando o conteúdo escolar a situações reais.
( ) A abordagem interdisciplinar é incompatível com o currículo escolar, pois exige a eliminação completa das disciplinas tradicionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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8Q1073994 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A trajetória histórica da Educação Física no Brasil revela disputas em torno de seu papel na formação humana. No contexto da virada paradigmática do final do século XX, surge uma crítica às abordagens tradicionais, que haviam consolidado a disciplina como instrumento de controle e padronização corporal. Com base nessaperspectiva, assinale a alternativa que melhor expressa os fundamentos da abordagem crítico-superadora da Educação Física:
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9Q1009485 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

Um docente está planejando uma aula na qual irá trabalhar com seus estudantes o tema do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, e estabelece como objetivo de aprendizagem promover uma compreensão crítica do dilema entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Como provocação aos estudantes ele apresenta o seguinte excerto:

"Tendo em vista o grande desafio em garantir a manutenção do meio ambiente, com o constante avanço e desenvolvimento da humanidade e o uso ilimitado dos recursos naturais, nos perguntamos: como é possível manter o desenvolvimento social de forma ilimitada, com o uso de recursos naturais limitados? Não seria isso um paradoxo?"

Girotti, Marcio Tadeu. A insustentabilidade do desenvolvimento sustentável. Gestão, Inovação e Empreendedorismo, v. 1, n. 1, p. 46-58, ago. 2018. Disponível em: http://ojs.faculdademetropolitana.edu.br/index.php/revista-gestao- inovacao/article/view/13/6. Acesso em: 6 abr. 2025.

Qual das seguintes estratégias pedagógicas seria a mais adequada para alcançar esse objetivo?
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10Q1017687 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica formulada por Dermeval Saviani, julgue os itens a seguir.

I Para a pedagogia histórico-crítica, a prática social é ponto de partida e de chegada da ação educativa, pois constitui um elemento comum tanto para o professor quanto para os alunos, que transformam suas práticas através de problematizações e instrumentalizações.

II Saviani desenvolveu uma teoria crítica da educação, fundamentada no materialismo histórico-dialético.

III A pedagogia histórico-crítica se assemelha às teorias escolanovistas na medida em que considera a escola como um ambiente de desenvolvimento individual, onde cada sujeito produz sua experiência e seu aprendizado.

IV Saviani considera como secundária a função de formação humana e social da escola, destacando outros espaços de educação como ambientes mais qualificados para o processo de ensino e aprendizagem.

Estão certos apenas os itens

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11Q986205 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em relação à Educação Física contemporânea, sua visão crítica e transformadora, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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12Q1074014 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Qual das alternativas expressa corretamente uma contribuição de Jean-Jacques Rousseau para a pedagogia?
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13Q979042 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Verônica é secretária de atendimento aos alunos em uma escola municipal. Em uma manhã, ela presenciou uma situação de agressão entre duas crianças e, rapidamente, saiu de sua sala e interveio na situação, separando os alunos envolvidos. Decidiu, então, conversar com um deles, que parecia mais exaltado. Joana, professora da turma a que pertenciam os alunos, abordou Verônica, explicando que ela fez bem em separar as crianças, mas que não deveria ter ficado conversando com uma delas. Joana explicou: “a responsabilidade formativa das crianças é da equipe pedagógica, que tem esse preparo”.

Considerando o que argumentam Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), a atitude de Joana é
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14Q1034347 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional, artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida. Desprendendo-se dos interesses de classes, a que ela tem servido, a educação perde o "sentido aristológico", para usar a expressão de Ernesto Nelson, deixa de constituir um privilégio determinado pela condição econômica e social do indivíduo, para assumir um "caráter biológico", com que ela se organiza para a coletividade em geral, reconhecendo a todo o indivíduo o direito a ser educado até onde o permitam as suas aptidões naturais, independente de razões de ordem econômica e social.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932.

Assinale a opção que apresenta uma das características da proposta educacional do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
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15Q1032304 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025

É que, se os homens são estes seres da busca e se sua vocação ontológica é humanizar-se, podem, cedo ou tarde, perceber a contradição em que a “educação bancária” pretende mantê-los e engajar-se na luta por sua libertação.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005, p. 71.


Acerca da noção freireana de educação bancária, assinale a afirmativa correta.

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16Q1034352 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

O debate atual da autonomia escolar enraíza-se no processo dialógico de ensinar dos primórdios da filosofia grega. No diálogo entre Sócrates e Ménon acerca da questão “se a virtude podia ser ensinada”, numa praça de Atenas, o mestre Sócrates insiste que o escravo Ménon deve procurar, nele, mesmo, a resposta. Educar significa, então, capacitar, potencializar, para que o educando seja capaz de buscar a resposta do que pergunta, significa formar para a autonomia.

GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 2002, p. 9.

A construção de uma educação pautada pela autonomia pressupõe
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17Q978050 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No campo das tendências pedagógicas, o confronto entre concepções tradicionais e progressistas de educação revela profundas implicações epistemológicas, políticas e metodológicas. Libâneo (2012), ao discutir tais tendências, destaca que “as opções pedagógicas não são neutras, pois estão ligadas a concepções de homem, de sociedade e de educação que, muitas vezes, expressam projetos ideológicos em disputa”. Assim, compreender as tendências pedagógicas exige o reconhecimento dos fundamentos filosóficos e das finalidades formativas que orientam cada uma delas. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta uma caracterização adequada da tendência pedagógica libertadora, em sua dimensão político-pedagógica.
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18Q979848 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Conforme Benevides (1996), é correto afirmar que a Educação para a Democracia (EPD)
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19Q1029524 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As características da posição teórica de Paulo Freire fazem com que ela seja chamada de Pedagogia Libertadora.

As opções a seguir descrevem esta perspectiva, à exceção de uma. Assinale-a.

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20Q1029528 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre a educação e o mundo do trabalho, leia o trecho a seguir.


A melhor maneira para desenvolver os saberes profissionais dos trabalhadores está na sua inserção nas várias dimensões da cultura, da ciência, da tecnologia e do trabalho, bem como de sua contextualização, situando os objetivos de aprendizagem em ambiente real de trabalho. Esta perspectiva indica que é errada a orientação para planejar as atividades educacionais primeiramente para se aprender teoricamente o que terão de colocar em prática em seus futuros trabalhos.

Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

Assinale a opção que reflete corretamente a posição afirmada.

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