Questões de Concursos: Educação e Filosofia

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1 Q898398 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A interdisciplinaridade e a transversalidade são abordagens que buscam integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão holística da educação. Qual das alternativas abaixo melhor exemplifica a aplicação dessas abordagens?

2 Q897912 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Nascida no contexto pós-primeira Guerra Mundial, em 1919, na Alemanha, esta pedagogia buscou criar uma prática de ensino baseada na afetividade, na experimentação, e na qualidade da relação entre professores e alunos. Nesse sentido, a participação ativa da criança e seu interesse no processo é essencial. Estas características se referem a:

3 Q898748 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A Filosofia da Educação e os Fundamentos Sociológicos da Educação são essenciais para compreender a relação entre sociedade, escola, conhecimento e qualidade de vida. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A epistemologia é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e éticos.
(__) A concepção antropológica histórico-social recusa a ideia de uma natureza humana universal.
(__) A fenomenologia trabalha com a noção de intencionalidade, afirmando que toda consciência é consciência de alguma coisa.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

4 Q896987 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Valéria e Joana são professoras, ambas dão aula para turmas do 7º ano e cada uma possui uma metodologia de ensino. Valéria opta por uma aula mais teórica, propondo temas e abordando situações-problema, fazendo com que os alunos explorem seus pensamentos e busquem respostas, a fim de aprofundar seus conhecimentos. Já Joana oferece uma aula mais objetiva, disponibilizando temas seguidos da aplicação de atividades para a fixação e o aprendizado dos alunos, utilizando um sistema de reconhecimento dos acertos em forma de medalhas. Diante das concepções teóricas de aprendizagem utilizadas por essas professoras, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à teoria usada por cada uma delas.

5 Q977094 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Filosofia é de extrema importância para o desenvolvimento do pensamento crítico, a compreensão da sociedade e a formação de cidadãos ativos e conscientes.

Com base no debate contemporâneo sobre a Filosofia da Educação, assinale a alternativa que melhor expressa um dos principais desafios da Filosofia.

6 Q976379 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

No debate sobre Pedagogia e autonomia, existe a argumentação de que o ato de ensinar exige diálogo e observação da realidade. Dentre as alternativas abaixo, qual alternativa traduz essa perspectiva crítica de maneira correta?

7 Q976373 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A Filosofia da Educação enquanto campo do conhecimento que reconhece o pensamento e a existência humana em suas especificidades defende a aprendizagem experiencial e a escola como possível “laboratório de democracia”. Assim, uma das alternativas remonta a ideia de experiência e participação. Assinale a alternativa correta:

8 Q978050 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No campo das tendências pedagógicas, o confronto entre concepções tradicionais e progressistas de educação revela profundas implicações epistemológicas, políticas e metodológicas. Libâneo (2012), ao discutir tais tendências, destaca que “as opções pedagógicas não são neutras, pois estão ligadas a concepções de homem, de sociedade e de educação que, muitas vezes, expressam projetos ideológicos em disputa”. Assim, compreender as tendências pedagógicas exige o reconhecimento dos fundamentos filosóficos e das finalidades formativas que orientam cada uma delas. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta uma caracterização adequada da tendência pedagógica libertadora, em sua dimensão político-pedagógica.

9 Q979767 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor PEB I/PEB I Inclusiva/PEB II Inclusiva/PEB II Língua Inglesa, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A relação entre professor, aluno e conhecimento é central na prática pedagógica e assume diferentes significados conforme as concepções de educação. Sobre essa relação na perspectiva de uma pedagogia crítica e emancipadora, analise as afirmativas a seguir:
I- O conhecimento não é uma verdade absoluta a ser transmitida, mas uma construção social mediada pela interação entre sujeitos históricos.
II- O vínculo entre professor e aluno deve ser baseado no diálogo e na problematização da realidade, conforme defende Paulo Freire.
III- A mediação docente implica compromisso ético e político com a formação crítica e reflexiva do educando.
IV- A relação ensino-aprendizagem, na abordagem tradicional, privilegia a experiência prévia do aluno como eixo da construção do saber.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas

10 Q979769 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor PEB I/PEB I Inclusiva/PEB II Inclusiva/PEB II Língua Inglesa, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base na abordagem de Edgar Morin (2000) sobre interdisciplinaridade e trabalho com projetos no contexto escolar, analise as afirmativas a seguir. Em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A fragmentação do conhecimento, para Edgar Morin, é necessária para aprofundar o conteúdo de cada disciplina, mesmo que isso dificulte a compreensão do todo.
( ) A interdisciplinaridade proposta por Morin busca integrar saberes, promovendo uma visão mais complexa e contextualizada da realidade.
( ) O trabalho com projetos permite que os alunos se tornem sujeitos ativos na construção do conhecimento, relacionando o conteúdo escolar a situações reais.
( ) A abordagem interdisciplinar é incompatível com o currículo escolar, pois exige a eliminação completa das disciplinas tradicionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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