Questões de Concursos Educação e Ludicidade

Resolva questões de Educação e Ludicidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q953344 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O consumo consciente de materiais e recursos é uma prática essencial para a sustentabilidade, especialmente no ambiente corporativo, onde o uso excessivo de recursos pode impactar negativamente o meio ambiente.
Analise as assertivas a seguir sobre educação para sustentabilidade e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. O consumo consciente de recursos no ambiente de trabalho deve ser garantido através da utilização irrestrita de materiais recicláveis, sem a necessidade de priorizar o uso eficiente de recursos existentes.
II. A educação para a sustentabilidade envolve promover práticas como a redução do desperdício de energia e papel, bem como a conscientização sobre a importância do reaproveitamento de materiais.
III. A utilização de materiais reciclados é uma forma de consumo consciente, mas não é necessário incentivar a redução do uso de recursos naturais, pois a sustentabilidade já é garantida com a reciclagem.
IV. O consumo consciente de materiais deve ser restrito à gestão de resíduos, sem a necessidade de refletir sobre a quantidade de recursos utilizados nas atividades diárias, como energia e água.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q956417 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente Educacional, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q952329 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A inclusão escolar enfrenta desafios relacionados à formação docente. De acordo com as diretrizes e os estudos sobre práticas inclusivas, é correto afirmar que uma prática adequada e essencial para viabilizar a educação inclusiva é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q952330 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Os cestos de tesouros e o brincar heurístico são práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento na primeira infância. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente os princípios fundamentais que orientam o uso dessas estratégias em contextos educacionais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q919055 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Ser Educador na Educação Infantil exige competências específicas, que permeiam o cognitivo, o afetivo e o social. Na dinâmica cotidiana, com inúmeras demandas, ser Educador nesse segmento é também ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q919056 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A criança brinca! E é comum preferir a caixa ao brinquedo industrializado. Walter Benjamin (2002) traça a história na família que interage com livros e brinquedos ao isolamento no quarto. Na Educação Infantil, a importância do lúdico está na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q919060 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A importância da literatura infantil na infância marca a mudança na concepção da criança em seu direito à aprendizagem e à cidadania. Tornar a literatura cotidiana na Educação Infantil é promover na criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q917020 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil, analise as afirmativas:



I. O brincar auxilia no desenvolvimento cognitivo, motor e social da criança.


II. Atividades lúdicas são apenas recreativas, sem papel fundamental no aprendizado.


III. Jogos simbólicos permitem que a criança experimente papéis sociais e desenvolva criatividade.



Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q917023 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Durante a adaptação de uma criança na creche, a monitora observa que ela chora excessivamente ao se separar dos pais, tem dificuldades em interagir com os colegas e não se alimenta bem. Para auxiliar nesse processo, a melhor abordagem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q984609 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Uma criança que consegue organizar seus brinquedos em sequência, do menor para o maior, está desenvolvendo qual habilidade lógico−matemática essencial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q984610 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o brincar na infância, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q984648 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Sobre o brincar heurístico, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q984439 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

A brincadeira contribui de forma importante para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, auxiliando na formação da linguagem e também na compreensão de alguns conceitos como a empatia. Considerando−se os tipos de brincadeiras e suas funções, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Brincadeira sensório−motora.
(2) Brincadeira simbólica.

( ) Envolve explorar, manipular, usar movimentos. Às vezes, é chamada de “brincadeira de prática” ou “brincadeira funcional”.
( ) As crianças usam objetos, como faz de conta, ou elas mesmas assumem outros papéis.
( ) Uma criancinha brincando na pia, enquanto lava as mãos, ou uma criança brincando em um balanço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q984441 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Na descrição abaixo, temos um exemplo de manejo de um comportamento infantil bastante corriqueiro:
“O bebê rasga e segura a página rasgada de um livro. Ao perceber que era um livro importante da biblioteca, a monitora intervém.”

Nesse caso, assinalar, dentre as alternativas, a ação mais apropriada para a monitora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q953466 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil, analise as afirmativas:

I. O brincar auxilia no desenvolvimento cognitivo, motor e social da criança.

II. Atividades lúdicas são apenas recreativas, sem papel fundamental no aprendizado.

III. Jogos simbólicos permitem que a criança experimente papéis sociais e desenvolva criatividade.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q985477 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o brincar heurístico, analisar os itens.

I. É uma abordagem pedagógica que incentiva a livre exploração de materiais não estruturados ou de largo alcance.
II. As crianças são consideradas sujeitos passivos, porque não têm capacidade de fazer suas próprias escolhas quanto ao uso e à manipulação de materiais.
III. Envolve a livre exploração de objetos não estruturados, como colheres, pegadores de massas, esponjas, entre outros materiais, que estimulam a criatividade e o desenvolvimento das crianças em sua totalidade.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1002633 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Considerando as propostas de Horn (2004) sobre o brinquedo e as brincadeiras, aponte a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q919467 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Nas instituições de educação infantil, a brincadeira deve ser assegurada a todas as crianças, diariamente. Nos momentos do brincar livre das crianças, a postura correta do adulto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q919470 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ao menos uma vez por semana, a professora e a auxiliar de desenvolvimento escolar, da turma de 04 anos, organizam brincadeiras com água ou com terra. É comum que após tais atividades as crianças se molhem e se sujem; quando isso ocorre, suas roupas são trocadas após a atividade. De forma recorrente, a mãe de Luana, estudante da turma, reclama da situação e da atividade proposta. Em uma situação como essa, a atitude correta a ser tomada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q919476 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

“Quando utilizam a linguagem do__________, as crianças enriquecem sua identidade, porque podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens. Na brincadeira, vivenciam concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência, assim como a elaboração de um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas. Isso ocorre porque a motivação da brincadeira é sempre individual e depende dos recursos emocionais de cada criança que são compartilhados em situações de interação social. Por meio da repetição de determinadas ações imaginadas que se baseiam nas polaridades presença/ausência, bom/mau, prazer/desprazer, passividade/ atividade, dentro/fora, grande/pequeno, feio/bonito etc., as crianças também podem internalizar e elaborar suas emoções e sentimentos, desenvolvendo um sentido próprio de moral e de justiça.”

(Referencial curricular nacional para a educação infantil, vol. 2)

Assinale a alternativa que completa corretamente o excerto, com o nome do tipo de brincadeira fundamental para a criança se desenvolver e no qual a diferenciação de papéis se faz presente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.