Questões de Concursos Educação em Geografia

Resolva questões de Educação em Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q484055 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No que tange às novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, considere as seguintes afirmações:

I. A construção de uma geografia escolar crítica destacou a clareza, a simplicidade, a generalidade e a exatidão como principais condições de interpretação dos conteúdos geográficos, fazendo uso de uma metodologia que estimula, no processo de ensino/aprendizagem, a construção de certezas.

II. Criticidade no ensino de geografia é deixar o estudante se libertar da dependência intelectual, encontrar sua criatividade e imaginação, aprender a pensar a partir do diálogo com o real e com as obras culturais, tentando se descobrir como agente de mudanças.

III. Por geografia escolar tradicional entende-se uma atitude de pensar os temas e os conceitos geográficos a partir de procedimentos rígidos e estáticos, não abrindo margem para uma renovação ou uma pluralidade no conhecimento.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q482857 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

O professor de Geografia distribuiu a uma turma do Ensino Fundamental o texto transcrito a seguir. "A área estudada neste trabalho não poderá desenvolver-se efetivamente por razões exclusivamente naturais. O meio natural é por demais adverso, pois apresenta solos pouco desenvolvidos e ácidos, encostas íngremes, que prejudicam as atividades agrícolas e clima semi-árido, com secas periódicas. Em face desse conjunto de fatos, as populações locais enfrentam sérios problemas sociais e econômicos...". Depois solicitou aos alunos que identificassem a corrente da Geografia da qual fazem parte as idéias desenvolvidas no texto. Assinale a corrente de pensamento geográfico solicitada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q481866 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEDUC PE, IPAD

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as competências em Geografia - assim como as competências das demais disciplinas da área de Ciências Humanas - são organizadas a partir de três perspectivas:

- Representação e comunicação;

- Investigação e compreensão;

- Contextualização sociocultural.

Relacione devidamente uma das perspectivas, apresentadas acima, ao contexto geográfico a seguir.

Numa aula de Geografia, a competência construída consistiu em interpretar os símbolos indicados na legenda de um mapa, que apresentava a situação das unidades de conservação do Brasil, utilizou-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q481867 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE SP, VUNESP

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo geral, enfatizam a necessidade de o professor trabalhar com a realidade próxima do aluno no processo de construção do conhecimento em sala de aula. No caso da Geografia, por exemplo, pode-se trabalhar com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q482430 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A geografia é a ciência que investiga, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem e, como matéria de ensino, permite que o aluno se perceba como participante do espaço que estuda. Com base nessa afirmativa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q483335 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A leitura geográfica dos conceitos de lugar e paisagem, no ensino de geografia, pressupõem estudos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q484622 | Geografia, Educação em Geografia, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Os Temas Transversais são: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo. Quanto aos critérios adotados para a eleição dos Temas Transversais”

I- Urgência social;

II- Abrangência nacional;

III- Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental;

IV- Favorecer a compreensão da realidade e a participação social. (Fonte: www.mec.gov.br/PCN Ensino Fundamental – Geografia, pág. 25 e 26)

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q482990 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

De acordo com Moretto (2010, p. 48), “Três conceitos são determinantes na orientação tanto para o planejamento como para a práxis do professor: o aprender, o ensinar e o avaliar a aprendizagem.” À luz de uma perspectiva construtivista sociointeracionista, identifique abaixo, qual alternativa NÃO se enquadra no aprender, ensinar e avaliar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q482177 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, no capítulo que aborda Conhecimentos de Geografia, destaca a necessidade da escolha de um corpo conceitual e metodológico que proporcione uma eficiente construção do conhecimento geográfico. Entre os conceitos-chave propostos destaca-se o de paisagem, sobre o qual é verdadeiro afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q484299 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

Alunos e professores pertencem a um meio geográfico, pelo qual são influenciados e no qual exercem influências. Essa relação com o meio perpassa aspectos sociais, econômicos, culturais, históricos, ambientais, e possibilita a proposição de situações didáticas em que os interesses e saberes dos estudantes venham à tona por meio da problematização dos saberes construídos em seu cotidiano.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q484394 | Geografia, Educação em Geografia, Professor do Ensino Fundamental, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Um dos conceitos fundamentais a serem apreendidos pelas crianças no conteúdo de geografia é o de lugar. Obtendo-o, inicia-se a compreensão da posição que ocupam no mundo. Aguçar o olhar das crianças para os diversos tipos de moradia permitirá que elas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q485151 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. Os trabalhos de campo no ensino/aprendizagem de biogeografia permitem a observação da distribuição das unidades de paisagem, que ocupam de forma igualitária e homogênea o espaço.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q482915 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE SP, VUNESP

Em uma sala de aula do 3.° e 4.º ciclos do ensino fundamental, o professor de Geografia propõe uma atividade de leitura de mapas. Como avaliação da atividade, o professor pode considerar que o aluno realizou aquisições complexas se ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q484171 | Geografia, Educação em Geografia, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Em geografia, avaliação pressupõe o uso de instrumentos que se relacionem à ampliação da capacidade de leitura dos espaços. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q483305 | Geografia, Educação em Geografia, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

O uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação permite uma nova forma de pensar o ensino e a articulação de novas metodologias que orientem a construção do conhecimento. A propósito do uso de TIC no ensino da geografia, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q483534 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Pesquisar, analisar e comparar, de maneira interdisciplinar, as relações entre preservação e degradação, e elaborar esquemas de investigação, por exemplo, são algumas das habilidades e competências associadas à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q482823 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEDUC PA, FADESP

O ensino da Geografia é relevante porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q483108 | Geografia, Educação em Geografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q484777 | Geografia, Educação em Geografia, Professor II, SEE SP, FCC

Um aluno do ciclo II, após algumas aulas sobre a localização da Terra no espaço, escreve: “Moro na Via Láctea, a única galáxia existente no Universo, onde o Sol é a maior estrela”. Um professor, diante dessa afirmação, considera que ela está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.