Questões de Concursos Educação em Geografia

Resolva questões de Educação em Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q981413 | Geografia, Educação em Geografia, Professor Área Geografia, Prefeitura de Campos Novos, UNESC, 2025

Analise as afirmativas a seguir sobre a Educação Geográfica no Ensino Fundamental e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.


I.A Educação Geográfica no Ensino Fundamental busca desenvolver a compreensão do espaço geográfico como resultado das relações entre sociedade e natureza.

II.No Ensino Fundamental, a Educação Geográfica prioriza apenas a memorização de nomes de países, capitais e rios, sem considerar as interações humanas e naturais.

III.O uso de ferramentas como mapas, gráficos e imagens no Ensino Fundamental é essencial para que os alunos compreendam a dinâmica do espaço em diferentes escalas.

IV.A Educação Geográfica no Ensino Fundamental deve promover a análise crítica do espaço, capacitando os alunos a entenderem os impactos das ações humanas no ambiente e a participarem de forma cidadã na sociedade.


Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q483335 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A leitura geográfica dos conceitos de lugar e paisagem, no ensino de geografia, pressupõem estudos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q483649 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue os itens que se seguem. A aprendizagem em geografia deve focar no conteúdo, que é o principal instrumento para o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q483913 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Na discussão sobre a renovação do caráter defasado do currículo no ensino de geografia, é preciso considerar uma proposta de reformulação que privilegie a unidade teórico-prático e a perspectiva interdisciplinar na formação do estudante. Tal mudança estaria em consonância
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q484445 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O conceito de território pode ser ligado à ideia de domínio ou de gestão de uma determinada área, sendo que dele emergem conceitos derivativos de territorialidade e de desterritorialização. Nessa perspectiva, analise as asserções abaixo:

I. A expansão do território pode, por um lado, promover a ampliação da territorialidade e, por outro, promover a desterritorialização de certos grupos sociais.

PORQUE

II. A formação de um território dá às pessoas que nele habitam a consciência da sua participação, provocando o sentimento de territorialidade que, de forma subjetiva, cria uma consciência de identidade entre as mesmas.

Acerca dessas asserções, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q484983 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue os itens que se seguem. No aprendizado de geografia, as competências são adquiridas a partir do desenvolvimento de várias habilidades.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q483534 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Pesquisar, analisar e comparar, de maneira interdisciplinar, as relações entre preservação e degradação, e elaborar esquemas de investigação, por exemplo, são algumas das habilidades e competências associadas à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q484055 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No que tange às novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, considere as seguintes afirmações:

I. A construção de uma geografia escolar crítica destacou a clareza, a simplicidade, a generalidade e a exatidão como principais condições de interpretação dos conteúdos geográficos, fazendo uso de uma metodologia que estimula, no processo de ensino/aprendizagem, a construção de certezas.

II. Criticidade no ensino de geografia é deixar o estudante se libertar da dependência intelectual, encontrar sua criatividade e imaginação, aprender a pensar a partir do diálogo com o real e com as obras culturais, tentando se descobrir como agente de mudanças.

III. Por geografia escolar tradicional entende-se uma atitude de pensar os temas e os conceitos geográficos a partir de procedimentos rígidos e estáticos, não abrindo margem para uma renovação ou uma pluralidade no conhecimento.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q485098 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sobre a aprendizagem escolar dos conceitoschave da geografia, deve-se sempre considerar que é preciso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q483853 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. Ao longo das aulas, cabe ao aluno verificar se os objetivos propostos nos conteúdos programáticos estão sendo atendidos plenamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q485151 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. Os trabalhos de campo no ensino/aprendizagem de biogeografia permitem a observação da distribuição das unidades de paisagem, que ocupam de forma igualitária e homogênea o espaço.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q483635 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. No processo ensino/aprendizagem, é preciso aproximar o aluno da sua própria realidade, criando-se e estabelecendo-se relações para que ele possa interpretar diferentes realidades.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q484438 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação aos geógrafos e cientistas sociais que estudam as dinâmicas espaciais do capitalismo, julgue os itens a seguir. Os estudos regionais desenvolvidos na geografia escolar do início do século XXI são influenciados pelas concepções estruturalistas do filósofo francês Jean-Paul Sartre. Nesta concepção, a estrutura que dá sentido à globalização é o binômio economia versus poder, em suas diversas manifestações espaciais.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q484730 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q482994 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. No plano de aula, definem-se os objetivos, as estratégias de acompanhamento dos objetivos e o processo de avaliação dos conteúdos de determinada aula.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q483775 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. A produção de maquetes da própria sala de aula representa um potencial recurso no processo ensino/aprendizagem dos conteúdos cartográficos, pois propicia a aplicação dos conceitos de localização, coordenadas e orientação.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q483013 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

O ensino de geografia deve possibilitar a interação dos sujeitos por meio de uma organização com base na dualidade espaço geográfico e tempo cronológico, privilegiando o desenvolvimento individual dos alunos e a relação coletiva entre professor e aluno, a partir da definição de conteúdos organizados em nível crescente de complexidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q484299 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

Alunos e professores pertencem a um meio geográfico, pelo qual são influenciados e no qual exercem influências. Essa relação com o meio perpassa aspectos sociais, econômicos, culturais, históricos, ambientais, e possibilita a proposição de situações didáticas em que os interesses e saberes dos estudantes venham à tona por meio da problematização dos saberes construídos em seu cotidiano.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q484558 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q483559 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca de geopolítica e de conceitos relacionados aos fundamentos teóricos do pensamento geográfico, julgue os próximos itens. Ratzel define no objeto de estudo da geografia a influência das condições naturais sobre a humanidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.