Questões de Concursos Educação Especial Inclusiva

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1Q322896 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

A respeito da educação especial no Brasil, é correto afirmar que
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2Q323093 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Com relação aos fundamentos da educação inclusiva, julgue os itens a seguir. A educação inclusiva não deve ser confundida com a educação especial, embora a educação especial esteja contida na educação inclusiva.
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4Q326179 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade, com objetivos pedagógicos, organizados institucional e continuamente para atender aos estudantes com algum tipo de necessidade especial escolar.

Quanto ao AEE (Atendimento Educacional Especializado), analise as afirmativas a seguir e identifique- as com (V) ou (F) conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O Atendimento Educacional Especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas do público-alvo da educação especial e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.

( ) A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltados a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, mas não dos transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

( ) O Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual deve permitir que esse aluno saia de uma posição de “não saber”, para se apropriar de um saber que lhe é próprio, ou melhor, que ele tem consciência de que o construiu.

( ) O Atendimento Educacional Especializado existe para que os alunos possam aprender o que é diferente dos conteúdos curriculares do ensino comum, exceto o que é necessário para que possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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6Q325708 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Para seu primeiro dia de aula, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em sua primeira experiência enquanto docente, Mariana preparou uma atividade de integração que exigiria movimentação dos alunos na sala de aula. Ao receber os alunos, a professora teve conhecimento de que um deles apresentava paralisia nos membros inferiores e fazia uso de cadeira de rodas. Surpresa com a situação e baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a professora:
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7Q324189 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando os fundamentos da educação inclusiva, julgue os itens a seguir.

I As deficiências devem ser vistas como mais uma das características que os alunos podem apresentar.

II A escola deve proporcionar meios de integração com a comunidade escolar, de forma a garantir que todos construam conhecimentos para a vida em sociedade.

III A escola deve estabelecer turmas de alunos com base no desempenho discente para facilitar o sucesso da aprendizagem.

IV Aos alunos com necessidades educacionais especiais deve-se oferecer um rol de atividades voltadas, prioritariamente, para a socialização.

Estão certos apenas os itens

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8Q319096 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em função das novas tecnologias, o mundo do trabalho tem exigido profissionais cada vez mais polivalentes e capazes de interagir em situações de constantes mutações. A fim de contribuir com isso, a educação profissional tem
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9Q328870 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue os itens a seguir. De acordo com a filosofia da inclusão, a educação torna-se eficaz à medida que as escolas, enquanto comunidades educativas, propõem soluções para satisfazer as necessidades de todos os alunos, como, por exemplo, estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência separadas de turmas para alunos ditos “normais”.
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10Q327147 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Dentro dos pressupostos de uma sociedade inclusiva está prevista a garantia do direito coletivo de exercício da cidadania, independentemente de gênero, origem socioeconômica, escolaridade, opção sexual, religião, cor, raça, deficiência. Constata-se, contudo, ao longo da história da escola, a presença de uma cultura excludente em suas práticas. Então, para o fortalecimento de uma cultura inclusiva, faz-se necessário que se pratique

I. a convivência dentro da diversidade humana;

II. a eliminação de qualquer forma de discriminação;

III. a valorização de cada pessoa com sua individualidade;

IV. a classificação das pessoas em ações da vida social.

Estão corretas as complementações contidas em

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11Q328705 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta.
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12Q318987 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O atendimento especializado na escola não se restringe às crianças portadoras de laudos médicos.
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13Q324880 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação ao AEE para altas habilidades/superdotação (AH/SD), assinale a opção correta.
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14Q320530 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), nas turmas comuns do ensino regular.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as escolas da rede regular de ensino devem organizar suas classes comuns com o objetivo de

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15Q323861 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas

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16Q324630 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação bilíngue de surdos, assinale a opção correta.
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17Q328990 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. Os centros de ensino especial atendem, entre outros alunos, aqueles que necessitam do currículo funcional.
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18Q324640 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No desenvolvimento e na autonomia da pessoa com deficiência visual, a mobilidade e a orientação são fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
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19Q320038 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor
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20Q321070 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo.
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