Questões de Concursos Educação Especial Inclusiva

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1Q325481 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A deficiência intelectual caracteriza-se por
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2Q320459 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Atualmente agrupam-se sob a denominação de transtornos do espectro autista os seguintes transtornos:
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3Q324733 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta.
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4Q327905 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação ao atendimento especial especializado (AEE) direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), assinale a opção correta.
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5Q324518 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM - VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam
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6Q324189 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando os fundamentos da educação inclusiva, julgue os itens a seguir.

I As deficiências devem ser vistas como mais uma das características que os alunos podem apresentar.

II A escola deve proporcionar meios de integração com a comunidade escolar, de forma a garantir que todos construam conhecimentos para a vida em sociedade.

III A escola deve estabelecer turmas de alunos com base no desempenho discente para facilitar o sucesso da aprendizagem.

IV Aos alunos com necessidades educacionais especiais deve-se oferecer um rol de atividades voltadas, prioritariamente, para a socialização.

Estão certos apenas os itens

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7Q327832 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na década de 50 do século passado, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com necessidades especiais. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.
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8Q320501 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao processo de avaliação dos estudantes com deficiência, assinale a opção correta.
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9Q320530 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), nas turmas comuns do ensino regular.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as escolas da rede regular de ensino devem organizar suas classes comuns com o objetivo de

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10Q324630 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação bilíngue de surdos, assinale a opção correta.
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11Q325708 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Para seu primeiro dia de aula, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em sua primeira experiência enquanto docente, Mariana preparou uma atividade de integração que exigiria movimentação dos alunos na sala de aula. Ao receber os alunos, a professora teve conhecimento de que um deles apresentava paralisia nos membros inferiores e fazia uso de cadeira de rodas. Surpresa com a situação e baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a professora:
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12Q324880 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação ao AEE para altas habilidades/superdotação (AH/SD), assinale a opção correta.
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13Q322409 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência auditiva.

Com relação à educação bilíngue nessa escola, assinale a opção correta.

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14Q326179 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade, com objetivos pedagógicos, organizados institucional e continuamente para atender aos estudantes com algum tipo de necessidade especial escolar.

Quanto ao AEE (Atendimento Educacional Especializado), analise as afirmativas a seguir e identifique- as com (V) ou (F) conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O Atendimento Educacional Especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas do público-alvo da educação especial e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.

( ) A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltados a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, mas não dos transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

( ) O Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual deve permitir que esse aluno saia de uma posição de “não saber”, para se apropriar de um saber que lhe é próprio, ou melhor, que ele tem consciência de que o construiu.

( ) O Atendimento Educacional Especializado existe para que os alunos possam aprender o que é diferente dos conteúdos curriculares do ensino comum, exceto o que é necessário para que possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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15Q321997 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Os múltiplos fatores que podem ocasionar deficiência intelectual são classificados em pré-natais, quando ocorrem antes do nascimento, perinatais, quando ocorrem durante o parto, e pós-natais, quando ocorrem depois do nascimento. Nesse sentido, o uso de álcool, tabaco ou drogas pela gestante e traumas obstétricos são fatores de risco ao desenvolvimento de deficiência intelectual nos períodos
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16Q322270 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, o professor deve
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18Q321070 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo.
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19Q322226 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos.
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20Q328419 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos
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